Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Portal Veja: Privatização do Porto de Santos combate o crime, defende Afif Domingos
O governador Tarcísio de Freitas se reuniu nesta semana com o ministro Rui Costa para discutir as prioridades paulistas no novo PAC, a ser anunciado em julho. O governo estadual quer construir o túnel Santos-Guarujá via parceria público-privada, enquanto o Planalto quer usar o Tesouro da União. Para o secretário de Projetos Estratégicos de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, o investimento da iniciativa privada traria mais oportunidades à região. Íntegra para associados.
Folha (Vaivém das Commodities): Portos do Arco Norte exportam 36% do milho brasileiro
O boletim logístico do Ministério da Agricultura mostra que, de janeiro a maio, as exportações pelos portos do Arco Norte somaram 3,8 milhões de toneladas de milho, 36% do volume exportado pelo Brasil. No mesmo período do ano passado a participação era de 26%. Já os principais portos do Sudeste e do Sul perderam espaço na saída do cereal. Santos, Paranaguá e São Francisco do Sul embarcaram 5,8 milhões de toneladas, 55% do volume total. Nos cinco primeiros meses de 2022, esses três portos representaram 66% das vendas externas. O porto de Santos, por onde saíram 2,6 milhões de toneladas de milho neste ano, teve uma redução na participação nas exportações nacionais para 24,5%, abaixo dos 35,4% de igual período do ano passado. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Soja deve responder por 22% do crescimento do PIB de 2023 e ampliar desigualdade regional, diz FGV
De acordo com o Ibre/FGV, o cultivo de soja deve responder por 22% do avanço do PIB de 2023, sinalizando uma concentração de parte expressiva da riqueza gerada no País em poucos Estados produtores do grão. As regiões que mais se beneficiam são as mais ricas. O resultado acende o alerta para a fragilidade do crescimento da economia em 2023, com forte influência da agropecuária concentrada nas regiões Sul e Centro-Oeste. Íntegra para associados.
Valor On-line: Justiça condena União a ressarcir gastos com armazenagem de carga em porto
Uma empresa do setor naval conseguiu na Justiça o direito de recuperar os valores gastos com armazenagem de carga e demurrage no porto do Rio de Janeiro. A União foi condenada a ressarcir a quantia de R$ 500 mil diante da demora da Receita Federal, que levou 23 dias para concluir o despacho de importação. A sentença, segundo a advogada Jeniffer Pires, sócia do Kincaid Mendes Vianna Advogados e que atuou no caso, é o primeiro precedente para ressarcimento de custos na Justiça Federal do Rio relacionado ao canal vermelho. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Lula vê proposta ‘inaceitável’ da UE, mas diz apostar em acordo
O presidente Lula voltou a afirmar que o acordo entre União Europeia e Mercosul deve ser firmado, mas disse que os termos adicionais propostos pelo bloco europeu são “inaceitáveis”. “É preciso que cada um abra mão de seu protecionismo para que possamos construir um acordo melhor.” Na semana passada, com votos da base governista, a Assembleia Nacional da França estabeleceu condições para aprovar um eventual acordo comercial entre a UE e o Mercosul, pedindo que o Executivo do país faça oposição ao tratado. Os deputados pedem que os agricultores sul-americanos respeitem as mesmas regras ambientais e sanitárias da Europa, além de incluir uma cláusula para suspender sua aplicação caso as nações do Mercosul não respeitem o Acordo de Paris. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos (p. A-8): Autoridade Portuária define entidade para auditoria no Portus
A APS assinou um termo de adesão com a Abeph para realizar uma auditoria econômico-financeira e na gestão do fundo de pensão Portus, conforme publicado ontem no DOU. Em janeiro, o ministro Márcio França recebeu representantes da FNP para tratar do acordo jurídico-financeiro firmado em 2020 com o objetivo de saldar o déficit do Portus, que está sob intervenção federal desde 2011. Atualmente no Porto de Santos há 2.367 beneficiários do Portus, sendo 135 da ativa e 2.232 aposentados. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo do engenheiro civil e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia, Luís Claudio Santana Montenegro): Logística não aceita desaforos
Enquanto a burocracia joga vários de nossos ativos públicos ao abandono, investidores buscam soluções individualizadas, que têm sido essenciais para a manutenção do nosso comércio internacional. Enquanto isso, nas principais regiões portuárias do mundo, investidores buscam os clusters portuários públicos, já que ali há o compartilhamento de recursos, a regulação isenta, a harmonização de investimentos público-privados, a conectividade intermodal com os mercados, e diversos outros aspectos que possibilitam ganhos incomparáveis de escala. Íntegra para associados.
Bem Paraná: Sai edital de leilão de nova área do Porto de Paranaguá
A Portos do Paraná publicou na quarta-feira (21) o aviso do edital do leilão 002/2022 para arrendamento da PAR09, no Porto de Paranaguá, destinada à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais. A previsão é que o leilão aconteça em 11 de agosto, na B3, em São Paulo. Será o segundo leilão do ano. O presidente da autoridade portuária, Luiz Fernando Garcia, informou que o critério de licitação será o maior valor de outorga e a estimativa de investimento é de R$ 910 milhões. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (Coluna Hub – p. 3): Sustentabilidade
A 17ª edição do Relatório de Sustentabilidade da Santos Brasil, com dados de 2022, contempla as unidades operacionais e o acompanhamento das externalidades socioambientais, os resultados econômico-financeiros e dados auditados. Segundo a empresa, 2022 foi um ano de “consolidação”, com a diversificação, a modernização e a expansão de suas operações. Também foi o ano em que a Santos Brasil passou a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3. O material pode ser acessado no site da empresa. Íntegra para associados.
Portos e Navios: DP World energiza Porto de Santos, Brasil
A DP World Santos está substituindo o óleo diesel por energia elétrica nos RTGs de seu terminal em Santos. Um total de 22 unidades movidas a diesel serão eletrificadas, até o final do próximo ano, com um investimento de mais de R$ 80 milhões. A medida faz parte da estratégia do grupo de alcançar a neutralidade de carbono até 2040. A primeira máquina RTG da frota já opera com 100% de energia elétrica e, até o final de 2023, outras quatro devem ser convertidas. A eletrificação diminuirá o consumo de diesel do terminal em até 60%. Íntegra para associados.
Agência Porto: MPor habilita Porto do Açu para receber incentivos fiscais via Reidi
Portaria assinada pelo ministro Márcio França e publicada no DOU de terça-feira (20) habilita o Porto do Açu no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). Estão previstos R$ 360 milhões na construção e exploração do TUP, incluindo obras marítimas, cais e píer, edificações administrativas, subestação elétrica, área de armazenagem, galpões de almoxarifado e de transferência e teste. Íntegra para associados.
Portos e Navios: TCP registra terceiro mês de recordes em 2023
A TCP em Paranaguá registrou em maio a passagem de 43.352 contêineres nos gates, 1.030 a mais que o recorde anterior, registrado em março de 2023. O segundo recorde foi de passagens diárias: em 30 de maio 1.982 contêineres passaram no gate, 30 a mais que no último recorde alcançado em abril de 2021. Um dos fatores para o crescimento é o investimento em melhorias nos dois portões de acesso. A implementação do aplicativo TCP GO também trouxe mais praticidade aos caminhoneiros e às transportadoras, que agora contam com uma opção on-line para a guia de agendamento impressa. Por meio do celular, o caminhoneiro mostra o código QR Code disponibilizado no TCP GO e acessa o portão. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Especialista vê descarbonização e digitalização como maiores desafios para transporte marítimo
O presidente do conselho de administração da Log-In Logística Intermodal, Julian Thomas, avalia que, nos últimos três anos, a indústria abraçou a descarbonização com investimento em soluções intermediárias e de longo prazo. Enxerga o futuro dos combustíveis como incerto, uma vez que existem diferentes opções em estudo, que vão do mais extremo, como propulsão nuclear, até o metanol verde, a amônia verde e o GNL. Ele acredita que a base dos combustíveis do futuro tende a ser o hidrogênio e o Brasil está em posição privilegiada de ter sol, vento, em terra e mar. Thomas também avalia que a digitalização precisa acontecer independente do serviço que os armadores oferecem para melhorar a logística. Íntegra para associados.
BE News (Coluna Espaço ABTRA – p. 4): Pílulas de AFC – Uma relação “ganha-ganha”
A ênfase que, nessas nossas “Pílulas Abtra”, estamos dando ao Pucomex não é gratuita. O programa é inegavelmente o grande motivador e viabilizador da desburocratização do comércio exterior brasileiro. Pra você ter uma ideia, quando ele estiver totalmente concluído, no final de 2026, de acordo com o cronograma oficial, cada um dos 22 órgãos públicos anuentes terá o seu sistema tecnológico específico integrado a essa plataforma única. A integração vai possibilitar o compartilhamento das informações que dizem respeito à exportação, à importação e ao trânsito de bens entre essas autoridades e os demais setores privados e particulares sobre esses processos. Se a gente vesse que resumir a essência do Pucomex em poucas palavras, elas seriam: “uma relação ganha-ganha”. Íntegra para associados.
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