Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha (Painel S.A) e Portos e Navios: Pressão política fez aumentar diretoria da Antaq
A sabatina dos indicados para a diretoria da Antaq está prevista para hoje na sessão ordinária da Comissão de Infraestrutura (CI). A secretaria-geral da mesa do Senado informa que serão sabatinados Wilson Pereira de Lima Filho, Alber Furtado de Vasconcelos Neto e Caio César Farias Leôncio. Para a sabatina de Vasconcelos a relatoria é do senador Eduardo Braga (MDB-AM). O processo de Leôncio tem relatoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Ainda não consta o relator do processo de sabatina de Lima Filho. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), indicou Caio Farias, filho de PC Farias, ex-tesoureiro da campanha de Fernando Collor. O presidente do Senado indicou o ex-superintendente de outorgas, Alber Vasconcellos. Lima Filho, ex-presidente do Tribunal Marítimo, havia sido indicado pelo presidente Bolsonaro para a vaga decorrente do término do mandato de Adalberto Tokarski, em fevereiro, mas o nome ficou parado no Congresso à espera da reestruturação da agência. Íntegra para associados: Folha e Portos e Navios.
Valor Econômico (artigo da repórter do Valor, Lu Aiko Otta): Uma chance para a América Latina
O desmonte do Superministério da Economia no próximo governo é dado como certo, mas alguns detalhes ainda não decididos poderão influenciar o nível de atratividade do Brasil para investimentos estrangeiros. Um deles é o que será feito do PPI, que hoje administra uma carteira de R$ 901 bilhões e tem perfil parecido com o do antigo PAC, que deverá ser retomado no próximo governo, talvez no Ministério do Planejamento. O time da transição indicou que, no geral, os projetos devem seguir seu curso. Já a desestatização do Porto de Santos merecerá uma avaliação mais cuidadosa. A Secretaria de Política Econômica (SPE/ME) apontou que, no que vem, os contratos de concessão já assinados resultarão em investimentos de R$ 82 bilhões e, até 2025, em R$ 416,3 bilhões. O avanço do capital privado em infraestrutura também deverá ganhar força na gestão de Ilan Goldfajn à frente do BID. Além disso, como os países ricos não querem mais depender de componentes produzidos do outro lado do mundo, está criada uma oportunidade de desenvolvimento para a América Latina e o Caribe que exige infraestrutura eficiente para atender tal demanda. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Tarcísio escolhe bolsonaristas para áreas sociais e nomes de confiança para infraestrutura
Ontem o coordenador da transição de governo em São Paulo, Guilherme Afif Domingos anunciou 105 nomes que vão compor a equipe responsável por preparar o terreno para a gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos). O governador eleito abrigou bolsonaristas e evangélicos em áreas sociais, e, na infraestrutura, escolheu nomes de sua confiança e que passaram pelo Dnit. Coordenam o grupo o ex-diretor da EPL, Arthur de Lima, a assessora Lais Vita, a engenheira Priscilla Perdicaris e o economista Nelson Costa. Os eixos temáticos estão divididos em agricultura e abastecimento; desenvolvimento social, mulheres e direitos da pessoa com deficiência; educação, cultura e esportes; gestão, desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia e finanças; meio ambiente, habitação e infraestrutura; saúde; segurança pública e administração penitenciária; e turismo. Íntegra para associados.
Ministério da Infraestrutura: Na Espanha, ministro da Infraestrutura faz visita técnica a portos com grande movimentação de cargas
Uma comitiva do Minfra confere de perto nesta semana a movimentação logística e as boas práticas adotadas pelos espanhóis no setor portuário. Na segunda-feira (21), o ministro Marcelo Sampaio visitou o porto de Valência, considerado o maior terminal portuário do Mediterrâneo e o quarto da Europa em volume de mercadorias. Valência movimenta 5,5 milhões de contêineres por ano. Até sexta-feira (25), a comitiva passará pelos portos de Barcelona, grande hub europeu e considerado o nono maior porto do continente; e de Zaragoza, conhecido como um centro intermodal de transportes. Íntegra para associados.
Estadão On-line e Valor Econômico: Economia global deve desacelerar em 2023 e se recuperar levemente em 2024, diz OCDE
O relatório da OCDE divulgado ontem estima que a economia global deverá crescer 3,1% este ano, abaixo dos resultados esperados antes da guerra na Ucrânia, desacelerar para 2,2% em 2023 e se recuperar moderadamente para um ritmo ainda abaixo da média de 2,7% em 2024. “A economia global está enfrentando sérios ventos contrários. Estamos lidando com uma grande crise de energia e os riscos continuam apontando para o lado negativo com crescimento global mais baixo, inflação alta, confiança fraca e altos níveis de incerteza, tornando muito desafiadora a navegação bem-sucedida da economia para sair desta crise e voltar para uma recuperação sustentável”, concluiu o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann. A OCDE também projeta que o crescimento da economia brasileira desacelerará de 2,8% neste ano para 1,2% no ano que vem e recomenda ao presidente eleito que acabe logo incertezas sobre a evolução dos gastos públicos. Íntegra para associados: Estadão e Valor.
Imprensa regional:
Rio Grande Tem e Portos e Navios: Estiagem contribui para queda das movimentações dos Portos do Rio Grande do Sul
A estiagem no Rio Grande do Sul contribuiu para a queda dos números dos portos gaúchos. Na comparação com o ano passado, o movimento de cargas no Porto do Rio Grande diminuiu 19.10%, enquanto Pelotas registrou queda de 11.34% e Porto Alegre uma diminuição de 24.30%.Em Rio Grande, a movimentação de carga geral atingiu 9.009.778 toneladas, enquanto granéis sólidos movimentaram 18.494.154 toneladas e os granéis líquidos somaram 3.678.986 toneladas. A movimentação de contêineres também registrou queda em relação aos anos anteriores. Em 2022 foram movimentadas 434.304 unidades, enquanto nos anos de 2020 e 2021 foram 556.356 e 549.297, respectivamente. O Porto de Pelotas atingiu até o momento 1.057.796 toneladas, queda 11.34% em relação ao mesmo período do ano passado. No Porto de Porto Alegre, o total acumulado de 2022 é de 687.428 toneladas, 24.30% abaixo do movimento no mesmo período do ano passado. Íntegra para associados: Rio Grande Tem e Portos e Navios.
A Tribuna de Santos – p. a-8 (artigo do executivo e apresentador do Porto 360°, Maxwell Rodrigues): Nada mais permanente na vida do que uma gambiarra
O Porto [de Santos] demonstra mais uma vez que ele não para e que está sempre pronto aos desafios impostos pelas operações e para atender a logística mundial que muda e cresce a cada ano. Por outro lado, se o Porto não para, a travessia de balsas para. Após três atracações de gigantes, as pessoas começam a ser afetadas pelas paralisações das balsas em seu cotidiano. Um problema crônico, de décadas, e que dessa vez afeta novamente a rotina das pessoas e do maior porto do Hemisfério Sul. A cada atracação a travessia entre Santos e Guarujá fica paralisada em torno de duas horas. O Porto de Santos, com total responsabilidade, já anunciava a chegada desses gigantes em nossa região, uma necessidade dos negócios e do mundo atual. Contudo, promessas e discussões continuaram no âmbito das especulações quanto à construção de um túnel entre as duas margens. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Santos reunirá as principais autoridades portuárias do mundo em evento
O Blue Med Convention Center vai receber a 30ª edição do AAPA Latino, nos dias 28 a 30 de novembro. Participarão autoridades e representantes de portos de mais de 35 países. O encontro realizado anualmente discutirá projetos e o futuro da indústria portuária. Contará com uma exclusiva mostra comercial, uma visita técnica ao Porto de Santos, além de um programa social e de network para promover os melhores negócios do segmento. A última edição foi em 2021, em Cartagena das Índias. O Blue Med Convention Center terá um pavilhão de feiras e exposições de 8,5 mil m2, com capacidade para 4 mil visitantes, e no segundo piso, um salão de eventos de 3,5 mil m2 para até 3,2 mil pessoas. Programação e inscrições em: https://aapalatinoamerica.com/es/. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos: Agendamento de caminhões no Porto de Santos ganha flexibilidade
Ontem a SPA publicou a Portaria 124/2022 flexibilizando o agendamento da chegada de contêineres por via rodoviária ao Porto de Santos. Segundo a companhia, o novo prazo de duas horas para cancelamento de chegada de contêineres permite que o terminal tenha a opção de disponibilizar o horário vago para outros transportadores, otimizando, em última análise, o fluxo logístico no porto. A portaria também permite que dados referentes ao veículo e ao motorista poderão ser alterados, sem prejuízo do recebimento da carga pelo terminal. Íntegra para associados.
Agência Porto: Aplicativo PSP ajudará a aperfeiçoar registro de informações portuárias
Dando continuidade às melhorias do sistema Porto sem Papel, foi lançado o Aplicativo PSP, que visa facilitar e tornar mais preciso o registro das etapas de atracação e desatracação das embarcações por meio de aparelho celular. A perspectiva é que o aplicativo evolua e amplie suas funcionalidades, possibilitando o acesso a outros módulos do sistema PSP 2.0, minimizando o tempo de operação e melhorando a qualidade da informação. Nesta primeira etapa, está disponível apenas para Android. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Terminal graneleiro em SC será primeiro projeto portuário a pleitear recursos do FMM
Hoje, a 51ª reunião ordinária do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante deverá analisar a concessão de prioridade para o projeto de um terminal portuário para movimentação de granéis em São Francisco do Sul com investimentos de R$ 1,9 bilhão. Caso seja aprovado, o valor corresponderá a 30% do orçamento do FMM para o ano que vem. Íntegra para associados.
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