Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

21/09/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão, Folha On-line, Valor Econômico e CNN Brasil: Governo aprova modelo para privatização do Porto de Santos, com previsão de investimento de R$ 25 bi

Segundo o Minfra, a proposta aprovada pelo Conselho do PPI e pela Antaq, segue agora para análise do TCU. O BNDES estima que serão investidos R$ 25 bilhões. O contrato de concessão deverá compreender obrigações mínimas do concessionário, como ampliar e modernizar o acesso aquaviário, por meio de dragagem e derrocagem de aprofundamento, e implantar, operar e explorar a ‘Ligação Seca Santos-Guarujá’. Operadores de terminais no porto, armadores, transportadores marítimos e concessionárias de ferrovias que se interconectam com o porto podem disputar a concessão com participação individual de até 15%, em participação conjunta até 40%, ou então com participação individual até 5%, sem limite de participação conjunta. Íntegra para associados: Estadão, Folha, Valor e CNN Brasil.

Estadão On-line (Blog e-investidor) e Valor On-line: Privatização das Docas do Rio e do Pará é aprovada pelo CPPI

O Conselho do PPI aprovou ontem a qualificação da CDRJ e da CDP para privatização e que o BNDES será responsável pela execução e pelo acompanhamento dos processos. Caberá a Antaq acompanhar os estudos técnicos contratados pelo BNDES e aprovar o contrato de concessão. No caso da CDRJ, os serviços prestados nos portos do Rio, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis serão absorvidos pelo concessionário. Na CDP, o mesmo valerá para os portos de Belém, Vila do Conde e Santarém. Íntegra para associados: Estadão e Valor.

Valor On-line: Guedes diz que vai tentar privatizar o Porto de Santos ainda neste ano

O ministro Paulo Guedes reforçou que tentará a privatização do Porto de Santos ainda em 2022 e que os compromissos de investimentos somam R$ 907 bilhões para os próximos 10 anos, com R$ 179 bilhões em outorgas no mesmo período. Em participação virtual na 56ª Convenção Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o ministro destacou aos empresários que “O mais importante neste momento é a confiança na economia brasileira”. “Sabemos que vamos crescer até o fim do ano”, com “temporadas fortes de vendas”, como Black Friday, Copa do Mundo e Natal. Íntegra para associados.

O Globo On-line, Estadão On-line e Folha: Bolsonaro diz que vai dividir ministério de Guedes e promete que empresários vão indicar novo ministro

O presidente Bolsonaro voltou a prometer a recriação do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, na videoconferência com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Os candidatos Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também prometeram a recriação da pasta. Íntegra para associados: O Globo, Estadão e Folha.

Imprensa regional:

Santa Portal: Receita e Polícia Federal apreendem 772 kg de cocaína no Porto de Santos

A RFB e a Polícia Federal apreenderam ontem 772 kg de cocaína no Porto de Santos em meio a uma carga de 640 sacas de café, destinada ao Porto de Antuérpia. Trinta sacas estavam contaminadas com tabletes da droga. A seleção para conferência física foi feita através de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Íntegra para associados.

No Ponto SC: Porto de Itajaí recebe a 7ª atração de navio Roll on Roll off

Na segunda-feira (19) o navio Ro-Ro California Highway atracou no cais público do Porto de Itajaí com 688 veículos importados das montadoras BMW e GM. Vindo do Porto de Santos, segue seu trajeto com destino ao porto de Dock Sud, na Argentina. Neste mês de setembro, o Porto de Itajaí realizou sua sétima atracação de navios desse tipo, com 4.213 veículos desembarcados. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Summit da Antaq, em Santos, debate desafios da concessão dos portos brasileiros

O primeiro painel do Summit “Antaq 20 Anos”, ontem, em Santos, com a participação dos ministros Marcelo Sampaio e Bruno Dantas, do secretário Mário Povia, da diretora da Antaq, Flávia Takafashi, e do diretor de negócios da SPA, Bruno Stupello, exaltou o papel da agência reguladora. Ainda segundo A Tribuna de Santos o diretor-geral Eduardo Nery destacou: “São 20 anos de memórias e, olhamos para a memória da Antaq, nós notamos que a agência tem muito a viver e cada vez mais trazer conquistas para o País”. Íntegra para associados: A Tribuna 1 e A Tribuna 2.

A Tribuna de Santos: Homenagens em evento marcam décadas de trabalho da Antaq junto ao Porto de Santos

No encerramento do Summit “Antaq, 20 anos”, ontem, em Santos, foram feitas diversas homenagens em reconhecimento ao trabalho prestado pela agência. Os diretores do Grupo Tribuna entregaram ao diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, a reprodução de uma página do jornal que marca a data comemorativa. Como ex-diretores da agência, Mario Povia, Adalberto Tokarski, Fernando Fialho e Murillo Barbosa foram agraciados com placas alusivas à data. Para a diretora Flávia Takafashi, o evento mostrou “a maturidade regulatória da agência, que cresceu no seu papel, na sua atuação com conhecimento do setor. Estamos passando, não só no Brasil, como no mundo, por uma mudança na dinâmica no transporte de cargas, e isso traz um novo olhar, uma nova necessidade”. Íntegra para associados.

Jornal Correio da Bahia: Novo cerco à rota da coca no Porto de Salvador

Dois homens foram presos ontem, durante operação da Polícia Federal que investiga uma organização criminosa especializada em usar contêineres armazenados no Porto de Salvador para traficar drogas para a Europa. Os mandados de prisão foram cumpridos nas residências dos investigados, em Salvador e em Lauro de Freitas. Além das prisões, a polícia também apreendeu, nas residências dos suspeitos, carros de luxo, dinheiro e drogas. Há três anos, o Porto de Salvador virou palco de grandes apreensões de cocaína na Bahia. A rota do porto baiano tem como destinos comuns França, Portugal, Holanda, Bélgica e Egito. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portal BE News: Prazo insuficiente ameaça desestatização de Santos este ano

Técnicos do TCU temem que, apesar dos esforços do Minfra, não haja tempo suficiente para concluir todas as avaliações dos documentos e do projeto de privatização e ainda realizar o leilão de concessão do Porto de Santos até o final de dezembro. Há rumores no tribunal de que a modelagem ainda não está definida e a expectativa é que a decisão final liberando a desestatização fique para 2023. Fontes que acompanham o processo disseram que a documentação oficial também não chegou ao Tribunal. A Instrução Normativa da Corte que trata de privatizações estabelece o período de até 120 dias para que o órgão examine a documentação e a modelagem. O ministro Marcelo Sampaio vem tendo conversas constantes com o ministro Bruno Dantas para acelerar o processo. Íntegra para associados.

Portos e Navios: BR do Mar busca aumento do controle da navegação por EBNs, defende Minfra

O diretor do Departamento de Navegação Hidroviária da SNPTA, Dino Antunes Batista, disse que a Lei 14.301/22, que criou o BR do Mar, foi pensada visando a manutenção do controle da operação dos navios por companhias brasileiras, permitindo o controle de embarcações de bandeiras estrangeiras, mas operadas por subsidiárias nacionais. O programa cria a figura da embarcação de bandeira estrangeira que, na prática, será considerada brasileira, por ser operada por EBN. Ainda segundo a Portos e Navios, a Abac avalia que o estudo da Antaq sobre a utilização de embarcações de bandeira brasileira na cabotagem carece de revisão quanto a algumas nomenclaturas, além de considerar as estratégias adotadas pelas empresas e características específicas para desenvolvimento de cada segmento do modal. Íntegra para associados: Portos e Navios 1 e Portos e Navios 2.

Guia Marítimo: Regulamentação dos Operadores Logísticos integra propostas para o desenvolvimento do setor de transportes no Brasil

A CNT incluiu o marco regulatório para os Operadores Logísticos no rol de propostas para garantir o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. A iniciativa atende o pedido da ABOL, que busca ampliar a visibilidade do setor. A regulamentação da atividade está sendo proposta no Congresso Nacional por meio do PL 3757/2020. A instituição da figura do Operador Logístico faz parte do documento “O transporte move o Brasil – Propostas da CNT ao País”. Íntegra para associados.

Guia Marítimo e Portos e Navios: VLI protocola dois novos pedidos de autorização ferroviária

A VLI protocolou dois novos pedidos de autorização ferroviária na ANTT, que somam mais de 200 quilômetros e movimentarão investimentos estimados em RS 5 bilhões. Vão ligar as cidades de Correntina a Arrojolândia e Barreiras a Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e se conectarão com os trechos I e II da Fiol. As propostas seguem trâmites internos na ANTT e no Minfra para posterior assinatura de contrato de adesão. Íntegra para associados: Guia Marítimo e Portos e Navios.

Portos e Navios: Trabalhadores do Porto de Liverpool iniciam greve de duas semanas por disputa salarial

Mais de 500 trabalhadores do Porto de Liverpool iniciaram ontem uma greve de duas semanas por aumento salarial de 20% e deverá ganhar adesão de trabalhadores do Porto de Felixstowe na próxima semana. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco