Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Uol (Estadão Conteúdo) e A Tribuna de Santos (impresso, p. B3): Para associações, emenda que tira poder de agências é ‘retrocesso institucional’
A emenda apresentada pelo deputado Danilo Forte (União Brasil-CE) retira a autonomia das agências regulatórias para regular e editar atos normativos. Pela proposta, seriam criados conselhos temáticos, que vinculariam as agências aos ministérios. Associações e sindicatos contestam a emenda, lembrando que, pelas regras atuais, as agências já garantem o direito de ampla defesa e do contraditório dentro do rito processual. Qualquer empresa fiscalizada pode discordar de uma decisão e, assim se defender livremente, revertendo decisões e impondo aprimoramentos. Íntegra para os associados: Uol (Estadão Conteúdo) e A Tribuna de Santos (impresso, p. B3)
Valor online: Superávit da balança do agronegócio mais do que triplicou em janeiro
De acordo com a Secex, a balança comercial do agronegócio iniciou o ano com superávit de US$ 8,69 bilhões, valor 3,3 vezes maior que o de janeiro de 2022. As exportações do agro em janeiro passado renderam US$ 10,22 bilhões, 16,4% mais que um ano antes, e as importações cresceram 37,1% e alcançaram US$ 1,53 bilhão. Íntegra para os associados.
Band News: Com a maior colheita da história, Brasil assume liderança global em exportações
A Conab confirma que a safra de grãos 2022/2023 deve ser a maior da história do país, com 310,6 milhões de toneladas, incluindo soja, milho, arroz, feijão, trigo e algodão. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) emitiu comunicado que aponta que, a partir desta temporada, o Brasil passa a ser o líder em exportações mundiais de grãos. A produção de soja deve chegar a 153 milhões de toneladas, a de milho 123 milhões de toneladas, a de trigo 9,7 milhões de toneladas, a de feijão 3 milhões de toneladas, a de arroz 10 milhões de toneladas e a de algodão 308 milhões de toneladas. A liderança nas exportações da soja já havia ocorrido na safra 2019/2020. Agora, o Brasil também passa a liderar as vendas de milho. Íntegra para os associados.
Valor online: Aumento das exportações será desafio para o porto de Santos
A previsão de 310,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/23 tende a pressionar a logística de escoamento no Porto de Santos. Ele tem capacidade máxima de embarque de 8 milhões de toneladas de granéis agrícolas sólidos por mês. Em 2021, esse limite quase foi atingido em março, quando foram exportadas 7,5 milhões de toneladas mesmo com colheitas menores que as atuais. No ano passado, recordes de embarques foram quebrados em diversos meses. Segundo estudo da EsalqLog, em média um aumento de 10% no volume de exportação no porto gera um incremento de 5% no tempo de estadia dos navios, além de elevar em 1% o volume de tráfego nas rodovias pedageadas com destino ao porto, podendo gerar filas de caminhões e aumentar o preço do frete. Íntegra para os associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (domingo, 12/02): Ações tentam inibir saques a trens em direção ao Porto
Trens de empresas ferroviárias que transportam cargas para o Porto de Santos estão sob ataque de uma rede criminosa que saqueia vagões e comete vandalismo. Os alvos principais são vagões com soja, açúcar, carne e combustível. Só no ano passado, 110 ocorrências desse tipo foram registradas em delegacias da Polícia Civil na Baixada Santista. Os ataques sucessivos levaram a Polícia Militar desencadear, no último 20 de janeiro, uma operação especial contra saques a trens. Até agora 22 suspeitos foram presos. Íntegra para os associados.
Portal Santarém: Dono de navio cargueiro é autuado pela PF por transporte irregular de imigrantes nigerianos
Um navio que fundeou no porto da Companhia Docas do Pará, na sexta-feira (10) em Santarém, para embarcar uma carga de soja, trazia também três nigerianos que teriam embarcado de forma clandestina e sido descobertos em território brasileiro, durante uma parada em Macapá. A Polícia Federal realizou o impedimento de ingresso dos imigrantes, que devem ser repatriados à Nigéria. A embarcação foi autuada e deve deixar o porto de Santarém, carregado de soja, no próximo fim de semana. Íntegra para os associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Cade aprova compra de área do EAS pela APM Terminals
O Cade aprovou a aquisição pela APM Terminals da UPI-B Cais Sul do EAS, em Suape, para instalação e operação de um terminal de contêineres, negando o recurso do ICTSI e da ABTP, que questionaram o processo de venda para operadora portuária da Maersk, alegando suposta infração com potencial de gerar concentração no mercado. Em outra matéria, a Portos e Navios informa que a relatora do processo, conselheira Lenisa Prado, entendeu que a aquisição se refere a um projeto greenfield, sem impacto concorrencial no presente, e recomenda acompanhamento, pois a aquisição pode ocasionar futura integração vertical no mercado de movimentação, armazenagem de cargas e transporte de contêineres. Íntegra para os associados: Portos e Navios e Portos e Navios.
Informativo dos Portos: Portos do Paraná movimentam 4,2 milhões de toneladas em janeiro, recorde para o mês
A movimentação de janeiro nos portos de Paranaguá e Antonina somou 4.208.706 toneladas de cargas, 1% maior que no mesmo período em 2022. Só os granéis sólidos representaram 60% de tudo o que foi movimentado no mês e 2% a mais que em janeiro ano passado. Entre os granéis líquidos, o aumento foi de 12%. No segmento carga geral, o volume foi 7% menor que em janeiro de 2022, impactado, principalmente, pela redução nos volumes de açúcar em saca e celulose na exportação. As movimentações de veículos registram alta de 395%. Os contêineres somaram 88.038 TEU (47.561 TEU para exportação e outros 40.477 TEU na importação). Íntegra para os associados.
BE News (p. 4): Ministro dos Transportes garante R$ 100 milhões para alça de acesso à Rota Bioceânica
O ministro Renan Filho anunciou, na quinta-feira (9), um repasse de R$ 948 milhões para o estado de MS para manutenção de estradas federais, estaduais e a concretização da Rota Bioceânica. A alça garantirá o acesso à ponte do Rio Paraguai. Do total, R$ 425 milhões serão repassados nos 100 primeiros dias da nova gestão federal. O corredor rodoviário terá 2.396 km, unindo Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Íntegra para os associados.
Informativo dos Portos: ANTAQ cresce mais de 20% no Índice de Maturidade Regulatória do País
Segundo o índice de maturidade regulatória das agências reguladoras de transporte do país, a Antaq cresceu 23,77% em relação a 2021. A pontuação e as dimensões avaliadas, além de fazerem com que os gestores das agências descubram pontos fracos para buscar melhorias, estabelecem boas práticas regulatórias em consonância com a OCDE. Íntegra para os associados.
BE News (artigo do ex-diretor-geral da Antaq e ex-secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mário Povia, p. 8): Estatísticas Já
Salta aos olhos a qualidade das informações prestadas pela Antaq nas Estatísticas 2022 e a melhoria constante que a agência vem imprimindo às ferramentas de consulta. Desnecessário citar a importância de termos informações detalhadas e fidedignas, verdadeiro “Raio X” do setor aquaviário nacional, devidamente consolidadas já no início de fevereiro. Íntegra para os associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023