Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Commodities em baixa vão afetar crescimento da AL, diz Banco Mundial
O relatório “O Potencial da Integração, Oportunidades Numa Economia Global em Transformação”, do Banco Mundial, aponta que as quedas nos preços das commodities, as taxas de juros mais altas nos países desenvolvidos e a recuperação instável da China podem piorar as perspectivas das economias da América Latina, em especial a do Brasil. Estima que o PIB regional crescerá 1,4% em 2023, a taxa global mais baixa, e avalia que para impulsionar o crescimento será fundamental aproveitar as oportunidades de aproximação da cadeia produtiva dos mercados domésticos e a indústria verde. Íntegra para associados.
Valor Econômico: MPs do PPI e do Minha Casa são prorrogadas por 60 dias
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, prorrogou por 60 dias a vigência de duas medidas provisórias encaminhadas pelo presidente Lula: a MP 1.161, que trata de alteração da Lei nº 13.334/2016 que criou o PPI, e a MP 1.162, que faz mudanças no Programa Minha Casa, Minha Vida. Íntegra para associados.
O Globo: Haddad diz que governo não precisa de ‘Plano B’ para medida que prevê receita adicional em até R$ 90 bi
Ontem o ministro Fernando Haddad afirmou que o governo não precisa de um “plano B” para a medida que prevê receita adicional de R$ 85 bilhões a R$ 90 bilhões. A proposta que está sendo estruturada busca proibir que empresas com incentivos fiscais concedidos por estados, via ICMS, possam abater esse crédito da base de cálculo de impostos federais (IRPJ e CSLL). O crédito só poderá ser abatido se for destinado a investimentos, e não a custeio. A receita de até R$ 90 bilhões compensaria grande parte do total que o governo precisa para viabilizar o arcabouço fiscal no longo prazo. A nova âncora para as contas públicas prevê déficit zerado no próximo ano e superávits a partir de 2025. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
ND Mais: Porto de Navegantes tem registro de melhor trimestre na história e segue líder no sul do Brasil
O Porto de Navegantes registrou 329,6 mil TEU movimentados neste que foi melhor trimestre dos últimos cinco anos da companhia. O crescimento foi de 19% em relação ao mesmo período de 2022. O destaque ficou com mês de março, com movimentação de 124 mil TEU. Esses indicadores mantêm o terminal como líder portuário na região Sul do país. O volume reefer embarcado trimestralmente somou 36,6 mil TEU. Íntegra para associados.
Jornal Popular Catarinense: Porto de Imbituba anuncia R$ 11,2 milhões em investimentos
Ontem a diretoria executiva da SCPAR e a Secretaria estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias assinaram as autorizações para lançamento dos processos licitatórios para alavancar a capacidade operacional do Porto de Imbituba: derrocagem no Cais 1, execução de dolfim no Cais 2 e compra de 2 balanças rodoviárias. As obras e aquisições somam R$ 11,2 milhões em investimentos. As melhorias permitirão o atendimento permanente de três navios no local, passando dos atuais 660 metros de cais linear nos dois berços para 710 metros, e a agilização do fluxo de pesagem de cargas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Comex do Brasil: MDIC lança consulta pública para reduzir ineficiências regulatórias e combater o Custo Brasil
Ontem o MDIC anunciou a abertura de uma consulta pública para identificar e combater ineficiências regulatórias que geram custos excessivos para as empresas e comprometem o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Os insumos servirão de base para a elaboração do Plano de Redução do Custo-Brasil 2023-2026, que tem por objetivo remover ou revisar normas que imponham barreiras à atividade econômica nos níveis legal e infralegal. Em estudo realizado pelo governo federal com o Movimento Brasil Competitivo, em 2019, o Custo Brasil foi estimado em R$1,5 trilhão, ou 22% do PIB brasileiro. A última edição do indicador Product Market Regulation (PMR), da OCDE, de 2018, colocou o Brasil na 47ª posição dentre 49 economias, refletindo a baixa qualidade regulatória e a falta de competitividade das empresas domésticas. A consulta pública pode ser acessada em: www.gov.br/participamaisbrasil/plano-de-reducao-do-custo-brasil-2023-2026. Íntegra para associados.
Agência Porto: Setor portuário movimenta mais de 174 milhões de toneladas de janeiro a fevereiro
O Estatístico Aquaviário da Antaq mostra que o setor portuário movimentou 174,46 milhões de toneladas de janeiro a fevereiro de 2023. A queda de 3,07% em comparação ao mesmo período de 2022 foi impulsionada pela diminuição da movimentação de minério de ferro (-4,2%), soja (-19,165) e adubos (-24,97%). Os portos públicos movimentaram 58,5 milhões de toneladas, recuo de 1,84% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O destaque positivo foi o Porto de Itaguaí, com 6,8 milhões de toneladas movimentadas, um crescimento de 33,58%. Os TUPs movimentaram 116 milhões de toneladas, queda de 3,68%. O destaque positivo foi o do Terminal de Petróleo Tpet/Toil, no Porto do Açu, com crescimento de 71,75% e 6,4 milhões de toneladas movimentadas. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Agentes cobram ordenamento e definição de gestor de vias navegáveis na Amazônia
Ontem, no evento Norte Export, a Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani) voltou a defender a criação de um ordenamento das vias interiores navegáveis da Amazônia e a definição de quem é o ‘dono’ desses corredores – Antaq, Marinha, DNIT ou Ministério de Portos e Aeroportos. Acrescentou que existem problemas para o tráfego fluvial na região por conta de troncos soltos e abertura dos vertedouros de hidrelétricas locais. Além disso, o Madeira sofre todos os anos com restrições no período de seca, encarecendo o preço dos fretes devido à redução da capacidade das cargas. Íntegra para associados.
Tecnologística: Wilson Sons conta com nova rota regular entre Rio Grande do Sul e o Norte da Europa
O Tecon Rio Grande, da Wilson Sons, passou a contar com uma nova rota para tráfego para o Norte da Europa, com a linha marítima Samba, da Maersk. A partir de abril, o serviço semanal direto e com navios maiores reduzirá o tempo de trânsito entre os pontos em até dez dias e ofertará ao mercado gaúcho maior disponibilidade para o transporte de cargas. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto de Itajaí realizará a 3ª edição do Inova Portos
A terceira edição do Inova Portos acontecerá nos dias 13 e 14 de abril, em Itajaí, com transmissão em tempo real pela internet. Serão dois dias de palestras e debates, tendo como público-alvo os colaboradores dos portos públicos, atores do cenário de inovação, representantes de startups com foco em soluções portuárias e autoridades. A Superintendência do Porto de Itajaí lembra a vocação do porto para a inovação, destacando que foi o primeiro a trabalhar 24 horas, a ser certificado no ISPS Code, em 2004, como também na adoção dos controles metaoceânicos de navegação do canal de acesso. A programação pode ser conferida em: terceiroinovaportos.portoitajai.com.br/downloads/PROGRAMACAO_INOVAPORTOS.pdf. Íntegra para associados.
BE News – p. 6 (Coluna Tecnologia & Inovação – artigo do diretor-executivo da ABTRA e presidente do Conselho Tech Export, Angelino Caputo): A vida real é analógica!
Hoje em dia é tão comum falarmos de coisas digitais que o termo já está completamente banalizado. Todo mundo usa, mas a grande maioria das pessoas não tem a menor ideia do que isso realmente significa, só sabe que uma coisa digital é melhor do que aquela mesma coisa, quando não é digital. Com o aprimoramento da capacidade dos computadores e das memórias, além de avançados algoritmos de compressão de dados (MP3, por exemplo), a granularidade das amostras ficou tão pequena que é impossível se perceber qualquer perda no processo de digitalização. Digitalizar aumenta a precisão e a segurança dos processos. Vale aqui para o nosso mundo logístico/portuário. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Setor logístico ainda identifica incertezas na economia em 2023
Os impactos da pandemia quebraram alguns paradigmas relacionados à logística e levaram as empresas do setor a avançar na busca por soluções integradas. Elas estimam para 2023 um cenário ainda atrelado ao comportamento pós-pandêmico, com uma demanda por frete e espaço mais estáveis, de olho na sustentabilidade e com altas expectativas no relacionamento. Ainda há um clima de incerteza, no varejo, para os próximos meses, principalmente, em relação ao modal e a austeridade de custo. A expectativa é que cada vez mais clientes busquem mais agilidade, mais flexibilidade, com contratos de médio e curto prazo. Íntegra para associados.
Portos e Navios: ‘Agências reguladoras já tiveram muitas vidas no Brasil’, avalia Dantas
Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira (3), o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, lembrou que, após a criação das primeiras agências reguladoras no país, elas passaram por um momento de muito enfraquecimento e certa captura por políticos e em parcela relevante pelo mercado. “Sempre vimos nas agências o fenômeno da porta giratória em que o sujeito estava numa empresa, ia para agência, depois ia para a empresa”. Disse que a Lei Geral das Agências (13.848/2019) foi um marco importante para a reinstitucionalização das autarquias, na medida em que estabeleceu orçamento próprio e definiu o tempo de mandato para os diretores. Íntegra para associados.
Portos e Navios (artigo do diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Conceição da Silva): ABTP: 34 anos de luta pelo desenvolvimento do setor portuário brasileiro
A ABTP defende a clareza na compreensão entre os agentes atuantes no setor de que as operações portuárias no país sejam realizadas pelo segmento privado, em regime de livre competição e que, portanto, se faz necessário preservar a liberdade de investimentos, assim como também a liberdade de preços e de contratações. Neste cenário, cabe à regulação a atuação em casos de falhas de mercado no setor como, por exemplo, aquelas decorrentes de fechamentos de mercado que podem causar sérias ameaças ao crescimento saudável dos portos e terminais portuários. Assim tem sido a atuação da ABTP nesses 34 anos de história: sempre trazendo para o centro do debate os temas que são prioritários para o país, e enfrentando com diálogo, responsabilidade e com uma governança colaborativa os maiores desafios do setor portuário. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Secretaria de portos estuda modelos para incentivar autogestão portuária, diz secretário
O secretário Fabrizio Pierdomenico recebeu do ministro Márcio França a missão de dar ‘aos portos agilidade, eficiência e preços competitivos’. Ele terá de encarar desafios que se prolongam há mais de uma década, como o THC2, e outros novos, como a verticalização do setor de movimentação de contêineres e a revisão dos processos de concessão de portos. Afirmou que em Santos todas as novas concessões e renovações estão sendo reestudadas e defendeu que é possível modelos eficientes de gestão, que não sejam a venda das companhias docas, citando especial simpatia pelos de autogestão, como o Corredor de Exportação de Paranaguá e a Ferrovia Interna do Porto de Santos. Disse que, com a desestatização da SPA fora de questão, o STS10, a troca de área do terminal de passageiros e o STS53 farão parte de um rearranjo do Porto de Santos como um todo. “Para isso, a primeira coisa é não ter dogmas”, adiantou. Íntegra para associados.
BE News (p. 3): Secretário de Portos defende modelo de condomínio para gestão do canal de Santos
Na abertura do Norte Export, ontem, em Manaus, o secretário Fabrizio Pierdomenico destacou que é favorável ao modelo de condomínio para gestão do canal do Porto de Santos e citou um estudo feito pelo Sopesp em 2018. “Não é fácil montar essa governança, mas já pedi ajuda aos universitários, falei com o Sopesp, com as associações, e a gente quer montar isso, conversar e dialogar, e vamos colocar isso de pé. Vamos estruturar e, de tal forma, ter um cardápio de opções para que a zeladoria nos próximos quatro anos não seja mais um problema para o setor portuário”. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023