Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil (Reuters), Folha On-line (Reuters) e BE News (p. 4): Governo pretende contratar R$ 300 bi em investimentos em rodovias até fim do mandato de Lula, diz ministério
O Ministério dos Transportes pretende contratar R$ 300 bilhões em investimentos em rodovias até o final do mandato de Lula, em uma nova modelagem de concessões. Os primeiros leilões desse tipo estão marcados para agosto e setembro. Serão concedidas duas rodovias no Paraná, uma em Minas Gerais e uma no Rio de Janeiro, somando R$ 100 bilhões em investimentos. Ontem o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, também apontou que os estudos para a Ferrogrão estão defasados e que o cenário não é o mesmo de dez anos atrás. “Até a gente conseguir atualizar os estudos, botar este edital para a rua, conseguir resolver os entraves ambientais e este projeto estar pronto, vamos colocar aí, em uma hipótese bem otimista, dez anos”, concluiu. Enquanto isso, o governo vai trabalhar para melhorar a BR-163, que também passa na região. Íntegra para associados: CNN Brasil, Folha On-line e BE News.
Valor Econômico e Folha de São Paulo (editorial): Rumo conclui Norte-Sul e prevê diversificar carga
A Rumo inaugura hoje o último trecho da Ferrovia Norte-Sul. Com isso, o país passa a ter uma conexão ferroviária direta desde o Porto de Santos até Itaqui. O tramo central, que vai de Estrela D’Oeste (SP) a Porto Nacional (TO), era o elo que faltava para completar o corredor logístico. Com a conclusão, a concessão da Malha Central deverá ampliar sua área de influência em 20%, até 2030, e diversificar as cargas transportadas para além dos grãos. Em 2022, a Malha Central movimentou 9 bilhões de TKU, principalmente de soja e milho, mas também fertilizantes e açúcar. Íntegra para associados: Valor Econômico e Folha de São Paulo.
Valor Econômico: Com frango sobre trilhos, operação de transporte da Brado tem recorde
O Brasil registrou aumento de 15,1% nas exportações de frango no primeiro trimestre, em virtude do aumento da gripe aviária no mundo, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Na esteira desse crescimento, a Brado, subsidiária da Rumo, avançou 16% no transporte da carne congelada por ferrovia, para a máxima histórica de 8.346 contêineres no primeiro trimestre. O frango transportado pela companhia sai de regiões de avicultura do Paraná e segue para o porto de Paranaguá, com destino a China, África do Sul, Japão, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e México. Íntegra para associados.
O Globo e Valor Econômico: Santos Dumont pode perder mais da metade dos voos, com restrição a decolagens
A restrição de rotas no Aeroporto Santos Dumont às ligações com Congonhas e Brasília pode reduzir o número de voos no terminal a menos da metade do de hoje. Segundo a Anac, em abril deste ano houve 1.906 decolagens para Congonhas e para Brasília, que representam 41% do total de voos comerciais. Para especialistas, se a decisão do presidente Lula de limitar a operação do Santos Dumont a esses dois destinos se concretizar, o Galeão poderia aumentar em 50% seu fluxo de passageiros, ajudando a reequilibrar os terminais. O desafio é tirar a ideia do papel e resolver o imbróglio da manutenção da concessão da Changi. Íntegra para associados: O Globo e Valor Econômico.
Correio Braziliense: Puxado pelo setor de transportes, volume de serviços recua 1,6% em abril
Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados hoje pelo IBGE, apontam que entre março e abril o setor de serviços apresentou queda de 1,6%, puxada pelos transportes, que recuaram 4,4%. No acumulado no ano o recuo ficou em 4,8% e nos últimos 12 meses passou de 7,3% em março para 6,8% em abril, menor resultado desde agosto de 2021. Os segmentos de gestão de portos e terminais, transporte rodoviário de cargas, rodoviário coletivo de passageiros e transporte dutoviário foram os responsáveis pelo resultado negativo. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos e BE News (p. 5): Gargalos no acesso ao Porto de Santos preocupam empresários e acendem sinal amarelo
No encontro de autoridades, empresários e representantes do setor, ontem na ACS, foram discutidos os gargalos no acesso ao Porto de Santos, especialmente na região da Alemoa. O superintendente de Engenharia da APS, Orlando Razões, afirmou que a obra realizada atualmente na região deve ter liberação de fluxo em 60 dias. Outra questão que já domina as intenções e os pedidos dos setores envolvidos com o porto é a importância de uma nova ligação entre Planalto e Baixada Santista, embora distante na execução. O secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, entende que a evolução do Porto passa por trazer mais cargas. ‘Para que a gente possa fazer isso, primeiro passo é ter uma infraestrutura logística compatível. Ninguém vai trazer mais carga se a gente não tiver condição estrutural de fazer entrega’. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e BE News.
Diário do Litoral: Com autorização federal, Prefeitura de Guarujá marca lançamento de edital do Aeroporto
A Prefeitura de Guarujá lançará em 30 de junho o edital das obras de infraestrutura necessárias para a primeira fase de implantação do Aeroporto Civil Metropolitano. As obras estão avaliadas em R$ 21.331.986,82, a serem custeadas com verbas federais, sendo que R$ 8.140.004,09 dependem de um termo de aditamento a ser providenciado pelo MPor. Em um segundo momento, a Prefeitura lançará um edital separado para as obras do terminal de passageiros. Íntegra para associados.
No Ponto SC e ND Mais: Portos de Santa Catarina registram crescimento na movimentação de cargas do primeiro quadrimestre
Os portos catarinenses registraram crescimento de 6,35% na movimentação de cargas no primeiro quadrimestre em relação ao mesmo período de 2022. Dados da Antaq mostram que foram movimentadas 19.323.837 de toneladas, 5,11% de todas as cargas movimentadas nos portos brasileiros no período. O Porto de São Francisco do Sul registrou aumento de 26% nos cinco primeiros meses do ano em comparação com 2022, somando 6,3 milhões de toneladas. As exportações (de grãos, óleo vegetal e madeira) representaram 59% do total movimentado. Íntegra para associados: No Ponto SC e ND Mais.
Folha PE: Suape na mira de investimentos da Comissão Europeia
Os portos de Suape e Pecém podem entrar na rota de investimentos estrangeiros para a produção de hidrogênio verde (H2V). A presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, que esteve esta semana no Brasil, anunciou um investimento de até R$ 10,5 bilhões em parcerias com hidrogênio verde no Brasil. Se os investimentos previstos vingarem, Suape deve ficar com parte considerável desses recursos por conta da sua localização em relação à Europa e dos investimentos que já vem fazendo no H2V. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p. 6): APS pedirá recursos por obra de nova perimetral
O diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, disse nas redes sociais que está reivindicando recursos do MPor para a obras da nova perimetral da margem esquerda do Porto de Santos. “Precisamos resolver o grande fluxo de caminhões da chamada Rua do Adubo. São cerca de 2 mil caminhões que passam por dia por aqui. Com a implantação dessa obra, teremos a capacidade de ampliação de 5 mil caminhões por dia”. Informou que o projeto consta no PAC da Autoridade Portuária. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Ilhéus é aprovado em Estudo de Avaliação de Risco
O Porto de Ilhéus teve aprovado o Estudo de Avaliação de Risco (EAR), após análise dos membros da Conportos, conforme publicado ontem no DOU. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos e BE News (p. 3): Antaq revisará normas relativas à cabotagem do Brasil
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, comunicou que a agência vai revisar a RN 01/2015 e a RN 05/2016, que estabelecem as normas para afretamento de EBNs e autorização de pessoas jurídicas a operar nas navegações de apoio marítimo, apoio portuário, cabotagem ou longo curso. Elas têm relação com a Lei da BR do Mar. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e BE News.
BE News (p. 8): Transição energética será um dos temas debatidos no Nordeste Export
O Fórum Nordeste Export, marcado para os dias 19 e 20 de junho, em João Pessoa, vai discutir a transição energética, o uso de energias renováveis e os caminhos para um futuro sustentável. Ainda na pauta do encontro estão os temas: perspectivas do transporte ferroviário para o desenvolvimento da região; planejamento integrado e multimodalidade para o aumento da eficiência logística; e importância da boa gestão dos portos públicos para a economia regional. São esperadas autoridades como os secretários Roberto Gusmão e Fabrizio Pierdomênico e o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, entre outros nomes. Íntegra para associados.
BE News (p. 6 – Coluna Espaço ABTRA): PUCOMEX: NAVEGAR É PRECISO!
O Portal Único do Comércio Exterior possui vários módulos funcionais integrados, que processam os controles necessários às importações, exportações e ao trânsito aduaneiro das cargas do comércio exterior. Isso significa que os sistemas específicos de cada um dos órgãos anuentes serão integrados ao portal, por onde ocorrerão todas as solicitações e serão disponibilizados todos os resultados, com base nos novos processos mapeados e automatizados. As funcionalidades que vão ficando prontas vão sendo liberadas, de modo que os usuários não precisam esperar todo o sistema ficar pronto para poder acessá-lo. Com foco na integração, desburocratização e agilização, o Pucomex é o centro da estratégia de facilitação do comércio exterior brasileiro e deve estar pronto até o final de 2026, segundo cronograma da Receita Federal e da Secex/MDIC divulgado recentemente. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: Ministério defende aumento de capacidade dos terminais existentes como forma de prover demanda
O MPor comunica que o processo do STS10 no porto de Santos está sendo “reavaliado conforme as novas diretrizes do governo federal para verificar o melhor aproveitamento da área do Saboó e outras adjacentes, tudo alinhado aos instrumentos de planejamento do Porto de Santos e às políticas públicas de fortalecimento da relação porto-cidade e desenvolvimento econômico e social associados”. Diz ainda que a “alternativa para melhor endereçar a demanda pela movimentação de contêineres no Porto de Santos é a avaliação de eventual expansão de capacidade dos terminais de contêineres existentes, por meio de novos investimentos, como uma forma adicional de prover mais eficiência e escala na movimentação dessas cargas, e atender o crescimento de demanda”. Íntegra para associados.
BE News (p. 3): Novo endereço
A ABTRA está de casa nova em Brasília. Ocupa a sala 710, no sétimo andar da Torre B do prédio da CNT. O espaço vai abrigar os executivos da entidade nas atividades diárias e servir de ponto de apoio, na Capital Federal, para os dirigentes das 47 empresas filiadas. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023