Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha On-line (Painel S.A): PT chama Antaq para explicar hidrovia
Um requerimento do senador Paulo Rocha (PT-PA) dirigido à Antaq quer avaliar os riscos do projeto da hidrovia Araguaia-Tocantins, que o Minfra pretende conceder para a iniciativa privada. O requerimento estava parado desde 2019, mas foi reativado com a eleição de Lula, segundo técnicos da agência. A obra prevê a explosão de rochas que se espalham por um trecho de quase 40 km de extensão. Foi autorizada pelo Ibama em outubro e deverá liberar a navegação até Vila do Conde e implementar a hidrovia Araguaia-Tocantins. Com o projeto, a Antaq pretende consolidar a navegação interior para dar vazão aos produtos do agronegócio e da mineração. As outras hidrovias que também terão mais atenção nos próximos anos são as do rio Madeira, Barra Norte, Tietê-Paraná e a do Atlântico Sul. Íntegra para associados.
CNN Brasil: PF combate o furto de contêineres com mercadoria ilegal no Ceará
A PF deflagrou na sexta-feira (25) a operação Fuzanglong para combater o furto de mercadorias em contêineres no Porto do Mucuripe, cujo valor está acima de R$ 11 milhões. Cumpre 11 mandados de busca e apreensão nas casas dos investigados em Fortaleza, expedidos pela Justiça Federal. 70 policiais e 4 auditores da Receita participam da ação. Íntegra para associados.
Folha On-line: Natalia Resende, que atuou com Tarcísio na gestão Bolsonaro, será supersecretária em SP
O governador eleito Tarcísio de Freitas anunciou na sexta-feira (25) Natalia Resende como titular de uma supersecretaria que reunirá Logística e Transportes com Infraestrutura e Meio Ambiente em São Paulo. Resende é procuradora federal da AGU e foi consultora jurídica no Minfra. A pasta será responsável por obras e privatizações importantes nas áreas rodoviárias, de portos e também de saneamento. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Economistas esperam alta de 0,6% no PIB do 3º tri
A taxa de crescimento do PIB brasileiro no terceiro trimestre deste ano deve ser metade da observada nos três meses anteriores, por causa das turbulências externas e da política monetária local bastante restritiva. A mediana de 75 projeções de instituições financeiras e consultorias colhidas até a última sexta-feira aponta para alta de 0,6% do PIB no terceiro trimestre, ante o segundo, quando subiu 1,2%. O dado oficial do IBGE será divulgado na quinta-feira (1º). Na comparação interanual, pode haver até ligeira aceleração do PIB, de 3,2% no segundo trimestre para 3,6% no terceiro, de acordo com a mediana de 71 instituições. Íntegra para associados.
Estadão: Risco de falta de peças faz indústrias buscarem fornecedores locais; movimento já beneficia o Brasil
A disparada da inflação global, a interrupção no fluxo de mercadorias e o aumento do preço do frete marítimo estão levando a indústria a investir na verticalização da produção ou a prospectar mercados de mais baixo risco para novos investimentos. Esse movimento deixa de lado o modelo tradicional de globalização e aposta na regionalização. Desde 2020, o que se vê na indústria de bens duráveis, como eletroeletrônicos, eletroportáteis, informática, autopeças e motocicletas, é o avanço de novos projetos para produzir localmente parte dos itens que antes eram importados, sobretudo da China. Esse movimento já aparece na Zona Franca de Manaus (ZFM), que é a porta de entrada de empresas estrangeiras por oferecer benefícios fiscais. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (coluna de Proa a Popa – artigo do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo): Campanha valoriza a imagem do setor portuário
Os portos brasileiros são gigantes. Mas são tímidos na comunicação com a sociedade. Não basta serem eficientes, tecnológicos, seguros e sustentáveis. Têm que ser reconhecidos como tal. Convidamos você, leitor, a acompanhar, curtir, repercutir e compartilhar, nas redes sociais, a campanha “O BRASIL PASSA PELOS PORTOS”. A ideia é valorizar a imagem dos setores portuário e retroportuário, mostrando a importância dos portos para o agronegócio, a indústria, o comércio internacional, o turismo e o transporte de alimentos e outros produtos à população. Convidamos você a acompanhar, curtir, repercutir e compartilhar esses materiais que estão sendo postados, todas as segundas-feiras, em nossas redes sociais. A gente está apostando que esse momento é super oportuno para uma campanha de reforço à boa imagem do setor, especialmente porque o País está avançando na retomada da atividade econômica pós-pandemia, e virão por aí novas políticas setoriais. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Antaq abre consulta pública sobre cobrança de taxa em terminais portuários
A Antaq abre na próxima segunda-feira (28) consulta pública para discutir a inserção, na norma que rege a cobrança da THC-2, de um item que trata da recusa na autorização da cobrança de sobre-estadia pelo transportador marítimo, nas situações em que ele for o causador do serviço. A consulta vai até o dia 11 de janeiro de 2022. As minutas jurídicas e os documentos técnicos estarão disponíveis no link Participação Social. Por meio do e-mail anexo_audiencia102022@antaq.gov.br, o contribuinte poderá anexar imagens digitais, como mapas, plantas e fotos. Íntegra para associados.
NSC Total: Terminal do Porto de São Francisco do Sul pode ser leiloado em 2023
O terminal graneleiro do Porto de São Francisco do Sul poderá ser leiloado em 2023, segundo projeção é da Antaq, depois de receber do terminal o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) e as minutas para o edital e para o contrato de licitação. O plano é fazer o arrendamento dos dois grandes armazéns responsáveis pelos carregamentos de navios graneleiros por esteiras. Será o primeiro porto público do país a realizar todo o processo de maneira autônoma. Íntegra para associados.
NSC Total (coluna Dagmara Spautz): Porto de SC será parada exclusiva de linha de navios para Europa
O serviço Bossa Nova, da Maersk Line/Hamburg Süd, passará a ter escala única no Porto Itapoá, a partir de 8 de dezembro. Atende também a CMA CGM com o nome Sirius, e é uma das mais importantes linhas de conexão da América do Sul com o Mar Mediterrâneo, com ligações com Oriente Médio e Norte da Europa. O terminal teve um crescimento de 12,13% em comparação ao ano passado, levando em conta a movimentação em TEU entre janeiro e julho. Foi o porto que mais cresceu no Brasil em 2022, com destaque às cargas refrigeradas. Íntegra para associados.
Santa Portal e Comex do Brasil: Porto de Santos tem quebra de recordes de movimentação de cargas em outubro
O Porto de Santos obteve em outubro o melhor resultado para o mês (14,4 milhões de toneladas movimentadas) e para o acumulado de ano (138,2 milhões de toneladas, crescimento de 11,7% em relação ao período de janeiro a outubro do ano passado). Com isso, deverá ultrapassar a melhor marca anual da história – 147 milhões de toneladas em 2021 – um mês antes do fim de 2022. Outubro superou em 34,5% o mesmo mês do ano passado em razão sobretudo dos embarques, que avançaram 48,1%, totalizando 10,5 milhões de toneladas. Já os desembarques cresceram 8,1% no mês, alcançando 3,9 milhões de toneladas. Íntegra para associados: Santa Portal e Comex do Brasil.
Imprensa setorial:
BE News (p. 3): TCU publica painel digital de obras públicas federais paralisadas
O TCU publicou o Painel de Obras Paralisadas para consolidar os dados de contratos relacionados a obras públicas custeadas com recursos federais. O espaço conta com levantamento feito nos bancos de dados oficiais do País e identifica que dos quase 38 mil contratos públicos assinados, 14 mil estavam paralisados. Os investimentos previstos totalizavam R$ 725 bilhões. Desse total, R$ 144 bilhões referiam-se a obras paralisadas, nas quais já haviam sido aplicados R$ 10 bilhões. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos e A Tribuna de Santos (p. b-5): 30º Congresso Latino-Americano de Portos (AAPA Latino) inicia nesta segunda em Santos (SP)
A agenda da AAPA Latino inclui debates e apresentações sobre o futuro da atividade portuária no continente, além de visitas técnicas ao Porto de Santos, anfitrião dessa edição. O evento ocorrerá no Centro de Convenções de Santos, na Ponta da Praia, e deve contar com empresários de mais de 30 países e mais de 700 stakeholders. Está prevista a entrega, pela segunda vez, do Prêmio de Excelência na Indústria Portuária, oferecido em conjunto pela AAPA Latino e o Comitê Interamericano de Portos (CIP/OEA). A feira comercial contará com 110 marcas, serviços, consultoria, equipamentos, tecnologia e produtos, em quatro pavilhões com presença portuária dos Estados Unidos, Holanda, Brasil e Argentina, e um Tech Show, com inovações de ponta para a indústria, simuladores e experiências de realidade virtual. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e A Tribuna de Santos.
BE News (p. 4): Porto de Itaguaí realiza primeira transferência de gás entre navios
O Porto de Itaguaí realizou, entre os dias 25 e 26 de outubro, a primeira transferência de GNL entre dois navios atracados a contrabordo. Durante a operação, foi feito o reabastecimento da Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), da Karmol LNGT ASIA, afretada pela Karpowership Brasil (KPS), ancorada na Baía de Sepetiba. Segundo a CDRJ, “o GNL é conduzido por um transportador de gás, comumente chamado de LNGC, e bombeado para os tanques de armazenamento do FSRU. Para que esse bombeamento ocorra, o LNGC deve estar atracado ao lado do FSRU. Para a manobra de atracação do navio, foram envolvidas cinco embarcações menores”. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Codeba e Porto de Aveiros firmam acordo bilateral de cooperação em desenvolvimento tecnológico e comercial
A Codeba e o Porto de Aveiro assinaram na sexta-feira (25), em Portugal, um protocolo de cooperação para orientar ação conjunta em intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais nos próximos cinco anos. Íntegra para associados.
Agência Porto: Mais de 11% da dragagem já foi realizada no Porto de Cabedelo
Iniciada em 15 de outubro, a dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução está sendo executada com três embarcações: Draga Kenford, Draga Omvac Diez e o Rebocador Topa Tudo Angra e supera a marca dos 11% de execução. O canal passará a ter 11 metros de profundidade e a bacia de evolução ficará com 300 metros de largura, permitindo a atracação de navios de até 55 mil toneladas. Íntegra para associados.
Agência iNFRA (artigo dos consultores de Infraestrutura, Matheus Junges e Victor Hugo Figueiredo, e da coordenadora de Infraestrutura da BMJ Consultores Associados, Tatiane Wildt): iNFRADebate: O setor de infraestrutura no novo Congresso
Em relação aos nomes atualmente ligados à CVT (Comissão de Viação e Transportes) da Câmara dos Deputados, à CI (Comissão de Infraestrutura) do Senado Federal e à Frenlogi (Frente Parlamentar Mista de Logística de Transportes e Armazenagem), o índice de renovação ficou acima de 50%. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2022