Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor On-line: Privatização do Porto de Santos está descartada, diz presidente da autoridade portuária
O presidente da APS, Anderson Pomini, ressaltou que a privatização do Porto de Santos está completamente descartada e que está realizando novos estudos sobre a licitação do terminal de contêineres STS10, que poderá ter sua área reduzida. Segundo Pomini, “A previsão inicial era de formado ‘max’, ou seja, a desocupação total da área, com a saída do Ecoporto, para um novo terminal que poderia dobrar nossa capacidade de contêineres. Mas temos empresas instaladas que fizeram investimentos vultosos no local. Temos outras empresas com cerca de mil empregos. Ao mesmo tempo em que porto demanda infraestrutura, há necessidade de manutenção de empregos. Então estamos fazendo um novo estudo para entender qual formato atende as demandas do porto.” Íntegra para associados.
Valor Econômico e A Tribuna de Santos (matéria de capa): Porto de Santos prioriza obras públicas
Descartada a privatização do Porto de Santos, a APS passará a focar na realização de obras públicas, como a construção do túnel Santos-Guarujá e o aprofundamento do canal de acesso. Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, os recursos virão do caixa da autoridade portuária – que atingiu R$ 2 bilhões ao fim da última gestão – e do recebimento de outorgas de futuras licitações de terminais. O projeto atualizado do túnel, que deverá custar R$ 5 bilhões em valores atualizados, será apresentado na próxima terça-feira (13), na Câmara dos Deputados. A ideia é lançar o edital neste ano e começar a construção em 2024. A fase inicial deverá durar dois anos e a conclusão cinco anos. Íntegra para associados: Valor Econômico e A Tribuna de Santos.
Estadão On-line, O Globo On-line e Valor Econômico: Congonhas: espanhola Aena paga outorga com dinheiro e destrava concessão de aeroporto
Dez meses após arrematar o aeroporto de Congonhas e outros dez terminais em leilão, a Aena conseguiu ter a ordem de serviço da concessão assinada. O extrato que na prática efetiva o contrato foi publicado no DOU de ontem. Para avançar nessa etapa, a empresa desistiu de pagar metade da outorga de R$ 2,4 bilhões com precatórios, o que travava a ordem de serviço. A transição para assumir o terminal deve iniciar daqui a 120 dias. Íntegra para associados: Estadão On-line, O Globo On-line e Valor Econômico.
CNN Brasil: TCU avalia concessão de “rodovia da morte”; governo quer leilão em novembro
O TCU avalia hoje o projeto de concessão da BR-381 em Minas Gerais. Conhecida como “rodovia da morte”, a pista tem sua duplicação prometida há mais de duas décadas. O governo está confiante em obter sinal verde do órgão de controle. A expectativa do ministro Renan Filho é publicar o edital em julho e realizar o leilão em novembro. De acordo com ele, há empresas interessadas em entrar na disputa. São R$ 5,6 bilhões em investimentos, incluindo a duplicação de 131 km e a construção de 138 km de faixas adicionais. Íntegra para associados.
Folha On-line (Reuters) e O Globo On-line: Brasil tenta liberar carne bovina parada nos portos da China; Lula fala com Xi
Carregamentos de carne bovina brasileira, estimados em até 70 mil toneladas, estão parados nos portos chineses à espera de uma solução para um impasse sobre um embargo anterior decorrente de um caso atípico de doença da “vaca louca”. O Brasil suspendeu a produção de carne bovina para a China após o relato de um caso de EEB em fevereiro, mas a produção certificada para embarque ao país asiático antes daquela data continuou sendo embarcada. Os embarques foram retomados um mês depois do fim do embargo, mas isso não resolveu a situação dos lotes embarcados durante o período da proibição. O governo brasileiro está negociando a liberação do produto diretamente com o presidente e o ministro da agricultura da China. Íntegra para associados: Folha On-line e O Globo On-line.
Valor Econômico: OCDE eleva projeção do PIB do Brasil para 1,7% em 2023
A OCDE revisou para cima sua projeção de crescimento do PIB do Brasil para 1,7% neste ano, num salto comparado à estimativa de 1% feita há apenas três meses. Para 2024, a estimativa agora é de 1,2% ante 1,1% em março. O relatório anual sobre perspectivas globais mostra que a expansão da economia brasileira ainda será inferior ao avanço mundial de 2,7% estimado para este ano e 2,9% no ano que vem. Também fica abaixo do crescimento econômico de países como o México (2,6%), Turquia (3,6%), Indonésia (4,7%), além da China (5,4%) e Índia (6,0%). Mas à frente da Argentina (-1,6%), Chile (-0,1%), Colombia e Coreia do Sul (1,5%). Íntegra para associados.
Valor Econômico e Folha (Reuters): SP prepara leilões para 11 projetos de R$ 42 bi
O governo paulista deverá realizar 11 leilões de projetos de infraestrutura com a perspectiva de atrair R$ 42,3 bilhões em investimentos até 2026. Os estudos estão sendo produzidos pela International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, e envolvem mais de 2 mil km de rodovias. O cronograma foi apresentado ontem em reunião no Palácio dos Bandeirantes. Íntegra para associados: Valor Econômico e Folha.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Autoridade Portuária de Santos estuda leilão parcial do terminal STS10
O presidente da APS, Anderson Pomini, disse que a decisão sobre a licitação do STS10 virá depois de concluir as tratativas com a Ecoporto e a BTP, que atuam na região no porto, e também com relação à transferência do Terminal de Passageiros para a região dos armazéns 1 ao 3, no Valongo. “Talvez (haja o leilão de) uma parte, mas isso está em estudo. A nossa missão é entregar ao ministro dois formatos de STS10: o Max, que é toda a área (cais do Saboó), e um menor, onde está instalado o Ecoporto”, disse Pomini. Ele também confirmou a assinatura de um contrato transitório com a Ecoporto por mais seis meses. Íntegra para associados.
Folha do Litoral: Portos do Paraná registra maior movimentação mensal da história em maio de 2023
Com 6,1 milhões de toneladas de cargas, os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram volume recorde em maio, somando produtos de importação e, principalmente, exportação. Comparada aos mesmos 31 dias de 2022 (5,2 milhões de toneladas), a movimentação geral alcançada agora foi 16% maior. As exportações cresceram 29%, atingindo 4,1 milhões de toneladas. Os volumes de soja, farelo e açúcar, além da carga geral, foram os grandes responsáveis pelos resultados. As importações caíram 4%, somando 1.949.712 toneladas movimentadas no último mês. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portal BE News: Porto de Santos prepara estudo para aprofundamento do canal de acesso
O Porto de Santos está preparando um estudo para verificar os impactos causados pela dragagem de aprofundamento do canal de acesso, prevista para ser feita em duas fases: a primeira para 16 metros; e a segunda para 17 metros. De acordo com Carlos Magano, diretor de Infraestrutura da APS, a contratação das empresas deverá ser feita ainda neste mês. Se efetivada a profundidade de 17 metros, o porto poderá receber navios com mais de 366 metros e com até 15 mil TEU. Hoje, com profundidade de 15 metros, recebe navios com até 14 mil TEU. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto do Recife registra aumento de 9,73% em cargas em maio
O balanço geral de cargas movimentadas no Porto do Recife teve aumento de quase 9,73% no mês de maio, comparado a maio de 2022. Os grandes responsáveis por esse crescimento foram os fertilizantes, malte e etanol. A expectativa é fechar o primeiro semestre de 2023 com um aumento por volta de 25% em relação ao primeiro semestre de 2022. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto do Pecém terá novo serviço de cabotagem para Manaus a partir deste mês
Ontem o Porto do Pecém inaugurou o Serviço Expresso Amazonas, disponibilizado pela Log-In Logística Intermodal, para atender às crescentes demandas da região Nordeste e Norte, especialmente na conexão direta com o Polo Industrial de Manaus. A embarcação sai do Porto de Salvador, passa em Suape e no Pecém antes de chegar em Manaus. Na saída de Manaus, a rota conta com uma navegação expressa até Santos, sem escalas intermediárias, depois chega ao Porto de Navegantes, antes de retornar ao Porto de Salvador. Íntegra para associados.
Agência Porto: Exportadores brasileiros relatam impactos do novo sistema argentino de importação
O novo Sistema de Importações da República da Argentina (SIRA), em vigor desde outubro de 2022, restringiu a concessão de licenças não automáticas (LNAs) e o acesso ao mercado de câmbio. Isso significa que os exportadores brasileiros só poderão embarcar produtos quando receberem a licença argentina. Pesquisa da CNI com 252 empresas exportadoras brasileiras, 84% delas indicaram que, após a criação do SIRA, tiveram redução no valor exportado para o país vizinho. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Agentes esperam garantir até final do ano estabilidade jurídica do Reporto
Representantes de terminais portuários esperam pressionar o governo e o Congresso para garantir a prorrogação e a estabilidade jurídica para o Reporto, em vigor apenas até final deste ano. A expectativa é que ampliá-lo no mínimo por mais cinco anos. Eles tentarão convencer o ministro Fernando Haddad sobre os benefícios da extensão do prazo do regime para o setor de infraestrutura. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023