Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Ministério da Infraestrutura e Informativo dos Portos: Processos de desestatização e de concessão do Porto de Santos começam a tramitar no TCU
Após aprovação da modelagem pelo MInfra, os processos de desestatização e da concessão do Porto de Santos começaram a tramitar no TCU na última sexta (23). A expectativa é que o edital de licitação seja lançado até o fim deste ano. A previsão é que o empreendimento receba cerca de R$ 20,3 bilhões em investimentos, entre despesas de operação, novas obras e outros R$ 4,2 bilhões para construção de execução de um túnel submerso que ligará Santos à Guarujá. O tempo de contrato definido pela Antaq é de 35 anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco. Íntegra para associados: Ministério da Infraestrutura e Informativo dos Portos.
Valor Econômico: OCDE reduz previsão de crescimento do PIB do Brasil para 0,8% em 2023
Segundo relatório interino sobre as perspectivas econômicas, divulgado hoje em Paris, o crescimento da economia brasileira poderá baixar de 2,5% neste ano para apenas 0,8% no ano que vem em meio à deterioração generalizada da economia mundial. Significa que, no primeiro ano do próximo mandato presidencial no Brasil, a situação será especialmente delicada com as perspectivas globalmente no lado negativo, podendo mesmo piorar, dependendo da evolução da guerra na Ucrânia. Íntegra para associados.
Folha: Brasil cresce menos que o mundo no governo Bolsonaro
Mesmo que a economia brasileira cresça 2,7% neste ano, como projetado pelo governo e por parte do mercado, o país deve ter um desempenho ligeiramente abaixo da média mundial e ainda aquém do ritmo verificado nas quatro últimas décadas. Dados e projeções do FMI e do Banco Mundial também mostram que o Brasil cresceu abaixo da média global nos governos Dilma Rousseff e Michel Temer (2011-2018) e que vai repetir essa tendência na gestão Jair Bolsonaro. Os dados contradizem a avaliação do governo de que a economia brasileira está decolando, diagnóstico que não é compartilhado pela maior parte do setor privado. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
A Tribuna de Santos: Governo vai tirar dúvidas de investidores sobre desestatização da Santos Port Authority
Investidores interessados no leilão da SPA poderão discutir a estruturação do projeto e a modelagem da privatização com representantes do governo Federal na quarta (28) e na quinta-feira (29). O evento será realizado das 9 às 19 horas, com reuniões presenciais, em Brasília, ou virtuais, com duração de 30 minutos. A expectativa do MInfra é de que o edital seja lançado em novembro. Atualmente, o TCU avalia os documentos relativos ao leilão. Somente após essa análise, o processo pode ter andamento. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Fórum em Santos reúne autoridades para debater relação Porto-Indústria
Acontece na próxima quinta-feira (29), a partir das 14 horas, o primeiro Summit Porto-Indústria organizado pelo Grupo Tribuna. O principal objetivo é colocar em debate gargalos e novas oportunidades de negócios entre dois dos setores mais relevantes para a Baixada Santista. O encontro será realizado de forma presencial, no auditório do Grupo Tribuna e as inscrições já podem ser feitas pela internet. Para o debate, estão confirmadas as presenças do nosso diretor, Angelino Caputo; do diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa; dos prefeitos de Santos e Cubatão, Rogério Santos e Ademário Oliveira, respectivamente; da superintendente institucional de Logística da Suzano, Patrícia Dutra Lascosque, entre outras autoridades e executivos. Íntegra para associados.
Jornal O Liberal: Governo Federal inicia processo de privatização da CDP
O processo de privatização da CDP foi iniciado na última terça-feira (20), ainda sem prazo para ser concluído. Com a inclusão da CDP no Programa Nacional de Desestatização, os portos de Belém, Vila do Conde, em Barcarena, e Santarém poderão ser administrados pela iniciativa privada. De acordo com o MInfra, o BNDES fica responsável pela execução e acompanhamento da privatização. Já a Antaq deve acompanhar os estudos técnicos e aprovar, ou não, o contrato de concessão do serviço portuário. Íntegra para associados.
