Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Portos expandem movimentação de cargas
Segundo a Antaq, os portos de Santa Catarina movimentaram 19,3 milhões de toneladas no primeiro quadrimestre de 2023, um crescimento de 6,35% em relação ao mesmo período de 2022. A expansão portuária média nacional foi de 1,47%. O Estado passou a movimentar 5,11% de todas as cargas dos portos brasileiros. No final de 2022, respondia por 4,7% das cargas. Os TUPs Portonave e Porto Itapoá tiveram, respectivamente, a segunda (4,75 milhões de toneladas) e a terceira (3,21 milhões de toneladas) maiores movimentações de contêineres do país nos primeiros quatro meses deste ano, atrás apenas de Santos (10,3 milhões de toneladas). O porto público de São Francisco do Sul bateu recorde entre janeiro e maio, com 6,3 milhões de toneladas, alta 26% na comparação anual. O desempenho dos portos catarinenses em 2023 só não é melhor devido à crise vivida no Porto de Itajaí, iniciada com a indefinição sobre o modelo de gestão. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Projetos em estudo poderiam mais que duplicar a malha ferroviária
O governo catarinense quer viabilizar cinco projetos ferroviários para aliviar os gargalos logísticos do Estado. Se os planos forem concretizados, a malha ferroviária somará 852 km de trilhos à malha atual de 763 km. Dois projetos estão mais adiantados. Um trecho de 319 km planeja ligar a região de Chapecó a Correia Pinto, para interconexão com a rede da Rumo, que chega ao Porto de São Francisco do Sul. O outro, com 62 km, prevê ligar Araquari à cidade portuária de Navegantes. O governo quer contratar em 2024 estudos de três outros trechos. Um, de 168 km, vai de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, a Tubarão, com conexão com a ferrovia Tereza Cristina, que liga a região de Criciúma ao porto de Imbituba. Outro prevê 88 km de trilhos para o contorno ferroviário de Joinville e a ligação ao terminal de contêineres de Itapoá, onde fica o Porto de São Francisco do Sul. O maior projeto é para 221 km de trilhos entre Navegantes e Correia Pinto, que se somará aos 319 km previstos até Chapecó. Íntegra para associados.
Portal Veja, Folha On-line e Valor On-line: Após cobrar criatividade por novo nome, Lula se rende ao ‘PAC 3’
Em visita ao Rio Grande do Sul, pela primeira vez no atual mandato, o presidente Lula se rendeu ao velho nome do Programa de Aceleração do Crescimento e chamou o plano que será lançado pelo governo em julho de “PAC 3”. Disse que seu governo vai investir em infraestrutura neste ano 23 bilhões de reais contra 21 bilhões somados de 2019 a 2022. A ministra Simone Tebet disse que o pacote incluirá ações que já foram anunciadas. Como exemplos, ela citou concessões de leilões de ferrovias, rodovias e portos que já foram anunciados este ano. Íntegra para associados: Portal Veja, Folha On-line e Valor On-line.
O Globo On-line e CNN Brasil: Ministro diz que não haverá limite de renda para adesão ao programa de passagem aérea a R$ 200
O ministro Márcio França disse ontem ao Globo que o programa Voa Brasil, que venderá passagens aéreas até R$ 200, não terá mais limite de renda. A única exigência será não ter voado nos últimos 12 meses. Será permitido comprar quatro trechos por ano, no total de R$ 800. Aposentados e servidores públicos devem ter crédito consignado pelos bancos oficiais. O ministro destacou que as companhias se comprometeram a vender passagens mais baratas em períodos de baixa temporada: entre março e junho e agosto e novembro. A previsão do governo é inaugurar o site do programa em agosto e posteriormente via aplicativo de celular para facilitar o acesso dos usuários. Íntegra para associados: O Globo On-line e CNN Brasil.
Folha: Hidrogênio verde pode ser chave para a reindustrialização do Brasil
O hidrogênio verde pode ser a chave para a reindustrialização do Brasil e a inserção do país na nova economia global baseada na transição para o baixo carbono. O tema foi debatido no seminário Energia Sustentável no Brasil, realizado na quarta (28) pela Folha, com apoio da Órigo Energia e do Banco do Nordeste. O combustível tem inúmeras aplicações, como a substituição de fontes fósseis nos transportes e na indústria, ajudando no cumprimento das metas climáticas previstas no Acordo de Paris. Entre os estados brasileiros, o Ceará é o que tem o maior número de projetos previstos. Assinou 30 memorandos de entendimento com empresas nacionais e estrangeiras, com uma sinalização de investimentos acima de US$ 30 bilhões (R$ 145,7 bilhões). Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Novo TUP no Porto de Santos terá investimentos de R$ 7,6 bilhões na Ilha de Bagres
A empresa Evolve Empreendimentos foi autorizada pelo MPor a instalar um TUP no Porto de Santos. Os investimentos previstos para o Santos Terminais Sustentáveis (STS) são de R$ 7,6 bilhões. Ele deve movimentar, principalmente, contêineres e granéis sólidos e líquidos na Ilha de Bagres. O extrato do contrato assinado entre a empresa e o Governo Federal foi publicado no DOU de 9/5 e o anúncio da autorização para o TUP ocorreu na última terça (27) pelo ministro Márcio França. Conforme o contrato, o TUP será instalado na ilha localizada na Margem Esquerda do Porto de Santos, de frente para o Largo de Santa Rita e Largo de Canéu. Íntegra para associados.
G1 Santos: Porto de Santos, SP, registra recorde de movimentação de cargas em maio
O Porto de Santos registrou novo recorde de movimentação de cargas no mês de maio. Um novo balanço divulgado pela Autoridade Portuária de Santos aponta que foram movimentadas 15,1 milhões de toneladas no mês passado, 6,1% acima do registrado no mesmo período em 2022. Os embarques foram responsáveis por 11,4 milhões de toneladas, enquanto os desembarques por 3,6 milhões de toneladas. Segundo o relatório da APS, o crescimento nos embarques de soja, açúcar e milho foram determinantes para o resultado. Com isso, a movimentação de granéis sólidos atingiu a segunda melhor marca mensal da história do porto, e um novo recorde para maio. O crescimento foi de 16,2% com 8,7 milhões de toneladas. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (p. D-1) e BE News (p. 4): Obras alavancam o futuro de Guarujá
A construção do túnel ligando Santos a Guarujá, o aeroporto civil localizado na Base Aérea, um novo hospital municipal, programas estruturados para reduzir o déficit habitacional e a aprovação de um novo Plano Diretor e Lei de Uso e Ocupação do Solo são algumas iniciativas que em breve devem colocar Guarujá em uma nova rota de desenvolvimento econômico e social. O ministro Márcio França garantiu que a construção do túnel vai ocorrer e estabeleceu um prazo de aproximadamente quatro anos. A construção terá 900 metros de extensão, 21 metros de profundidade e 6 metros de largura. O diretor-presidente da APS, Anderson Pomini, afirmou que o cronograma da companhia sobre o túnel prevê um valor da ordem de R$ 5,8 bilhões. Serão feitos aportes financeiros públicos para a sua construção, estimada para ser finalizada até 2029. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos e BE News.
Santa Portal: Operação apreende 75 kg de cocaína em navio com destino à Nigéria
Ontem, equipes da Receita Federal, Polícia Federal, Guarda Portuária de Santos e Marinha do Brasil frustraram a tentativa de envio ao exterior de 75 kg de cocaína através do Porto de Santos. A droga foi encontrada em um navio graneleiro carregado de açúcar e tinha como destino a Nigéria. Após a varredura da embarcação, a droga foi encontrada em três guindastes. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo da diretora da Antaq, Flávia Takafashi): Hidrogênio verde, a nova aposta mundial no Brasil
Impulsionado pela abundância de fontes de energia renovável e pela localização estratégica de seus portos, o Brasil desponta como um país com potencial para se tornar um importante produtor e exportador de hidrogênio verde. Este combustível limpo e renovável tem se mostrado de extrema relevância para o setor marítimo portuário por oferecer uma alternativa sustentável e promissora para a redução das emissões de carbono. Dentre os principais empreendimentos em andamento no País, destaco as plantas de hidrogênio verde em Pecém, Suape e Porto do Açu. Mas, apesar da onda de investimentos, ainda é necessário o aprimoramento da regulação para garantir um ambiente propício ao crescimento e consolidação desse mercado. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e Portal Diarinho: Porto de Itajaí pode firmar contrato para permanência da APM por mais 31 dias
A Antaq autorizou a Superintendência do Porto de Itajaí (SPI) a firmar contrato transitório com a APM Terminals Itajaí para a permanência da operadora por mais 31 dias. O diretor-geral Eduardo Nery definiu em despacho publicado ontem que a operação será sem o pagamento de valor fixo de arrendamento, a fim de manter o alfandegamento da área. Caso a APM realize movimentações portuárias, a remuneração à SPI será pela tabela tarifária de uso público. A agência também autorizou a Autoridade Portuária a realizar novo processo seletivo simplificado, nos moldes do edital anterior. A decisão vem após a licitação neste mês, com prazo de apenas seis meses, não ter atraído interessados. A Superintendência deverá ajustar o prazo de vigência do contrato de transição para 24 meses, com cláusula resolutiva para encerramento com conclusão do processo de arrendamento ordinário para as áreas, ou o que vier a ocorrer primeiro. Íntegra para associados: Portos e Navios e Portal Diarinho.
BE News (p. 6): IMA nega licença para instalação de terminal de ácido sulfúrico no Porto de Maceió
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) negou na quarta (28) a licença ambiental à Timac Agro Indústria e Comércio de Fertilizantes, multinacional francesa que pretendia instalar uma Unidade de Recebimento e Estocagem de Ácido Sulfúrico no Porto de Maceió. O produto, que é tóxico, ficaria armazenado em um terminal que seria construído em uma área de 8 mil m2 no complexo, próximo a área urbana e praias da região. Íntegra para associados.
Comex do Brasil: Estudo identifica 52 ações para aproximação comercial entre Brasil e Argentina
Um estudo desenvolvido pela CNI, em parceria com a Fiergs, identificou e analisou 52 soluções que podem contribuir para melhorar a fluidez do trânsito de mercadorias na fronteira terrestre entre Uruguaiana, no Brasil, e Paso de Los Libres, na Argentina. As recomendações foram apresentadas como contribuições para um plano de trabalho da Colfac-Uruguaiana. O estudo foi encaminhado à SRFB para colaborar com a gestão coordenada de fronteira e promover melhorias, como uma maior eficiência e a redução de tempo e custo para empresas, órgãos e agências relacionadas ao comércio exterior brasileiro. Íntegra para associados.
BE News (p. 3): Santos Brasil é um dos destaques do Prêmio Broadcast Empresas 2022
A operadora logística Santos Brasil ficou em 10º lugar no ranking das empresas de capital aberto com melhor desempenho financeiro no ano passado. O reconhecimento foi feito durante a divulgação, ontem, do Prêmio Broadcast Empresas, elaborado pela Agência Estado e pela FGV. No total, 240 companhias foram analisadas. Íntegra para associados.
BE News (Coluna Espaço ABTRA – p. 6): Pílulas de AFC Governo cria licença flex para desburocratizar e reduzir custos do comércio exterior brasileiro
O Decreto 11.577/2023, publicado no dia 28/06 no DOU, efetiva no Brasil uma das mais importantes e aguardadas mudanças desburocratizadoras nos processos de importação e exportação, operacionalizadas pelo Portal Único do Comércio Exterior, a principal ferramenta adotada pelo país para internalizar as medidas de facilitação do comércio definidas pela OMC no Acordo de Bali. As já batizadas “Licenças Flex” permitirão que múltiplas declarações de importação ou exportação possam ser registradas a partir de uma única licença, que poderá ser limitada em prazo, valor ou quantidade. Até então, para cada operação de importação ou exportação era obrigatória a obtenção de uma licença específica, em um processo burocrático e moroso. Agora, com a Licença Flex, os importadores por exemplo já poderão comandar diversos embarques de suas mercadorias nos momentos que lhes forem mais convenientes, sem se preocuparem com a obtenção de repetidas licenças. O decreto traz também duas boas novidades que ajudarão ainda mais na facilitação do comércio. Todos os órgãos federais que ainda operam processos e formulários fora do Portal Único terão que migrar esses procedimentos para o Siscomex até 1º/set./2023, no caso das exportações, e até 1º./mar./2024 para as importações. Além disso, houve uma melhoria na regulamentação do Art. 8 da Lei de Ambiente de Negócios (Lei 14.195/2021), incorporando as principais funcionalidades recentemente disponibilizadas pelo Portal Único. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023