Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

04/10/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Privatizada, Codesa busca ampliação e novas cargas

A nova gestão da Codesa prepara quatro frentes de trabalho trazer novos tipos de carga aos terminais de Vitória e Barra do Riacho: a adaptação dos contratos vigentes; a busca de novos negócios para as áreas vazias; a contratação das obras; e transformações internas na empresa. Nos próximos seis primeiros meses prevê adaptar os contratos com os terminais, que passarão de uma realidade pública para a privada. “Para o arrendatário, só pode melhorar. Poderão ser incluídas novas áreas, novas cargas, para ampliar os volumes dos terminais, algo que não era possível antes”, afirmou o novo presidente da companhia docas, Ilson Hulle. Entre os segmentos com potencial de crescimento estão os de grãos, fertilizantes, contêineres, siderurgia e óleo e gás, especialmente no mercado de descomissionamento de plataformas de petróleo. Também prevê reformar as linhas internas e viabilizar investimentos na conexão com as grandes malhas ferroviárias. Íntegra para associados.

Valor Econômico: Exportadores de café começam a usar blockchain para ganhar eficiência

A ICL Internationale Commodity Logistik GmbH da Neumann Kaffee Gruppe (NKG), uma das maiores exportadoras brasileiras de café, diz que antes do uso do blockchain era quase impossível rastrear os contêineres o tempo todo. “Precisávamos de um sistema que funcionasse tanto para nós quanto para os concorrentes. Por isso, fizemos essa parceria com a IBM para a criação do TradeLens em 2018. É um produto desenvolvido pela IBM, que da sua parte queria sinergia e capacidade de atingir a demanda global de 40 milhões de contêineres no mundo”. O transporte de um contêiner pode ter até 30 empresas envolvidas, desde um agente terceirizado para carregamento do contêiner até a alfândega de outro país. Íntegra para associados.

Estadão, Correio Braziliense On-line, Valor Econômico e Portos e Navios: Balança comercial brasileira tem saldo positivo de US$ 4 bilhões em setembro

No ano os preços as exportações apresentaram um aumento de 18,4% e as importações avanço de 30,6%. “Temos observado crescimento das importações em 2022 acima do esperado, com aceleração dos preços mais resiliente. Já os bens exportados têm tido desaceleração de preços dos produtos desde julho”, afirmou a Subsecretaria de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior. O crescimento nas importações é concentrado em combustíveis, adubos e fertilizantes. Apesar dos gargalos logísticos e dos receios iniciais em relação à oferta de certos insumos, os desembarques de combustíveis, adubos e fertilizantes e semicondutores estão acontecendo, embora com preços mais altos (14% mais altos do que no ano passado). Já na exportação, o principal efeito é do recuo do preço do minério de ferro, que acumula queda de 33,7% neste ano. Íntegra para associados: Estadão, Correio, Valor e Portos e Navios.  

Correio Braziliense On-line e Valor On-line: Confiança Empresarial sobe ao maior nível desde agosto de 2021, diz FGV

O ICE/FGV subiu 0,8 ponto em setembro ante agosto, para 101,5 pontos, maior nível desde agosto de 2021. Em médias móveis trimestrais, mantém a tendência de alta pelo sexto mês seguido, com crescimento de 2,7 pontos no terceiro trimestre de 2022, ante uma alta de 7,0 pontos no trimestre anterior. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) cresceu 0,7 ponto em setembro ante agosto, para 102,0 pontos, maior nível desde junho de 2013. O Índice de Expectativas (IE-E) avançou 1,0 ponto, para 100,1 pontos, maior patamar desde outubro de 2021. Íntegra para associados: Correio e Valor.

Imprensa regional:

Diário de Pernambuco, Valor On-line e Guia Marítimo: Governo de Pernambuco anuncia retomada da autonomia do Porto de Suape

Ontem o governo de Pernambuco anunciou a retomada da autonomia do Porto de Suape, após publicação do MInfra no DOU estabelecendo que a política portuária do País e o planejamento do setor ficam a cargo do governo federal, enquanto a operação de cais e píeres, além de contratos de arrendamentos e estabelecimento de tarifas, volta para a gestão da Autoridade Portuária. Com isso, Suape readquire a competência para a condução de estudos, elaboração de editais, realização dos procedimentos licitatórios e a celebração dos contratos relativos aos arrendamentos portuários com mais agilidade e menos burocracia. O complexo também passará a ser responsável pela aprovação das expansões e adensamento de áreas, além de prorrogações antecipadas de contratos em vigência e reequilíbrios contratuais. Íntegra para associados: Diário de Pernambuco, Valor e Guia Marítimo.

A Tribuna de Santos – p. a-8 (artigo da diretora da Antaq, Flávia Takafashi): O hub port brasileiro é santista

O complexo portuário de Santos é a origem ou o destino nacional de 65,83% de toda carga feeder, número que o classifica como o maior ou o único hub port brasileiro. No momento em que estamos discutindo a sua concessão e a licitação do STS-10, o estudo da Antaq sobre a quantificação da navegação feeder de contêineres na cabotagem traz ainda mais clareza sobre a relevância de prover uma infraestrutura adequada para movimentar todas as cargas que demandam o mercado marítimo brasileiro. Se é sabido que cerca de 96% das cargas do comércio exterior brasileiro passam pelos portos, saber quem é o hub port brasileiro é imprescindível para a adoção das políticas públicas e instrumentos regulatórios que fortaleçam ainda mais a matriz de transporte nacional. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Antaq aprova audiência pública do STS10 no porto de Santos (SP) e encaminha documentos ao MInfra
A Deliberação nº 132, de 30/09/2022, da Antaq, aprova a análise das contribuições à Audiência Pública nº 06/2022, com as ressalvas e acréscimos apresentados ao longo da decisão, relativa ao aprimoramento da documentação sobre o processo licitatório do terminal STS-10, destinado à movimentação e armazenagem de cargas conteinerizadas. As respostas às contribuições apresentadas serão publicadas no site da agência e os documentos serão encaminhados ao Ministério da Infraestrutura para análise. Íntegra para associados.

BE News (p. 5): Equipamentos que farão dragagem do Porto de Cabedelo chegam neste mês

Os equipamentos necessários para o início da dragagem do Porto de Cabedelo já estão a caminho do complexo. A draga Kenford auto transportadora tem previsão de chegada para o dia 13. As demais dragas, balsas, batelões de carga e nivelador de fundo devem chegar nos próximos dias. A dragagem será realizada no canal de acesso e na bacia de evolução do porto paraibano, o que ampliará a capacidade de movimentação de cargas em até 57%. O canal de acesso passará a ter 11 metros, frente aos 9,14 metros atuais; a a bacia de manobra terá 300 metros de largura. Íntegra para associados.

BE News (p. 7): Antaq disponibiliza documentos para desestatização do Porto de Santos

A Antaq disponibilizou o acesso para os documentos técnicos relativos à desestatização e concessão da SPA que foram enviados ao TCU. O edital limita a participação dos operadores portuários. A primeira proposta é de que terminais e operadores possam participar do leilão para a desestatização do complexo marítimo formando consórcios podendo ter até 5% de controle acionário e, coletivamente, esses agentes vão poder chegar a 100% da entidade. Ou seja, será possível que um mínimo de 20 operadores se una e forme um consórcio para disputar o leilão e, vencendo, assuma a administração do cais santista. A outra proposta, que é a original do ministério, estipula que os operadores possam ter uma participação individual de até 15% e em conjunto, 40%. Íntegra para associados.

Portos e Navios e Informativo dos Portos: Arrendamentos transitórios em Itajaí suspensos por 15 dias

A Antaq suspendeu por 15 dias dois processos de arrendamentos simplificados para a ocupação de duas áreas em regime transitório no Porto de Itajaí. A Superintendência do porto deverá apresentar comprovação de que os regramentos impostos são suficientes e adequados para garantir a continuidade da prestação do serviço de movimentação e armazenagem de contêineres ou promover os ajustes necessários. Num dos processos, a APMT contesta o processo seletivo para a exploração da ‘área A’, sob alegação de potencial violação ao interesse público na continuidade das operações. Em outro processo, a SC Portos Operações Portuárias entrou com cautelar pedindo a anulação da seleção simplificada do contrato de arrendamento transitório da área B e questiona os critérios estabelecidos no processo seletivo simplificado e a continuidade das operações. Os documentos relativos à concessão do Porto de Itajaí enviados ao TCU podem ser acessados em: https://nuvem.antaq.gov.br/index.php/s/LtI4mUCmP69N16z. Íntegra para associados: Portos e Navios e Informativo dos Portos.

Portos e Navios: Granéis agrícolas e combustíveis têm destaque no transporte ferroviário

O transporte de granéis agrícolas e de combustíveis por ferrovias em agosto apresentou, respectivamente, incrementos de 22,3% e de 8,5%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em comparação com julho, avançou 1,3%, segundo relatório da ANTF. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco