Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

31/01/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Portal Metrópoles: Troca no comando do Porto de Santos abre disputa política

A provável troca na presidência do Porto de Santos abriu uma disputa entre aliados do ministro Márcio França que trabalharam em sua gestão no governo de São Paulo, na prefeitura de São Vicente e filiados do PSB com experiência em gestão pública. O ministro analisa os currículos e prefere não fazer promessas. A possibilidade de privatização do porto é outro ponto polêmico. O governador Tarcísio de Freitas insiste na desestatização, mas a proposta carrega um item caro aos petistas: a privatização da autoridade portuária, a qual Lula, Márcio França e outros integrantes do governo federal são contra. Íntegra para os associados.

Folha (Vaivém das Commodities): Portos do Arco Norte superam exportação de grãos de Santos pela 1ª vez

No ano passado foram exportadas 52,3 milhões de toneladas de milho e de soja pelos portos acima do paralelo 16 — que inclui as regiões Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste e do Sudeste —, superando os 46,8 milhões do porto de Santos. Dados do Imea indicam que os valores dos fretes rodoviários de grãos com origem em Sorriso (MT) e destino a Miritituba (PA) apresentaram queda de 53% de 2016 a 2022 em relação ao produto enviado para Santos (SP). Principais portos acima do paralelo 16: São Luís/Itaqui/PDM (MA), Sistema Belém/Barcarena (PA), Santarém (PA), Ilhéus/Aratu/Cotegipe (BA), Itacoatiara (AM), Santana (AP) e Barra dos Coqueiros/ TMIB (SE). Eles são importantes para a saída de grãos mas também para a entrada de fertilizantes importados, uma vez que há um crescimento contínuo da área cultivada e da produção na região. Íntegra para os associados.

Estadão On-line, Correio Braziliense, Valor On-line e O Globo On-line: Lula diz que Brasil quer entrar na OCDE e fala em desfecho do acordo UE-Mercosul até o fim de junho

Após encontro com o chanceler alemão, Olaf Scholz, que está em visita oficial ao Brasil, o presidente Lula afirmou que o Brasil tem interesse em entrar na OCDE, mas negociando as condições para a sua participação nesse fórum de discussão de políticas públicas que tem 37 países-membros, incluindo Japão, Nova Zelândia, Israel e nações do Leste Europeu e América Latina. Segundo o Ipea, a entrada do Brasil pode aumentar em 0,4% o PIB anual. Lula também afirmou que Mercosul e União Europeia devem fechar acordo de comércio até julho deste ano, mas que haverá mudanças nos termos do acordo. “Uma coisa que para nós é muita clara é (a questão das) compras governamentais. É uma forma de fazer crescer pequenas e médias empresas com investimento do governo. Estaríamos jogando fora uma forma de desenvolver essas empresas (se fossemos impedidos)”, disse. Íntegra para os associados: Estadão On-line, Correio Braziliense, Valor On-line e O Globo On-line

Imprensa regional:

G1 Santos: Criminosos abrem vagões de trem para saquear soja e espalham grãos pela linha férrea no litoral de SP

Na manhã de ontem criminosos voltaram a saquear soja transportada por trem ao Porto de Santos. Abriram os vagões e derramaram grande quantidade do produto nos trilhos, na altura do Sítio Acaraú, em São Vicente, no litoral de São Paulo. A Rumo, responsável pela linha férrea, informou que o setor ferroviário está sofrendo sucessivos ataques de redes criminosas que visam saquear cargas e que suas equipes atuam na limpeza da área, que deve ser concluída hoje. Os grãos espalhados também atrapalham o trânsito da população na região. Íntegra para os associados.

Folha de Pernambuco e Portal BE News: Governo de Pernambuco indica o novo presidente do Porto de Suape; saiba quem é

O carioca Márcio Guiot foi anunciado pelo Governo de Pernambuco como novo presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape. Guiot foi diretor da BTP, do Porto de Itapoá e da Libra Terminais Santos, além de superintendente da Ceará Terminal Operator (CTO), em Pecém. Ele deverá assumir o cargo nesta quarta-feira (1), após reunião com o Conselho de Administração de Suape. Íntegra para os associados: Folha de Pernambuco e Portal BE News

A Tribuna de Santos: Balanço da Antaq traz crescimento na movimentação de cargas em hidrovias

Um levantamento estatístico da Antaq aponta que a Região Hidrográfica Amazônica teve crescimento de 30% na movimentação registrada em outubro e novembro do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2021. Na Região Hidrográfica Tocantins-Araguaia, o salto obtido em igual período comparativo foi de 25,3%. Somadas, as duas regiões têm em dois meses 5,084 milhões de toneladas transportadas e são responsáveis por 75% da movimentação por navegação interior no País. As hidrovias Atlântico Sul, Paraguai e Paraná (que completam o montante movimentado nas regiões hidrográficas brasileiras) transportaram 1,7 milhão de toneladas de cargas. Íntegra para os associados.

AEN: Volume de milho embarcado em janeiro em Paranaguá é 161% superior ao mesmo mês de 2022

O volume de milho carregado pelo Porto de Paranaguá de 1º a 29 janeiro atingiu 569.461 toneladas, 161% maior que o dos 31 dias do mesmo mês de 2022. Em dezembro passado foram carregadas 580.147 toneladas de milho. O line-up dos navios que chegarão para carregar milho pelo Paraná mostra que a tendência é que continue nessa alta pelo menos no próximo mês. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Associações defendem criação de ‘sistema S’ para desenvolver mão de obra portuária

Segundo o presidente da Fenop, Sérgio Aquino, diferentemente do que acontece na indústria e comércio, onde o “Sistema S” arrecada e administra os recursos de forma independente, o setor portuário empresarial paga 2,5% sob a remuneração dos trabalhadores para treinamento e capacitação, mas o dinheiro arrecadado é direcionado para o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo. Lá fica retido pelo governo federal, que o utiliza para fazer superávit fiscal em suas contas. O presidente da ATP, Murillo Barbosa, diz que o setor tem feito contribuições para o fundo, mas sem retorno, e defende que os recursos sejam destinados de modo a permitir criar uma rede de qualificação do trabalhador portuário ao longo da costa brasileira. Hoje o FDEPM conta com mais de R$ 100 milhões. Íntegra para os associados.

BE News (p. 5): Porto do Rio Grande realiza primeiro embarque de cargas rodantes do ano

Em sua primeira operação de carregamento de cargas rodantes em 2023, o Porto do Rio Grande embarcou 1.045 veículos com destino a Colômbia, Equador, Peru e Estados Unidos. O Porto do Rio Grande encerrou 2022 com um crescimento de 119% na movimentação de cargas rodantes. Desembarcaram ao todo 5.760 veículos e foram embarcados outros 16.009 nos 26 navios do tipo RoRo que atracaram no cais, a maior parte entre setembro e outubro. Íntegra para os associados.

Tecnologística e Portos e Navios: Porto Itapoá celebra crescimento em 2022

O Porto Itapoá movimentou 950.512 TEU em 2022, um crescimento de 7,6% em relação a 2021. O número de navios que passaram pelo porto (555) cresceu 4,68% e as exportações aumentaram cerca de 11%. Uma das operações com grande impacto positivo foi no segmento de cargas refrigeradas. No ano passado, elas cresceram 41% em relação a 2021 e as operações reefer por cabotagem subiram 50% na saída e 47% na chegada dessas cargas. Atualmente, o terminal conta com 2.892 tomadas dedicadas a contêineres refrigerados. Itapoá também acaba de adquirir um segundo escâner — modelo móvel (HCVM XT), da Smiths Detection – para inspecionar os contêineres que entram em seu pátio. O equipamento deverá entrar em operação até março. Íntegra para os associados: Tecnologística e Portos e Navios

Portal BE News: Santos Brasil vai apoiar 41 projetos sociais nas cidades onde mantém operações

Segundo a Santos Brasil, são mais de R$ 3,8 milhões os investimentos realizados pela companhia em 41 projetos voltados a cultura, educação e esporte em 2023, a partir de leis de incentivo municipais e federais, nas seis cidades onde mantém operações no País. Íntegra para os associados.

Agência Porto: Com R$ 18,8 bilhões para aplicar na infraestrutura de transportes em 2023, Brasil recupera capacidade de investimentos

Ontem, no Fórum de Desempenho de 2023, que reúne os superintendentes estaduais do DNIT, o ministro Renan Filho disse que o governo vai aplicar R$ 18,8 bilhões na logística nacional de transportes, igualando aos patamares de 2016. O Plano de 100 Dias prevê que até abril será aplicado R$ 1,7 bilhão na retomada e intensificação de obras para entrega de 861 km pavimentados, revitalizados e sinalizados. No período, 72 pontes e viadutos serão revitalizados. Haverá, ainda, a retomada de mais 670 km de obras hoje paradas por falta de verbas, incluindo revitalização, construção e adequação de segmentos críticos. Íntegra para os associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco