Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

12/01/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Estadão On-line, Valor On-line e BE News (p. 3): Márcio França escolhe Pierdomenico como secretário de Portos e Roberto Gusmão para nº 2 da pasta

O ministro Márcio França indicou dois nomes para compor o segundo escalão de sua pasta: Fabrizio Pierdomenico para a Secretaria de Portos e Roberto Gusmão para a Secretaria-executiva do ministério. Pierdomenico atuou na autoridade portuária de Santos como diretor nos primeiros mandatos de Lula. Gusmão foi secretário de infraestrutura do Recife nas gestões do PSB e, em fevereiro de 2021, assumiu o cargo de presidente do Porto de Suape. A confirmação dos executivos nos cargos aguarda o aval da Casa Civil. Empresários do setor elogiaram as escolhas, destacando que Gusmão e Pierdomenico são reconhecidos pelo perfil técnico, pela postura inovadora e por dialogar bem com o mercado. Íntegra para associados: Estadão, Valor e BE News.

Folha e Estadão On-line: Governo Lula diz não ter dogma sobre privatização do porto de Santos, mas Tarcísio costura plano B

Ontem, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, defendeu a privatização do Porto de Santos, no encontro com o presidente Lula, os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil) e o secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab. Costa afirmou que o governo “não tem dogmas” em relação ao porto. “Se é privatização, concessão, PPP, vamos identificar para cada projeto. O que interessa, ao fim e ao cabo, é atrair investimento público e privado para a infraestrutura do País. Não queremos ficar presos a um só modelo”, declarou. Tarcísio também disse não ter “apego a modelo” e que vai tentar negociar um plano B. Uma das possibilidades seria dividir os diversos serviços prestados pela Autoridade Portuária, como dragagem, acessos por vias terrestres, ferroviárias e pelos canais, e destiná-los a empresas privadas por meio de contratos de concessão com prazos menores. A equipe de transição, coordenada por Miriam Belchior, já havia sinalizado que esse seria um modelo alinhado com os interesses do PT. Outro modelo seria abrir o capital da Autoridade Portuária, mantendo o controle estatal (51%). Ainda para Tarcísio, a construção do túnel rodoviário que liga as estradas ao porto e que exigirá R$ 2,5 bilhões de investimentos poderia ser concedida em troca de cobrança de tarifa ou financiada com parte dos recursos da abertura de capital. Daqui a duas semanas, o governador deverá fazer uma apresentação mais detalhada do projeto aos integrantes da Casa Civil e do Ministério de Portos e Aeroportos. Íntegra para associados: Folha e Estadão.

Estadão On-line e G1: Porto de Santos: Ministro diz estar aberto ao diálogo, mas voltou a descartar privatização

O ministro Márcio França afirmou ontem que está aberto ao diálogo, mas voltou a descartar a privatização da autoridade portuária em Santos, ainda que considere a concessão do canal de acesso ao terminal. “Tarcísio não me procurou, mas estou à disposição dele. (…) não temos problema de ouvir outras opiniões, agora nós temos a nossa. Não se vende autoridades públicas.” Na visão do ministro, a privatização ficou superada no processo eleitoral, mas admite que o governador de São Paulo tem conhecimento e que o governo federal está “disposto a ouvi-lo”. A posição de França está alinhada com a da militância petista. Já o ministro da Casa Civil, Rui Costa, principal responsável pelo PPI, afirmou que o assunto não deve ser tratado de forma dogmática. Íntegra para associados: Estadão e G1.

Folha On-line: Governo de Alagoas reforça segurança para barrar invasão de bolsonaristas ao porto de Maceió

O governo de Alagoas reforçou o policiamento no entorno do porto de Maceió após movimentação de bolsonaristas extremistas visando bloquear os acessos ao Terminal Aquaviário da Transpetro e da base de distribuição da Vibra Energia para interromper o fornecimento de combustíveis no estado. A possibilidade de ataques em Alagoas foi alertada pela Federação Única dos Petroleiros, que desde domingo (8) monitora a possibilidade de ataques em refinarias e terminais. A Petrobras informou que terminais e refinarias estão funcionando normalmente. Íntegra para associados.

Folha: Agro exportou US$ 1 trilhão na última década

A balança comercial do agronegócio beirou os US$ 160 bilhões no ano passado, alta de 32% em relação a 2021. O bom desempenho das exportações fez a participação do setor nas exportações brasileiras subir para 48%, acima dos 43% de 2021. O Brasil conseguiu recordes em vendas externas até mesmo em produtos que não tem tradição em exportar, como o trigo. O país se beneficiou ainda dos preços externos. Em média, o preço internacional da soja subiu 32% no ano passado; o do milho, 42%; o do açúcar, 20%; o do algodão, 23%; e o das carnes, 20%. Íntegra para associados.

O Globo: Haddad lança hoje pacote para ajustar contas públicas em mais de R$ 100 bi

O ministro Fernando Haddad anuncia hoje uma série de medidas para reduzir o rombo nas contas públicas. O pacote, cuja maior parte é do lado das receitas, poderá ter um impacto de até R$ 150 bilhões. Será apresentado em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula e dos ministros Rui Costa e Simone Tebet. Entre as medidas está o fim do desempate a favor dos contribuintes nos julgamentos administrativos do Carf, que acumula R$ 1 trilhão, e a reoneração de impostos reduzidos no ano passado, como o PIS/Cofins sobre receita financeira de grandes empresas. Na lista de exonerações também estão IOF sobre algumas operações. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

G1 Santos, Diário do Litoral e A Tribuna de Santos (p. a-7): Porto de Santos fecha 2022 com recorde histórico na movimentação de cargas

Dados da SPA apontam que o Porto de Santos encerrou 2022 com uma movimentação recorde de 162,4 milhões de toneladas, 10,5% superior ao registrado 2021. Os embarques somaram 118,7 milhões de toneladas e os desembarques, 43,7 milhões de toneladas. A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira foi de 28,8%. Em quatro anos, o crescimento acumulado foi de 22%, considerando o montante de 133,2 milhões de toneladas movimentadas em 2018, um crescimento anual de 5,1%. As mercadorias do agro continuaram a se destacar no acumulado do ano, principalmente o milho (+80,8%), a celulose (+59%), as carnes (+20%), a soja em grão (+9,6%) e os sucos cítricos (+9,6%). A movimentação de contêineres totalizou 5 milhões de TEU, aumento de 21% em quatro anos e de 3,2% em relação a 2021. A SPA destacou que, desde o último PDZ, aprovado em 2020, realizou cinco leilões e endereçou mais seis projetos para atender às demandas do Porto, dentre eles o terminal de contêineres STS10, que deverá aumentar a capacidade para essa carga em 2,3 milhões de TEU/ano, retirando o risco do Porto de operar no limite. O novo contrato para a Fips, firmado no mês passado, que prevê investimentos de R$ 890 milhões, também vai resultar em uma capacidade de 115 milhões de toneladas/ano. Íntegra para associados: G1, Diário do Litoral e A Tribuna.

AEN e Gazeta do Povo: Porto de Paranaguá se prepara para atender demanda crescente do mercado de líquidos

Em 2022 o Porto de Paranaguá recebeu 627 navios de líquidos, 84 a mais que em 2021 (15% de aumento). Foram movimentadas 8.719.731 toneladas de granéis líquidos, volume 10% maior que o alcançado em 2021. A movimentação desse tipo de carga nos portos paranaenses cresceu significativamente e por isso a Portos do Paraná planeja atender essa demanda progressiva. Uma área de 85 mil m2 voltada para movimentar granéis líquidos vai a leilão na B3, no próximo dia 24 de fevereiro. Além disso, o perfil logístico dos portos do estado vem atraindo cada vez mais a atenção de empresas nacionais e multinacionais. Entre os resultados das últimas concessões estão a recém-iniciada operação de um terminal da Klabin em Paranaguá, capaz de movimentar 1 milhão de toneladas por ano de celulose e papel, e a instalação do terminal de veículos da Ascensus, com capacidade para armazenagem de até 5,5 mil veículos. Íntegra para associados: AEN e Gazeta do Povo.

Imprensa setorial:

BE News (p. 5): Coalizão Empresarial Portuária enaltece setor em nova campanha

ABTRA, Abratec, ABTL, ABTP, ATP e Fenop lançaram em novembro a campanha nacional “O Brasil passa pelos Portos”. O objetivo é reforçar a importância deles na cadeia logística de transporte, no incremento do comércio exterior e da economia e no abastecimento da população. Veiculadas nas redes sociais dessas entidades e de suas empresas filiadas, as peças publicitárias são divulgadas toda semana, com um foco diferente, que vai desde o papel dos portos no turismo de cruzeiros até a relevância das operações portuárias para o abastecimento de insumos e produtos usados nas lavouras e fábricas. Para Bayard Umbuzeiro Filho, presidente da ABTRA, é preciso mostrar que “os portos brasileiros são estratégicos neste país de dimensões continentais e em constante crescimento”. Caio Morel, da Abratec, enxerga a ação como necessária porque “a excelência, modernidade e eficiência de nossos terminais portuários não são conhecidos por muitos; um lapso que merece ser corrigido”. Para o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a ação lembra toda a população que muito do que ela consome no dia a dia passa pelas operações portuárias. “São produtos e bens, medicamentos, alimentação. Tudo isso, em algum momento, passa pelos portos. Somos a solução da logística brasileira e operamos a nível de qualquer terminal internacional”. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Porto de Imbituba bate recorde anual de movimentação e cresce 3,6%

O Porto de Imbituba movimentou 7,1 milhões de toneladas em 2022, crescimento de 3,6% em relação ao ano anterior. As principais cargas movimentadas foram granéis sólidos, especialmente o coque de petróleo, com 28,6% da movimentação total, além dos fertilizantes, o sal, o farelo de soja, o minério de ferro e a hulha betuminosa. Destaque também para cargas gerais, grupo com maior crescimento dentre os segmentos operados em relação ao ano anterior (+34,6%), sobressaindo-se a movimentação de toras de madeira. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Hub do Pecém atrai cliente do Sul

Em operação inédita, a Tecer Terminais no Porto do Pecém fechou contrato com cliente do Rio Grande do Sul para receber e armazenar 500 toneladas de fertilizantes. A carga virá da China em big bags e deverá ser comercializada com clientes do Nordeste. Íntegra para associados.

Ministério da Infraestrutura: Ministro Renan Filho acolhe contribuição da CNT na definição de prioridades para os 100 dias

O ministro Renan Filho recebeu ontem do presidente da CNT, Vander Costa, a Pesquisa CNT de Rodovias, que avalia as condições das estradas brasileiras e que será considerada na definição das prioridades do plano dos primeiros 100 dias do Ministério dos Transportes. Íntegra para associados.

Portos e Navios (artigo do sócio da Solve Shipping Intelligence Specialists, Robert Grantham): Artigo – Privatizar ou não privatizar, eis a questão!?

Seja qual for o caminho que o novo governo decida trilhar, é essencial que o Ministério dos Portos passe a trabalhar com urgência na adequação dos principais portos, que exigirão maior calado, realinhamento dos canais de navegação e adequação dos berços, seja em sua profundidade, comprimento ou reforço estrutural. A alternativa em não preparar esses portos, ou demorar em fazê-lo, poderá levar os armadores a atender o mercado brasileiro por meio de navios feeder menores, transbordando a carga em portos do Caribe, por exemplo. Íntegra para associados.

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