Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Ministério da Infraestrutura: Projeto de desestatização do Porto de Santos é discutido com potenciais investidores
Nos dias 28 e 29 de setembro o MInfra, em parceria com a Secretaria Especial do PPI, a ANTAQ e o BNDES, reuniu 23 potenciais investidores para debater a modelagem da desestatização do Porto de Santos e esclarecer dúvidas sobre o projeto. As reuniões foram conduzidas pelo secretário-executivo do MInfra, Bruno Eustáquio. Com investimentos totais previstos na ordem de R$ 20,3 bilhões, o leilão para desestatização da autoridade portuária e a concessão do Porto de Santos deve ocorrer no fim deste ano. Os projetos já estão em análise no TCU. Íntegra para associados.
CNN Brasil e Valor On-line: Anvisa deixa de exigir comprovante de vacinação para embarque em cruzeiros
A Anvisa aprovou ontem que, a partir de agora, o atestado de vacinação contra a Covid-19 não será mais obrigatório para embarque nos cruzeiros e os não-vacinados poderão apresentar o teste rápido negativo. As exigências valem para brasileiros e estrangeiros a partir de 3 anos de idade. Íntegra para associados: CNN Brasil e Valor.
Valor On-line: Neoenergia e Prumo assinam acordo para produção de hidrogênio verde e eólica marítima no Porto do Açu
A Neoenergia assinou um memorando de entendimento com a Prumo Logística para estudar projetos de geração de energia eólica marítima (offshore) e hidrogênio verde no Porto do Açu, no norte do Rio de Janeiro. O acordo vai começar pelos estudos ambientais. A Neoenergia tem um processo de licenciamento ambiental em curso no Ibama para desenvolver 3 gigawatts (GW) de eólicas offshore na costa do Sudeste. Atualmente há parques eólicos offshore sendo desenvolvidos na Europa a um preço equivalente a R$ 300 por megawatt-hora (MWh), o que deve cair com o avanço tecnológico nos próximos anos. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Odebrecht vende concessão da BR-163 ao governo do MT
O governo do Mato Grosso deverá assumir o controle da concessão da BR-163, a Rota do Oeste, da Odebrecht Transport. O acordo que viabilizará a operação aprovada pelo TCU nesta semana e deverá ser assinado na terça-feira (4). A conclusão da venda ainda dependerá do aval da agência reguladora, de credores e dos acionistas minoritários da OTP. O estado fará uma injeção de R$ 1,2 bilhão na operadora, para viabilizar as obras. Íntegra para associados.
Folha (Painel S.A): Frete rodoviário sobe quase 40% no primeiro semestre, diz startup
O volume de fretes rodoviários subiu 38% no primeiro semestre, na comparação com igual período de 2021. O levantamento, da Fretebras, aponta quase R$ 50 bilhões movimentados em mais de 4 milhões de fretes entre janeiro e junho. O agro puxou 36% das cargas registradas no semestre, movimentando R$ 17 bilhões, seguido por indústria (28%) e construção (15%). Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal, Portos e Navios, Guia Marítimo e Comex do Brasil: Contêiner cresce a 2 dígitos e, com agronegócio, estabelece novo recorde na movimentação do Porto de Santos em agosto
A movimentação de contêineres no Porto de Santos em agosto atingiu 456,5 mil TEU, superando em 12% o resultado do mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano atingiu 3,3 milhões de TEU, 2,9% acima dos oito primeiros meses de 2021 e a melhor marca para o período. O desempenho do contêiner e das cargas do agronegócio puxou para cima os números globais do Porto, levando-o a registrar 110,1 milhões de toneladas movimentadas, alta de 9,0% sobre igual período do ano anterior. Em agosto, os embarques totalizaram 10,6 milhões de toneladas, crescimento de 31,0% sobre esse mês em 2021, e as descargas chegaram a 4,0 milhões de toneladas, 1,6% a mais do que o apurado em agosto do ano passado. Íntegra para associados: Santa Portal, Portos e Navios, Guia Marítimo e Comex do Brasil.
A Tribuna de Santos (matéria de capa): Integração entre porto e indústria exige planejamento e união de esforços para sair do papel
A integração dos segmentos portuário e industrial foi tema de um summit realizado pelo Grupo Tribuna, ontem, em Santos. A aposta é na união de esforços como fator de desenvolvimento da região, segundo o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo. ‘Não há, ainda, uma fórmula para que todos os entes envolvidos sentem numa mesma mesa e façam o mesmo planejamento. Enquanto não conseguirmos essa sinergia, de todo mundo falar e dar as mãos, não vai sair do lugar’. O vice-presidente do Investe SP, Gustavo Ley, acredita na necessidade de um planejamento estratégico em torno de que tipo de indústrias querem atrair. Lembrou que o chamado hidrogênio verde pode ser um diferencial competitivo a ser explorado pelo Porto de Santos. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. 3 e 4): Prefeituras abrem as portas para o debate
Durante o summit Porto-Indústria, ontem, as prefeituras de Cubatão, Guarujá e Santos mostraram empenho e disposição para buscar por maior diálogo metropolitano e atrair investimentos e empregos. “Suape é exemplo de que deu certo, com uma gestão única, e o resultado é um porto muito mais avançado. Na Baixada Santista, há uma segregação: o Porto de Santos está de um lado e a indústria, em outro”, afirmou o prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira. Já o assessor técnico de Assuntos Portuários da Prefeitura de Santos, Adilson Luiz Gonçalves, lembrou a ausência do conceito de porto-indústria em discussões importantes do setor, como no processo de desestatização da SPA e no PDZ do porto. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos – p. a-2 (artigo do escritor, engenheiro, pesquisador universitário e membro da Academia Santista de Letras, Adilson Luiz Gonçalves): Porto-Indústria e desenvolvimento
O moderno conceito de sustentabilidade considera que deve haver equilíbrio entre os pilares ambiental, social e econômico. No entanto, o que se vê é predominância do enfoque ambiental – fundamental, de fato -; visão social restrita, e a economia como vilã. E onde fica a industrialização nisso? É certo que a China não pode ser comparada com o Brasil por vários motivos, mas é membro dos Brics, como nosso país. Em curtíssimo espaço de tempo, graças à criação de Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), sobretudo nas proximidades de suas instalações portuárias, a China se tornou um dos maiores exportadores de produtos industrializados do mundo, do alfinete ao navio, posicionando sete de seus portos, antes inexistentes ou inexpressivos, entre os que mais movimentam contêineres no planeta. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 3): BR dos Rios buscará modelar hidrovias em forma de PPPs
Em uma live promovida ontem pelo ministro Marcelo Sampaio, o secretário Mario Povia afirmou que o programa BR dos Rios terá como base a estruturação de PPPs para construção de hidrovias no País. “Essa é uma política pública que estamos devendo. Desenharemos isso até o fim do ano, como uma pavimentação de estrutura para termos um modelo”. Povia estima que a privatização dos portos de Itajaí, São Sebastião e Santos ocorra ainda este ano. “Os estudos já foram entregues ao TCU e aguardamos a decisão do ministro Walton [Alencar]” e lembrou que na última reunião do conselho do PPI, no último dia 20, foram qualificadas a CDRJ e a CDP. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto do Rio de Janeiro apresenta melhorias na temporada de Cruzeiros 2022/2023
Para melhorar a infraestrutura do Terminal Internacional de Cruzeiros, a CDRJ, em parceria com a empresa Pier Mauá, está realizando a manutenção das defensas e a substituição dos cabeços de amarração danificados nos berços de atracação, além do projeto de dragagem com o intuito de garantir um calado operacional adequado e uniforme para os navios de passageiros em toda a extensão do cais do terminal e a pavimentação do cais da Gamboa, que trará mais segurança e conforto aos cruzeiristas. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos e Portos e Navios: Portos privados pedem fim de “regulações ineficientes” em carta a presidenciáveis
A ATP divulgou carta aberta aos presidenciáveis em defesa do setor e da “redução sistêmica de custos” logísticos e institucionais para retomar o crescimento do país na cadeia global de comércio. O documento sugere também a supressão de “regulações ineficientes”. Infraestrutura, regulação, segurança jurídica e competitividade são apontadas como pilares essenciais a serem adotados pelo próximo governo. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios.
Agência Porto: Documentos técnicos enviados ao TCU sobre a concessão do Porto de Santos estão disponíveis no site da ANTAQ
A ANTAQ disponibilizou o acesso aos documentos técnicos relativos à desestatização SPA que foram enviados ao TCU. Toda a documentação pode ser conferida na Audiência Pública n° 01/2022, no menu “Participação Social”, ou no link: https://nuvem.antaq.gov.br/index.php/s/WmQwRQgOht91FyI. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022