Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

05/10/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão, O Globo On-line, Valor On-line e Folha: Banco Mundial aumenta projeção de crescimento do PIB do Brasil em 2022

No relatório “Novas Abordagens para Resolver o Déficit Fiscal”, publicado ontem, o Banco Mundial aumentou de 1,5% para 2,5% a projeção de crescimento do PIB brasileiro em 2022, devido ao impulso da reabertura da economia e ao aumento dos preços de commodities. Já para 2023, estima um recuo de 0,8%, devido à desaceleração da economia global, aumento dos juros nos EUA e queda dos preços de commodities. Íntegra para associados: Estadão, O Globo, Valor e Folha.

O Globo: Novo governo do Brasil enfrentará cenário global hostil em 2023

Um cenário econômico global desafiador vai exigir maior equilíbrio e habilidade do futuro governo brasileiro. O impacto da guerra na Ucrânia terá efeitos para além de 2023, pressionando a inflação nos países ricos. Os Estados Unidos vão manter a taxa de juros no maior patamar em 14 anos, com aperto no crédito global, a crise energética na Europa poderá levar a uma desindustrialização do continente e a China deverá crescer 3,2% este ano e 4,7% em 2023, no menor ritmo desde os anos 1990. Íntegra para associados.

O Globo (artigo do líder e da gerente do Programa de Facilitação de Comércio Brasil-Reino Unido, Diego Bonomo e Lara Gurgel, respetivamente): Caminho para portos verdes e digitais

Em paralelo à privatização das autoridades portuárias, o port community system (PCS) é uma solução que não requer ação legislativa ou regulatória, mas pode promover uma revolução digital e verde nos portos brasileiros. O PCS conecta todos os atores da comunidade portuária e permite a troca de informações em tempo real e de modo seguro, tornando-o mais seguro, eficiente e eficaz. Dezenas de portos no mundo o usam há décadas. No Brasil, o Programa de Facilitação de Comércio Brasil-Reino Unido desenvolveu uma “caixa de ferramentas” para sua implementação. O investimento e o custo operacional do PCS são baixos, na casa de algumas dezenas de milhões de reais, e retorno é de centenas de milhões de reais. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

G1 Santos, Santa Portal e Diário do Litoral: Polícia e Receita Federal apreendem mais de meia tonelada de cocaína no Porto de Santos, SP

A RFB e a PF apreenderam ontem 549 kg de cocaína no Porto de Santos. A droga estava escondida em uma carga de resina destinada ao Porto de Algeciras. Ninguém foi preso. A seleção da carga para conferência física foi feita por critérios de análise de risco, incluindo a inspeção por imagens de escâner. Íntegra para associados: G1 Santos, Santa Portal e Diário do Litoral.

G1 (PE): Porto de Suape retoma autonomia após quase dez anos e prevê mais agilidade e ganho de competitividade

Com a publicação do convênio no DOU de segunda-feira (3), a operação do cais, os contratos de arrendamentos e o estabelecimento de tarifas voltam para a gestão da Autoridade Portuária, ao passo que a política portuária e o planejamento do setor ficam a cargo do governo federal. O porto de Suape poderá fazer a condução de estudos, elaboração de editais, realização dos procedimentos licitatórios e a celebração dos contratos relativos aos arrendamentos portuários “com mais agilidade e menos burocracia”. Também passará a ser responsável pela aprovação das expansões e adensamento de áreas, além de prorrogações antecipadas de contratos em vigência e reequilíbrios contratuais. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos (p. a-10): Cisne Branco chega hoje a Santos

O navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, chega hoje ao Porto de Santos e estará aberto à visitação pública gratuita amanhã, das 13h30 às 17h30, na sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), entre os armazéns 27 e 29 do cais santista. A visita do veleiro faz parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Senado e Câmara têm parlamentares ligados à infraestrutura reeleitos

Um levantamento da Agência iNFRA com o BAF (Brasília Alta Frequência) aponta que boa parte dos senadores e deputados que atuam nos temas de maior relevância para o setor de infraestrutura de transportes vai permanecer na casa a partir de 2023. Entre os parlamentares que compõem a Frenlogi, o presidente da frente, senador Wellington Fagundes, alcançou 63% dos votos do estado de Mato Grosso. Os deputados Hugo Leal (PSD-RJ) e Julio Lopes (PP-RJ) cumprirão um novo mandato, como também os deputados Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) e João Maia (PL-RN). Pedro Uczai (PT-SC), e Diego Andrade (PSD-MG) também garantiram suas vagas na nova legislatura. Mais focados no setor portuário, os deputados Rosana Vale (PL-SP) e Carlos Chiodini (MDB-SC) também permanecem na Câmara. Íntegra para associados.

BE News (p. 6): Santos Brasil vai expandir capacidade de armazenagem de terminal alfandegado

As obras no CLIA da Santos Brasil no Porto de Santos, com orçamento previsto de R$12milhões, prometem aumentar a capacidade de armazenagem de carga no terminal alfandegado em 24%. Segundo a companhia, a capacidade de armazenagem em paletes passará das atuais 5.524 posições para 6.824 após a conclusão do projeto, previsto para abril de 2023. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Exportadores de proteína animal alertam para necessidade de reduzir gargalos portuários

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) avalia que nos últimos anos os portos brasileiros sofreram reflexos da falta e da diminuição da oferta de navios e de contêineres no mercado internacional, ocasionando congestionamentos de cargas e aumento de custos. A associação projeta crescimento de 50% nos volumes exportados no período que vai de 2019 até 2025 e defende que os portos precisam ser capacitados para receber navios maiores. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: Acordo entre Brasil e Estados Unidos facilita operações comerciais dos dois países

Com o ARM assinado pelos dois países em setembro, em Washington, empresas certificadas como OEAs no Brasil poderão exportar produtos com mais agilidade e menos burocracia para os Estados Unidos. O programa promete diminuir a burocracia, aumentar a eficiência dos controles aduaneiros e criar a oportunidade de negociação com outros países. De acordo com o Ministério da Economia, empresas OEA foram responsáveis por 17% das exportações para os Estados Unidos nos últimos 3 anos. Íntegra para associados.

Agência Porto: ATP e Antaq assinam Termo de Cooperação Técnica entre os TUPs

A ATP e a Antaq oficializaram, na segunda-feira (3/10), um acordo para promover o intercâmbio de informações e de boas práticas voltadas ao desenvolvimento de projetos e ações nos Terminais de Uso Privado (TUPs). As ações englobam as áreas de governança, gestão de qualidade, gestão ambiental, gestão de saúde e segurança do trabalho, responsabilidade social, operações portuárias, pesquisa, desenvolvimento e inovação. A ATP congrega 61 TUPs, que respondem por 60% da movimentação portuária brasileira. Íntegra para associados.

BE News (p. 5): Governo marca solenidade de criação da Infra SA para hoje

A solenidade de criação da Infra SA, que reunirá a EPL e a Valec, acontece hoje às 16 horas, em Brasília, com a presença do ministro Marcelo Sampaio, e oficializará Mateus Szwarcwing, diretor presidente da EPL, como o primeiro presidente da nova empresa. Todos os processos em andamento serão incorporados pela Infra SA, como a construção dos trechos II e III da Fiol e a fiscalização das obras da Fico. A Infra SA também responderá pela elaboração do PNL e demais planos setoriais. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco