Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão On-line e O Globo: Senado aprova novo arcabouço fiscal por 57 votos a 17; com mudanças, texto volta à Câmara
Os senadores aprovaram ontem o projeto do novo arcabouço fiscal, que define regras para a substituição do atual teto de gastos, com objetivo de evitar o descontrole das contas públicas. Foram 57 votos a favor e 17 contra, sem nenhuma abstenção, com folga em relação aos 41 que eram necessários para a aprovação. Como houve alterações no Senado, a proposta volta para a Câmara, que pode revertê-las. Mas os deputados só devem analisar o assunto na primeira semana de julho. Íntegra para associados: Estadão On-line e O Globo.
Folha: Congonhas e Brasília representam menos da metade dos passageiros do Santos Dumont
Os voos que conectam o Santos Dumont a Congonhas e Brasília respondem por menos da metade dos passageiros que embarcam ou desembarcam no aeroporto carioca, segundo dados da Anac de 2022 e 2023. Dependendo do cenário dos próximos meses, Congonhas e Brasília serão as únicas ligações disponíveis no Santos Dumont. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou na semana passada um plano que pretende restringir as operações no aeroporto carioca a essas duas rotas. Assim, as demais rotas domésticas que envolvem o Rio devem ser concentradas no Galeão. Íntegra para associados.
CNN Brasil e Estadão On-line: Governo lança programa para proteger passageiros e bagagens em aeroportos
O governo federal lançou ontem o programa “Aeroportos+Seguros” para aumentar a segurança de passageiros e bagagens nos principais terminais aeroportuários do país. O programa será instituído em três fases até completar um ano e prevê investimento de R$ 40 milhões no aeroporto de Guarulhos. Posteriormente, outros aeroportos com grande número de voos internacionais também serão atendidos. Entre outras medidas, o programa inclui a instalação de mais câmeras e mais iluminação no check-in e nas áreas de bagagens; biometria para identificação de passageiros e funcionários; monitoramento e inspeção de bagagens nas esteiras; novos equipamentos de Raio-x, scanners corporais e detectores de líquidos e explosivos. Íntegra para associados: CNN Brasil e Estadão On-line.
Correio Braziliense On-line: CNT lista maiores riscos para o setor de transporte no Brasil
A CNT divulgou ontem um estudo identificando 29 grandes riscos que o setor enfrenta no país, divididos em seis categorias: ambiental, ambiente de negócios, econômica, geopolítica, social e tecnológica. O maior risco são as alterações ou insuficiências nas políticas legais, normativas, tarifárias, fiscais e/ou tributárias. A entidade ressalta que ainda há falta de previsibilidade no planejamento e uma quebra de expectativa em relação ao retorno dos investimentos no setor. Íntegra para associados.
Valor On-line: Volume exportado pelo Brasil deve crescer 5,4% em 2023 e destoar da desaceleração mundial, diz FGV Ibre
O boletim do Icomex, da FGV/Ibre, aponta que o volume exportado pelo Brasil aumentou 4,4% em 2022 e pode acelerar para alta de 5,4% em 2023, destoando da desaceleração esperada para o comércio mundial e a América do Sul. A OMC estima que a taxa de crescimento do volume de comércio mundial de mercadorias deve desacelerar de 2,7% em 2022 para 1,7% neste ano. Para a América do Sul, deve cair de 1,9% em 2022 para 0,3% neste ano. Entre os 30 principais exportadores mundiais de 2022, o único país que integra a lista é o Brasil, na 26ª posição (participação de 1,3% nas exportações mundiais). Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Para alavancar setor industrial na Baixada Santista, Grupo Tribuna promove Summit Porto-Indústria
O Summit Porto-Indústria 2023, promovido pelo Grupo Tribuna, no próximo dia 6/julho, às 13h30, em Santos, vai discutir o desafio de alavancar a instalação de indústrias de transformação na Baixada Santista e acelerar a criação de ZPEs. Outro tema em pauta será o escoamento da produção dessas indústrias por cabotagem. O evento contará com a presença de empresários dos setores industrial e portuário e autoridades, como o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, o diretor de Infraestrutura e Melhoria do Ambiente de Negócios do MDIC, Alexandre Messa, e o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. A-8): Museu do Porto reabre na próxima semana
O Museu do Porto de Santos será reaberto para visitas na próxima semana. Na próxima segunda, às 10h, contará com uma cerimônia com a presença do ministro Márcio França e no dia seguinte passará a ficar aberto ao público. O acervo de aproximadamente 2 mil itens inclui documentos, fotografias, instrumentos náuticos, ferramentas e raridades. As visitações ocorrerão de segunda a sábado, das 9 às 17h, com turmas de até 20 pessoas, a cada meia hora. Agendamentos devem ser feitos pelo e-mail museudoporto@brssz.com. Íntegra para associados.
Portal Diarinho, Informativo dos Portos e BE News (p. 5): Nenhuma empresa quis firmar contrato provisório com o porto
O edital de arrendamento transitório do Porto de Itajaí, que previa abertura de propostas ontem, terminou sem empresas interessadas. De acordo com o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, o resultado era esperado em função do curto prazo do contrato temporário, de apenas seis meses. O município e a superintendência do Porto pedirão ao governo federal a ampliação desse prazo para o arrendamento temporário, enquanto é elaborado o edital para escolha do operador privado definitivo pelos próximos 35 anos. Íntegra para associados: Portal Diarinho, Informativo dos Portos e BE News.
Bahia Econômica: Wilson Sons amplia frota para operação no Tecon Salvador
O Tecon Salvador, da Wilson Sons, investiu em mais 12 tratores de pátio elétricos, além de duas reach stackers e uma side loader. Somados a esses equipamentos, a aquisição de veículos TTs, utilizados para o transporte interno entre as embarcações e áreas de armazenagem de contêineres demandou aproximadamente R$24 milhões de investimentos. O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento e competitividade do Porto de Salvador. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e Agência Porto: Guia orienta portos sobre impactos e riscos climáticos
A Antaq aprovou ontem a 3ª etapa do estudo de impactos e riscos das mudanças climáticas nos portos brasileiros, elaborado em parceria com a GIZ. A agência disponibilizou o guia metodológico para portos interessados em verificar os apontamentos do estudo, realizar suas próprias análises de impacto climático e implementar ações específicas. No eixo 1, apresentado em dezembro de 2021, foi elaborado um ranking de 21 portos públicos brasileiros que apontou tempestades, vendavais e o aumento do nível do mar. O eixo 2 selecionou os portos de Aratu, Rio Grande e Santos para o aprofundamento dos levantamentos, que resultaram no guia metodológico para na etapa seguinte ser replicado aos demais portos brasileiros. Íntegra para associados: Portos e Navios e Agência Porto.
Portos e Navios: Preparação de portos para transição energética é destaque na agenda ambiental da Antaq
A agenda ambiental da Antaq em 2023 vai tratar da preparação dos portos para transição energética, que inclui desde uma avaliação de como o setor está se organizado para a recepção de embarcações com combustíveis menos poluentes até o atendimento à indústria para a implantação de parques eólicos offshore, essencial para o desenvolvimento do hidrogênio verde. A Antaq também trabalha em um inventário de emissões de carbono do setor portuário e da navegação, que será semelhante ao atual estatístico da agência. Íntegra para associados.
Agência Porto e BE News (Coluna Hub – p. 3): Diretoria executiva da Portos RS discute e aprova ações de fomento à competitividade da navegação interior
A diretoria executiva da Portos RS aprovou na segunda (19) a concessão de desconto de 30% nas tarifas de acesso aquaviário, de forma isonômica a todas as mercadorias movimentadas pelas embarcações de navegação interior. A medida também tem a intenção atrair maior demanda e movimentação para a hidrovia. A medida também está sendo adotada pelos portos delegados, como o de São Sebastião, administrado pelo Governo de São Paulo. Em março, a CDSS concedeu descontos de 87% nas operações de carga de projeto e agora amplia sua política de valores promocionais para a movimentação de veículos, de modo a impulsionar suas operações, especialmente a movimentação Ro-ro. Íntegra para associados: Agência Porto e BE News.
Tecnologística: “O grande reset”: Relatório State of Logistics 2023 revela um setor logístico pronto para encarar os desafios pós pandemia
O relatório State of Logistics 2023, produzido pela Kearney e apresentado pela Penske Logistics, traz uma visão geral do setor de logística e de seu papel nas cadeias de suprimentos na economia norte-americana. Enquanto a pesquisa do ano passado apontou assincronia entre as cadeias de suprimentos e as instabilidades do mercado, este ano o tema é adaptação. A principal revelação é que as cadeias de suprimentos responderam à volatilidade dos últimos dois anos, se afastando de modelos de negócios centrados na redução de custos, buscando agora priorizar a resiliência. Íntegra para associados.
Jornal Portuário: Maersk será pioneira na primeira conversão de navio porta-contêineres para motor de metanol biocombustível
A Maersk anunciou que será pioneira na conversão de um navio porta-contêineres para utilizar um motor de metanol como biocombustível. A iniciativa faz parte dos esforços da empresa para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a sustentabilidade no setor. O metanol é considerado uma opção promissora devido ao potencial de reduzir as emissões de carbono. A Maersk espera atingir a neutralidade de carbono em suas operações até 2050. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023