TCP: Importação de defensivos agrícolas cresce 95% no Terminal de Contêineres de Paranaguá
Ao todo, foram importadas mais de 166 mil toneladas do produto entre janeiro e agosto de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. As crescentes liberações realizadas pelo Governo Federal, autorizando a importação de novos defensivos agrícolas, contribuíram para o aumento de movimentações do setor. Segundo o MAPA, só em 2021 foram autorizados 562 produtos desse tipo. Outro motivo para a disparada das importações é o clima seco, que torna o ambiente propício para proliferação de pragas e insetos. Íntegra para associados.
Jornal do Comércio (RS): Portos RS projeta maior investimento em uma década na infraestrutura portuária gaúcha
A gestão dos portos do Rio Grande do Sul fechará o seu primeiro ano de atuação com o maior investimento próprio na infraestrutura portuária gaúcha em uma década. Até outubro, devem ser concluídos os processos de licitação para batimetria, dragagem do canal e pavimentação do cais público em Rio Grande, com investimentos previstos de R$ 100 milhões. E no final do ano, com prosseguimento até os primeiros meses de 2023, é esperado o lançamento de outras duas licitações para contratações de serviços de sistema de controle de tráfego portuário e de automatização dos gates, com a perspectiva de outros R$ 70 milhões em aportes próprios da nova empresa pública. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Agência iNFRA: MInfra ainda quer licitar 20 ativos em 2022, mas não vai atingir 50% da meta de investimentos anunciada
O MInfra anunciou que pretende realizar o leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) no quarto trimestre deste ano. A previsão consta de documento que atualiza o programa de concessões e investimentos em infraestrutura do governo federal. Ele prevê ainda outros 19 ativos licitados até dezembro. Ainda que consiga licitar todos os projetos previstos, o Ministério ficará distante da meta de encerrar o governo tendo licitado ativos com estimativa de investimentos futuros na casa dos R$ 252 bilhões. O governo deve se encerrar com menos de metade dessa estimativa. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Risco de custos adicionais é desafio para comércio exterior, aponta Cecafé
Os exportadores acompanham de perto a sinalização de aumentos nos custos relacionados a algumas rotas de longo curso, a fim de tentar minimizar os impactos para a logística no Brasil. Segundo o Cecafé, o aumento de fretes no agronegócio é motivo de preocupação. Grande parte da carga é vendida a contratos futuros e qualquer custo adicional traz prejuízos aos exportadores. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Calado maior em Paranaguá dará mais segurança a graneleiros
Navios graneleiros com comprimento máximo de até 245 metros – que transportam soja, milho, farelo, entre outros grãos – vão ter mais segurança na navegação ao atracarem no Porto de Paranaguá, após a conclusão da primeira fase das obras de aumento do calado de 12,5 metros para 12,8 metros no canal principal de acesso e dos berços de atracação no corredor de exportação do complexo portuário. Ao todo são três berços exclusivos para os embarques de granéis, que podem ser realizados simultaneamente e compartilhados por nove terminais e pelo silo público. Íntegra para associados.
BE News (p. 10 e 11): SP: candidatos têm planos para acessos aos portos de Santos e São Sebastião
Movimentando aproximadamente 30% da balança comercial do Brasil, o Porto de Santos é um avo indispensável nos planos de governo de ao menos quatro entre os 10 candidatos a governador de São Paulo. Os postulantes têm ainda propostas de infraestrutura voltadas ao Porto de São Sebastião para as principais rodovias, finalização das obras do Rodoanel, ferrovias e integração entre os modais rodoviário e ferroviário. O jornal BE News traz reportagens sobre as propostas dos candidatos ao cargo majoritário dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal para os setores de logística, infraestrutura de transportes e comércio exterior em seus planos de governo. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022