Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Porto de Santos chega ao TCU com indefinição de contêineres e ceticismo sobre leilão
O projeto de privatização do Porto de Santos foi protocolado formalmente no TCU na última sexta-feira (23). Apesar de o governo insistir em prever o leilão neste ano, fontes do setor reconhecem esse cenário como improvável. Além do cronograma apertado, complica a situação a disputa pelo arrendamento do STS-10, na margem direita do porto, que opõe terminais nele atuantes e armadores. Procurado, o MinFra informou que os processos “seguem tramitando concomitantemente” e que pretende enviar ao TCU em outubro as propostas de arrendamento do STS-10 e do STS-53. Íntegra para associados.
Folha: Brasil sobe, mas ainda está em 54º lugar em ranking de inovação
O Brasil ganhou três posições no ranking 2022 do IGI (Índice Global de Inovação), mas segue distante do topo, ocupando o 54º lugar. O levantamento deste ano, com análise de dados de 2021, foi divulgado ontem. A publicação abrange 132 economias e é feita pela OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual). “A melhora da colocação, no entanto, não significa que o país esteja bem na agenda de inovação, uma vez que os investimentos na área têm caído a cada ano e a posição brasileira está sete casas abaixo da melhor marca atingida – o 47º lugar em 2011”, afirmou a CNI. O primeiro lugar ficou com a Suíça, seguida dos Estados Unidos e da Suécia. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Gazeta do Povo e Agência Porto: Porto de Paranaguá vai movimentar 600 mil toneladas a mais por ano com ampliação do calado
O principal canal de acesso ao porto de Paranaguá está com o calado ampliado de 12,5 metros para 12,8 metros. Com isso, 600 mil toneladas a mais poderão ser movimentadas por ano, 3,5% superior em comparação à movimentação de 2021, que foi de 16,3 milhões de toneladas no corredor de exportação de grãos e farelo. A ampliação foi homologada pela Capitania dos Portos do Paraná e compreende os berços de atracação do Corredor de Exportação Leste, onde são movimentados granéis como soja, milho e farelo. Esse é um primeiro aumento, decorrente das obras de dragagem e derrocagem de parte da Pedra da Palangana. Com a conclusão do trabalho, previsto para o fim do ano, o canal alcançará 13,5 metros. Íntegra para associados: Gazeta do Povo e Agência Porto.
A Tribuna de Santos (p. a-10): Summit discute futuro de porto e indústria
O Summit Porto-Indústria, que acontecerá hoje, a partir das 14 horas, no auditório do Grupo Tribuna, em Santos, pretende debater a eliminação de gargalos e a criação de novas oportunidades de negócios entre os setores industrial e portuário na Baixada Santista. Às 15 horas, no painel “O Novo Impulso Intersetorial da Baixada Santista”, contará com a participação do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, ao lado de outros agentes do setor logístico-portuário e de representantes dos municípios da Baixada Santista. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site bit.ly/summitportoindustria. Íntegra para associados.
Diário do Nordeste: Pecém retoma exportação de frutas para Espanha e Itália com carga de 1,3 mil toneladas nesta quarta
Ontem o Porto do Pecém retomou a exportação de frutas para os portos do mar Mediterrâneo, focando nos mercados da Espanha e da Itália. A linha é operada pela MSC. O serviço é também o único que possibilita a exportação de frutas entre um terminal do nordeste brasileiro e portos da Itália. Foram embarcadas 1.300 toneladas de melão, melancia, manga e uva produzidos nos estados Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. A operação poderá servir como ponte para os mercados no Oriente Médio a partir de uma conexão no porto de Barcelona. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Correção aduaneira sobre importação por pessoa física é avanço, dizem especialistas
A Receita Federal editou a IN 2.101/2022, que disciplina a modalidade da importação indireta, por conta e ordem de terceiro ou por encomenda, quando o comprador no mercado interno é a pessoa física. Advogados especialistas dizem que a norma reconhece o que já era assegurado; ainda assim, a mudança traz mais clareza nas operações de importação. “As regras de enquadramento da operação na DI, relativas às importações indiretas, ficaram claras por serem aplicadas tanto às pessoas jurídicas quanto físicas, desde que, no caso das pessoas físicas, a operação seja realizada para suas atividades profissionais, inclusive na condição de produtor rural, artesão, artista ou assemelhado; seu uso e consumo próprio; e suas coleções pessoais. Isso significa maior segurança jurídica, afastando dúvida quanto à interpretação da legislação aduaneira”, elencou o advogado. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: 41º Enaex será gratuito, 100% digital e debaterá crescimento econômico a partir do comércio exterior
O 41º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), realizado pela AEB nos dias 17 e 18 de novembro, terá como tema “Comércio exterior: base para a retomada econômica” e será aberto ao público mediante inscrições no site do evento. O presidente do NDB (banco dos Brics), Marcos Prado Troyio; o embaixador Rubens Barbosa; Tatiana Prazeres, diretora do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e ex-secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, César Rissete, estão confirmados como palestrantes. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Trabalhadores do maior porto do Reino Unido retomam greve
Os trabalhadores do porto de Felixstowe retomaram a greve por aumentos de 10% para equiparar seus salários à inflação atual. Ela deve durar até 5 de outubro. Felixstowe responde por quase metade do tráfego de contêineres do Reino Unido. Em agosto, houve uma paralisação de oito dias, a primeira desde 1989. Ao todo, 1.900 dos 2.500 funcionários do porto deverão parar suas atividades. A greve também coincide com outra no porto de Liverpool. No total, o movimento afeta 60% da capacidade portuária de contêineres do país. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022