Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

03/02/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha: Lula prepara lançamento de novo PAC até os cem dias de governo

Para tentar incentivar a atividade econômica, o presidente Lula deve apresentar um plano de investimentos públicos até 22 vezes maior que o de 2022. Na área de infraestrutura, o plano comandado pela Casa Civil será nos moldes do antigo PAC, com metas de projetos a serem retomados ou contratados, e com as respectivas previsões de conclusão. Também deverá trazer projetos a serem executados por meio de PPPs. Apenas para obras de manutenção de rodovias, contará com R$ 8 bilhões, quase o triplo do previsto em anos anteriores. O novo PAC estará dentro de um programa maior de metas que incluirá outros temas, como combate à fome e à pobreza, redução da fila do SUS e ampliação das bolsas de estudo. Íntegra para os associados.

IstoÉ Dinheiro: Sistema Integrado da VLI começa a movimentar composições carregadas com soja

O sistema integrado da VLI começou a movimentar as primeiras composições carregadas com a safra de soja 2022/23 dos Estados de MG, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso com destino à exportação pelos portos de São Luís, Vitória e Santos. A safra deve atingir recorde de 152,71 milhões de toneladas, segundo a Conab, 22,2% maior que a anterior. Três corredores logísticos serão utilizados: Centro-Sudeste e Centro-Leste, da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), e o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS). Os carregamentos iniciais ocorreram no fim de janeiro do Terminal Integrador de Araguari, de onde a carga segue pela Ferrovia Centro-Atlântica em direção ao porto de Tubarão; ainda pela FCA, foram registrados carregamentos pelo Terminal Integrador de Uberaba com destino ao Tiplam, na Baixada Santista. O sistema norte da companhia também registrou movimentações no fluxo que vai do Terminal Integrador de Palmeirante ao sistema portuário de São Luís. Íntegra para os associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (artigo do Gesner de Oliveira, p. A 8): Excesso de restrições: risco à concorrência em licitações

A previsão de leilão do STS10 no Porto de Santos suscitou uma discussão concorrencial sobre a necessidade de o edital prever restrições à participação no leilão e à operação no pós-leilão. Íntegra para os associados.

A Tribuna de Santos (p. A8): Novos nomes da SPA estão definidos

O ministro Márcio França revelou que já estão definidos os nomes da nova diretoria da SPA. Mas antes de serem oficializados precisam passar por avaliação do Governo Federal. “Serão pessoas que têm experiência na área portuária e na gestão. Tenho certeza que estarão à altura”. Íntegra para os associados.

G1.Globo Paraíba: Ricardo Barbosa é anunciado como novo presidente da Companhia Docas da Paraíba

O governo da Paraíba nomeou o ex-deputado estadual e suplente de deputado federal Ricardo Barbosa (PSB) para a presidência da Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto de Cabedelo. Barbosa também ocupou a secretaria estadual do PAC, a coordenadoria do Ministério da Integração Nacional e a superintendência da Suplan. Íntegra para os associados.

Imprensa setorial:

Portal BE News: União e Estado debatem desestatização do Porto de Santos

Na proposta de desestatização defendida pelo governador Tarcísio de Freitas, além dos investimentos e maior celeridade em licitações, estão previstos um túnel que ligaria a Zona Leste à Zona Noroeste de Santos, o viaduto da Alemoa na entrada da cidade, modernização portuária e novos acessos rodoviários. Já ao defender a manutenção da gestão estatal, o ministro Márcio França explica que o comando do porto não pode ser exercido por empresas, ou mesmo estatais de outros países, “que não teriam como prioridade os interesses nacionais brasileiros”, e que os investimentos podem ser feitos “até com mais intensidade em função do caráter prioritário que o atual Governo Federal dá ao Porto de Santos”. Com a abertura de diálogo, a expectativa é que novas conversas aconteçam, bem como apresentação de projetos. Íntegra para os associados.

Portal BE News: Setor de celulose vai ampliar capacidade no Porto de Santos

A SPA estima que o setor de celulose vai ampliar sua capacidade no Porto de Santos das atuais 7,1 milhões de toneladas anuais para 10,5 milhões de toneladas nos próximos anos, considerando o aumento nos terminais em atividade da Suzano e da DP World Santos, como também nos novos terminais da Eldorado Brasil e da Bracell, com previsão de iniciarem as operações neste ano. As operações inauguram a lógica de clusterização de áreas por tipo de carga, uma das diretrizes do PDZ de 2020, além do escoamento 100% ferroviário nos acessos da celulose aos terminais. Em 2022 a movimentação de celulose no Porto de Santos fechou com alta de 59% na comparação com a do ano anterior. Íntegra para os associados.

Agência Porto: Aprovado regulamento sobre Bloqueador de Sinais de Radiocomunicações (BSR) em portos e aeroportos

A Anatel aprovou ontem um novo Regulamento sobre Bloqueador de Sinais de Radiocomunicações (BSR). Ele estabelece critérios e procedimentos, com objetivo restringir ao máximo o emprego de BSR para evitar interferências. O BSR somente podem ser usados em estabelecimentos penitenciários, portos e a aeroportos, áreas de segurança pública ou militares e locais temporários de interesse de órgãos de segurança pública, de defesa nacional e de delegações estrangeiras. Íntegra para os associados.

Portos e Navios: Acesso de caminhões melhora em Santos; integração de sistemas é desafio

Segundo a SPA, o desenvolvimento de sistemas de agendamento nos últimos anos e a flexibilização da operação de dados trazida pela atualização da norma de acesso e horários de chegada dos caminhões ao porto de Santos vêm facilitando o planejamento dos terminais, que estão conseguindo aproveitar janelas canceladas. Já os usuários, terminais e transportadores defendem que a autoridade portuária continue a evoluir na integração dos sistemas. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, destaca que a implementação do Port Community System (PCS) poderá resolver a maioria das pendências, mas o projeto está dependendo da definição de uma forma de governança para ser continuado. “Se Santos não abraçar o projeto PCS, todas as integrações que estão faltando não vão acontecer de forma efetiva”. Íntegra para os associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco