Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Viagens de navios batem recorde no mercado brasileiro
O negócio de cruzeiros deverá gerar um impacto econômico de R$ 3,9 bilhões ao Brasil, de outubro deste ano a maio de 2024. Na temporada encerrada em abril foram R$ 3,6 bilhões. Os valores consideram os investimentos das companhias marítimas e os gastos de turistas e tripulantes nas cidades visitadas. Na próxima temporada, que vai de outubro próximo a maio de 2024, o setor ofertará 840 mil leitos, aumento de 6% em relação à atual. Entre as novidades está a confirmação de Paranaguá como porto de embarque e a possibilidade de escalas-teste em Penha e em São Francisco do Sul. Íntegra para associados.
Valor On-line: Governo tenta ‘solução consensual’ para rodovias sem cassar contratos
Ontem o Ministério dos Transportes oficializou grupos de trabalho para buscar “soluções consensuais” em quatro rodovias administradas pela iniciativa privada e com obras paralisadas. A ideia é evitar processo de “devolução amigável” do ativo para relicitação ou cassação do contrato. Os trabalhos serão concluídos em 30 dias e se nortearão pelos princípios: defesa do interesse público, com comprovada vantajosidade; viabilidade técnica e jurídica; execução imediata dos investimentos previstos contratualmente, atualmente paralisados em decorrência de ação judicial ordinária; tarifas módicas; e redução de acidentes e melhoria da fluidez da rodovia. As rodovias estão localizadas nos estados da BA, ES-RJ, MT, MS e PR. Íntegra para associados.
Valor On-line: Novo mecanismo vai permitir que Argentina pague exportações brasileiras em reais
Discutido ontem em reunião dos presidentes Lula e Alberto Fernández, o novo mecanismo de financiamento é tratado como uma solução “ganha-ganha”. Para o Brasil, ajudaria a manter o nível de atividade da economia doméstica e a recuperar terreno perdido para a China no comércio bilateral. Cerca de 200 empresas brasileiras, principalmente da área industrial, poderão elevar suas exportações para a Argentina, após a criação de linhas de crédito que permitirá ao país vizinho reduzir de 180 para 30 dias o prazo de desembaraço das mercadorias brasileiras e pagar suas compras em reais. Os detalhes serão acertados na próxima semana em Buenos Aires. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Novo cenário global faz França apostar no Brasil
A Business France, agência do governo francês de promoção das exportações e negócios de empresas francesas e atração de investimento internacional, quer impulsionar a internacionalização das empresas francesas no Brasil e aprofundar o comércio bilateral e o investimento no país. A medida é motivada pela vulnerabilidade das cadeias de valor por conta da guerra na Ucrânia e pela preocupação da França com a autossuficiência energética e a alimentar. A França quer aproveitar o potencial agrícola brasileiro para consolidar sua posição na área de agricultura e bioinsumos. No ano passado, foi o 24º principal destino das exportações brasileiras, enquanto o Brasil ocupou a 28ª posição do ranking mundial de mercados para as vendas francesas ao exterior. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal e A Tribuna de Santos (p. A-7): Senado aprova projeto que regulamenta praticagem no tráfego aquaviário
A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou o PL 877/2022, do senador Nelsinho Trad, que regulamenta o serviço de praticagem. Foram 15 votos favoráveis e nenhum contrário. A proposta agora segue direto para apreciação da Câmara dos Deputados. O texto acrescenta parâmetros de funcionamento da atividade que estão presentes nas Normas da Autoridade Marítima, como a escala de rodízio única de atendimento aos armadores para garantir a disponibilidade ininterrupta do serviço, evitar a fadiga do prático e assegurar a quantidade mínima de manobras para manter a habilitação, ao mesmo tempo que dá autonomia para o prático tomar sempre a decisão mais segura a bordo, sem pressão comercial do armador, que não escolhe quem vai atendê-lo. Íntegra para associados: Santa Portal e A Tribuna de Santos.
Bem Paraná: Porto Ponta do Félix é o primeiro do Brasil a obter certificações em segurança e conformidade pela Receita Federal
O Porto Ponta do Félix, em Antonina, conquistou o Certificado de OEA, emitido pela Receita Federal, e também o certificado de Conformidade e Segurança, aplicados à cadeia de suprimentos no fluxo das operações de comércio exterior. As certificações fazem com que o porto passe a contar com os benefícios e vantagens dos Acordos de Reconhecimento Mútuo da RFB com as administrações aduaneiras de outros países, agilizando o processo documental de suas operações de importação e exportação. Íntegra para associados.
Folha de Pernambuco (p. 5): Gouveia toma posse no Porto do Recife
Ontem, em seu discurso de posse como novo presidente do Porto do Recife, o advogado Delmiro Andrade da Cruz Gouveia falou dos projetos para aprimorar a administração e a infraestrutura portuária e lembrou que o Porto também tem uma vocação turística. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, destacou o compromisso de integrar o Porto do Recife ao de Suape para que o estado tenha um sistema portuário mais competitivo. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 3): Túnel Santos-Guarujá
O presidente da APS, Anderson Pomini, se reuniu ontem com o VP e ministro Geraldo Alckmin, para discutir, entre outros assuntos, a construção do túnel Santos-Guarujá. Em um vídeo gravado com Pomini, Alckmin enfatizou que “o túnel traz segurança, pois a travessia (de balsas) Santos-Guarujá é uma das mais movimentadas do mundo”. Disse ainda que o empreendimento será aberto ao tráfego de “bicicletas, motocicletas, carros, ônibus e o VLT”. A agenda de Pomini em Brasília contou ainda com audiências com o ministro Alexandre Padilha, o presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, o deputado federal César Madureira, e o advogado Cristiano Zanin. Íntegra para associados.
Portos e Navios: ESG ganhou relevância na agenda dos ministérios, da Antaq e da ONU
A governança ambiental, social e corporativa pode diferenciar uma empresa na hora de atrair investidores. O tema já faz parte da agenda do MPor e da Antaq, com objetivo de mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, do Pacto Global da Nações Unidas, que trata do tema. Essas práticas ganham cada vez mais importância e vêm sendo valorizadas no contexto global. Em 2021, a McKinsey apontou que o termo é primordial em questões de investimentos, fusões e aquisições em todo o mundo. As autoridades portuárias e as empresas privadas administradoras dos terminais concordam que o processo é longo e permanente; e envolve ações de educação e conscientização, pelo estabelecimento de políticas públicas e parcerias de fomento e investimentos à infraestrutura. Outra matéria da Portos e Navios fala do guia de sustentabilidade desenvolvido pelo LabPortos/UFMA em parceria com a ATP e a ABEPH e do Índice de desempenho ambiental (IDA), da Antaq. Íntegra para associados: Portos e Navios 1 e Portos e Navios 2.
Tecnologística: Tempo de permanência das cargas aumenta em Paranaguá, Vitória e Salvador, aponta relatório
O relatório da Project44 com dados de março e abril aponta que o aumento de tempo de permanência das cargas para importação em Salvador foi o menor (7,4%), seguido por Paranaguá (7,7%), e Vitória (17%). Já para exportações, ficou estável desde dezembro de 2022. Conforme o levantamento, não houve mudança drástica no tempo de entrega das importações para o Brasil, com exceção dos Estados Unidos. Nas importações dos EUA, houve redução de 9,5%, o que equivale a despachos de contêineres com quatro dias a menos em relação a fevereiro. Íntegra para associados.
Agência Porto: IMA entrega licença Ambiental para as obras do Cais 3 do Porto de Imbituba
O Instituto de Meio Ambiente (IMA) entregou a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para as obras de recuperação, reforço e ampliação do cais 3 do Porto de Imbituba. Com isso, a empresa vencedora da licitação poderá realizar a obra orçada em mais de R$ 92 milhões, que prevê o alargamento do berço em 2,5 metros, cravação de uma nova linha de estacas de sustentação e construção de dois dolfins. Com isso o porto vai ampliar a capacidade de atendimento para receber navios até 271 metros de comprimento e calado máximo de 13,5 metros, ao passo que hoje permite embarcações de até 215 metros e calado de 11,5 metros. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Aduaneiros egípcios têm agenda de aproximação com Brasil
Uma deleção de executivos da Autoridade Aduaneira do Egito, organizada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, visitou o Porto de Santos e foi recebida pelos executivos da APS e pela Alfândega em Santos. A agenda da comitiva segue nesta semana, em Brasília, com reuniões no MAPA e na RFB. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: TCU determina que ANTAQ aperte fiscalização sobre TUPs que não cumprem prazo para implantação
O TCU orientou a Secretaria de Controle Externo de Infraestrutura a instaurar processo de representação para apurar possíveis irregularidades na dispensa de garantia do contrato firmado com a Terminal de Granéis de Santa Catarina para construção de TUP em São Francisco do Sul. O ministro relator, Antonio Anastasia, solicitou também um levantamento com situações similares de dispensa de garantia sem que a implementação do terminal fosse concluída em contratos de autorização de TUPs que ainda não estão em operação. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023