Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Equipe de transição pede, e privatizações de Santos e aeroportos são pausadas
Os integrantes da equipe de transição solicitaram que os processos de desestatização do Porto de Santos e a oferta casada dos aeroportos Galeão e Santos Dumont sejam paralisados até a posse da equipe do presidente eleito Lula. O ministro Bruno Dantas pretendia pautar o processo para julgamento nesta semana. Maurício Muniz, integrante da equipe de transição e ex-secretário nacional de Porto, disse ontem que o apelo foi feito diretamente a Dantas. “O Porto de Santos é o que está mais adiantado no TCU. É o maior porto do Brasil e da América Latina e a gente tem uma atenção muito especial”, justificou Muniz. “Itajaí (SC) e São Sebastião (SP) estão seguindo este modelo de privatização [do Porto de Santos], mas tem também o de Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS) que é outro modelo completamente diferente, só com a concessão da dragagem. Neste caso, não mexe com a autoridade portuária, só [a profundidade do] canal de acesso.” Íntegra para associados.
Estadão On-line e Portos e Navios: Senado aprova nomes para agências reguladoras em meio a atritos e disputa política
As indicações foram aprovadas ontem pela Comissão de Infraestrutura do Senado e depois chanceladas pelo plenário da Casa. Para a Antaq, um dos escolhidos foi o advogado Caio César Farias Leôncio, que atuou no Senado como membro da Comissão de Juristas responsável pela elaboração de anteprojetos para modernização de processos administrativos e tributários. Ele afirmou ter trabalhado com pedidos de recomposição de equilíbrio econômico-financeiro de contratos de arrendamento. Alber Furtado de Vasconcelos Neto, servidor da carreira de Analista de Infraestrutura, atuou na agência como gerente de Portos Organizados e Superintendente de Outorgas. Sua indicação conta com o endosso de senadores do MDB. O vice-almirante Wilson Pereira de Lima Filho é juiz-presidente do Tribunal Marítimo da Marinha. Insatisfeito por não ter apadrinhado uma das indicações à ANTT, o senador Wellington Fagundes decidiu expor a costura de nomeações para a agência entre o governo Bolsonaro e a cúpula do Senado. A reunião chegou a ser suspensa. Ao final, Fagundes cedeu e a votação prosseguiu. Íntegra para associados: Estadão e Portos e Navios.
Portal Veja (Blog Radar): O receio de Raquel Lyra com ‘herança’ de Eduardo Campos no Porto de Suape
A obra, licitada pela Van Oord, precisa de 145 milhões de reais para ser concluída. Somado ao seguro da empresa europeia, o passivo quase chegou a 800 milhões de reais. Em acordo extrajudicial, o governo pernambucano diminuiu a dívida para 340 milhões de reais e aumentou o orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em 380 milhões de reais para a Suape dar sequência ao projeto com recursos próprios. O impasse, porém, ainda tem mais um obstáculo. A Justiça acatou ação do Ministério Público Federal sobre medidas compensatórias às comunidades que vivem da pesca no local da dragagem. O MPF também pediu previsão sobre os impactos negativos à atividade pesqueira na região. A renovação das licenças ambientais foi condicionada a essas medidas. A equipe de transição de Raquel Lyra teme que o impasse caia no colo da próxima gestão e alega que “ninguém sabe qual será o desfecho da história”. Íntegra para associados.
Ministério da Infraestrutura: Infra S.A. desenvolve metodologia para avaliação de impactos de obras de infraestrutura
A Infra S.A., fruto da incorporação da EPL pela Valec, apresentou ontem o Manual de Priorização de Ações e Avaliação Socioeconômica para Apoio ao Planejamento de Sistemas e Infraestruturas de Transportes. O documento subsidia os três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. O ministro da Infraestrutura substituto, Bruno Eustáquio, destacou que “O manual sinaliza a racionalidade do processo que é levado em consideração para a tomada de decisão na formação de uma carteira de projetos”. Íntegra para associados.
CNN Brasil e Valor Econômico: Clima Econômico da América Latina cresce 11,8 pontos no 4º trimestre, diz FGV
O ICE da América Latina subiu 11,8 pontos na passagem do terceiro para o quarto trimestre de 2022, para o patamar 66,5 pontos, permanecendo assim na zona desfavorável (abaixo de 100 pontos), segundo o Ibre/FGV. O desempenho do Clima Econômico no Brasil foi o destaque, com um avanço de 30 pontos na passagem do terceiro para o quarto trimestre, para o patamar de 84,5 pontos. O Indicador de Situação Atual do País subiu 49,4 pontos, para 92,3 pontos, enquanto o Indicador de Expectativas teve uma elevação de 10,2 pontos, para 76,9 pontos. A despeito da melhora, todos os indicadores permanecem na zona desfavorável. Íntegra para associados: CNN e Valor.
Imprensa regional:
Diário do Litoral: Porto de Santos vive incerteza e bons números
O Porto de Santos vive o impasse sobre a possibilidade de que o processo de privatização venha a ser interrompido pelo governo do presidente eleito Lula. O ex-governador Márcio França, da equipe de transição, avalia que vários processos de privatização estão ‘apressados’ e que paralisá-los seria o mais indicado. Enquanto isso, o Porto de Santos vem registrando bons números. Segundo a SPA, o porto encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 136 milhões, impulsionado pelo aumento da receita, reflexo da forte movimentação de cargas, que registrou o melhor desempenho da história do Porto para um trimestre, alcançando 42,8 milhões de toneladas, alta de 17,2%. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-3): Região terá 1ª usina de hidrogênio verde de SP
As instalações da Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae) deverão acolher a primeira usina de hidrogênio verde do Estado para fornecer hidrogênio e amônia a empresas siderúrgicas, petroquímicas, de fertilizantes e do Porto de Santos, em um processo de descarbonização que deve levar até cinco anos. O anúncio foi feito pelo economista Roberto Gianetti da Fonseca, no encontro Agenda ESG, ontem, no auditório do Grupo Tribuna. Os debates abordaram a relação das boas práticas de ESG com o Porto de Santos. Os executivos defenderam a união de esforços entre as empresas do setor para ampliar as ações dessa agenda desenvolvidas em cada uma. Íntegra para associados.
Portal Diarinho: CTIL Logística vence o arrendamento dos berços públicos do porto de Itajaí
A CTIL Logística venceu a licitação do arrendamento transitório da chamada área B do Porto de Itajaí, que envolve os berços 3 e 4 do cais público. O resultado foi homologado na terça-feira (22) pela Superintendência do Porto. A licitação tinha sido interrompida na fase final, depois que a justiça atendeu pedido de impugnação da SC Portos, que defendia a anulação do edital. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News: Comitiva visita maior plataforma logística da Europa
Ontem, a comitiva de autoridades e lideranças empresariais [dentre elas, o presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, e seu diretor-executivo, Angelino Caputo] em visita organizada pelo Brasil Export aos portos espanhóis conferiu o funcionamento e os planos de desenvolvimento e expansão da maior plataforma logística da Europa, a de Zaragoza, também conhecida pela sigla Plaza. Com 13,11 km2 de extensão, é administrada por uma empresa do governo da comunidade autônoma de Aragão. A agenda termina hoje, com a visita técnica ao Porto de Barcelona. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Complexo portuário do Itajaí registra crescimento de 3% na movimentação de contêineres em outubro
O Porto de Itajaí movimentou em outubro 1.572.369 toneladas, um crescimento de 3% ante o mesmo período do ano passado. A movimentação anual totalizou 14.663.184 toneladas de janeiro a outubro. No terminal Portonave (Navegantes) foram movimentados 108.537 TEU e 1.142.491 toneladas. Na APMT e Cais Público foram movimentados 39.992 TEU e 419.416 toneladas. As movimentações no terminal da Braskarne somaram 10.462 toneladas. A Superintendência do Porto de Itajaí recebeu autorização da Capitania dos Portos para a realização de 50 manobras experimentais de entradas e saídas com navios de até 51 metros de boca, 335 metros de comprimento e 11,2 metros de calado. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Exportação de milho já supera novembro/21 e encaminha Brasil para recorde anual de embarques
Nos 12 primeiros dias úteis de novembro, o Brasil já exportou 3.490.758,8 toneladas de milho, de acordo com a SECEX/ME. O volume representa 45,9% a mais do que o total exportado durante todo o mês de novembro de 2021. A média diária de embarques ficou em 290.896,6 toneladas, o que na comparação ao mesmo período do ano passado representa elevação de 131%. Na última quarta-feira (16), a Anec havia elevado a estimativa de exportação de milho em novembro das 6 milhões de toneladas previstas no início do mês para as atuais 6,64 milhões de toneladas. Em caso de confirmação, este será o quarto mês seguido com embarques acima das 6 milhões de toneladas de milho. Se dezembro mantiver esse ritmo, o Brasil poderá superar o recorde de 2019. Íntegra para associados.
Portal BE News: Portugal e Holanda querem mais cooperação entre portos sobre questões energéticas
O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, e o vice-primeiro-ministro da Holanda, Wopke Hoekstra, se encontraram em Lisboa na terça-feira (22), em uma conferência realizada entre os portos de Sines e Roterdã, que discutiu a necessidade de mais interação entre os complexos para enfrentar os novos desafios energéticos e agilizar a transição para o uso de energias mais limpas. O Porto de Sines estuda um novo espaço para movimentação de Gás Natural Liquefeito, hidrogênio e amônia verdes. A ideia é transformar um píer multiuso num terminal apropriado para movimentação desses tipos de produtos. Se o projeto sair do papel até 2023, as operações poderão ser iniciadas já no ano seguinte. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022