Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Editorial da Folha: PAC que não é PAC
A ministra Simone Tebet anunciou que haverá “um novo PAC, que não vai ser um PAC”, ou, mais precisamente, “uma política de investimentos, não só de investimentos públicos, mas também de parceria com a iniciativa privada”. A história fornece boas pistas. Lançado em 2007, no segundo governo Lula, o Programa de Aceleração do Crescimento caracterizou uma fase de euforia econômica e aceleração, ainda maior, do gasto público que anos depois levaria a um colapso orçamentário. Era uma lista de obras públicas de infraestrutura tidas como prioritárias e que poderiam ficar a salvo das regras de controle das despesas. O programa contribuiu para elevar o investimento público de 2,8% do PIB em 2007 para um pico de 4,7% em 2010, mas expôs ineficiências crônicas como burocracia, projetos falhos, atrasos e desvios. Íntegra para associados.
Estadão On-line e O Globo On-line: Lula anuncia Ferrovia Oeste-Leste como parte do novo PAC, que será lançado em julho
Na cerimônia de início das obras no lote 1F da FIOL, em Ilhéus, o presidente Lula reforçou o compromisso do governo em ampliar os investimentos na construção de ferrovias. A FIOL é composta por três trechos, sendo que o primeiro (FIOL 1) liga as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, percorrendo 537 quilômetros de extensão e passando por 19 municípios. A previsão de conclusão e início da operação é a partir de 2027. O presidente fez um pedido aos empresários para que as obras sejam finalizadas antes do fim do seu mandato. Íntegra para associados: Estadão On-line e O Globo On-line.
Valor On-line, Estadão On-line e O Globo On-line: Superávit de US$ 10,6 bi da balança comercial é o maior para meses de junho na série histórica
O superávit de US$ 10,592 bilhões da balança comercial registrado em junho foi o maior para o mês na série histórica, mas a corrente de comércio, ainda que em patamar elevado, caiu 12,4% na comparação com junho do ano passado. Os números mostram uma redução de 15,2% no preço das exportações em junho, na comparação com o mesmo mês de 2022. Mas atingiram US$ 30,1 bilhões, segundo maior valor na série histórica para o mês. As importações somaram US$ 19,5 bilhões, também segundo maior valor. Para 2023, a expectativa é de que as exportações fechem em US$ 330 bilhões (queda de 1,2% em relação a 2022) e as importações em US$ 245,2 bilhões (queda de 10%). Íntegra para associados: Valor On-line, Estadão On-line e O Globo On-line.
Globo Rural: Safra de grãos atravessa 3 estados e até 1.500km em busca de locais para guardar colheita
Na safra 2022/23, o Brasil deverá colher 315,8 milhões de toneladas de grãos, 15,8% a mais que na temporada anterior, segundo a Conab. No entanto, o Centro-Oeste, líder no cultivo de grãos, tem um déficit nacional de armazenagem de 124,4 milhões de toneladas. Do total, a região responde por 82 milhões de toneladas. Assim, produtores do Centro-Oeste têm despachado cargas de grãos para o Rio Grande do Sul, que sofreu perdas com a falta de chuvas nas últimas três safras, o que deixou ociosa parte de sua rede de armazéns agrícolas. Boa parte da soja que Mato Grosso do Sul exporta passa pelos portos de Paranaguá e Santos, mas neste ano o volume que seguiu para o terminal de Rio Grande. Íntegra para associados.
O Globo On-line: Reforma tributária: governadores querem implementação gradual do novo imposto entre 2026 e 2033
Na reta final das discussões sobre a Reforma Tributária, os governadores querem que a implementação do novo Imposto Sobre Bens e Serviços (IBS) – que vai unificar o ICMS e o ISS – seja gradual, a começar em 2026, com alíquota teste de 1%, junto com a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) que vai fundir Pis, Cofins e IPI, subindo até 2032. Os estados temem perder autonomia com a implementação do IBS em 2029. O argumento é que a lei que vai regulamentar a CBS pode se sobrepor às leis estaduais. Onze estados – Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Maranhão, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Ceará e Minas Gerais — estão contra o conselho federativo, previsto no relatório para centralizar e distribuir a arrecadação com os entes federados. Defendem que cada estado continue responsável pela arrecadação de seus tributos e faça a divisão entre os municípios. Íntegra para associados.
Folha: Navio que fez 1ª viagem brasileira para Antártida está abandonado no porto de Santos
O navio Professor W. Besnard está há 15 anos encostado no porto de Santos, com o casco corroído pela ferrugem e por outros desgastes provocados pela falta de manutenção. Foi usado por quatro décadas por alunos e professores do Instituto Oceanográfico da USP em seus estudos. Em 2008 pegou fogo quando ancorado na Baía de Guanabara e terminou transferido para Santos, onde até hoje aguarda por um destino. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Expansão industrial pode impulsionar economia e setor portuário, dizem deputados do litoral de SP
A expansão industrial como locomotiva do desenvolvimento econômico na Baixada Santista e do impulsionamento da movimentação de cargas de valor agregado no Porto de Santos será discutida no summit Porto-Indústria, organizado pelo Grupo Tribuna, na quinta-feira (5). Para os deputados Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Rosana Valle (PL), o tema poderá gerar diversos frutos à Baixada Santista e contribuir para a modernização e o aprimoramento das infraestruturas portuárias. O governador Tarcísio de Freitas e os prefeitos da região confirmaram presença. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Caminhões de contêineres e carga solta voltam a ter três horas de tolerância na chegada ao Porto
Desde sábado passado (1º/07), os caminhões que transportam carga solta e conteinerizada ao Porto de Santos voltaram a ter três horas de tolerância, após horário agendado na chegada ao porto. A medida vale até 29 de agosto. Além disso, a tolerância para o cancelamento do agendamento de caminhões deverá ser de no mínimo uma hora antes do início da janela de agendamento. Segundo a APS, o objetivo é minimizar eventuais impactos das obras que ocorrem nos trechos compreendidos entre o Jardim Casqueiro, em Cubatão, e o acesso ao Retão da Alemoa, em Santos. Íntegra para associados.
ND Mais: Porto de Imbituba exporta 3,5 mil bois vivos para a Turquia
Na última sexta-feira (30), o Porto de Imbituba embarcou 3.595 bois no navio Shorthorn Express rumo à Turquia. A viagem tem duração de 18 dias. Atualmente Imbituba é o único porto que opera cargas vivas em Santa Catarina. A operação foi acompanhada por servidores do complexo portuário e do MAPA. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Agência Porto: Operações no Porto de Cabedelo mantém projeções e seguem em alta no mês de junho
O Porto de Cabedelo movimentou em junho 88.491 toneladas, um aumento de 4,88% em comparação com o mesmo período do ano passado, com destaque às operações de gasolina, que alcançaram a marca de cerca de 158 mil toneladas, um aumento de 20,4%. No acumulado do ano, Cabedelo já movimentou 609.427 toneladas de granéis sólidos e líquidos. Íntegra para associados.
Guia Marítimo: Suape recebe embarcação da maior classe de navio gaseiro em operação no mundo
O navio Harzand, de bandeira da Singapura, com 230 metros de comprimento e 36,6 metros de largura, está atracado no Píer de Granéis Líquidos 3B no Porto de Suape para descarregar 52.200 toneladas de GLP para abastecer o mercado regional. A embarcação é da maior classe de navios gaseiros em operação no mundo. O navio deverá seguir hoje à noite com destino a Houston. Íntegra para associados.
BE News (p. 5): Prefeitura do Rio recebe propostas para implantar ligação aquaviária entre aeroportos
A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, na semana passada, o aviso público de manifestação de interesse privado para a operação de uma linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão. A finalidade é receber estudos técnicos, econômico-financeiros e jurídicos para a modelagem do serviço. De acordo com a Prefeitura, o prazo para receber propostas de empresas é de 20 dias corridos. O projeto escolhido e contratado terá um ressarcimento de despesas de no máximo R$250 mil. A expectativa é que uma conexão aquaviária para o Aeroporto Tom Jobim faça parte de medidas para se criar novos meios de chegada e saída do terminal. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Fundos de investimento climático aprovam US$ 35 milhões para o Pecém
O conselho administrativo dos Fundos de Investimento Climático (CIF) aprovou um plano de US$ 70 milhões para apoiar a flexibilidade da rede para a integração de energia limpa no Brasil. Metade desse valor é para os projetos no Complexo do Pecém. Como parte do plano, o País deve dobrar a capacidade de energia renovável, reduzir as emissões em pelo menos 57 milhões de toneladas de CO2 equivalente, acelerar a produção de hidrogênio em larga escala e promover o acesso à energia limpa para milhões de pessoas. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023