Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha (Painel S.A): Com ganhos de até R$ 300 mil, valets de navios viram alvo de investigação do Cade
O Cade abriu um inquérito para investigar suposta formação de cartel entre práticos que ganham até R$ 300 mil por mês para estacionarem grandes navios nos portos do país. Os técnicos do Cade apuram se existem barreiras para a entrada de interessados no grupo e se eles dividem mercado e, por isso, cobram preços elevados. Setores do agronegócio reclamam da carência de profissionais e da impossibilidade de que essa contratação seja feita livremente, o que, em sua visão, aumenta o preço. Para Ricardo Falcão, presidente da Praticagem do Brasil, o custo da atividade representa menos de 0,1% do total de uma carga. “Não há nada no modelo brasileiro que transgrida o padrão internacional”, explicou. Íntegra para associados.
Portal Veja (Blog Radar) e Agência Porto: O que Márcio França vai fazer na Bélgica
Nesta semana o ministro Márcio França participa, a convite do diretor-presidente da ATP Murillo Barbosa, de uma missão de cinco dias para visitar os terminais portuários na Bélgica. Deverá analisar o padrão de gestão desses portos, que tem flexibilidade de administração semelhante à de um porto privado. Integram a comitiva o diretor-geral da Antaq Eduardo Nery e executivos de 16 empresas associadas à entidade. Íntegra para associados: Portal Veja e Agência Porto.
Estadão On-line: Monitor do PIB aponta alta de 1,6% no primeiro trimestre, com impulso da agropecuária
Impulsionado pelo bom desempenho da agropecuária, o PIB brasileiro cresceu 1,6% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao quarto trimestre de 2022. Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, avançou 3,6%, segundo o Monitor do PIB, do Ibre/FGV. A atividade econômica teve uma elevação de 1,8% no mês de março ante fevereiro e, na comparação com março de 2022, teve expansão de 4,5%. O PIB deve crescer em torno de 1% em 2023, sendo metade dessa expansão uma contribuição da agropecuária, sustentada pela soja e pelo milho. Íntegra para associados.
Valor On-line: ‘Plano safra’ da indústria será estruturado em sete ‘missões’ temáticas
A nova política industrial do Brasil, que está sendo chamada de “Plano Safra” da indústria, será estruturada em sete missões definidas ontem na primeira reunião do comitê-executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). Envolvem a agroindústria, o complexo da saúde, infraestrutura, digitalização e descarbonização da indústria, defesa, moradia e mobilidade. O CNDI não se reúne há sete anos. O primeiro encontro deverá ocorrer em junho, para bater martelo sobre as medidas a serem adotadas a partir das missões. Para cada missão, foi criado um grupo de trabalho que vai discutir objetivos específicos e metas a serem atingidas em coordenação entre governo e sociedade. Íntegra para associados.
O Globo On-line e Estadão On-line: Governo tenta blindar arcabouço fiscal e evitar emendas durante votação
O projeto de lei complementar que estabelece a nova regra para as contas públicas, em substituição ao teto de gastos, recebeu até agora 40 emendas de deputados. São diversas propostas para alterar o texto que ainda serão analisadas pelo relator do projeto, o deputado Cláudio Cajado. O governo quer blindar o texto e evitar mudanças significativas no projeto. O presidente da Câmara, Arthur Lira, quer votar o texto na semana. Apenas 147 deputados declaram abertamente que votarão a favor da nova regra fiscal. Íntegra para associados: O Globo e Estadão.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. A-8): Ministro vai à Europa para atrair capital estrangeiro
O ministro Renan Filho embarcou ontem para Leipzig para participar do Fórum Internacional dos Transportes (ITF) – Summit 2023. Ele deverá oficializar a pretensão do Brasil de se tornar membro pleno do ITF e atrair investimento estrangeiro para alavancar a logística no País. Atualmente, o fórum conta com 64 países e atua de forma integrada com a OCDE. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos – p. A-8 (artigo do engenheiro civil e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia, Luis Claudio Santana Montenegro): Viabilidade para quem, cara-pálida?
Um dos documentos burocráticos mais famosos quando se fala de arrendamentos portuários no Brasil é o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. A exigência de um EVTEA é prerrogativa legal para processos de privatizações de empresas, concessões e permissões de serviço público, contratações das PPPs ou outorgas de atividades econômicas reservadas ou monopolizadas pelo Estado. Arrendamentos de áreas em portos não se encaixam em nenhum desses casos. (…) A proposta que trago é a de extinguir imediatamente a exigência do EVTEA, ocupar todas as áreas vazias nos nossos portos e ampliar as áreas quando houver necessidade. Íntegra para associados.
