Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico e Portal Exame (Estadão Conteúdo): Transportes lança consulta para definir obras
O Ministério dos Transportes abriu uma consulta popular sobre o plano da pasta para os primeiros 100 dias de governo Lula. Quer receber sugestões de ações prioritárias para desenvolver os segmentos ferroviário e rodoviário no país. O plano incluirá a retomada de obras paradas por falta de recursos. As ações devem ser apresentadas ao público na próxima quinzena. As sugestões serão colhidas por meio eletrônico, a partir de um formulário elaborado com base na nova LGDP. Os participantes poderão propor ações para ampliar a competitividade da infraestrutura e da logística de transportes de cargas e pessoas; promover a segurança do trânsito; melhorar a qualidade da infraestrutura e serviços de transportes; e outros pontos relacionados à redução da burocracia, sustentabilidade, governança e acesso informação. Íntegra para associados: Valor e Portal Exame.
Estadão, Folha e A Tribuna de Santos: Tarcísio vai a Brasília para falar sobre venda de Porto de Santos com Lula
Hoje o presidente Lula recebe em Brasília o governador Tarcísio de Freitas. Um dos assuntos da reunião – intermediada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha – será a privatização do Porto de Santos. Tarcísio vai apresentar seus argumentos para tentar convencer o novo governo a manter o projeto. Não há informações se o ministro Márcio França vai participar do encontro, mas Tarcísio deve também procurá-lo nos próximos dias. O governador de São Paulo prepara ainda uma agenda de encontros no Fórum Econômico Mundial, a partir da próxima segunda-feira (16), em Davos. Deverá se reunir com o ministro da Indústria da Arábia Saudita, Bandar Alkhorayef, o presidente da DP World, sultão Ahmed bin Sulayem, e o CEO da Enel, Francesco Starace. Íntegra para associados: Estadão, Folha e A Tribuna.
CNN (Reuters) e Estadão On-line: Banco Mundial alerta que economia global pode facilmente cair em recessão em 2023
O Banco Mundial prevê um crescimento do PIB global de 1,7% para 2023, fruto do aumento das taxas de juros por bancos centrais, da guerra na Ucrânia e do tropeço nos principais motores econômicos mundiais. No relatório anterior, de junho de 2022, havia previsto um crescimento de 3%. As perspectivas serão especialmente difíceis para as economias emergentes e em desenvolvimento, já que elas lutam com pesados encargos de dívida, moedas e crescimento da renda fracos e desaceleração do investimento empresarial, previsto a uma taxa de crescimento anual de 3,5% nos próximos dois anos — menos da metade do ritmo das duas últimas décadas. Para o Brasil, o PIB projetado pelo Banco Mundial deve avançar 0,8% neste ano e 2,0% em 2024. Em 2022 deve fechar com avanço de 3%. O Banco Mundial qualifica a desaceleração em andamento no país como “acentuada”, com forte contração do investimento em 2023, em quadro de alta nos juros pelo Banco Central para conter a inflação e afirma que a incerteza sobre a perspectiva da política fiscal é “mais um vento contrário” para a confiança dos negócios e os investimentos. Íntegra para associados: CNN e Estadão.
Valor On-line: Anec eleva estimativa para exportação de milho em janeiro
Segundo a Anec, deverão ser embarcadas pouco mais de 5 milhões de toneladas de milho em janeiro, volume 131,2% maior que o de janeiro de 2022. As exportações de soja deverão atingir 1,9 milhão de toneladas neste mês, 13,7% abaixo de janeiro de 2022. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. a-8): Setor ferroviário à espera de definições
O ministro Renan Filho sinalizou que vai revisar o Marco Legal de Ferrovias, que institui o modelo de exploração da malha ferroviária por meio de autorização. Interessadas em expandir a participação no transporte de cargas, a VLI, a MRS e a Rumo, por sua vez, aguardam o andamento da nova política pública. Em nota, a MRS informou que, com a sanção do Marco Legal, “sinalizou interesse em expandir sua atuação com pedidos, ao poder concedente, de operação em mais cinco trechos”. Para a Rumo, o reconhecimento do ministro Renan da importância de se impulsionar o setor é visto com bons olhos e que “seria prematuro” fazer qualquer consideração “antes que o ministro torne público o que será revisto”. A VLI também informou que “espera que as modificações colaborem ainda mais com a transformação da logística no país”. Íntegra para associados.
ES Brasil: Casagrande pede ao ministro Marcio França, atenção especial a terminais portuários do ES
Ontem o governador Renato Casagrande foi recebido pelo ministro Márcio França. Pediu atenção especial aos aeroportos regionais de Cachoeiro e Linhares, e aos terminais portuários do Espírito Santo. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Click Petróleo e Gás: Chegada da Maersk ao Porto de Suape deve promover migração em massa de operários do Tecon, além de novos empregos
A APM Terminals – Maersk arrematou, em julho do ano passado, uma área do estaleiro Atlântico Sul e agora deve construir um terminal para movimentar 400 mil TEU, ampliando o potencial de operação do complexo portuário de Suape em 55%. As obras podem começar já em 2023. Serão investidos até R$ 2,6 bilhões. A expectativa da companhia é iniciar as operações em 2026. Em novembro, Suape fechou acordo para que a Van Oord termine a dragagem do canal principal do atracadouro para aprofundamento de 20 metros em toda extensão. A Maersk anunciou que vai expandir sua atuação em transporte terrestre após a compra de 222 novas carretas e 113 ‘cavalos mecânicos’ da Volkswagem. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Presidente da ApexBrasil empossa novos diretores e afirma que buscará “redesenhar” a geografia das exportações brasileiras
O novo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, afirmou que uma de suas metas à frente da Agência é trabalhar em busca de mudanças na geografia das exportações brasileiras. Planeja missões pelas 27 unidades da Federação a fim de discutir com os governadores os principais produtos e setores com potencial para o comércio exterior que podem ser trabalhados de forma intensiva. Mostrou preocupação com o fato de a região amazônica ter uma participação inexpressiva nas exportações brasileiras e destacou que a sustentabilidade, as mudanças climáticas, energias renováveis e a agenda ESG serão os princípios norteadores das ações da agência. Funcionária de carreira da Agência, Ana Paula Repezza assumiu a Diretoria de Negócios. Já a Diretoria de Gestão Corporativa ficou a cargo de Floriano Pesaro, sociólogo e político com especialização em gestão pública. Íntegra para associados.
Agência Porto: Navio da Transpetro recebe primeiro abastecimento de bunker com conteúdo renovável
A primeira operação de abastecimento de bunker com conteúdo renovável no país foi realizada pelo navio Darcy Ribeiro, no terminal da Transpetro em Rio Grande. Com menor pegada de carbono, o novo combustível é uma mistura de 90% de bunker de origem mineral e 10% de biodiesel. O objetivo do teste é avaliar o uso do bunker durante dois meses e os desafios logísticos associados ao uso do produto. O percentual estimado de redução de emissões de CO2 equivalente dessa mistura é de 7%. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Pendências (e não são poucas) do setor de infraestrutura que ficam para o atual governo solucionar
Como há visões conflitantes entre o que o governo eleito quer e o que o antigo governo fazia, muitas vezes com apoio de representantes de partidos de onde os ministros são originários, as soluções a serem apresentadas pelos ministros Renan Filho e Márcio França envolvem uma costura intergovernamental, passando por outras áreas, especialmente a Casa Civil e o Ministério da Fazenda. No setor portuário, dentre os principais pontos a serem resolvidos estão: a concessão do Porto de Santos, STS10 e STS53; a concessão do canal em Paranaguá; a concessão do Porto de Itajaí; a regulamentação do BR do Mar e a efetivação da BR dos Rios. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023