Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

10/01/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line, CNN Brasil (Estadão Conteúdo) e Folha (Painel S.A): Para setor de infraestrutura, ataques à democracia geram insegurança a investidores

Em repúdio às invasões e depredações do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do edifício principal do STF, no domingo em Brasília, entidades do setor de infraestrutura cobraram das autoridades uma reação eficaz de apuração dos crimes e a defesa das instituições democráticas. A MoveInfra, que reúne CCR, Ecorodovias, Rumo, Santos Brasil e Ultracargo, apontou a necessidade de se reafirmar “o compromisso inequívoco com os valores do Estado de Direito” para garantir segurança jurídica, essencial à atração de investimentos. A Aliança para a Infraestrutura, formada pela ABTP, ABCR, ABR e ANTF, disse que tais ataques “ofendem instituições e comprometem a estabilidade e o olhar de investidores sobre o país”. Íntegra para associados: Valor, CNN e Folha.

Valor Econômico e BE News (p. 3): Tarcísio diz que foi a reunião com Lula para mostrar que caminha ‘na defesa da democracia’

Ministros e governadores também repudiaram os atos terroristas realizados na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O ministro Márcio França foi um dos primeiros a se manifestar nas redes sociais, ao retransmitir a mensagem do ministro Flávio Dino, considerando “absurda” a “tentava de impor a vontade pela força”, e, ontem cedo, destacou: “Nunca um slogan de Governo foi tão forte e necessário: União e Reconstrução”. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ressaltou que “Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admiremos isso em SP”. Na reunião ontem dos governadores com o presidente Lula, em Brasília, Tarcísio acrescentou: “Estamos aqui presentes, mostrando a nossa solidariedade aos Poderes, o Judiciário, Legislativo, Executivo. (…) Vamos construir um país melhor dentro do diálogo, fazendo gestos, contribuindo também para a pacificação”. Íntegra para associados: Valor e BE News.

Folha: Haddad mantém cronograma e prevê anúncio de plano fiscal nesta semana

Ontem o ministro Fernando Haddad acionou sua equipe para cobrar empenho na finalização das medidas que envolvem um pacote tributário para elevar receitas e ações de revisão de contratos para reduzir gastos. O Orçamento de 2023 foi aprovado com um rombo de R$ 231,55 bilhões, mas Haddad planeja ações que podem gerar um impacto de até R$ 223 bilhões nas contas públicas. Analistas acreditam que, em meio ao cenário político mais complexo, o ajuste fiscal pode ficar “mais vagaroso e fragmentado” para evitar a perda de popularidade do novo governo; por outro lado, o maior senso de unidade entre os Poderes pode ser positivo no fortalecimento de uma coalizão. As medidas em estudo visam manter a dívida bruta em patamar próximo a 76% do PIB até 2026, abrindo caminho para sua redução nos anos seguintes. Íntegra para associados.

Valor On-line e Folha do Litoral: Milho deve liderar aumento de embarques de granéis sólidos em Paranaguá

A Portos do Paraná estima que as exportações de granéis sólidos vegetais pelo porto de Paranaguá devem chegar a 7 milhões de toneladas no primeiro trimestre, volume 40% maior do que o do mesmo período do ano passado. Os embarques da soja em grão devem somar 3,4 milhões de toneladas contra os 3,3 milhões de toneladas em 2022. A projeção para o milho é de embarques de 1,6 milhão de toneladas, o triplo do volume do mesmo período de 2022. As vendas de farelo de soja devem cair de 1,3 milhão para 1,2 milhão de toneladas na mesma base de comparação; as de açúcar, aumentar de 424,2 mil para 670 mil toneladas; e os embarques do trigo devem subir de 32,8 mil para 46,5 mil toneladas. Íntegra para associados: Valor e Folha.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos – p. a-8 (artigo do consultor, engenheiro e economista, Frederico Bussinger): Porto de Santos: desestatização x gestão tripartite

O ministro Márcio França asseverou que “a Autoridade Portuária vai continuar estatal”. Já o governador Tarcísio informou que “vai a Lula para tentar convencer o Governo Federal a manter o leilão” para a desestatização. Antes mesmo que o nome do ministro de Portos fosse anunciado, o TCU já havia interrompido o processo de desestatização santista. França também indicou sua preferência pelo modelo tripartite. Esse modelo poderia ser caracterizado principalmente pela autonomia (descentralização?) de gestão e, também, pela separação de operações (privadas) e autoridade-administradora (pública); na linha dos ministros do TCU. Como os acessos (principalmente os terrestres) são os principais gargalos do complexo santista; estradas são da órbita estadual e ferrovias de outro ministério; uma abordagem integrada é desafiadora. Íntegra para associados.