Santa Portal: Autoridade Portuária e Associação Comercial atuarão juntas na revitalização do Centro de Santos
Ontem, em reunião entre o presidente da APS, Anderson Pomini, e o presidente da ACS, Mauro Samarco, ficou definido que as duas instituições vão atuar em parceria na revitalização do Centro Histórico, na utilização dos armazéns 1 a 3 e 7, na transferência do terminal de cruzeiros do Porto de Santos e na viabilização da terceira pista de descida Planalto-Baixada, dentre outras ações. A ACS passa a integrar esta semana as reuniões da Comissão do Túnel Santos-Guarujá. Íntegra para associados.
A Crítica (MS): Exportação por hidrovia de MS cresce 80% e atinge 1,6 milhão de toneladas
De acordo com o boletim Aquaviário da Antaq, de janeiro a março deste ano o Estado de Mato Grosso do Sul elevou em mais de 80% o transporte de cargas, atingindo quase 1,6 milhão de toneladas. Desse montante, o destaque foi o minério de ferro com mais de 1,3 milhão de toneladas, seguido pela soja que saiu justamente de Porto Murtinho e superou 153 mil toneladas. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos e Portos e Navios: Realizada audiência pública para terminal no Porto de Itaguaí (RJ)
Na sexta-feira (19), a Antaq realizou a Consulta Pública nº 01/2023 para analisar os documentos técnicos e jurídicos para a licitação do terminal ITG 02, no Porto de Itaguaí. A expectativa é de que o novo empreendimento – que será implantado em uma área de 348.937m² – receba, ao longo da concessão, R$ 3 bilhões em investimentos e movimente 400 milhões de toneladas ao longo da vigência contratual. A Infra S/A detalhou os estudos do arrendamento da nova instalação, destinada à movimentação e armazenagem de minério. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e Portos e Navios.
Portal BE News: Porto de Imbituba registra recorde mensal e aumento no 1º quadrimestre do ano
O Porto de Imbituba movimentou 2,5 milhões de toneladas de janeiro a abril deste ano, um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. A movimentação de grãos agrícolas teve alta de aproximadamente 200% em relação ao 1º quadrimestre do ano passado. Os granéis sólidos minerais mantiveram a dianteira, apesar da retração de 22,5% na quantidade de cargas operada no período. A cabotagem de contêineres, que é a linha que semanalmente atraca no Complexo de Imbituba, realizou praticamente o mesmo resultado de 2022 no quesito tonelagem, com a fatia de 10,7% do total de cargas, representando a terceira carga mais movimentada. As cargas gerais representaram 5,7% do total, mas registraram queda de 42,5% na tonelagem, em função da diminuição no volume de exportação de toras de madeira e também da não movimentação de produtos siderúrgicos, se comparado ao ano passado. Íntegra para associados.
Agência Porto: PortosRio estabelece política de desconto tarifário no Porto do Rio de Janeiro
Na sexta-feira (19), a PortosRio publicou a Portaria nº 193/2023, que estabelece a política de desconto tarifário no Porto do Rio de Janeiro, em itens das tabelas I e II. A concessão dos descontos será em 10 dias após a publicação e terá uma vigência de 120 dias. A Autoridade Portuária considerou a necessidade de uma política de descontos baseada em critérios objetivos e isonômicos, visando ao aumento da competitividade, à atração de maior demanda e ao aumento ou manutenção da receita tarifária ou da receita total. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Concluída após três décadas, Ferrovia Norte-Sul promete acelerar desenvolvimento no centro do Brasil
A Ferrovia Norte-Sul terá os 2,2 mil quilômetros entre as cidades de Açailândia (MA) e Estrela d’Oeste (SP) finalmente conectados. O trecho que fica pronto é de responsabilidade da Rumo, que em 2019 ganhou a subconcessão de 1.537 quilômetros da estrada de ferro, entre Porto Nacional (TO) e Estrela d’Oeste. O trecho de 720 quilômetros de Porto Nacional a Açailândia foi subconcedido em 2008 à VLI. A ANTT deverá fazer uma visita ao trecho para o processo de homologação e, depois disso, a previsão é que seja marcada uma cerimônia com autoridades para a inauguração oficial. A Norte-Sul terá a capacidade de ligar o Porto de Itaqui (MA) ao de Santos (SP) por via ferroviária. Passará por três regiões do país (Norte, Centro-Oeste e Sudeste) e conectará áreas de três estados (Minas Gerais, Goiás e Tocantins) que não têm nem saída para o mar nem para outros países. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Em 2022, 661 contêineres foram perdidos no mar
O Relatório de Contêineres Perdidos no Mar de 2023, do World Shipping Council (WSC), revelou que apenas 661 contêineres dos 250 milhões transportados em 2022 foram perdidos no mar. Foi ano com as menores perdas em termos percentuais desde o início da pesquisa, em 2008. A média anual de resultados no período 2008-2022 é de 1.566 contêineres perdidos no mar. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023