Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

19/09/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Uol: CPPI aprova modelagem de privatização do Porto de Santos

Em resolução publicada na sexta-feira (16) no DOU, o Conselho do PPI confirma que a privatização do Porto de Santos se dará mediante a alienação da totalidade das ações detidas pela União no capital social do porto, com contrato de 35 anos, podendo ser prorrogado somente para fins de manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da concessão, uma única vez, a critério do poder concedente, por até cinco anos. Agora a proposta seguirá para análise do TCU. “O objeto do contrato de concessão abrangerá o desempenho das funções da administração do porto e a exploração indireta das instalações portuárias do Porto Organizado de Santos, vedada a sua exploração direta”. As regras preveem ainda dois arranjos possíveis para empresas disputarem o leilão. Íntegra para associados.

Valor On-line: Itamaraty aponta que Brasil firmou acordo para operações econômicas com os EUA

A Aduana do Brasil, representada pela Secretaria Especial da RFB, e a Aduana dos Estados Unido, conduzida pelo Customs and Border Protection (CBP), assinaram no dia 16 de setembro, nos EUA, um Acordo de Reconhecimento Mútuo de Operador Econômico Autorizado (ARM). Com isso, as empresas certificadas como Operadores Econômicos Autorizados (OEA) atuantes no comércio exterior passam a se beneficiar de maior celeridade no desembaraço aduaneiro nos EUA e vice-versa, diminuindo custos e aumentando a competitividade. Íntegra para associados.

Correio Braziliense On-line: Instabilidade econômica na Argentina deve prejudicar exportações no Mercosul

Dados da Secex/ME mostram que o Brasil tem, hoje, o maior nível de exportação para os argentinos dos últimos quatro anos. Com fatia de 4,6% das exportações nos sete primeiros meses do ano, o país vizinho é o terceiro principal destino dos produtos brasileiros. Entre janeiro e julho de 2022, elas somaram US$ 8,9 bilhões — 34% a mais que no mesmo período de 2021. Mas a instabilidade econômica na Argentina, agravada pela maior inflação dos últimos 30 anos, que ultrapassa os 70% anuais, preocupa exportadores brasileiros, que veem esse avanço no comércio bilateral como algo temporário. Além disso, a China vem tomando o espaço do Brasil e passou a ser o segundo maior exportador para a Argentina, com 19,2% das importações do país vizinho. Íntegra para associados.

CNN Brasil: Conexão Agro: Exportações por Paranaguá crescem 42% em agosto

As exportações de grãos pelo porto de Paranaguá, no Paraná, alcançaram mais de 1,5 milhão de toneladas em agosto – alta de 42% em comparação ao mesmo mês de 2021. Neste ano até agosto, os embarques de soja, milho e trigo somaram 13 milhões de toneladas. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Boqnews e Santa Portal: Santos deve receber mais de 450 mil turistas na temporada de cruzeiros

Segundo a Clia, na próxima temporada de cruzeiros (2022/2023), com início em novembro e duração de seis meses, Santos deverá receber mais de 450 mil passageiros e alcançar a maior movimentação dos últimos 10 anos. Se a estimativa se confirmar, o setor vai injetar mais de R$ 250 milhões na economia local. Íntegra para associados: Boqnews e Santa Portal.

A Tribuna de Santos (p. b-5): Debate sobre Antaq reúne autoridades em Santos

O Summit Antaq 20 Anos – A Regulação do Setor Portuário, promovido pelo Grupo Tribuna, amanhã, às 14 horas, vai tratar da atuação da agência ao longo de seus 20 anos. O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, destacou que “O Tribunal de Contas da União tem o IGG (Índice de Governança, Organização e Gestão Pública) para medir os resultados das entidades da administração pública quanto à governança e à gestão. No último levantamento, a agência subiu mais de 80 posições, entre todas as instituições da administração pública. Entre as 11 agências reguladoras, somos a segunda em termos de IGG. Foram vitórias que se sedimentaram ao longo do tempo”. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. b-5): Audiência pública do BNDES acontece amanhã

A audiência pública promovida pelo BNDES sobre o processo de desestatização da SPA acontece hoje, às 9h30, com transmissão em: youtube.com/watch?v=1021R036c_Q. Serão divulgados os resultados das análises realizadas pelas consultorias contratadas pelo BNDES para desenvolver o projeto de desestatização e as principais condições aprovadas pelo PPI para a desestatização. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (matéria de capa): Auditores fiscais da Receita Federal afrouxam operação padrão no Porto de Santos

Com o afrouxamento na operação padrão dos auditores fiscais da RFB, os prazos para liberação de mercadorias no Porto de Santos, que já ultrapassaram a marca de um mês, foram reduzidos para cerca de 10 dias, tanto para exportação como importação. Segundo o Sindifisco ele, a decisão foi tomada em assembleia da categoria prevendo um alívio para quem depende dos serviços aduaneiros. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (artigo do presidente e da diretora-executiva da ATP, Murillo Barbosa e Luciana Guerise, respectivamente): Por que as poligonais estão, ou melhor, estavam crescendo?

O processo para adequação de poligonais é parcial e gera insegurança jurídica, já que, da noite para o dia, um TUP poderá ficar sem espaço para uma ampliação necessária. Felizmente, em agosto, a Secretaria de Portos publicou uma nota técnica que promove alterações na área do porto organizado da SPA, restabelecendo direitos de instalações portuárias existentes há muitos anos no complexo. Torcemos para que a revisão feita na poligonal do Porto de Santos transborde para todos os portos públicos. Parabéns à Secretaria Nacional de Portos! Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 5): Tegram planeja ultrapassar 12 milhões de toneladas movimentadas em 2022

O Tegram no Porto de Itaqui estima movimentar 12 milhões de toneladas até o final deste ano. Na última quarta-feira, com a operação do navio MV Jawor, atingiu a marca de 10 milhões de toneladas operadas, um recorde em relação ao embarque de granéis sólidos de origem vegetal. O volume já é maior do que toda a movimentação do ano passado. Para os próximos anos, a expectava é alcançar 18,5 milhões de toneladas. O terminal tem se consolidado como eixo logístico para o escoamento de granéis sólidos de origem vegetal, principalmente soja e milho, produzidos na região conhecida como Matopiba. Íntegra para associados.

Editorial do Portogente: Construir o Porto de Santos Verde até 2030

Abordar o Porto de Santos como Porto Verde projeta-o a um futuro entre os melhores portos do mundo e leva em conta que a cidade de Santos tem vulto histórico no movimento ambientalista. Uma conjuntura propícia para impulsionar o seu potencial de forma plural e atingir metas hoje inimagináveis. Num horizonte no qual o significado da sustentabilidade é óbvio e intolerante. Condição imprescindível para se ter protagonismo no comércio internacional a partir de 2030. Íntegra para associados.

Comex do Brasil e Agência Porto: Movimentação portuária no mês de julho registra crescimento de 2,2% com 109,7 milhões de toneladas, diz Antaq

O Painel Estatístico divulgado pela Antaq, na quinta-feira (15), aponta um aumento de 2,23% na movimentação de cargas, no comparativo com o mesmo período do ano anterior, totalizando 109,7 milhões de toneladas. O destaque foi para carga geral, com crescimento de 8,33%, influenciado pelo aumento da demanda da celulose (13,7%) e semirreboque (+185,4%), seguido do granel sólido que registrou alta de 5,89%, devido à alta do minério de ferro (2,9%) e do milho (54,2%). A carga conteinerizada teve crescimento de 1,93% e o granel líquido anotou queda de 7,55%. Íntegra para associados: Comex do Brasil e Agência Porto.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco