Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Novas regras para renovação de ferrovias saem até o fim do mês
A revisão dos parâmetros de renovação das concessões de ferrovias, conduzida pelo Ministério dos Transportes, será concluída na próxima semana. A nova percepção sobre como deve ser usado esse mecanismo será aplicada aos quatros pedidos das concessionárias Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Rumo Malha Sul, Transnordestina Logística e Ferrovia Tereza Cristina (FTC). Em seguida, a discussão será com concessionárias que assinaram a renovação no governo Bolsonaro. Além de estabelecer novas condições para a renovação dos contratos, o governo quer chamar as concessionárias que já prorrogaram as concessões para “ajustar” obrigações definidas por governos anteriores. Íntegra para associados.
Valor Econômico e O Globo On-line: À espera de resposta sobre Galeão, ministro adia reunião
O pedido da RioGaleão, de estender o prazo para responder se permanece ou não com a concessão até o dia 31 de maio, levou ao cancelamento de uma reunião, que aconteceria hoje, do ministro Márcio França com o governador Cláudio Castro e o prefeito Eduardo Paes. A nova data ainda não foi definida. Íntegra para associados: Valor e O Globo.
Estadão: ‘Estamos satisfeitos com aeroportos lucrativos sendo gerenciados por empresas privadas’, diz França
O ministro Márcio França afirmou que a transição dos aeroportos leiloados na sétima rodada – entre eles, Congonhas – à iniciativa privada só será iniciada quando o governo tiver “segurança” de que as empresas que arremataram os ativos estejam adimplentes. O governo ainda precisa responder se aceitará os precatórios que Aena e XP Infra ofertaram para quitar uma parcela dessa contribuição. França, contudo, rejeitou a ideia de que tem resistência em abrir mão dos terminais, com o fim de mantê-los sob o guarda-chuva da Infraero. Íntegra para associados.
Folha (Painel S.A): Fiscais da Receita Federal preparam greve nesta terça
Os servidores da Receita Federal planejam entrar em greve, a partir de hoje, após o governo Lula descumprir acordo de que assinaria um decreto liberando verba para que eles passem a receber bônus por produtividade. Os fiscais agora pressionam o ministro Fernando Haddad para acelerar a liberação do dinheiro a que teriam direito, estabelecido em uma lei de 2017. As discussões sobre o pagamento de bônus de eficiência vêm sendo travadas desde 2016 e já foram alvo de críticas do TCU. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (matéria de capa) e Diário do Litoral: Obras do Parque Valongo devem começar no segundo semestre no Porto de Santos
Mais um passo em direção à concretização do equipamento cultural e turístico foi dado ontem, com a assinatura do Trimmc entre a Prefeitura da cidade e a Cofco. O aporte custeará a revitalização do Armazém 4 e a implantação de uma praça de cultura e lazer na área dos antigos armazéns 5 e 6. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Diário do Litoral.
A Tribuna de Santos (p. A-3): Ministro tem pressa para mudança do Terminal de Passageiros
O ministro Márcio França disse ter pressa em transferir o Terminal de Passageiros administrado pelo Concais para as áreas dos antigos armazéns 1, 2 e 3 do Porto de Santos, no Valongo. A transferência, segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, está com as “negociações avançadas”. Íntegra para associados.
Folha de Pernambuco: Suape bate recorde e embarca mais de três mil veículos numa única operação
O Hub de Veículos do Complexo Industrial Portuário de Suape segue ganhando destaque em volume de embarque e desembarque de veículos. Nesta semana o navio Grande Guinea, de bandeira italiana, atracado no Cais 4, está recebendo o carregamento de três mil veículos da Stellantis (antiga FCA), para seguir com destino ao Porto de Vera Cruz. Íntegra para associados.
No Ponto SC: 17ª atracação de navio com operação de carga de veículos “roll on roll off” no Porto de Itajaí
O Porto de Itajaí recebeu sua 17ª atracação de navio Ro-Ro, ontem, que deverá desembarcar 390 veículos da BMW e 426 da GM. A soma das 17 atracações, iniciadas em 16 de março de 2022, totalizam até o momento 12.194 veículos desembarcados e 22.584 toneladas movimentadas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 6 – matéria de capa) e A Tribuna de Santos (p. A-4): Márcio França defende parceria com o governo de SP para túnel Santos-Guarujá
O ministro Márcio França disse, ao discursar na solenidade de abertura do Santos Export, que convidou o governador Tarcísio de Freitas para construir, em conjunto, o túnel imerso que ligará Santos e Guarujá. Destacou que o presidente Lula pediu que a gestão da pasta seja feita de forma mais célere, visando atender às demandas do setor. Em outra matéria da Tribuna, o túnel imerso mais longo do mundo, que ligará Dinamarca e Alemanha e está em fase de construção, servirá como modelo de estudo para o aperfeiçoamento do projeto do túnel Santos-Guarujá. Na última quinta-feira (11), a diretoria da APS conversou com engenheiros da estatal dinamarquesa Fermen A/S, que executa a obra na Europa, para conhecer o projeto. Íntegra para associados: BE News e A Tribuna de Santos.
BE News (p. 15): Santos Export debate modelos de gestão para futuro do Porto de Santos
Com a presença do presidente da APS, Anderson Pomini, o modelo de gestão para o futuro do Porto de Santos será um dos temas dos painéis debatidos hoje (16), durante o Fórum Santos Export, em Santos. Um dos modelos que serão discutidos é o de gestão condominial, defendida pelo secretário Fabrizio Pierdomenico. Estarão também presentes no painel, com início às 16h30, representantes das entidades empresariais do setor, dentre os quais, o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo. Íntegra para associados.
Portos e Navios 1 e Portos e Navios 2: Ministério dos Portos reforçará orçamento da Antaq
O Ministério de Portos e Aeroportos vai anunciar um incremento de 17% ao orçamento da Antaq para iniciativas de aperfeiçoamento da regulação, fomento aos TUPs e incentivo à ampliação das hidrovias brasileiras, entre outras. O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, adiantou que a medida deverá também beneficiar o desenvolvimento de estudos voltados à análise de viabilidade de concessões de importantes trechos de hidrovias, especialmente na região Norte do país. Íntegra para associados: Portos e Navios 1 e Portos e Navios 2.
Agência Porto: Porto de Porto Velho oferece três áreas para uso temporário e impulsiona negócios
A administração do Porto de Porto Velho está disponibilizando três áreas para uso temporário, destinadas a movimentação e armazenagem de cargas, além de outras operações portuárias. O porto está localizado às margens do rio Madeira, em Rondônia. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Porto Itapoá passa a contar com serviço FIL da HMM
O Porto Itapoá passa a contar com mais uma importante opção de serviço que liga o Terminal aos principais portos da Ásia. Os executivos do Porto estiveram na Coreia do Sul para uma reunião com o Hyundai Merchant Marine. Representantes do armador Sul-Coreano anunciaram que o serviço FIL fará escalas semanais em Itapoá. O primeiro navio a atracar em Itapoá será o MV. Hyundai Shanghai ETA IOA, que chegará no dia 8 de julho. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023