Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

29/06/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor On-line e Portal Exame: Decreto cria licença que pode ser usada em múltiplas operações de exportação e importação

O governo federal publicou ontem um decreto que permite o “uso de uma mesma licença para múltiplas operações” de exportações e importações. Segundo o Mdic, a nova Licença Flex “simplifica a rotina e reduz custos das empresas que precisam de anuência para comercializar com outros países”. O instrumento será emitido com base “em prazos, quantidades ou valores das operações” e poderá “substituir centenas de documentos”. O decreto também estabelece “que os órgãos e entidades públicas não poderão exigir o preenchimento de formulários ou a apresentação de documentos, dados ou informações por qualquer outro meio que não seja o Portal Único de Comércio Exterior do Siscomex”. “A transferência das exigências para o sistema deverá ocorrer até o dia 1º de setembro de 2023 para a exportação e até 1º de março de 2024 para a importação”. Íntegra para associados: Valor On-line e Portal Exame.

Valor Econômico: Valores do frete marítimo caem pela metade em relação a 2022

No auge da pandemia, o valor do frete por contêiner superou US$ 13 mil, com gargalos em várias cadeias, fechamento de portos e a redução da disponibilidade de espaço nos navios. Os efeitos perduraram além de 2021. Em julho do ano passado, o custo médio alcançou US$ 6.500. Neste ano, as pressões arrefeceram: o valor do frete está em cerca de US$ 3 mil, mas o preço no segundo semestre e em 2024 deverá continuar acima dos valores pré-pandemia. A Asia Shipping estima que no próximo ano ele poderá oscilar entre US$ 3 mil e US$ 5 mil. A pressão sobre o preço tem a ver com os investimentos dos armadores para a renovação das frotas e em combustíveis mais sustentáveis. Íntegra para associados.

O Globo e Folha (Agência Brasil): Programa ‘Voa Brasil’: ministro dá detalhes de como será o aplicativo que venderá passagem a R$ 200

Os passageiros vão poder comprar passagens a R$ 200 pelo programa Voa Brasil em um aplicativo desenvolvido pelo governo federal em parceria com as companhias aéreas. A plataforma deve entrar em funcionamento em agosto. O público-alvo do Voa Brasil inclui aposentados, pensionistas e estudantes ou pessoas que possuam renda de até R$ 6.800. Poderão se beneficiar passageiros que estão sem voar há pelo menos 18 meses. O ministro Márcio França disse ainda que as companhias low costs manifestaram interesse em aderir ao programa. De acordo com seus cálculos, seria possível oferecer de 14 milhões a 15 milhões de passagens a R$ 200 por ano. Íntegra para associados: O Globo e Folha.

Correio Braziliense On-line: Setor de cargas está em alerta com baixa de quase 1 milhão de motoristas

Dados do Denatran apontam que, entre dezembro de 2011 e janeiro de 2023, houve uma redução de 18% no número de motoristas de caminhão e cavalos mecânicos com CNH nas categorias D/E. Passaram de 5.315 milhões para 4.367 milhões de condutores, quase 1 milhão a menos de pessoas para viabilizar o transporte de cargas no País. Além disso, o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) estima que 30% dos caminhoneiros em atividade se aposentarão até 2026. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Construção de embarcação que deve ser maior navio de cruzeiro do mundo é concluída

O maior navio de cruzeiro do mundo, o Icon of the Seas, da Royal Caribbean, construído no estaleiro Meyer Turku, na Finlândia, completou seu primeiro conjunto de testes no mar. Ele tem 365 metros de comprimento e arqueação bruta de 250.800. Suas dimensões ultrapassam o Wonder of the Seas, que tem 362 metros de comprimento e arqueação bruta de cerca de 235.600. O Icon of the Seas poderá acomodar 5.610 passageiros e 2.350 tripulantes e conta com 20 decks, sete piscinas e nove banheiras de hidromassagem, além de seis toboáguas recordes. Sua estreia será em 2024, quando deverá navegar em períodos de sete noites pelas águas do Caribe Oriental e Ocidental, partindo de Miami, durante todo o ano. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

Jornal do Comércio (RS): Portos RS prepara arrendamento de novas áreas nos portos gaúchos

A Portos RS pretende disponibilizar 60 áreas para arrendamento nos complexos portuários de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. Conforme a empresa, houve nove manifestações de interesse pela ocupação desses locais na capital e mais sete sinalizações no Porto de Rio Grande. As licitações serão feitas até 2025. As áreas deverão ser aproveitadas, fundamentalmente, para a movimentação de granéis sólidos e fertilizantes. Para o próximo semestre são esperados os leilões dos terminais POA02 e POA11 na capital do estado. Íntegra para associados.

O Povo (CE): Lúcio Gomes é cotado para Companhia Docas do Ceará

Lúcio Ferreira Gomes, irmão de Cid e Ciro Gomes, deverá ser o novo presidente da Companhia Docas do Ceará. Ele substitui Denis Bezerra, que deverá assumir a Diretoria Financeira e de Novos Negócios da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A companhia informou que até o fim de semana trará detalhes referentes à nova presidência e que o diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária, Urbano Costa Lima Filho, responde interinamente pelo órgão. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos e Santa Portal: Autoridade Portuária de Santos pede projeto do túnel ao Estado e faz convite para obra

A APS solicitou ao Governo do Estado o envio de toda documentação do projeto do túnel Santos-Guarujá, desenvolvido em 2012 pela extinta Dersa, e a renovação das licenças ambientais concedidas. O requerimento especifica que o material técnico existente inclui desenhos, memoriais e planilhas orçamentárias, projeto básico e executivo na versão mais recente e respectivas ARTs, com as licenças ambientais devidamente renovadas. A APS também convidou as autoridades paulistas a participarem de todas as etapas da obra. O governo de São Paulo analisa o pedido. O objetivo, segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, é unir esforços a fim de cumprir o cronograma para que as obras comecem em 2024. Ele reiterou que o túnel é uma das principais metas da sua gestão, ao lado das obras de infraestrutura, como dragagem do canal e perimetrais. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e Santa Portal.

ND Mais: Parceria com Santos é ‘esperança’ para trabalhadores do Porto de Itajaí

A proposta de uma parceria entre os portos de Itajaí e de Santos é a esperança para os trabalhadores do terminal catarinense, porque, segundo eles, deve trazer de volta a movimentação de contêineres para esse porto. A proposta foi anunciada pelo presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, na terça-feira (27), em Itajaí. Ele compartilhou nas redes sociais que o ministro Márcio França teria recebido positivamente a proposta. Afirmou ainda que uma comissão foi criada junto com a Antaq para tratar da “complexidade do problema”. O vice-prefeito da cidade, Marcelo Sodré, assumiu a superintendência do porto. Íntegra para associados.

Portal O Informante: Porto do Itaqui leva dois troféus no Prêmio ESG Portuário

Os programas “Porto do Futuro” e “Governança Corporativa e Compliance” do Porto do Itaqui foram contemplados na primeira edição do Prêmio ESG Portuário, realizado pela UFMA/Labportos. Com o objetivo geral de fortalecer e promover a difusão de conhecimento e práticas sobre as questões ambientais, sociais e de governança aplicadas ao setor portuário, a UFMA promoveu o VI Simpósio de Gestão Portuária, com três dias de programação, que contou com trabalhos científicos, painéis e visitas técnicas ao porto. Dentre os destaques, o painel “Ciência de dados e tecnologia no setor portuário” contou com a apresentação do diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, [sobre os sistemas tecnológicos de comunidade portuária criados e mantidos pela entidade]. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

BE News (p. 3) e BE News (Coluna Hub – p. 3): Governo garante R$ 9 bilhões em autorizações para terminais privados

O MPor realizou ontem, em Brasília, uma cerimônia para a assinatura de contratos de exploração, ampliação de área e aumento de capacidade de oito TUPs e uma ETC, nas regiões Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Os empreendimentos totalizam R$ 9 bilhões de investimentos. Um deles será o Santos Terminais Sustentáveis (STS), da Evolve Empreendimentos Imobiliários, na Ilha dos Bagres, no Porto de Santos. A instalação vai contar com oito berços de atracação – três exclusivos para as operações de contêineres, podendo movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano; outros dois berços para granéis sólidos de origem vegetal (grãos, açúcar e farelo), com 16 milhões de toneladas/ano; um berço para a importação de fertilizantes, com capacidade para 2,5 milhões de toneladas/ano; e dois berços para granéis líquidos, por onde poderão passar 4 milhões de m3 de cargas anualmente. Íntegra para associados: BE News (p. 3) e BE News (Coluna Hub).

Editorial do Portogente: Rumo ao complexo portuário da Baixada Santista

O porto de águas profundas, como extensão do Porto de Santos, é imperativo e uma decisão inadiável na superação dos seus limites atuais. Só duas condições impediriam tal decisão: geografia e engenharia. Ambas são excelentes no caso dessa expansão, constituindo o complexo portuário da Baixada Santista. Um projeto estimado em R$ 12 bilhões, a ser implantado em etapas e com investimentos privados. O Porto Oceânico transpõe fronteiras e conecta o mundo. É sonhado há décadas pelo ministro Márcio França, bem como o porto do Complexo Andaraguá, em Praia Grande. Um projeto com potenciais logístico, político e comercial com foco no desenvolvimento e inovação regionais. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Investimento federal em rodovias ganha impulso em Santa Catarina e chega a R$ 1,3 bilhão em 2023

O Ministério dos Transportes deverá investir R$ 1,3 bilhão no orçamento público 2023 para aplicar em obras de rodovias federais em Santa Catarina. Nos três anos anteriores, foram aplicados em Santa Catarina aproximadamente R$ 1,2 bilhão, com os valores caindo de 2020 para 2022. Com o valor, o estado vai experimentar um grande impulso na infraestrutura rodoviária nos próximos anos. O reforço no orçamento para rodovias foi possível com a aprovação da Emenda Constitucional 126/2022. Na visão do ministro, a aprovação do Novo Regime Fiscal e da reforma tributária vai manter e até aumentar esse patamar de investimento a partir do próximo ano. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Brasil transportou mais de 38 milhões de toneladas pela Navegação Interior em 2022

Dados da Antaq mostram que mais de 38 milhões de toneladas foram transportados pela malha aquaviária do Brasil em 2022, um aumento de 5,36% em comparação com 2021. As bacias hidrográficas Amazônica e Tocantins foram responsáveis por 76% do transporte interior, representando um crescimento de 14,5% e 13,1%, respectivamente. Íntegra para associados.

Guia Marítimo: Seca no Canal do Panamá complica o transporte marítimo e ameaça o fluxo do comércio internacional dos EUA

A Autoridade do Canal do Panamá passou a impor restrições de profundidade e peso para navios em suas eclusas, como parte da estratégia para economizar água em meio a uma seca severa na região. Com isso, transportadoras marítimas anunciaram sobretaxas para a passagem de contêineres pelo local. A capacidade de TEUs transitando pelo canal recuou de 3.459, em 28 de maio, para 2.785 em 18 de junho. Cerca de 40% dos contêineres que entram ou saem dos Estados Unidos passam pelo Canal do Panamá. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco