Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Ministério da Infraestrutura: Empresas são convidadas a avaliar desestatização do Porto de Santos
O Minfra convida investidores interessados em participar do processo de desestatização da SPS para o Market Sounding para esclarecer as dúvidas do projeto e da modelagem do projeto, nos dias 28 e 29/09, das 9h às 19h, com reuniões presenciais e/ou virtuais de 30 minutos de duração. Interessados em participar devem preencher, até o dia 25/09, formulário disponível em: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br. Íntegra para associados.
Valor On-line: AES assina pré-contrato com Complexo de Pecém para hub de hidrogênio verde
A AES Brasil assinou ontem um pré-contrato com o Porto de Pecém para avançar com os estudos de viabilidade para produção de até 2 GW de H2V e de até 800 mil toneladas de amônia verde por ano. A estratégia da companhia é viabilizar uma planta de produção utilizando o terminal cearense para exportar a países da Europa. A australiana Fortescue também já havia assinado com Pecém um contrato desse tipo. Se os estudos avançarem a ponto de viabilizar a cadeia de infraestrutura para produção e distribuição em escala do energético, o Brasil pode se tornar o principal país de exportação de hidrogênio verde para o mundo. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Investimentos estão vindo para o Brasil, diz Guedes
Ontem o ministro Paulo Guedes citou os últimos resultados da economia para atrair investimentos. “O Brasil está agora com a inflação descendo, toda hora você vê que é revista para baixo a inflação. Nós vamos ter a maior deflação trimestral da história, três meses seguidos de queda de inflação. (…) Enquanto eles ainda tão subindo juros lá fora”. Ainda segundo o ministro, “O Brasil está em primeiro lugar na corrida para ter acesso à organização de países avançados que é a OCDE. Está em primeiro lugar, foi quem preencheu o maior número de requisitos para ser promovido.” E sobre ações para 2022, lembrou do plano para a privatização do Porto de Santos. “Vamos tentar fazer ainda esse ano”. Íntegra para associados.
Valor On-line: Brasil quer prioridade para reativação de órgão de disputa na OMC
Nesta semana, em Bali, a representante comercial chefe dos EUA, Katherine Tai, organizou reunião com representantes do Brasil, Argentina, Índia, Indonésia, África do Sul e Camboja para acelerar negociações no sentido de operacionalizar o Órgão de Solução de Controvérsias da OMC até 2024. Esse mecanismo da OMC está paralisado desde meados do governo Trump. O representante do Brasil no encontro, o secretário de Comércio Exterior e de Assuntos Econômicos do Itamaraty, embaixador J. B. Sarquis, disse que o país tem atuado “com espírito de cooperação e flexibilidade” e “sentido de prioridade” para reativar o órgão de solução de controvérsias. A CNI calcula que o país tem disputas pendentes na OMC envolvendo US$ 4,4 bilhões em exportações. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Diário Indústria e Comércio: Porto Itapoá tem resultado histórico na exportação de cargas refrigeradas em agosto
Em agosto, o Porto Itapoá movimentou 3.414 contêineres com cargas refrigeradas (de frango, carne suína e carne bovina da região Sul) para exportação, o maior número já operado no terminal desde 2016. A administração do Porto explica que Itapoá tem o menor transit time de importação da Ásia entre todos os portos do Sul do Brasil. O serviço só faz double call em Itapoá e Santos. Íntegra para associados.
G1 Santos e Santa Portal: Tripulante de navio da Nigéria é diagnosticado com malária no Porto de Santos
A Anvisa confirmou ontem que um tripulante do navio Fortune Island, atracado no Porto de Santos, foi diagnosticado com malária. O homem desembarcou da embarcação, procedente da Nigéria, para receber assistência médica. O navio, com carregamento de fertilizante, opera normalmente no momento no Porto de Santos. Para casos como esse não é prevista quarentena da embarcação, pois não se trata de doença transmissível de uma pessoa a outra. O procedimento recomendável é desinsetização. Íntegra para associados: G1 e Santa Portal.
A Tribuna de Santos (p. b-5): Capitania dos Portos anuncia navio-patrulha
A Capitania dos Portos de São Paulo anunciou a incorporação à frota de mais um navio-patrulha para vigilância do Litoral Paulista e prevê a implantação de um novo grupo de fuzileiros navais em Santos. o navio-patrulha possui 500 toneladas, o que permite maior permanência nas áreas de atuação marítima. A CPSP comemora 175 anos neste mês. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos – p. b.5 (artigo do engenheiro de computação e sócio da T2S, Ricardo Pupo Larguesa): Inovar para quê?
Um desafio que o conceito de inovação aberta enfrenta é o fato de que uma ideia não tem dono. Você pode até registrar a autoria da ideia, mas não é possível patenteá-la. E isso tende a fazer com que as ideias não sejam compartilhadas e adormeceram solitariamente em mentes geniais. Vivemos um momento sedento por inovação em nosso Porto. Às vésperas da desestatização, precisamos unir governo, academia e setor produtivo para criar mecanismos que estimulem pessoas de todos os tipos a compartilhar ideias e motivar equipes a constituírem colaborativamente aquilo que irá melhorar a vida de toda a comunidade portuária. Íntegra para associados.
Tribuna do Norte: 54 pessoas são denunciadas por tráfico de drogas no Porto de Natal
Uma organização criminosa de 54 pessoas, em sua maioria paulistas, mas ultimamente concentrada no Rio Grande do Norte, com ramificações nos portos de Santos/SP, Salvador/BA, Fortaleza/CE e Belém/PA, foi denunciada pelo tráfico de pelo menos oito toneladas de cocaína para a Europa, através do Porto de Natal e de outros portos do país. O grupo usava contêineres com diversos tipos de produtos para inserir a droga. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Prazo para desestatização do Porto de Santos em 2022 ainda é apertado, avaliam advogados
A regulamentação do TCU prevê prazo máximo de 75 dias em caso de conformidade da documentação pertinente ao processo de desestatização para exame dos atos pelas unidades técnicas do tribunal, ao que se seguirá pronunciamento da Corte de Contas. Advogados comparam que, no caso da Codesa, o projeto foi enviado ao TCU em agosto de 2021 e aprovado em dezembro daquele ano. Avaliam que, ainda que a publicação do edital seja neste ano, dificilmente a apresentação das propostas, seu julgamento e a assinatura dos contratos ocorram em 2022. Também estimam que o processo ainda poderá ser objeto de impugnação por interessados e que uma eventual troca de governo em 2023 não deveria gerar qualquer tipo de insegurança jurídica, mas deverá impactar na sua tramitação. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Transporte mundial de contêineres pode ser impactado pela inflação, atividades na China e conflitos trabalhistas, diz project44
Um relatório divulgado hoje pela Project44 aponta que o transporte marítimo global teve melhoras importantes durante o mês de agosto, com redução em congestionamentos e nos tempos de permanência de contêineres nos portos, mas que o setor ainda lida com outros pontos críticos, como a preocupação com uma eventual queda no ritmo industrial chinês, greves e negociações em portos europeus e americanos, falta de espaço em terminais portuários e problemas intermodais para o escoamento de cargas. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Super Terminais bate novo recorde na movimentação de contêineres
O Super Terminais de Manaus bateu recorde de movimentação de contêineres. No dia 1º de setembro, o navio MSC Harmony III teve uma média de 45,34 contêineres movimentados por hora. O recorde anterior foi batido em 9 de julho. Segundo a diretoria do TUP, “Estamos fazendo investimentos de R$ 260 milhões, o que aumentará ainda nossa produtividade em 25% em relação à média atual”. A média operacional está em 40 movimentos por hora, com três turnos, e 280 tomadas para contêineres frigorificados. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022