Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Porto de Paranaguá realiza leilão de terminal de granéis líquidos nesta sexta-feira
Hoje, às 14h, na sede da B3, o Porto de Paranaguá está leiloando o terminal PAR50, destinado à movimentação de granéis líquidos. O arrendamento prevê investimentos de R$ 338,2 milhões no contrato, que terá 25 anos de duração. A área licitada, com 85 mil m², fica no lado oeste do porto. Já para o PAR09, voltado a granéis sólidos vegetais, não foram recebidas propostas e, portanto, não haverá concorrência. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Carga geral avança nas ferrovias em 2022
Segundo a ANTF, o minério de ferro, historicamente o principal produto transportado por trilhos no país, respondeu por 67% do total movimentado em 2022, mas teve a menor participação desde o início da série histórica, em virtude da retração de 5% no transporte do produto devido à menor demanda na China e da queda de preço no mercado global. De outro lado, a carga geral (produtos agrícolas, celulose, combustíveis) avançou 11,7%. O volume total transportado por ferrovias permaneceu estável, com queda de 0,1% na comparação com 2021. Íntegra para associados.
Valor On-line: Com trem-bala, projetos de expansão das ferrovias do país superam R$ 170 bilhões em investimentos
Com o aval ontem ao resgate do projeto de trem-bala São Paulo-Rio, a ANTT informa que a expansão da malha ferroviária, por meio de contratos de autorização, totaliza investimento superior a R$ 170 bilhões. As novas linhas somam 12 mil quilômetros de novos trilhos, em 19 unidades da federação. Segundo a agência, a liberação da TAV Brasil para implantar e operar o serviço de trem de alta velocidade entre as duas capitais é a 39ª autorização aprovada desde a criação do novo modelo contratual. Íntegra para associados.
Correio Braziliense: Doença da vaca louca pode gerar perda mensal de US$ 500 milhões ao Brasil
Segundo a AEB, a suspensão das vendas de carne bovina para a China pode causar prejuízo de US$ 500 milhões por mês ao setor. Os embarques foram interrompidos temporariamente, após a confirmação de um caso do mal da vaca louca no município de Marabá (PA). A China absorve 57% das exportações do produto, que em 2022 geraram ao Brasil receita de US$ 8 bilhões. Íntegra para associados.
Valor On-line: Santos Brasil diz que controlador não assinou contrato para venda da companhia
A Santos Brasil informou que não há nenhum documento assinado pela sua controladora, a gestora Opportunity, de venda de ações da companhia, apesar de ter sido procurada, com frequência, por interessados em adquirir ações. Segundo a plataforma de notícias e investimentos TC, a MSC estaria negociando a aquisição da companhia em uma operação de mais de R$ 7 bilhões. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos – p. a-8 (artigo da diretora da Antaq, Flávia Takafashi): Planejamento portuário e estatística de cargas
O Desempenho Aquaviário de 2022, publicado no último dia 8, traz as estatísticas da movimentação de cargas dos portos e terminais portuários e as análises do comportamento das rotas de navegação que visitam a costa brasileira, além de uma leitura das tendências de comportamento do setor e a apresentação de uma estimativa de movimentação para este ano. Em 2022, a movimentação total de 1,209 bilhão de toneladas foi 0,4% menor que a de 2021, como resultado do aumento de 93,6% da movimentação de milho e das quedas de 11% da soja e de 3,5% de contêineres. Dos 361 milhões de toneladas de minério de ferro, 51% foram escoados pelos portos e terminais do Sudeste. Dos 98 milhões de toneladas de soja, 37% foram escoados pelo Sudeste, 24% pelo Sul, 20% pelo Nordeste e 19% pelo Norte. Já os contêineres tiveram a cabotagem reduzida em 1,8% e o longo curso praticamente estável. Estudar esses números, suas tendências e seus mercados é ter em mãos as ferramentadas para pôr em prática os instrumentos de planejamento tão importantes para o desenvolvimento do setor aquaviário nacional. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. a-8): Santos tem alta na exportação de grãos após um ano de guerra
A guerra na Ucrânia completou um ano e, ao longo de 2022, contrariando as expectativas iniciais e a onda inflacionária global, favoreceu as exportações brasileiras de grãos, em especial a de milho. As sanções internacionais impostas contra a Rússia e o fechamento de portos na Ucrânia, grande produtora de trigo e milho, abriram espaço ao Brasil no comércio exterior de commodities. O Porto de Santos se tornou a principal porta de saída desses produtos no País. A Anec estima que as exportações de milho devem se manter em alta nos próximos anos. Íntegra para associados.
Folha Vitória e A Gazeta ES: Codesa muda de nome e anuncia investimentos de R$ 130 milhões em portos
O lançamento oficial da nova marca Vports do complexo composto pelos terminais de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho está programado para acontecer na Intermodal 2023, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, no São Paulo Expo. A companhia possui 1,5 milhão de m2 de áreas disponíveis para exploração, 450 mil toneladas de armazenagem estática e espera dobrar a movimentação para 15 milhões de toneladas até 2028. Também investirá R$ 130 milhões em obras de infraestrutura e melhorias contemplados no contrato de concessão. Íntegra para associados: Folha Vitória e A Gazeta ES.
Jornal Folha de Pernambuco (p. 9): Lixo hospitalar: 14 toneladas apreendidas
A Alfândega apreendeu 14,8 toneladas de lixo hospitalar no Porto de Suape vindas de Portugal. O conteúdo do contêiner havia sido declarado pelo importador como ‘polímeros de cloreto de vinila’, plástico conhecido popularmente como PVC. Em 2011, Suape passou por uma situação semelhante, quando um importador recebeu contêineres com lençóis hospitalares usados. Em 2021, outra ocorrência chamou a atenção, em meio à pandemia. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Obra no Porto pode isolar 6 mil moradores no bairro Sítio Conceiçãozinha, em Guarujá
Seis mil moradores, entre eles 100 pescadores artesanais, deverão ficar praticamente isolados no bairro Sítio Conceiçãozinha, no lado esquerdo do Porto de Santos, em Guarujá. A Cargill está colocando as últimas estacas para ampliar seu TUP, fechando a saída para o mar. Com isso, pescadores e moradores terão apenas uma saída terrestre, no meio de empresas do porto que dá acesso à Avenida Santos Dumont. O Terminal Exportador do Guarujá (TEG), que responde pela Cargill, informa que as obras são de adequação do sistema de amarração das embarcações em seu píer, que não eliminarão o acesso dos comunitários ao canal e contam com a anuência dos órgãos competentes. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e BE News (p. 6): Modelo de governança é visto como passo importante para Port Community System
O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, explica que o objetivo principal do PCS é o intercâmbio entre os diversos atores no porto e que a sua implementação necessita da união de três ou quatro entidades dispostas a combinar as informações que serão compartilhadas. A principal dificuldade no momento é estabelecer os mecanismos de governança. Na semana passada, projeto para o Porto de Santos foi apresentado pelo ITS/USP à Secretaria de Negócios Internacionais do estado de São Paulo. A iniciativa conta com apoio do fundo de cooperação do Reino Unido e, quando estiver em operação em Santos, permitirá ganhos de eficiência, redução de custos e diminuição de tempo de espera em filas de embarcações e veículos. Ontem, em outra entrevista a uma rádio de Santos, Angelino reiterou que o PCS vai propiciar um “outro patamar tecnológico para o porto de uma forma integrada, e não individual”. Ele também falou do 1º Encontro de Soluções Tecnológicas para o Setor Logístico-Portuário, organizado pelo Conselho Tech Export do Brasil Export. O evento, no próximo dia 27, em São Paulo, reunirá terminais portuários, aeroportuários, portos secos, recintos alfandegados e fornecedores de soluções tecnológicas que atendam às novas regras da RF para alfandegamento. Íntegra para associados: Portos e Navios e BE News.
Informativo dos Portos: Marcus Mingoni, diretor de administração e finanças da SPA, assumirá interinamente a direção da companhia
Desde ontem, o diretor de Administração e Finanças da SPA, Marcus Mingoni, passou também a responder interinamente pela direção da companhia. Mingoni está na companhia desde maio de 2020 e substitui o executivo Fernando Biral. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Tecons desistem de ação no STF contra cobrança do SSE/THC-2
A Abratec desistiu da ação no STF para manter a cobrança da THC-2. A votação eletrônica do mandado de segurança, apresentado em 2022 após decisão do TCU contrária à cobrança ocorreria na sexta-feira (17). A entidade justificou que o ato é “superveniente à impetração do mandado de segurança e implica a necessidade de aprofundamento da discussão no âmbito administrativo”. Outra avaliação é que a desistência por parte da entidade poderia estar associada ao entendimento de que o STF se posicionaria contrário à derrubada da decisão do TCU em razão de que os valores adicionados à cadeia logística com a cobrança da taxa impactam os preços dos produtos, que chegam mais caros ao consumidor final. Íntegra para associados.
Brazil Modal (RFB): Receita Federal divulga Balanço Aduaneiro 2022
A Secretaria Especial da RF disponibilizou o Balanço Aduaneiro 2022, com informações sobre importação e exportação; remessas internacionais; controle de bens e viajantes; Programa OEA; gerenciamento de riscos; vigilância e repressão. Entre 2021 e o ano passado houve aumento de 3,36% na quantidade de operações de importação (que somaram 2.585.378) e de 5,38% na quantidade das operações de exportação (2.100.885). No âmbito do Portal Único do Comércio Exterior, o escopo da Duimp foi ampliado, com potencial de superar a marca de 40% do total de operações de importação. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Setor converge em agenda pelo fortalecimento da regulação
Ontem, representantes do setor regulado e da Antaq avançaram numa agenda pelo arquivamento da emenda 54 à MP 1.154/2023, que propõe alterar a autonomia das agências reguladoras. Eles deverão encaminhar tal posicionamento até quinta-feira (2) aos presidentes Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, destacou a ampla adesão do setor à pauta pró-fortalecimento da regulação, para afastar a preocupação de que as propostas de alterações legislativas em curso possam impactar o amadurecimento do ambiente de negócios, a estabilidade regulatória e a segurança jurídica conquistados nas últimas décadas. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023