Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Exame (Estadão Conteúdo) e Agência iNFRA: Ministério de Portos e Aeroportos cria GT para definir futuro de Porto de Itajaí
Em reunião do ministro Márcio França (PSB) com representantes do município de Itajaí, na quinta-feira (2), ficou decidida a criação de um grupo de trabalho, coordenado pelo secretário Nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico, para definir o futuro do Porto de Itajaí, que deve continuar como público nos próximos 35 anos. A principal ideia é colocar o governo federal de novo na gestão da autoridade portuária, mas de forma compartilhada com a prefeitura da cidade. O ministro tem dito que continuará a arrendar terminais à iniciativa privada, mas descartou a privatização de autoridades portuárias. A mensagem diz respeito notadamente ao Porto de Santos, mas sobravam dúvidas quanto aos portos de Itajaí e de São Sebastião, que são ativos federais menores. O porto em Santa Catarina é um dos principais ativos do País em movimentação de cargas conteinerizadas. Movimenta mais de 70% da corrente de comércio do estado e quase 5% do total nacional. Íntegra para associados: Portal Exame e Agência iNFRA.
Estadão On-line (Blog do economista e políticas públicas, Fernando Dantas): “Governança policêntrica” nos portos
Na visão do economista José Tavares, diretor do CINDES, “se o projeto [do governo Bolsonaro de privatização do Porto de Santos] tivesse sido concluído, o Brasil teria se transformado no único país do mundo com um sistema portuário operado exclusivamente por firmas privadas, mas rigidamente subordinadas ao governo federal em todos os tipos de decisões relacionadas a investimentos”. O modelo portuário que o economista defende, derivado de estudos do prêmio Nobel de Economia Elinor Ostrom, é caracterizado pela “governança policêntrica” e inclui empresas estatais municipais como autoridade portuária. Essa visão levou ao movimento concreto conhecido como “renascimento dos portos” e hoje adotada por países como Alemanha, Bélgica, China, Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda, Hong Kong e Taiwan. A adoção desse modelo no Brasil envolveria três medidas jurídicas factíveis, que transformariam as Cias. Docas em estatais municipais não subordinadas ao governo federal e guiadas pelo princípio da governança policêntrica. Íntegra para associados.
Estadão On-line (Coluna do Broadcast): DP World vai investir R$ 200 mi para expandir terminal de contêineres
Operadora de um dos três principais terminais de contêineres do Porto de Santos, a DP World vai investir R$ 200 milhões este ano para aumentar a capacidade de movimentação anual do terminal de 1,2 milhão de TEU para 1,4 milhão, e ampliar o cais de 1,1 mil metros para 1,3 mil metros. Atualmente, a movimentação de contêineres no complexo santista é concentrada em três terminais: DP World, BTP e Santos Brasil. O governo federal estuda, há algum tempo, expandir a capacidade de movimentação com mais uma área, conhecida como STS10. O novo terminal, que ainda não foi leiloado, está sendo pensado em função da expectativa de crescimento da demanda para movimentação de contêineres. CEO da DP World, Fabio Siccherino, afirma que o projeto de expansão visa justamente garantir que a capacidade portuária permaneça à frente da demanda crescente. Íntegra para associados.
Folha (Painel S.A) e Valor On-line: Terminais de contêineres em Santos e no Pará têm queda em fevereiro
O volume de contêineres movimentados nos portos onde a Santos Brasil opera ficou 24,1% menor do que o registrado em fevereiro de 2022. Na armazenagem, a queda foi de 26,5%, e de 41,9% no volume de carga geral. Na comparação entre os meses de fevereiro de 2022 e de 2023, somente o Tecon de Imbituba registrou alta de 57,5% no volume de contêineres. No Tecon Santos a queda foi de 26% e no Tecon Vila do Conde o recuo foi de 24,9%. Íntegra para associados: Folha e Valor.
O Globo On-line: Navio encalhado no Canal de Suez volta a navegar após cinco horas
O MSC Istanbu, que havia encalhado na manhã de ontem no Canal de Suez, voltou a navegar cinco horas depois e segue sua rota até Portugal. O tráfego marítimo tinha sido desviado por conta naufrágio, mas a passagem de outras embarcações não foi prejudicada. O MSC Istanbul tem tamanho semelhante ao do Ever Given, de 400 metros, que bloqueou a hidrovia em março de 2021 e só voltou a navegar seis dias depois. Cerca de 10% do comércio mundial atravessam o canal. Segundo a Autoridade do Canal de Suez, no ano passado 23.851 embarcações passaram pela hidrovia, ante 20.649 embarcações em 2021. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal: Frente Parlamentar Mista dos Portos e Aeroportos será presidida por Paulo Alexandre Barbosa
A Frente Parlamentar Mista dos Portos e Aeroportos (FPPA), aprovada pelo presidente da Câmara Arthur Lira, será presidida pelo Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa. Conta com mais de 200 assinaturas de senadores e deputados, e será lançada oficialmente no dia 15 de março, em Brasília. Pretende debater modelos de gestão e desenvolvimento sustentável, custos operacionais e logísticos, e competitividade internacional, entre outros temas importantes para os modais. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos e Portos e Navios: Com santista no comando, Governo Federal quer modernizar administração dos portos
O ministro Márcio França comentou que a nomeação de Fabrizio Pierdomenico como secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, oficializada em portaria publicada no DOU da última quinta-feira, trará mais agilidade à modernização da administração dos portos brasileiros. “É a primeira vez que temos um ministro e um secretário de Portos da Baixada Santista que conhecem de perto os desafios do porto santista”. O ministro disse ainda que a nomeação da nova diretoria da Autoridade Portuária será realizada nas próximas semanas. Representantes do setor esperam diálogo aberto com a Secretaria de Portos para destravar pautas mais urgentes. O presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, lembrou que Pierdomenico “está muito bem qualificado para gerir os destinos dos portos, não só o de Santos. Mas, como ele e o ministro são da região, nos sentimos muito felizes em tê-los conosco”. Íntegra para associados: A Tribuna e Portos e Navios.
A Tribuna de Santos: Após desestatização, Codesa passa a se chamar Vports e terá R$ 130 milhões em investimentos
A meta da Vports, nova marca comercial da Codesa, é dobrar a movimentação de carga dos atuais 7 milhões de toneladas por ano para até 15 milhões de toneladas até 2028. Seu presidente, Ilson Hulle, informou que a nova companhia já firmou dois contratos estratégicos do ponto de vista de mercado e deverá concluir a nova tabela tarifária ainda este mês. Os contratos foram firmamos no negócio de petróleo e gás com uma empresa de offshore (TechnipFMC, exploração na Base de Vitória) e na importação de malte (FTS Par, que irá operar seis silos no Cais de Capuaba, em Vila Velha). A Vports deverá investir R$ 850 milhões em 35 anos, sendo R$ 335 milhões na ampliação dos portos de Vitória e Barra do Riacho. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos – p. a-8 (Coluna de Popa a Proa – artigo do presidente da Fenop, Sérgio Aquino): Sob nova direção nos portos brasileiros
Esperamos que nessa fase de transição para a “nova gestão” aproveitemos para revisitar o “interesse público em garantir que os portos operem com eficiência e segurança, que serviços justos e competitivos sejam prestados e que os portos apoiem e fomentem o desenvolvimento econômico local e nacional”, conforme o Banco Mundial. Tudo sendo iniciado com a valorização da comunidade local, por meio da recuperação do CAP e garantia de gestores que não dependam somente de questões políticas para as suas nomeações. Mesmo antes de recuperar a composição e competência deliberativa, o CAP já poderia ser fundamental para ambos os pilares. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos – p. a-2 (artigo dos jornalistas e sócios da Data Center Brasil, Rodolfo Amaral e Veronica Mendrona): Dragagem, o filé-mignon do porto
A empresa que executava os serviços de dragagem em 2020 e 2021 mantinha um contrato com a SPA no valor de R$ 247,7 milhões, por 24 meses; enquanto a que presta idênticos serviços, em 2022 e 2023, possui uma contratação por R$ 371 milhões, majorada em 35,06%. O pagamento da despesa é feito pela arrecadação da Tabela I das Tarifas do Porto de Santos, de infraestrutura e acesso aquaviário, e o seu custo está vinculado à tonelagem da embarcação ou ao fundeio. No plano de negócios da desestatização do Porto de Santos para o período de 2023 a 2057 foi projetada uma receita global de R$ 15,3 bilhões para a Tabela I, correspondendo a 15,68% da Receita Líquida da SPA para idêntico período. Dessa forma, repassar à iniciativa privada o controle direto dos serviços de dragagem é abrir mão de uma receita média anual da ordem de R$ 437 milhões. Íntegra para associados.
Agora RN: CNT realiza estudo de viabilidade para segundo terminal portuário em Natal
Segundo a Codern, a saída da operação da CMA-CGM no Porto de Natal causará queda de 13% no faturamento planejado para 2023. Mas a situação pode ser contornada nos próximos anos, porque a CNT contratou uma empresa para realizar um EVTEA do chamado Porto Potengi, que ficaria na margem oposta ao atual porto de Natal. Ainda não há confirmação se o Porto de Natal iria operar em conjunto com o novo terminal. Responsável por 62,5% das exportações do Rio Grande do Norte, o setor agropecuário vive na expectativa em saber como será a exportação do que foi produzido na safra 2022/2023, que termina em agosto deste ano. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 6): Petrobras passa a comercializar combustível com menor teor de enxofre no Porto de Santos
A Petrobras passou a comercializar no Porto de Santos o combustível marítimo conhecido como Ultra Low Sulphur Marine Gas Oil (ULSMGO), que contém teor de enxofre máximo de 0,1 % e é requerido nas áreas em que há limites mais restritivos de emissão de óxidos de enxofre, resultantes da queima do combustível nas embarcações. O novo produto é produzido na refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, e está sendo comercializado desde 1º de março. Íntegra para associados.
Agência Porto: Portos do Paraná publica relatório de sustentabilidade de padrão internacional
A Portos do Paraná publicou seu 1º Relatório de Sustentabilidade Anual, que tem por objetivo dar continuidade à excelência na gestão da empresa pública e expandir o horizonte em busca de novos mercados. O documento foi elaborado dentro dos padrões Global Report Initiative (GRI), utilizado por grandes corporações em nível mundial, e está disponível para consulta no site oficial da empresa. De acordo com o presidente, Luiz Fernando Garcia, são dados envolvendo meio ambiente aos negócios, investimentos, saúde financeira, até a relação porto-cidade e o desenvolvimento regional e econômico. Íntegra para associados.
BE News (p. 3): Wilson Sons vai implantar sistema de reconhecimento no Porto do Rio Grande
A Wilson Sons adquiriu um sistema de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) a ser implantado em guindastes STS no Tecon Rio Grande. O OCR automatiza o processo de captura de dados à medida que os contêineres são carregados e descarregados. Com a tecnologia de imagem por inteligência artificial, o sistema captura o número de cada contêiner, os códigos ISO, orientação das portas, presença de vedação com parafusos, e etiquetas que indiquem a existência de materiais perigosos, além de gravar imagens para fins de inspeção de danos. A solução inclui o ABB MatchMaker, que identifica os caminhões que operam no terminal, permitindo a transferência automatizada entre os guindastes e os veículos. Junto ao OCR, o QuayPro vai digitalizar os processos de confirmação de estiva de contêineres. A implantação desses sistemas consolida o objetivo de automatizar os processos no terminal. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Governo pode licitar 46 arrendamentos portuários até 2026
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, disse que 46 instalações para arrendamentos portuários previstos para o período de 2022 a 2026 estão passíveis de definição no Ministério de Portos e Aeroportos. O pacote, com processos em diferentes estágios, prevê desde a concessão da dragagem do canal de acesso aquaviário do Porto de Paranaguá, que ainda será submetida à audiência pública, aos dois grandes arrendamentos no Porto de Santos: o STS-10, para movimentação de contêineres, e o STS-53, para movimentação de fertilizantes. Nery lembrou que a discussão dos projetos será feita a partir do novo enfoque dado pelo atual governo. Íntegra para associados.
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