Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Comitê de infraestrutura vai priorizar diagnóstico de estradas e remontar órgãos do setor
Integrante do comitê técnico de infraestrutura no governo de transição, o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) afirmou que o grupo irá priorizar um diagnóstico sobre o estado das estradas no País, além de “remontar” os órgãos responsáveis pela área. Nomeado na segunda-feira passada para o comitê, Silveira foi diretor-geral do Dnit no primeiro mandato de Lula. “O objetivo do governo Lula é recuperar a capacidade de investimentos, gerando renda, emprego, tornando o País atrativo para investimentos, imprescindíveis ao crescimento econômico e consequente melhoria na condição de vida dos brasileiros”, declarou o senador, cujo nome é ventilado como um dos cotados para assumir o Ministério da Infraestrutura no novo governo. O comitê também é composto pela ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior; o ex-presidente do Banco Fator Gabriel Galípolo; o ex-ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos Maurício Muniz; o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS); o ex-presidente do Cade Vinícius Marques; a secretária de Infraestrutura do Estado de Pernambuco, Fernanda Batista; e o secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcos Cavalcante. Íntegra para associados.
CNN Brasil: Governo encaminha ao Senado indicações para Anatel, Antaq, ANTT, ANM e ANPD
O presidente Bolsonaro encaminhou ao Senado as indicações de Alber Furtado de Vasconcelos Neto e Caio César Farias Leôncio para compor a diretoria da Antaq, conforme publicado em edição extra do DOU de sexta-feira (11). As indicações têm de ser apreciadas pelo Senado e aprovadas para que as nomeações sejam efetivadas. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Ritmo de concessões de estradas deve se manter com os governos eleitos
Na visão de empresas e especialistas, os desafios serão outros: o primeiro deles é atrair novos investidores para dar vazão ao enorme volume de projetos – as iniciativas em estruturação pelo país somam ao menos R$ 90 bilhões. Outro obstáculo será resolver os diversos passivos regulatórios em aberto. Historicamente, os projetos feitos nas gestões petistas priorizaram a redução das tarifas, então pode haver uma alteração nesse sentido. Por outro lado, há uma visão de que os aprendizados serão incorporados. Além disso, os governos terão que se esforçar para atrair interessados, diante da proliferação de projetos pelo país. Nesse contexto, concessões com problemas na estruturação ou com riscos regulatórios terão dificuldade para se viabilizar. Íntegra para associados.
Folha On-line (Painel S.A): Exportações ganham força nos portos da Amazônia, que se consolidam na dianteira do país
Dados da Antaq mostram que as exportações e importações de milho e soja pelos portos do Norte e do Maranhão atingiram quase 22,8 milhões de toneladas no terceiro trimestre. Nos mesmos três meses, as outras regiões movimentaram, juntas, 1,8 milhão de grãos a menos. De janeiro a setembro, o transporte de milho na região Norte somou 19 milhões de toneladas, um crescimento de 86% na comparação com o mesmo período do ano passado. Essa movimentação ajudou a compensar a queda de 8% na saída e entrada de soja, que totalizou 31,5 milhões de toneladas. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Colisão na Ponte Rio-Niterói foi ‘tragédia anunciada’, aponta especialista; há 58 embarcações abandonadas
Mapeamento da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica da UFF aponta que o trecho entre Niterói e Paquetá da Baía de Guanabara tem ao menos 58 embarcações abandonadas, que se deterioram com a ação do tempo. Na noite da última segunda-feira, o navio São Luiz, que estava há seis anos atracado no entorno da Ponte Rio-Niterói se colidiu com a estrutura, causando transtornos com a interdição da via em plena hora do rush. O movimento Baía Livre, que atua desde a década de 1980, alega que o incidente podia ser previsto e que boa parte das embarcações está afundada há 30 anos, com metal pesado e óleo, com impacto ambiental e sobre a pesca e o turismo. Íntegra para associados.
Valor On-line: Riogaleão assina aditivo contratual, e devolução de concessão prossegue
O Riogaleão assinou na segunda-feira (14), com ressalvas, o segundo termo aditivo contratual para a relicitação do Aeroporto do Galeão. Segundo a empresa, a decisão foi tomada “única e exclusivamente” por força do prazo até hoje para a assinatura do termo estabelecido pelo Decreto 11.171/2022. As ressalvas foram encaminhadas ao Conselho do PPI, MinFRA, Secretaria Especial do PPPI, Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e Infraero. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
G1 Santos, A Tribuna de Santos, Santa Portal e Guia Marítimo: Navio mercante ‘gigante’ retornará ao Porto de Santos e vai interromper a travessia de balsas
O Porto de Santos recebe hoje o APL Yangshan, com bandeira de Singapura e 347,09 metros de comprimento e 45,27 metros de largura. A travessia de balsas Santos-Guarujá será paralisada no período da manhã. A operação tem a atracação no Tecon da Santos Brasil e contará com a escolta de embarcações da CPSP, do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste e da Guarda Portuária. O trajeto APL Yangshan compreende diversos portos asiáticos e brasileiros, em uma linha chamada SSO (Sino South America), oferecida pelos armadores PIL (Pacific International Lines), CMA CGM e Cosco. Na sexta-feira (11/11) a embarcação atracou no Porto Itapoá. Foi o maior navio a atracar nesse porto desde maio de 2017. Íntegra para associados: G1 Santos, A Tribuna, Santa Portal e Guia Marítimo.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Anvisa autoriza desembarque de tripulantes de cargueiros
A Resolução 579, da Anvisa, publicada no último dia 3, estabelece a autorização para o desembarque e a licença para descer em terra de tripulantes, brasileiros ou estrangeiros, de procedência internacional que já tenham efetuado o controle migratório, sem necessidade de comprovante de vacinação contra a covid-19 ou de realização de teste para rastreio da doença. Isso também vale para os marítimos que embarcaram em território nacional. Já a entrada no País de tripulantes, brasileiros ou estrangeiros, de procedência internacional, está autorizada desde que seja apresentado, ao responsável pela embarcação, comprovante de esquema vacinal primário completo contra covid-19 ou teste negativo. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: 3º evento Agenda ESG do Grupo Tribuna debate práticas no Porto de Santos
O evento “Agenda ESG”, no próximo dia 23, às 14 horas, no auditório do Grupo Tribuna, em Santos, será aberto ao público a partir de um cadastro em: https://www.sympla.com.br/evento/3-encontro-agenda-esg-grupo-tribuna/1791179?_gl=1*bd4yhd*_ga*MTA2OTgzOTE0Mi4xNjIzMDkyMzcy*_ga_KXH10SQTZF*MTY2ODE5MzM1MC45Ny4xLjE2NjgxOTQyNTUuMC4wLjA . Serão dois painéis: “Desafios ESG na atividade portuária” e “As mudanças climáticas e o porto”, com a participação de executivos, autoridades e especialistas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: Governo ainda tenta licitar Porto de Itajaí; Santos não tem condições para seguir
No caso de Itajaí, a área técnica do TCU se alinhou a um parecer do ME defendendo uma restrição à participação de armadores na concessão, criticada por outro técnico, que indicou que os auditores foram além do permitido pela regra do próprio TCU. Defende que seria mais adequado fazer um controle posterior à concessão, em caso de vitória de empresas ligadas a armadores, para evitar abusos contra usuários de portos. O relator do processo, o ministro Walton Alencar, ainda não se posicionou. Em relação ao porto de Santos, o problema seria o prazo para que os riscos apontados no relatório, especialmente o de se fazer as obras e gerir a concessão do túnel, sejam solucionados por eventuais interessados num prazo de um mês para fazer a licitação ainda neste ano. O mais provável é que o projeto seja levado para decisão do futuro governo. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Rumo investe em Inteligência Artificial para aprimorar projeto de detecção de trilhos quebrados
A Rumo acaba de implementar a segunda fase do projeto Detecção de Trilhos Quebrados, de integração a um sistema de Inteligência Artificial capaz de aumentar de 95% para 98% os níveis de assertividade de identificação de problemas na via. Em sua primeira fase, a iniciativa, inédita no Brasil, consistiu na instalação de um aparelho em diversos pontos da malha ferroviária e, com ou sem trem na via, as condições dos trilhos eram repassadas ao Centro de Monitoramento de Redes. “Em agosto e setembro, com a adição de IA, tivemos uma detecção de 102 casos, com um ganho de 6,25% de precisão”, afirmou a gerência de tecnologia ferroviária da Rumo. Íntegra para associados.
BE News (p. 7): Boas práticas na gestão portuária em debate no Portugal Export
O Portugal Export, primeiro fórum internacional do grupo Brasil Export, que acontecerá amanhã e na sexta-feira (17 e 18), pretende trocar experiências de gestão e consolidar uma agenda de cooperação, aprendizado e crescimento entre Brasil e Portugal. A programação contará ainda com visitas a terminais marítimos nos portos de Sines e de Lisboa. Amanhã, às 12h30, o painel “Boas práticas na gestão de portos/terminais brasileiros e portugueses”, terá apresentação do secretário Mario Povia, moderação de Leopoldo Figueiredo, e exposição de Mayhara Chaves, da CDC e da ABEPH, e do almirante Carlos Autran, da Codeba. Também é esperada a presença de um representante do terminal de contêineres do Porto de Sines. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Líderes do setor marítimo e do hidrogênio verde acordam metas ambiciosas na COP27
Em reunião na COP27, no Egito, organizações líderes na cadeia de valor de transporte marítimo e os maiores produtores de hidrogênio verde assinaram uma Declaração Conjunta sobre Hidrogênio Verde e Transporte Verde. O documento compromete todos os signatários com a rápida adoção de combustíveis verdes à base de hidrogênio nesta década para alcançar a descarbonização total até 2050 do setor de transporte marítimo. A Declaração Conjunta foi conduzida por um time indicado pela ONU, com a missão de conectar trabalho governamental, iniciativas voluntárias e colaborativas tomadas por cidades, regiões, empresas e investidores, e a organização de energia sem fins lucrativos RMI. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022