G1 Bahia: Porto no sul da BA recebe 13 mil toneladas de amêndoas de cacau da África e produtores denunciam ausência do controle de pragas

O desembarque de 13 mil toneladas de amêndoas de cacau importadas da Costa do Marfim no porto de Ilhéus, no dia 29 de dezembro, preocupa os produtores da região. Eles alegam que não há controle de pragas e doenças na saída das cargas do porto africano e esperam que o Governo Federal revogue a instrução do MAPA, que permite a importação de amêndoas sem a aplicação do Brometo de Metila. Outro carregamento está previsto para chegar ao município em março, com mais 10 mil toneladas vindas da Costa do Marfim. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Exportações totais de carne bovina crescem 42% mas devem perder força

Dados da Abrafrigo compilados da Secex apontam que em 2022 as exportações de 2.344.736 toneladas de carne bovina cresceram 26%, aproveitando a boa maré do mercado chinês, responsável por mais da metade das vendas brasileiras. Em dezembro, as exportações proporcionaram uma receita de US$ 850,3 milhões, 17% de alta em relação aos US$ 726,8 milhões do mesmo mês de 2021. Foram movimentadas 186.084 toneladas contra 151.573 toneladas em dezembro de 2021. A China comprou, sozinha, 99.744 toneladas no último mês do ano. Mas o quadro não deve se repetir em 2023, principalmente em relação aos preços obtidos no ano passado. Nos últimos meses houve uma intensa renegociação dos valores com o mercado chinês, com o produto brasileiro apresentando quedas de mais de 10% nos valores médios, que se mantiveram elevados graças aos patamares das cotações do começo do ano passado. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Renan Filho determina conversas com governo do Paraná sobre concessões rodoviárias

O ministro Renan Filho deu a ordem para realizar oitivas com o governo do Paraná a fim de discutir a necessidade ou não de mudanças no modelo de concessão do Lote de Rodovias do estado. O governo paranaense disse que está aberto ao diálogo, não vê problema em encontrar um ‘meio termo’ e que será produtivo ter uma conversa com o governo federal sobre a possibilidade de postergar obras previstas no contrato ou excluir algumas obras do edital. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Argentina passa a taxar trecho da hidrovia Paraguai-Paraná

Em 1º de janeiro, a agência portuária argentina AGP passou a cobrar US$ 1,47/tonelada dos navios paraguaios que navegam no trecho de 1.180 quilômetros da Confluência-Santa Fé da hidrovia Paraná-Paraguai. A taxa tem como destinação obras de dragagem e sinalização. Segundo a associação de Produção, Indústria e Comércio do Paraguai, a cobrança pode significar um custo adicional de US$ 50 milhões por ano aos armadores. No Brasil, ainda não se tem sabe de manifestação a respeito. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Antaq abre período para preenchimento do formulário do Índice de Desempenho Ambiental (IDA)

A Antaq abriu a janela para que as instalações portuárias atualizem as informações sobre o IDA no período 2022. O acesso aos questionários estará disponível durante todo o mês de janeiro, no sistema IDA. Os portos públicos e TUPs interessados em alterar os responsáveis, titulares e suplentes, pelo preenchimento do questionário devem encaminhar e-mail para a GMS/ANTAQ em: gestao.ambiental@antaq.gov.br, informando nome completo, CPF, telefone, e-mail e nome da instalação para associação no sistema. O painel dinâmico de resultados das avaliações anteriores está disponível no portal da agência. Íntegra para associados.

Brazil Modal: ApexBrasil volta ao Ministério do Desenvolvimento

O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou em seu discurso de posse como ministro do MDIC que trabalhará com a Apex, que volta ao guarda-chuva dessa pasta, para reposicionar a imagem do Brasil no mundo. O senador Jorge Viana vai presidir a agência. Alckmin prometeu dar à promoção comercial um viés mais empresarial em estreita relação com a política de comércio exterior e valorizar setores como as manufaturas, em que a participação brasileira nas vendas globais é de apenas 0,5%. Íntegra para associados.

BE News (p. 7): Canal de Suez é liberado após encalhe de navio

A Autoridade do Canal de Suez informou que quatro rebocadores conseguiram ontem remover o navio MV Glory, de bandeira das Ilhas Marshall, que ficou encalhado, após apresentar falhas técnicas. A situação não chegou a afetar o tráfego na via marítima. O navio saiu da Turquia e seguia para a China carregando milho ucraniano e encalhou quando se juntava a um comboio em AL-Qanara, próximo à cidade de Ismailia, no nordeste do Egito. Atualmente, 10% do comércio marítimo mundial passa pela via. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco