Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo On-line, Folha On-line, A Tribuna de Santos e G1 Santos: Governo Lula anuncia redução de até 95% nas tarifas dos portos do Rio, de Santos e de São Paulo
O presidente Lula e o ministro Márcio França anunciaram, em vídeo postado nas redes sociais no sábado (17), a redução das tarifas no embarque e desembarque nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis e Santos. As reduções – de até 95% no Rio e de até 65% em Santos – serão calculadas com base no tipo de carga transportada, na frequência de uso dos terminais pelas embarcações e no trajeto percorrido (se longo curso ou de cabotagem), resultando em algumas mais altas para compensar outras menores. De acordo com o MPor, “alavancar o setor de infraestrutura” é uma das prioridades do novo governo e no caso dos portos isso será possível por meio de modernização e inovação, para que os terminais se tornem mais competitivos, “sem perder de vista uma cobrança tarifária justa”. Segundo a APS, a redução dos preços no Porto de Santos tem por objetivo “fidelizar” os usuários. No trajeto de longo curso o desconto vai de 0% a 65%, a depender do número de escalas do navio, e na cabotagem, a redução nos preços será de 30% a 65%. Também haverá incentivo às embarcações verdes. Já a PortosRio passará a cobrar taxas de acordo com o tipo e peso da carga transportada e o tipo de navegação. Em operações de longo curso, os descontos são para granéis sólidos (52,2%), granéis líquidos (44%), petróleo (61%), outros combustíveis (40,2%) e com outros fins (69,6%). O percentual varia ainda de acordo com a tonelagem de porte bruto da embarcação, com o desconto máximo (95,5%) para navios com mais de 80.001 toneladas. Os descontos sofrem pequena variação para os casos de operação de cabotagem ou navegação interior. Íntegra para associados: O Globo On-line, Folha On-line, A Tribuna de Santos e G1 Santos.
Folha On-line: Novato, porto em SC foca contêineres e investe R$ 120 mi em tecnologia
O Porto Itapoá, com foco em movimentação de cargas em contêineres, tem feito investimentos robustos em tecnologia e na ampliação do seu pátio, de olho no potencial da região onde opera há 12 anos, na baía de Babitonga. No ano passado registrou um faturamento de R$ 620 milhões. Localizado perto de grandes cidades como Curitiba e Joinville, o Porto Itapoá abocanha uma clientela que não é contemplada pelo Porto público de São Francisco do Sul, concentrado na movimentação de granéis. Íntegra para associados.
Portal Veja On-line e Folha On-line: O dilema no Planalto sobre o nome do ‘novo PAC’
O governo Lula trabalha com a estimativa de lançar em julho o Novo PAC com cerca de 2.000 obras federais e estaduais. A Casa Civil tem feito reuniões com governadores para refinar as prioridades e trabalha com 356 projetos indicados pelos estados. O governo buscava um novo nome para o programa, que teve sua primeira edição em 2007, mas Lula disse na semana passada que poderia chamar Novo PAC, por já ser uma marca conhecida pelos empreendedores. Os eixos do novo PAC em Transportes: Rodovias, Ferrovias, Portos, Aeroportos e Hidrovias. Íntegra para associados: Portal Veja On-line e Folha On-line.
Estadão On-line e A Tribuna de Santos: Lula aproveita ferrovia Norte-Sul para se aproximar da oposição e escala Renan Filho para contatos
O ministro Renan Filho fez contato com os governadores dos cinco estados por onde passa a ferrovia Norte-Sul, que vai de São Paulo ao Maranhão, para convidá-los a inaugurar a obra em Rio Verde, na sexta passada (16). O gesto faz parte da estratégia de Lula de buscar maior aproximação com governadores da oposição e reforçar a presença dos ministros nos estados. Mas o evento terminou cancelado devido ao mau tempo, que impediu os voos ao local. O trecho a ser augurado tem 2.257 quilômetros. A nova data do evento ainda será marcada. O tramo central conectando Estrela D’Oeste (SP) até Porto Nacional (TO) começará a operar em julho, o que deverá expandir o escoamento de carga de produtores agrícolas e de mineração desde o Centro-Oeste até o Porto de Santos. O volume de soja, farelo e milho exportados por Goiás alcançou 16,1 milhões de toneladas em 2022, sendo que a Rumo respondeu por 25,6% do total, movimentando 4,1 milhões de toneladas. Íntegra para associados: Estadão On-line e A Tribuna de Santos.
Valor On-line: Indústria perde cada vez mais espaço na exportação do Brasil para Europa
A exportação brasileira à União Europeia aumentou 69,8% de 2019 a 2022. Nesse período, o Brasil embarcou mais petróleo, café e grãos como soja e milho, mas o embarque de itens mais tecnológicos, como aeronaves e turbinas, caiu ou ficou quase estacionado, com perda de participação relativa. De janeiro a maio deste ano, os produtos da agropecuária, florestais e da indústria extrativa atingiram 47,7% do que o Brasil exportou ao bloco, aquém dos 50,5% do que se viu em 2022, porém mais de dez pontos à frente dos 36,5% em 2019. Perderam espaço produtos de alta e de média-alta tecnologia que, juntos, tiveram fatia reduzida de 17,1% em 2019 para 10,8% este ano, sempre nos cinco primeiros meses do ano. O fenômeno da primarização não é novo, mas foi acentuado mais recentemente com o conflito entre Estados Unidos e China, que começou a estimular a busca da diversificação de fornecimento, beneficiando as commodities brasileiras; ao passo que a pandemia e a guerra no Leste Europeu intensificaram esse processo. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
No Ponto SC: Santa Catarina tem dois portos entre os três melhores em movimentação de contêineres do Brasil em 2023
Segundo a (Antaq), o Porto de Navegantes (Portonave) teve a segunda maior movimentação de cargas conteinerizadas no primeiro quadrimestre deste ano, com 4.751.038 toneladas. Segue também liderando a Região Sul. O Porto Itapoá figurou em terceiro lugar com a marca de 3.411.669 toneladas movimentadas. Íntegra para associados.
Tribuna do Norte: Cocaína apreendida nos portos do nordeste é avaliada em R$ 5 bilhões
Dados da Polícia Federal, entre 2018 e 2022, mostram que foram apreendidas pelo menos 26,8 toneladas de cocaína que seriam traficadas via portos do Nordeste. O valor de mercado dessa cocaína na Europa pode chegar a US$ 1 bilhão (R$ 5,1 bilhões na cotação atual). Só em Natal, foram 7,5 toneladas, equivalentes a R$ 1,4 bilhão. Vários fatores tornaram o Porto de Natal, e outros do Nordeste, uma das rotas para o tráfico internacional de drogas: a falta de um scanner para inspeção não invasiva dos contêineres; o aumento nas apreensões e fiscalizações no Porto de Santos e a proximidade do terminal com a Europa em relação a outros portos. Íntegra para associados.
AEN: Portos do Paraná apresenta ações e programas à comitiva de empresários ligados à Fiep
A Portos do Paraná recebeu na sexta-feira (16) uma delegação de 40 empresários ligados à Federação das Indústrias do Paraná para uma visita técnica ao Porto de Paranaguá. Os portos de Paranaguá e Antonina receberam R$ 146,1 milhões em melhorias nos serviços, obras e projetos de infraestrutura marítima, terrestre e de acesso aos terminais ao longo de 2022. De 2019 para cá, o volume de investimentos públicos nesses portos chega a R$ 543,8 milhões. Outro projeto relevante em andamento é o Novo Moegão, que vai centralizar a descarga dos trens que chegam a Paranaguá em três linhas independentes, passando de 550 para 900 vagões/dia. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência iNFRA: Audiência mostra profundas divergências entre governos federal e de São Paulo sobre túnel Santos-Guarujá
A audiência pública na CVT da Câmara dos Deputados na terça-feira (13) mostrou que a implantação do túnel Santos-Guarujá segue com profundas divergências entre os governos federal e de São Paulo, apesar de ambos dizerem que estão dispostos a cooperar. O presidente da CVT, Cezinha de Madureira (PSD-SP), apelou para o consenso. “A obra não é de A nem de B. É da população. É do Brasil”. A principal divergência é na modelagem. O presidente da APS, Anderson Pomini, defendeu que nesse modelo o contrato demoraria sete anos e que o túnel deve ser feito como obra pública, possível de ser licitada neste ano, com o contrato para assinatura em abril de 2024 e conclusão do túnel em 2028 para ser concedido para administração de outra empresa. Disse que o ideal é que o governo do estado se concentre em uma nova rodovia para o litoral (ainda sem projeto) e o governo federal, no túnel. Para o secretário de Parcerias e Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, a melhor forma é fazer uma PPP, com aporte dos dois governos, que garantam num só contrato a obra e a concessão futura. Segundo ele, não há motivo para a empresa construir e entregar o projeto depois para outro administrar. Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Câmara discute renovação de concessões rodoviárias
Amanhã a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados vai discutir a renovação de contratos de concessões rodoviárias. O requerimento é do presidente do colegiado, deputado Cezinha de Madureira, que se baseou em um estudo do Dnit que mostra que apenas 13% das rodovias brasileiras são pavimentadas. Durante a audiência, o valor dos pedágios que são considerados altos pelos motoristas também serão discutidos. Íntegra para associados.
BE News (p. 6) e BE News (p. 4): Ferrovias, transição de energia e agências reguladoras em pauta no Nordeste Export
O Nordeste Export a partir de hoje reunirá autoridades e especialistas, em João Pessoa, para debater formas de contratação no trabalho portuário; perspectivas do transporte ferroviário para o desenvolvimento da região; transição energética; planejamento integrado e multimodalidade; e a importância da boa gestão dos portos públicos para a economia. O evento terá transmissão ao vivo pelo portal BE News (www.portalbenews.com.br). Contará com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB); Roberto Gusmão, secretário-executivo do MPor; Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq; Fabrizio Pierdomenico, secretário nacional de Portos, entre outros nomes convidados. O lançamento do livro Aluisio Sobreira – Eterno Aprendiz, de autoria da jornalista Ivani Cardoso, será um dos destaques do evento. Íntegra para associados: BE News (p. 6) e BE News (p. 4).
Informativo dos Portos: Exportações do agronegócio atingem novo recorde no mês de maio e no acumulado do ano
As exportações do agronegócio brasileiro alcançaram US$ 16,78 bilhões em maio: 11,2% superiores às do mesmo mês em 2022. Com o recorde, a participação do agronegócio nas exportações brasileiras alcançou 50,8%. Segundo o Mapa, a excelente safra brasileira de grãos, superior a 315 milhões de toneladas, impulsionou o resultado. No acumulado de janeiro a maio, elas somaram US$ 67,3 bilhões, um crescimento de 5,8% na comparação com o mesmo período em 2022, quando as vendas foram de US$ 64 bilhões. O setor representou 49,5% das vendas externas do Brasil, com destaque a soja em grão, farelo de soja, frango e carne suína em valor e quantidade; recorde de milho e açúcar em valor; celulose e óleo de soja, recordes em quantidade. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Diretoria da Antaq analisa na quarta-feira estudo de impacto climático nos portos
A Antaq realizará na quarta-feira (21) uma reunião extraordinária de diretoria para tratar da análise da última etapa do estudo sobre os “Impactos e Riscos da Mudança do Clima nos Portos Públicos”, de relatoria da diretora Flávia Takafashi. Deverá aprovar o guia metodológico com as diretrizes usadas pela Antaq e GIZ para realização dos estudos de caso dos portos de Santos, Aratu e Rio Grande. O objetivo é possibilitar aos portos interessados a realização das suas próprias análises de impactos climáticos e o desenvolvimento de estratégias para mitigá-los. Íntegra para associados.
Jornal Portuário: Congressistas dos EUA propõem legislação para tributar combustíveis emissões portuárias
Membros do Senado e da Câmara dos Deputados dos EUA estão propondo legislação que visa tributar e reduzir as emissões de navios que utilizem os portos americanos, seguindo a iniciativa FuelEU Maritime, da União Europeia. Há um temor na indústria marítima de que países criem suas próprias legislações sobre descarbonização em descompasso com as proposições da IMO, caso a instituição não acelere seus esforços, pois uma eventual mistura de legislações tornaria cada vez mais difícil a operação global. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023