Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

04/01/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line, Folha e Valor On-line: Renan Filho assume Transportes com promessa de ampliar participação de iniciativa privada no setor

Ontem, em seu discurso numa das cerimônias de posse mais disputadas por empresários e políticos, o novo ministro Renan Filho disse que o Ministério dos Transportes terá que fazer no curto prazo um esforço tremendo de recuperação da malha rodoviária e retomar todas as obras paradas por falta de recursos. “Será necessário se debruçar sobre os contratos dos 15 mil km de rodovias concedidas e ampliar a participação do setor privado para agilizar essa tarefa”. Afirmou também a criação de uma nova secretaria para tratar exclusivamente de ferrovias e prometeu entregar em duas semanas um plano de ações para os primeiros 100 dias de governo. Na transmissão do cargo, o ex-ministro Marcelo Sampaio destacou que Renan Filho é “um gestor nato” e o ministério “vai estar em boas mãos”. Íntegra para associados: Estadão, Folha e Valor.

Estadão On-line: Renan Filho convida ex-ministro bolsonarista a integrar governo Lula

No discurso de posse, o ministro Renan Filho lembrou que o ex-ministro Marcelo Sampaio “é a representação do bom servidor”, que “passou no concurso público 15 anos atrás e chegou ao ápice da carreira como ministro da Infraestrutura do País, e deixa o cargo de maneira digna”. Ato contínuo, convidou Sampaio, publicamente, para vir a integrar seu governo. O evento contou com a presença de autoridades como o ex-presidente José Sarney, o senador Renan Calheiros e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Também compareceram o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso, Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, Bruno Dantas, presidente do TCU, além de governadores, parlamentares e representantes de construtoras e empresas de transporte. O interesse na pasta retorna com o reforço orçamentário do Dnit. Íntegra para associados.

Valor On-line: Alckmin se reúne com presidente da CNI e recebe pauta prioritária da indústria

O vice-presidente e futuro ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, recebeu ontem (3) da CNI um conjunto de propostas do setor para acelerar o crescimento econômico e uma lista com 18 projetos prioritários em tramitação no Congresso, dentre eles, a reforma tributária (PEC 110/2019), a modernização do setor elétrico (PL 414/2021), a regulamentação do mercado de carbono (PL 2148/2015) e o marco legal do licenciamento ambiental (PL 2159/2021). Íntegra para associados.

Isto É Dinheiro (Reuters): Santander Brasil vê implicações negativas para Rumo em sinais do novo governo para infraestrutura

Analistas do Santander Brasil avaliam que as primeiras mensagens do ministro Renan Filho sobre o plano do governo Lula de dar continuidade ao projeto da Ferrogrão e a criação de um novo marco legal para estimular projetos ferroviários poderá ter implicações negativas para a Rumo. O projeto, que concorreria com o corredor Norte da Rumo, poderá ganhar força e a possibilidade de ter ferrovias por meio de PPPs poderá representar algum risco de concorrência para a companhia no longo prazo. No setor de rodovias, a equipe Santander Brasil vê um efeito neutro para CCR e Ecorodovias, sendo que eventuais linhas de financiamento subsidiadas seriam positivas para os ativos atuais das concessionárias. Para a Hidrovias do Brasil as implicações poderão ser positivas, com a probabilidade um pouco maior de o projeto Ferrogrão ser leiloado. Íntegra para associados.

O Globo On-line: Governo recorrerá a governadores e prefeitos para mapear obras paradas em todo país

Ao tomar posse na segunda-feira (2), o ministro da Casa Civil, Rui Costa pediu a técnicos da pasta que desenvolvam uma plataforma de tecnologia para que prefeitos e governadores cadastrem todas as obras bancadas com recursos federais que estão paradas em suas regiões. A prioridade será para as que estão mais avançadas, que dependam de menos recursos para terminar e tenham maior impacto social e econômico. Nessa lista há creches, escolhas, hospitais e postos de saúde. O objetivo é disponibilizar a ferramenta até o fim deste mês e dar cerca de duas semanas para os gestores locais preencherem as planilhas. De acordo com auxiliares de Costa, atualmente não há padronização para classificar as obras paradas, por exemplo, por readequação de contrato, questões ambientais ou imbróglios por desapropriação. É esse tipo de filtro que o novo governo quer estabelecer com a ajuda das informações que serão repassadas por estados e municípios. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. b-7): Embarque de sacas de café tem alta de 4% no Porto de Santos

Dados do Cecafé apontam que, entre janeiro e novembro de 2022, o Porto de Santos embarcou 29 milhões de sacas de café, alta de 4% em relação ao mesmo período de 2021. O Brasil exportou 36 milhões de sacas, com queda anual de 1,8%. Além de Santos, outros 22 portos escoaram o café brasileiro. Os complexos do Rio de Janeiro foram responsáveis pelos embarques de 5,3 milhões de sacas, 14,9% do total. Paranaguá (PR) e Vitória (ES) seguem na sequência e respondem pelos embarques de 327.932 sacas e 231.446 sacas, respectivamente. Em todo o País, houve uma discreta queda na utilização de contêineres para as exportações do produto: de 103.005 TEU em 2021 para 99.016 TEU em 2022. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos – p. b-7 (artigo do colunista Maxwell Rodrigues): Bem-vindos 2023 e Márcio França!

O ministro Márcio França apontou em seu discurso de posse a necessidade do aumento de capacidade no Porto de Santos para a movimentação de contêineres. Trata-se de um gol de placa, porque movimentará cargas de maior valor agregado, que fomentam a indústria nacional e possibilitam a geração de empregos. Sobre a definição da ligação seca entre as margens do Porto, o momento é favorável a uma atuação conjunta de Tarcísio e França, ambos conhecedores da nossa região. Já a privatização da SPA não ocorrerá e a questão da dragagem preocupa. O novo ministro ainda reforça a possibilidade de uma gestão tripartite da Autoridade Portuária, com Federação, Estado e Município, incluindo talvez a iniciativa privada em serviços como a dragagem. Íntegra para associados.

Tribuna do Norte: Movimentação no Porto de Natal cresce 6,63% em 2022, aponta Codern

O Porto de Natal fechou 2022 com um crescimento de 6,63% nas movimentações, somando 658.434 toneladas, com predominância de frutas frescas, trigo e açúcar. O Terminal Salineiro de Areia Branca também fechou o ano com saldo positivo. O embarque de sal superou a casa dos 2,1 milhões de toneladas, 10% a mais do que o contabilizado em 2021. Apesar do anúncio da saída do Porto de Natal da rota da CMA CGM, o martelo ainda não foi batido e há esperanças de que haja uma reviravolta no caso. Íntegra para associados.

Jornal do Commercio: Secretário de Raquel vai acumular Porto de Suape

A governadora Raquel Lyra (PSDB) designou o novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, para acumular provisoriamente a presidência do Porto de Suape. Mas a nomeação pode virar definitiva, como já ocorreu em outras gestões da estatal. Cavalcanti foi um dos fundadores do Porto Digital e CEO da Cesar Par, responsável por investimentos em companhias de TI. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Transportes terá plano de 100 dias com retomada de obras e ampliação de parcerias privadas, diz Renan Filho

Criada a partir do desmembramento do Ministério da Infraestrutura, a pasta dos Transportes terá três secretarias nacionais: Transporte Rodoviário; Transporte Ferroviário; e de Trânsito. Ficam vinculados como autarquias o DNIT e a ANTT. O MT também comanda a Comissão Nacional das Autoridades de Transportes Terrestres (Conatt) e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entre as competências do ministério estão a política nacional de transportes ferroviário e rodoviário; a política nacional de trânsito; participação no planejamento estratégico, no estabelecimento de diretrizes para sua implementação e na definição das prioridades dos programas de investimentos em transportes ferroviário e rodoviário, em articulação com o Ministério de Portos e Aeroportos. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Mesmo com prorrogação, Reporto é ineficiente para companhias

Segundo a ATP, a prorrogação do Reporto aprovada pelo Congresso até o final de 2023 não surtiu nenhum efeito e muitas empresas deixaram de adquirir equipamentos com medo de o produto não chegar a tempo de obterem a isenção. A Receita Federal alegou que o orçamento de 2022 não previu as renúncias fiscais inviabilizando o regime. Para 2023, se as companhias não tiverem os equipamentos até o fim do ano, perderão direito às isenções fiscais e precisarão pagar a tributação plena. “Estamos pedindo cinco anos para que tenha tempo para processar, fazer encomenda, construção e transporte até o Brasil e finalmente a sua liberação com isenção”, disse o presidente da ATP, Murillo Barbosa. Íntegra para associados.

Agência Porto: 80% das mercadorias no mundo são transportadas em navios, diz ONU

Segundo a ONU, de 2023 a 2027 o comércio marítimo global deve crescer uma média de 2,1%, menor que a das três últimas décadas, quando o crescimento anual ficou em torno de 3,3%. A agência projeta ainda que os dados sobre 2022 mostrarão uma evolução ainda mais fraca do setor, de cerca de 1,5%. Em 2021, o aumento de trocas marítimas chegou à média histórica e o total de embarques a 11 bilhões de toneladas. No Brasil, a Agência Nacional de Transportes publicou no mês passado que o país já havia movimentado pelos portos mais de 1 bilhão de toneladas. Santos, Itaguaí e Paranaguá foram responsáveis por mais da metade de toda movimentação nacional. Íntegra para associados.

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