Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

10/11/2022

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha: Meganavios no porto de Santos podem piorar caos em travessia de balsas

A passagem do meganavio mercante APL Yangshan, de 347 metros de comprimento e 45,2 metros de largura, pelo porto de Santos terminou ontem com reflexos preocupantes para o sistema de travessia de balsas entre Santos e Guarujá. A tendência é que a chegada de novas embarcações de grande porte ocasione menos impactos nas operações portuárias com o passar do tempo, exceto no sistema de balsas que transportam veículos. Nesse caso, por segurança, os usuários não podem sequer aguardar com os veículos posicionados sobre as embarcações, diante do risco de ondas provocadas pelas manobras. Durante o dia, são comuns paralisações de 15 minutos para a passagem de navios menores, mas ontem o tempo de espera foi de 1 hora. Íntegra para associados.

Estadão On-line, O Globo On-line, Valor Econômico e Valor On-line: Rodovias pioram neste ano e um quarto está condições ruins ou péssimas, diz CNT

Pesquisa CNT aponta que apenas 34% das rodovias analisadas estão em ótima ou boas condições. Esse número era de 38,2% no ano passado, e 41% em 2019. Por outro lado, um quarto delas (25,3%) foi classificado como ruim ou péssimo, e a maior fatia, 40,7%, encontra-se apenas regular. A CNT analisou 110,3 mil quilômetros de estradas federais e estaduais. Enquanto apenas 8,9% do pavimento estão em condição perfeita, 50,5% estão desgastados, 35% apresentam trincas ou remendos, 5% tem afundamentos e buracos, além da fatia de 0,6% identificada como destruída. A degradação acompanha a queda, ano a ano, de desembolsos para o setor. Enquanto em 2010 e 2011 o investimento público federal em rodovias representou 0,26% do PIB, a proporção caiu para 0,07% em 2021. Ontem, o presidente da CNT, Vander Costa, informou que procurou o ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto, cotado para integrar a equipe de transição, para tentar frear o processo de deterioração dessa malha existente de modo que não seja necessário recorrer às antigas operações tapa-buraco. Íntegra para associados: Estadão, O Globo, Valor Econômico e Valor On-line.

Valor Econômico: OCDE vê estabilização no crescimento brasileiro

Os Indicadores Compostos Avançados da OCDE, projetados para antecipar as flutuações na atividade econômica nos próximos seis a nove meses, apontam tendência de estabilização do crescimento no Brasil, comparado a persistente desaceleração na maioria das economias desenvolvidas, impactadas pela alta inflação, pelo aumento das taxas de juros e pelo declínio dos preços das ações. Íntegra para associados.

Money Times (Reuters): Ministério da Economia prevê crescimento do PIB entre 1,4% e 2,9% em 2023

O Ministério da Economia projetou nesta quarta-feira (9) uma expansão do PIB em 2023 entre 1,4% e 2,9%, acima das previsões de mercado para o primeiro ano do governo Lula, argumentando que o crescimento estrutural da economia é agora maior do que o verificado no passado recente. A atual projeção oficial do governo aponta um aumento de 2,5% do PIB no próximo ano, dado que foi usado na proposta orçamentária enviada ao Congresso, que é questionada por supostamente superestimar as receitas do governo. Economistas privados calculam que a economia crescerá apenas 0,7% em 2023, de acordo com a mais recente pesquisa Focus do Banco Central. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. b-5), G1 Santos, Boqnews, Santa Portal: Segurança na navegação é comprovada

Navios de 366 metros de comprimento e 14,5 metros de calado podem trafegar com segurança no canal de navegação do Porto de Santos, mas ainda exigirão a autorização das manobras pela Marinha do Brasil. A viabilidade foi comprovada pela Praticagem de São Paulo, após simulação de entrada de um cargueiro desse porte no cais santista. O exercício aconteceu no Tanque de Provas Numérico (TPN), da Escola Politécnica da USP. A manobra foi realizada pelo presidente da Praticagem, Bruno Tavares. Acompanharam o trabalho representantes da SPA, da BTP e da DP World Santos. Íntegra para associados: A Tribuna, G1, Boqnews e Santa Portal.

Diário do Litoral (matéria de capa – p. a-3): Guarujá destaca a margem esquerda

O 1º Encontro Regional Indústria Porto, realizado na tarde de terça-feira (8), no auditório do Parque Balneário Hotel, em Santos, reuniu lideranças empresariais, técnicos, autoridades políticas nacionais e regionais [dentre elas, o presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, e o diretor-executivo, Angelino Caputo], além de especialistas da indústria e do Porto para debater oportunidades relacionadas ao potencial econômico da Baixada Santista e possibilidades de atrair mais investimentos ao setor industrial local. Íntegra para associados.

AEN: Portos do Paraná apresenta projetos e programas ambientais na COP27

Ontem, a Portos do Paraná participou de um painel da COP27, realizada pela ONU, na cidade de Sharm El Sheik, no Egito. Participou do painel “Tecnologia e Transferência Inovadoras: Solução Chave para Ações Climáticas” com outras empresas que abordaram as respectivas atuações na área de inovação em práticas ambientais. Apresentou programas ambientais, como o de gerenciamento de resíduos sólidos, de monitoramento da atividade pesqueira e da qualidade da água subterrânea, e destacou a intenção da Portos do Paraná de construir um biodigestor para transformar grãos varridos em energia e ações para reduzir a dragagem com implantação de sistemas agroflorestais familiares. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Jornal Portuário (Port Technology Org): Maersk e MSC, são acusados ​​de exercer domínio de contêineres no Brasil

A ABTP acusou a Maersk e a MSC de abusarem de seu domínio no transporte marítimo de contêineres para favorecer seus próprios terminais, elevando custos e reduzindo opções para o escoamento de cargas no Brasil. Segundo a entidade, “A situação ainda deve piorar porque as duas empresas podem chegar ao oitavo terminal de contêineres, no Estaleiro Atlântico Sul (em Pernambuco)” e há um risco considerável de um crash generalizado se nada for feito. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Mais de 200 pessoas são esperadas em evento que vai discutir sobre futuro do setor portuário no Brasil

O IX CIDESPORT – Congresso Internacional de Desempenho Portuário, a partir de hoje e até sexta-feira (11), em Florianópolis, prevê a presença de 220 pessoas, entre dirigentes e profissionais de portos e terminais portuários, representantes de governo, além de professores e estudantes para debater as novas práticas do setor. O Secretário Mario Povia vai palestrar amanhã no evento. Programação completa no site: https://cidesport.com/. Íntegra para associados.

Guia Marítimo e Santa Portal: SPA lança sistema inteligente de consulta às estatísticas do Porto de Santos

A SPA vai lançar, no dia 10 de novembro, um sistema BI de consulta online das estatísticas de movimentação de cargas no Porto de Santos. Nessa data, às 10h30, a SPA realizará uma transmissão online sobre o funcionamento do BI para profissionais de Imprensa pelo canal da SPA no Youtube. O novo sistema dará maior confiabilidade e agilidade às consultas das estatísticas de movimentação de cargas no Porto de Santos, permitindo que o usuário selecione os parâmetros de sua pesquisa, de acordo com suas necessidades. O BI pode ser conferido em: https://www.portodesantos.com.br/informacoes-operacionais/estatisticas/estatisticas-online-b-i/estatisticas-online-b-i-iframe/. Íntegra para associados: Guia Marítimo e Santa Portal.

BE News (p. 5): Antaq avalia hoje atualizações no edital do Porto de Itajaí

Hoje em reunião ordinária virtual, a Antaq pretende atualizar os estudos e documentos técnicos e jurídicos da concessão do Porto Organizado de Itajaí. Os diretores deverão votar pelas atualizações previstas na deliberação 110/2022 aprovada ad referendum, mantendo a utilização do mecanismo da conta vinculada exclusivamente para recomposição do equilíbrio econômico-financeiro da futura concessão. A deliberação atende a determinação do ministro Walton Alencar, que relata o processo de desestatização do porto catarinense no TCU. Íntegra para associados.

BE News (p. 4): Secretário de Portos elenca principais desafios para os próximos anos

No 9º Encontro da ATP, realizado ontem (9), em Brasília, o secretário Mario Povia destacou que o principal desafio a ser enfrentado para alavancar o setor portuário brasileiro é a desburocratização, mas elencou outros problemas , como os acessos aos portos, dragagem, relação porto-cidade, capacitação de trabalhadores e poder deliberativo para os CAPs, sem contar a gestão profissional nas companhias docas e nas autoridades públicas e regulatórias. Íntegra para associados.

BE News (p. 4): Perspectiva conciliatória do novo governo pode trazer ganhos para o comércio

O painel “Debate sobre perspectivas econômicas e desafios para o próximo governo”, no 9º Encontro da ATP, realizado ontem (9), em Brasília, concluiu sobre a tendência de conciliação entre os três Poderes no Brasil e a imagem positiva do futuro governo no cenário internacional. De acordo com o economista Eduardo Giannetti, o Brasil tem potencial para melhorar as suas exportações de manufaturas, serviços e commodities, mas é preciso melhorar o ambiente de negócios, que passa por uma estabilidade institucional. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Agregar valor a exportações passa por fortalecer intermodalidade, apontam analistas

O presidente eleito Lula afirmou que seu governo pretende buscar parcerias e acordos comerciais que contribuam para ampliar o perfil exportador brasileiro. Especialistas, no entanto, alertam que o próximo governo enfrentará enormes dificuldades para alavancar as exportações, como na logística, na escala e no previsto recuo do comércio internacional, embora haja também inúmeras oportunidades. A maior delas está no rearranjo das cadeias de suprimento. Os anos bem recentes revelaram a necessidade da busca de fornecedores, pelo menos parciais, mais próximos e confiáveis e o Brasil apresenta estas qualidades principalmente para os mercados norte-americano, europeu e sul-americano. Durante a campanha, Lula chegou a declarar que pretende investir em portos e ferrovias para fortalecer o transporte intermodal. Disse ainda que deverá retomar as parcerias com os Estados Unidos e a União Europeia em novas bases. “Não nos interessam acordos comerciais que condenem nosso país ao eterno papel de exportador de commodities e matéria-prima”. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Associações manterão pautas com novo governo e aguardam definições sobre desestatização

Os representantes das principais entidades do setor portuário pretendem manter com o próximo governo as discussões de temas voltados para aumento da competitividade, da segurança jurídica e melhoria dos acessos. Segundo a ABTRA, as demandas continuam as mesmas e é preciso garantir os avanços conquistados nos últimos anos, sobretudo no que se refere à gestão técnica, ao diálogo aberto com o setor privado e à celeridade das decisões setoriais. O diretor-executivo Angelino Caputo chamou a atenção para as licitações do STS-10 e do STS-53, que vêm exigindo forte participação da associação para preservar o ambiente concorrencial e a atividade dos terminais operadores e dos recintos retroportuários atuantes em Santos. Caputo disse ainda que a desestatização do Porto de Santos carece de uma análise mais profunda, que o setor enxerga a concessão com bons olhos, mas o processo não está amadurecido, como ficou claro no evento realizado pelo TCU, na semana passada. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco