Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Leilão de estradas no MS prevê R$ 1,9 bi em obras
Hoje o governo do Mato Grosso do Sul vai realizar o leilão de concessão de três rodovias, que somam 412,4 km: a MS-112 (entre Três Lagoas e Cassilândia) e duas estradas federais delegadas pela União para compor a concessão, a BR-158 (de Cassilândia a Selvíria) e a BR-436. O lote está localizado ao Leste do Estado, próximo às fronteiras de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A previsão é de R$ 1,86 bilhão de investimentos nos próximos 30 anos. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Rumo começa obra ferroviária de mais de 700 km no Mato Grosso
A Rumo iniciou as obras da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso, que será construída com capital 100% privado, sob regime de autorização via contrato firmado com o governo de Mato Grosso. Terá mais de 700 quilômetros e custará entre R$ 14 e R$ 15 bilhões. Passará por 16 municípios do estado, terá 22 pontes, 21 viadutos, 2 quilômetros de túneis e 11,5 quilômetros de pontes. Consumirá 1,4 milhão de dormentes e 108 mil toneladas de trilhos. A obra deverá ser construída em etapas. A primeira, iniciada no dia 3 de novembro, terá 210 km, de Rondonópolis até Campo Verde, e a previsão de conclusão é até o fim de 2025. Íntegra para associados.
O Globo: Anac nega pedido da concessionária do Galeão para assinar documento que dá início à relicitação
A Anac negou pedido da RIOGaleão para assinar o documento que dá início ao processo de relicitação do Aeroporto Internacional do Rio. Decidiu manter o cronograma original, de 2014, quando o contrato de concessão foi assinado. A concessionária havia pedido que o termo aditivo ao contrato tivesse como base o cronograma de outorga que foi renegociado com o órgão regulador em 2017, quando a empresa ganhou um alívio de caixa. A alegação da Anac foi que uma decisão diferente poderia gerar “oportunismo” de outros concessionários para ficarem liberados do pagamento de outorga e, posteriormente, entrarem com pedido de relicitação. O prazo para que a concessionária assine esse documento termina na próxima segunda-feira (14). Íntegra para associados.
Valor Econômico: Brasil importa da China ‘modernidade’ e ‘miudezas’
Dos dez produtos que os chineses mais exportaram ao mundo de janeiro a setembro, o sexto item foram células voltaicas montadas em módulos ou painéis. Do total de US$ 33,72 bilhões que a China embarcou em painéis solares no acumulado até setembro, US$ 3,85 bilhões (11,4%) foram destinados ao Brasil, o segundo maior comprador do item, atrás somente da Holanda. Também no período, os “artigos de pequeno valor com procedimento aduaneiro simplificado” foram o sétimo item chines mais exportado, no valor de US$ 25,3 bilhões, dos quais US$ 878,14 milhões vieram para o Brasil. A despeito de um câmbio não tão favorável para as importações brasileiras, o país ficou em oitavo dentre os dez maiores clientes da China nesse tipo de mercadoria. Íntegra para associados.
Folha (Vaivém das Commodities) e Valor On-line: Brasil e EUA têm recordes no agro, mas brasileiros se destacam mais
Há cinco anos, as receitas brasileiras com as vendas externas de commodities representavam 68% das dos norte-americanos. Neste ano, já estão em 76%. Nos últimos 12 meses terminados em setembro, os Estados Unidos registraram um recorde de US$ 196,4 bilhões. No mesmo período, o Brasil conseguiu US$ 149,1 bilhões. Essas receitas recordes estão sendo conseguidas com volumes menores de exportações, compensados pela aceleração dos preços internacionais neste ano. Efeitos climáticos, que provocam redução de produção, e litígios geopolíticos têm dado sustentação aos preços. A Anec estima que as exportações brasileiras de milho deverão alcançar 6,02 milhões de toneladas neste mês, volume 120% maior que o embarcado em novembro do ano passado. No caso da soja, o crescimento previsto será de 13%, para 2,43 milhões de toneladas. Íntegra para associados: Folha e Valor.
Imprensa regional:
Diário do Litoral, Boqnews e Informativo dos Portos: Meganavio que mede 3 Vilas Belmiro chega a Santos e ‘trava’ balsas
O cargueiro APL Yangshan chegou ontem ao Porto de Santos em uma operação que interrompeu a travessia de balsas entre a cidade e a vizinha Guarujá. A embarcação, com 347,09 metros de comprimento, 45,27 metros de largura e com capacidade para transportar 10.800 TEU, partiu de Singapura em 18 de outubro e atracou no Tecon da Santos Brasil. É o segundo da classe New Post Panamax a atracar no país. Íntegra para associados: Diário do Litoral, Boqnews e Informativo dos Portos.
A Tribuna de Santos (matéria de capa – p. a-3) e A Tribuna de Santos: Encontro debate Porto e agronegócio
O 2º Encontro Porto & Mar, promovido ontem pelo Grupo A Tribuna de Santos, discutiu a importância do Porto de Santos para o escoamento do agronegócio brasileiro e a capacidade operacional para atender a demanda que chega do interior produtivo do País. O risco de ver cargas com outros destinos, por conta de gargalos logísticos e de capacidade, exige soluções rápidas dos atores dessa cadeia. Autoridades e empresários presentes ao evento também concordaram sobre o entendimento de que as conquistas solidificadas nos últimos anos, como o aumento na eficiência da gestão portuária, não podem ser deixadas de lado. Íntegra para associados: A Tribuna 1 e A Tribuna 2.
Portal TV Cariri: Porto do Itaqui ultrapassa os 5 milhões de toneladas de milho
O Porto do Itaqui movimentou mais de 5 milhões de toneladas de milho neste ano, 81% acima do volume de milho movimentado durante todo o ano de 2021. Até a primeira semana de novembro foram embarcadas mais de 16 milhões de toneladas de grãos, incluindo soja, farelo de soja e milho, um crescimento de mais de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. A soja, em fim de safra, segue na dianteira com mais de 11 milhões de toneladas movimentadas ao longo do ano. No total, o Itaqui movimentou mais de 29 milhões de toneladas de cargas neste ano, volume 8% acima do que foi registrado no mesmo período do ano passado. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: Infraestrutura tenta correr para preencher vagas em agências, sem garantia que vá conseguir
O Minfra encaminhou à Casa Civil sugestão de dois nomes para preencher vagas na diretoria da Antaq: Caio Cesar Farias Leôncio e Alber Furtado de Vasconcelos Neto. Alber disputava a indicação com a advogada Jacqueline Wendpap, que tem o apoio de mais de 20 associações e de um grupo de senadores. José Renato Filho, outro servidor da agência, também buscou a indicação. Caio tem a indicação atribuída ao presidente da Câmara, Arthur Lira. Além dessas duas novas, o indicado para a vaga de Adalberto Tokarski, que completou o mandato no início deste ano, foi o vice-almirante Lima Filho, que, no entanto, ainda não teve seu processo de aprovação sequer iniciado pelo Senado, apesar de os senadores já terem feito duas sabatinas e aprovações de indicados desde que o nome dele foi para lá. Íntegra para associados.
BE News (p. 3): Governo Lula: equipe de transição terá grupo técnico para infraestrutura
Os segmentos de transportes e portos serão avaliados pela equipe de transição como parte da pauta de infraestrutura, como ocorre no governo Bolsonaro. A formação dos grupos temáticos é um forte indicativo dos temas que darão origem a ministérios no futuro governo Lula, dando a parecer que não está nos planos a criação de pastas específicas para esses setores. Em nota, O Minfra informou que “até o fim de 2022, serão discutidos todos os temas necessários para a transição ocorrer da forma mais tranquila possível e sem qualquer prejuízo ao trabalho técnico da pasta”. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Resultados do BR do Mar serão percebidos dentro de 2 anos, avalia Dino
Durante o webinar ‘Quantificação do mercado feeder na cabotagem brasileira’, promovido pela Antaq na última semana, o diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias (DNHI) do Minfra, Dino Batista, disse que os resultados do programa BR do Mar devem começar a ser percebidos dentro de dois anos. Destacou que o feeder contribui para que exista ‘frequência e perenidade’ na prestação do serviço de cabotagem da carga doméstica e que é um segmento fundamental na existência de hub ports no Brasil. Íntegra para associados.
Agência Porto: Prêmio ANTAQ 2022 homenageia empresas e projetos do setor aquaviário com foco na sustentabilidade
Amanhã, na 5ª edição do Prêmio Antaq, serão reconhecidas as empresas de navegação e instalações portuárias reguladas pela agência que tenham adotado iniciativas socioambientais. A premiação também visa fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica, além da disseminação das boas práticas relacionadas à operação e a gestão do setor. A lista dos finalistas pode ser conferida em: Conformidade Regulatória e Índice de Desempenho Ambiental. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Dragagem possibilitará atracação de navios de grande porte em Suape
O Complexo Industrial Portuário de Suape anunciou a retomada das obras de dragagem, com um custo de R$ 140 milhões e que possibilitará a atracação de embarcações de grande porte, como navios petroleiros do tipo Suezmax. A iniciativa será possível a partir do acordo com a Van Oord, que realizará a dragagem dos seis quilômetros do canal principal para aprofundamento de 20 metros em toda sua extensão. Nos últimos dois meses, foram instalados os terminais de contêineres da APMT e de minérios da Planalto Piauí Participações e Empreendimentos, que viabilizará a construção da Ferrovia do Sertão, ligando o atracadouro às jazidas de ferro da empresa em Curral Novo (PI), a 713 quilômetros de Suape. Íntegra para associados.
BE News (p. 3) e Agência iNFRA: Secretaria do TCU recomenda modificações em edital do Porto de Santos de 2023
A Seinfra Porto Ferrovia/TCU recomendou mudanças no edital de desestatização do Porto de Santos, dentre elas, no projeto do túnel Santos-Guarujá e a inclusão das restrições ao leilão do STS-10. Alterações ao longo do chamamento público da SPA no primeiro semestre de 2021 e de 2022 trouxeram mudanças substanciais, com consequências para o projeto da obra. As variações de custos e prazos podem chegar a 20% do valor orçado. O relatório traz também recomendações ao futuro concessionário do porto, especialmente em relação ao STS-10. Prevê que a Antaq e o Cade atuem de forma conjunta na ‘aprovação do código de conduta’ e no ‘estudo que caracterize objetivamente as condutas abusivas da concessionária quando da utilização de seu poder de mercado na negociação de renovações e novos contratos com exploradores de instalações portuárias, bem como para evitar que tais negociações falseiem ou limitem o grau de contestabilidade dos mercados’. Recomenda que o Minfra determine previamente à publicação do edital de leilão da SPA a inclusão das previsões de restrição aos armadores interessados em arrendar o STS-10 nos documentos jurídicos da concessão, versando sobre a métrica de capacity share até 2039, com o objetivo de coibir a verticalização pelos grupos Maersk e MSC. O indicativo de que o TCU terá uma postura menos favorável à verticalização das cadeias está nas mãos do relator, ministro Walton Alencar, para ser pautado em plenário. Íntegra para associados: BE News e Agência iNFRA.
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