Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

28/09/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico e A Tribuna de Santos (p. a-10): Governo quer licitar Porto de Santos este ano

O secretário-executivo do MinFra, Bruno Eustáquio, disse que o governo deverá licitar o Porto de Santos na segunda metade de dezembro. A documentação para a licitação, que inclui a minuta do edital, foi enviada na sexta-feira para o TCU. A expectativa do governo é que haja competição pelo ativo. Eustáquio contou que, hoje e amanhã, terá agenda com 23 potenciais interessados no porto, entre bancos, fundos de investimento, operadores e empresas que atuam na unidade para entender o perfil dos interessados e aprofundar o modelo comercial e a modelagem da concessão. O market sounding vai ocorrer das 9 às 19 horas, com reuniões presenciais, em Brasília, ou virtuais, com duração de 30 minutos. As reuniões serão conduzidas em parceria com o BNDES, Antaq e Seppi. Íntegra para associados: Valor e A Tribuna.

Correio Braziliense On-line e Valor On-line: Indústria pede fusão das agências ANTT e Antaq a presidenciáveis

A CNI pede aos candidatos à Presidência a fusão da ANTT e da Antaq como forma de aprimorar a eficácia e a qualidade da atuação regulatória no setor de transportes, além de maior transparência ao acompanhamento de ações e de 20 mil contratos parados, de acordo com o “Painel De Obras” do Ministério da Economia. As propostas constam em estudos entregues aos candidatos durante rodada de apresentação de propostas realizadas pela confederação. Íntegra para associados: Correio e Valor.

Folha (Painel S.A): Projeto para ligar Guarujá a Santos, que opôs Bolsonaro a Doria, é levado a presidenciáveis

A campanha Vou de Túnel, que reúne empresas e associações favoráveis ao projeto, enviou aos candidatos os documentos com informações e a defesa da ligação seca entre os municípios, que faz parte da desestatização do Porto de Santos. O grupo afirma que, nos últimos dois anos, reuniu mais de cem apoiadores institucionais e milhares de individuais, que representam 5% do eleitorado da Baixada Santista. Íntegra para associados.

Valor On-line: Anvisa vai derrubar exigência de máscara e comprovante de vacina em cruzeiros

A Anvisa deve anunciar hoje a flexibilização de regras para prevenção da covid-19 nos cruzeiros marítimos. Assim como já aconteceu com o transporte aéreo, o uso de máscaras de proteção deixará de ser obrigatório dentro dos navios. O ingresso nas embarcações também poderá ser feito mediante apresentação de teste negativo para a covid-19. Íntegra para associados.

Valor On-line: Volume de fretes do agro cresceu 33% no 1º semestre

O volume de fretes rodoviários do agronegócio aumentou em 33,2% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o 8º acompanhamento da Fretebras, o agronegócio representou 36% de todas as cargas, com um volume financeiro da ordem de R$ 17,5 bilhões. No geral, os fretes publicados pela plataforma movimentaram R$ 49 bilhões. Os produtos do agro mais transportados foram fertilizantes (25,6%), soja (13%), milho (12,6%) e açúcar (4,2%). Íntegra para associados.

O Globo On-line: Brasil fica menos competitivo no ambiente digital

O Brasil caiu uma posição, ficando na 52ª colocação, no ranking de Competitividade Digital global do IMD (Institute of Management Development), que no Brasil tem como parceiro o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC). Ele compara o desempenho e a capacidade de 63 países de se adaptar e se beneficiar das novas tecnologias digitais. A Dinamarca conquistou a liderança, ultrapassando os Estados Unidos. Em seguida vem Suécia, Singapura e Suíça. O Chile aparece como o país mais competitivo da América Latina, na 41ª posição. O Brasil está à frente de México (55º), Peru (57º), Argentina (59º), Colômbia (60º) e Venezuela, última colocada. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Santa Portal, G1 Santos e A Tribuna de Santos (p. a-10): SPA atualiza norma de agendamento de caminhões no Porto de Santos

A SPA vai reduzir de cinco para três horas o período de tolerância para chegada de caminhões destinados ao Porto de Santos transportando contêineres e carga solta. Segundo a nova Norma da Autoridade Portuária (NAP), a redução será feita de forma escalonada para os transportadores, que terão um período de adaptação de seis meses. De 1º de outubro a 31 de dezembro de 2022: tolerância de quatro horas após a janela de agendamento (uma mais quatro = cinco horas); de 1º de janeiro a 1º de abril de 2023: tolerância de três horas após a janela de agendamento (uma mais três = quatro horas); a partir de 02 de abril de 2023: tolerância de duas horas após a janela de agendamento (uma mais duas = três horas). A regra para os caminhões graneleiros não muda. Íntegra para associados: Santa Portal, G1 Santos e A Tribuna.

Santa Portal: Empresas interessadas na Fips podem se cadastrar até quinta-feira

Os interessados em se habilitar para constituir a Ferrovia Interna do Porto de Santos se inscrever até amanhã e encaminhar os documentos, em até 15 dias úteis, contados da data de aviso de publicação do edital da SPA no DOU, para o endereço eletrônico chamamento.fips@brssz.com. O titular do contrato de cessão – aprovado pelo TCU em julho – será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento pelo prazo de 35 anos e terá de realizar investimentos da ordem de R$ 891 milhões, a maior parte nos primeiros cinco anos. Íntegra para associados.

No Ponto SC e Informativo dos Portos: Complexo portuário de Itajaí e Navegantes obteve crescimento de 3% na movimentação de cargas com contêineres cheios

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes alcançou em agosto uma movimentação de 1.589.556 toneladas. As cargas contêinerizadas nos recintos APMT e Cais Público somaram 36.283 TEU e 378.395 toneladas. Na movimentação de contêineres cheios de exportação, a APMT e Cais Público registraram 7.065 TEU. Com relação à importação, o número foi de 7.774 TEU. Ao longo do mês de agosto, a soma total de exportação e importação foi de 14.839 TEU. Íntegra para associados: No Ponto SC e Informativo dos Portos.

Imprensa setorial:

BE News (p. 3): Antaq apresenta metodologia para abuso na cobrança de demurrage

A reunião extraordinária da diretoria da Antaq nesta sexta-feira (30) vai discutir a metodologia a ser usada para determinar abuso na cobrança de sobre-estadia de contêineres. Segundo os contratantes, os atrasos atuais vêm em consequência dos problemas nas rotas mundiais e aumento das chamadas omissões de escala – quando há cancelamentos dos acessos de navios a determinado terminal portuário. Os usuários dos terminais argumentam ainda que sofrem represálias caso questionem as cobranças impostas pelos armadores. Na mesma reunião, os diretores da agência deverão aprovar as análises das contribuições recebidas na audiência pública sobre a desestatização do Porto de Santos. Também deverão analisar o estudo feito pela Superintendência de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade que busca quantificar o mercado feeder na cabotagem brasileira, bem como os relatórios de acompanhamentos de desempenho das Docas da Paraíba, Rio de Janeiro e dos portos de São Francisco do Sul e de Imbituba. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Brasil deve migrar 22 mil/t de cargas de rodovias para cabotagem, diz Povia

A matriz de transporte de cargas e de passageiros vive um cenário de desequilíbrio no Brasil, considerando que 58,3% de suas movimentações são feitas por rodovias, 25,2% por ferrovias e apenas 12% pelas águas. O objetivo para os próximos anos é chegar a 29% — quase um terço dessa logística distribuída pelo modal aquaviário, conforme destacou o secretário Mário Povia. Ele projetou boas perspectivas em torno do programa BR do Mar, que tem a ambição de dar um choque de oferta em termos de frotas, de embarcações com bandeira brasileira, que se dediquem a prover fretes na costa brasileira. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Mercado de fertilizantes exige aumento da capacidade de armazenagem em Paranaguá

A importação de fertilizantes pelos portos do Paraná segue aquecida devido à demanda crescente e o mercado em alta para a comercialização. Segundo a Administração do Portos de Paranaguá e Antonina, em agosto foram descarregadas 773.771 mil toneladas do produto. Os dados de Paranaguá, por onde passam 25% dos fertilizantes importados pelo Brasil, mostram que não está faltando produto, mas falta espaço para armazenagem. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Associações em guerra sobre restrição à competição para a concessão do Porto de Itajaí

A ABTP apresentou contestação à Antaq, ao governo e ao TCU à parte da proposta para a concessão de concessão do Porto de Itajaí, pedindo maiores restrições à participação da Maersk e da MSC e das suas empresas coligadas TiL e APMT. Alega que a restrição imposta pelo governo no leilão será insuficiente para evitar os problemas de concentração de mercado e que os dados do estudo que baseou a proposta estão defasados, uma vez que, atualmente, o volume de carga conteinerizada que essas duas empresas movimentam juntas ou em parceria está maior que o do período considerado no levantamento.  Já a Fiesc diz que o oligopólio no setor de transporte marítimo é mundial e que não será resolvido com a concessão de Itajaí. Para ele, será preciso ter o processo aberto e usar a agência reguladora para coibir abusos. Íntegra para associados.

Agência Porto: Cade discute regulamentação nos setores de aviação civil e portos no National Competition Day

Ontem o Cade, em parceria com a OCDE, promoveu o National Competition Day para debater leis e regulações setoriais que podem alterar significativamente o funcionamento competitivo e eficiente dos mercados nos setores de aviação civil e portos no Brasil. O evento antecede o Fórum de Concorrência da América Latina e do Caribe (LACCF) e tem como principal objetivo fomentar importantes iniciativas de promoção e advocacia da concorrência, bem como ser uma plataforma de ações transformadoras na área concorrencial. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco