Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line: CNI considera como positiva para a indústria a decisão do STF de revogar liminar com redução do IPI
A CNI considerou acertada a decisão do ministro Alexandre de Moraes de revogar a liminar que impedia a redução do IPI e gerava insegurança jurídica para a indústria. A decisão, segundo a entidade, é importante por restaurar a validade do decreto que restabelece as alíquotas do IPI de mais 109 produtos fabricados na Zona Franca de Manaus. Somados ao decreto anterior, 170 produtos, que representam praticamente todo faturamento do polo industrial de Manaus, tiveram a alíquota do IPI restituída. Íntegra para associados.
Estadão On-line e Valor On-line: Monitor do PIB aponta alta de 0,6% em julho ante junho, diz FGV
Na comparação com julho do ano anterior, a economia cresceu 3,1% no sétimo mês de 2022, o mais fraco desempenho desde março (3%), segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Ibre/FGV. No trimestre finalizado em julho, ante o mesmo do ano anterior, o PIB cresceu 3,3%. O crescimento do PIB em julho refletiu o desempenho positivo da indústria e do setor de serviços. Nos serviços, as sete atividades contempladas pelo índice cresceram na comparação com junho. Pela ótica da demanda, à exceção da formação bruta de capital fixo, o desempenho também foi positivo nos seus demais componentes. Íntegra para associados: Estadão e Valor.
Valor On-line: Ajuste nas cadeias produtivas é oportunidade
A reorganização das cadeias globais de produção, impulsionada pela invasão da Rússia na Ucrânia e pelo acirramento da disputa entre os Estados Unidos e a China, abre uma oportunidade para o Brasil ampliar sua inserção no comércio mundial. Mas aproveitar essa chance implica superar vários desafios na infraestrutura brasileira. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8 – matéria de capa) e Agência Porto: Demissões serão vetadas por um ano
Ontem, na audiência pública realizada pelo BNDES sobre a concessão da SPA, foram apresentados os resultados das análises realizadas pelas consultorias contratadas pelo banco para o desenvolvimento do projeto de desestatização do Porto de Santos. Dentre as condições aprovadas pelo CPPI para a desestatização da SPA estão a estabilidade de 12 meses no emprego aos trabalhadores da Autoridade Portuária, apresentação de um plano de desligamento voluntário até seis meses depois da privatização e requalificação profissional a todos os colaboradores desligados. Íntegra para associados: A Tribuna e Agência Porto.
Diário do Litoral: Terminal tem primeira mulher a atuar como Operadora de Costado no Porto de Santos
O Porto de Santos conta já há um mês com a primeira mulher na função de capatazia. Registrada na DP World Santos, Paula Bispo de Santana foi assistente de operações no terminal por dois anos. Na nova função, irá auxiliar ativamente nas operações de carga e descarga de navios e caminhões. O terminal contabiliza atualmente mais de 200 mulheres trabalhadoras nas áreas administrativas e operacionais. Íntegra para associados.
Jornal Agora RN: 1,5 tonelada de cocaína seguia em direção ao Porto de Natal
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na madrugada de ontem (19), 1,5 toneladas de cocaína em São José de Mipibu, na Grande Natal. A droga vinda da Bolívia seria enviada pelo Porto de Natal à Europa. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Estudo indica predomínio da bandeira brasileira na cabotagem de cargas conteinerizadas
O estudo “A utilização de embarcação de bandeira brasileira na cabotagem”, da Antaq, mostra um crescimento na participação de embarcações de bandeira brasileira no transporte de carga conteinerizada entre 2014 e 2021, atingindo participação média de 89,9%. A bandeira brasileira nesse segmento ficou com 92,04% de market share em 2021. Também aponta que as embarcações com bandeira brasileira costumam ser menores, com capacidade média de 3.100 TEU, enquanto as estrangeiras chegam a 9.100 TEU. O mesmo estudo revela que o contêiner foi segmento com crescimento mais regular na cabotagem nos últimos sete anos. Íntegra para associados: Portos e Navios 1 e Portos e Navios 2.
BE News (p. 4 e 5): “O decreto precisa sair” diz Povia sobre BR do Mar
O secretário Mario Povia afirmou que o decreto que regulamentará o programa BR do Mar deverá ser enviado à Casa Civil nesta semana. Confirmou que os ministérios da Economia e da Infraestrutura chegaram ao acordo de que o afretamento por tempo de embarcações estrangeiras ou de EBNs será de cinco anos. Povia também rebateu as informações de que a Antaq foi monocraticamente contrária à decisão de alterar o período de concessão do Porto de Santos. Disse ainda que a CDRJ e a CDP deverão ser qualificadas para desestatização na próxima reunião do CPPI. Íntegra para associados.
Portal BE News: Grupo Odfjell lança primeiro terminal carbon free da América do Sul
O Grupo Odfjell passou a contar com o seu primeiro terminal portuário na América do Sul com zero emissões de carbono. A unidade está localizada na região da Alemoa, no Porto de Santos. O título envolveu a plantação simbólica de 13 mudas de árvores das espécies paineira-rosa e angico-vermelho em Santos, ontem (19), no jardim do Parque Roberto Santini, na Praia do José Menino, em ação conjunta com a Prefeitura. Íntegra para associados.
BE News (p. 3): TCU apresenta auditorias feitas na Fiol
O ministro-substituto do TCU, Augusto Sherman, apresentará amanhã (21) uma série de auditorias feitas nas obras de construção da Fiol, como parte do Fiscobras 2022. Esse plano de fiscalização anual engloba um conjunto de ações de controle do tribunal. Ao todo, serão três lotes analisados pelo ministro – 5F, 6F e 7F –, no trecho entre Caeté e Barreiras, na Bahia. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Organizações da FGV apontam riscos de ‘ferrovias de papel’ e necessidade de recursos públicos em autorizações ferroviárias
O Comitê de Regulação Ferroviária da FGV e o centro de estudos FGV Transportes avaliaram que há risco de parte das autorizações ferroviárias ser usada de forma especulativa para atrapalhar a implementação de ferrovias viáveis. Indicam que as ferrovias autorizadas de maior porte não vão sair sem algum apoio financeiro governamental. A avaliação está na Nota Técnica 1/2022, produzida pelas duas organizações. O trabalho aponta ainda a necessidade de apresentar mecanismos para evitar a assimetria regulatória entre os dois regimes, autorizado e concessionado, sob o risco de se criar ‘um cenário de absoluta incerteza para os investidores’. Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Terminais e operadores de Santos questionam modelo de participação da SPA
Ontem, na audiência pública do BNDES sobre a desestatização do Porto de Santos, o escritório Braz Coelho Campos Veras Lessa Bueno disse que o modelo de restrição à participação de operadores e terminais, previsto pelo edital para impedir eventuais verticalizações marítimas, cria uma desproporção no edital do leilão e interfere diretamente no mercado, produzindo uma quase escolha de quem deve ser o concessionário. Em resposta, a SNPTA afirmou que teve o cuidado de não inserir no processo de gestão do porto algum ator que pudesse trazer desequilíbrio por direcionamentos em tomadas de decisões e na gestão de cargas do porto. Já o BNDES afirmou que o relatório de modelagem fundamenta o motivo de fazer o modelo landlord privado desverticalizado e de exploração indireta, onde o explorador do porto crie infraestrutura de uso comum e explore as áreas operacionais de forma indireta. Íntegra para associados.
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