Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico: Leilões já previstos podem levantar R$ 126 bi até 2024
Os leilões anunciados até o ano nas áreas de transmissão de energia, rodovias, terminais portuários, mobilidade e saneamento vão demandar investimentos privados de no mínimo R$ 126 bilhões, segundo estimativa da Abdib. Há ainda outros eventos previstos para 2023 e 2024 mas que ainda não têm a definição de capex e outros em etapa de estudos mas com realização “dada como certa” em curto prazo por seu potencial de atratividade. Destaque para as privatizações da Sabesp e da Copasa (MG) em saneamento básico. Os aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), Santos Dumont e Galeão, no Rio, integram a lista de ativos sob observação. Economistas enxergam potencial aumento de interesse dos investidores, após ruídos e sinais de insegurança jurídica dos primeiros meses da atual gestão. Íntegra para associados.
Estadão On-line (Broadcast): Em busca de maior produtividade no setor portuário, hub de startups faz parceria com Cingapura
Criado há um ano pelo Cubo Itaú, o Cubo Maritime & Port acaba de fechar parceria com o hub portuário Pier71, de Cingapura, para internacionalização de startups e desafios conjuntos. O Cubo Maritime & Port é um hub de startups voltado para operações marítimas e portos com a parceria da Wilson Sons, Porto do Açu e Hidrovias do Brasil. Nesse um ano, quase dobrou o número de startups, de 12 para 23, que receberam aportes de R$ 25 milhões em 2022, com faturamento de R$ 86 milhões. Com a parceria internacional, o hub brasileiro terá acesso a mais de 500 startups que desenvolvem projetos para a indústria marítima e de portos. Íntegra para associados.
Folha e Valor On-line: Falta de servidores em agências reguladoras pode afetar serviços essenciais, alertam entidades
O desfalque de servidores nas agências reguladoras pode prejudicar a segurança e o funcionamento de serviços essenciais, como transporte e eletricidade. Com exceção da Anvisa, todas as autarquias sofrem com escassez de funcionários. O cálculo foi feito a partir da comparação entre o quadro de pessoal previsto pela lei de instituição de cada agência e o total de servidores ativos permanentes, segundo o Painel Estatístico de Pessoal do governo federal. Na ANTT, a redução de pessoal de aproximadamente 46% restringe o horário de funcionamento de pontos da agência nos terminais rodoviários onde ocorrem fiscalizações de veículos, e pode até causar o fechamento de postos espalhados pelo país. Íntegra para associados: Folha e Valor On-line.
Estadão On-line, Valor On-line e O Globo On-line: IBGE: volume de serviços prestados no País sobe 0,9% em maio com destaque para setor de transportes
A Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada ontem pelo IBGE, mostra que o volume de serviços prestados no País subiu 0,90% em maio ante abril, superando a mediana de alta de 0,4%. O intervalo das projeções ia de queda de 0,5% a uma alta de 1,9%. Na comparação com maio de 2022, houve avanço de 4,70%, já descontado o efeito da inflação. Quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços na passagem de abril para maio. O destaque foi a alta de 2,2% no setor de transportes. O transporte de cargas vem sustentando o avanço dos serviços desde o choque inicial da pandemia de covid-19 e em maio atingiu o maior patamar de sua série, iniciada em janeiro de 2011. Subiu 17,3% em maio ante maio do ano passado, com expansão de 9,5% acumulada nos primeiros cinco meses do ano. Íntegra para associados: Estadão On-line, Valor On-line e O Globo On-line.
Folha On-line (Reuters): Governo mapeia pontos de atenção da Reforma Tributária no Senado
O Ministério da Fazenda mapeou pontos de atenção no texto da Reforma Tributária a ser discutido no Senado, principalmente os relacionados a setores favorecidos com taxação menor e à distribuição das verbas do novo tributo, o que pode alongar a tramitação. Na lista estão os regimes diferenciados para os setores de transporte, turismo e esportivo, além de isenções para a cesta básica. Na distribuição de recursos, é esperada ampla discussão sobre os critérios do Fundo de Desenvolvimento Regional e também sobre a estrutura do Conselho Federativo. Após pressão de governadores do Sudeste, o texto da Câmara definiu que as decisões do Conselho Federativo serão aprovadas levando em conta a maioria numérica de votos de Estados e também o fator populacional, o que reduziu o poder do Nordeste. Em relação ao Fundo de Desenvolvimento Regional e aos recursos arrecadados com o novo imposto, o texto diz que os critérios de distribuição dessas verbas serão definidos posteriormente em lei complementar. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Porto de Santos movimenta 81,3 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2023
O Porto de Santos movimentou 81,3 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre deste ano, alta de 0,5% em relação aos 80,9 milhões do mesmo período do ano passado e elevação de 53% em dez anos, considerando apenas o 1º semestre. Junho foi o mês com mais cargas movimentadas: 15,6 milhões de toneladas. Íntegra para associados.
Editorial da Tribuna de Santos (p. A-2): O potencial dos cruzeiros
De acordo com a Clia Brasil, o Porto de Santos movimentará 60% dos passageiros da temporada de cruzeiros 2023/2024, que começa em 29 de outubro. Dos 44 navios que passarão pela costa brasileira, 14 atracarão no complexo santista. Do total, 35 serão de longo curso. De cada dez passageiros de transatlânticos no Brasil, seis estão relacionados a Santos. Íntegra para associados.
Santa Portal: DP World completa 10 anos e mira ampliação na oferta de serviços end-to-end
Ao longo da última década, a DP World investiu mais de R$ 3 bilhões em seu terminal instalado na margem esquerda do Porto de Santos e vem expandindo sua atuação de modo a abranger todos os elementos da cadeia de suprimentos com plataformas de distribuição únicas. O terminal atualmente passa por obras de ampliação e modernização. R$ 200 milhões serão destinados ao aumento da capacidade de movimentação anual de 1,2 milhão de TEU para 1,4 milhão de TEU e expansão do cais – que sairá de 1.100 metros para 1.290 metros. A previsão de conclusão das obras é em 2024, com a entrega da retroárea ainda em 2023 e o cais no ano seguinte. Íntegra para associados.
ND Mais e Portal Diarinho: Com chuva e ciclone, canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes é fechado
O canal de acesso aos portos de Itajaí e Navegantes foi fechado ontem, devido à forte correnteza por conta da chuva que atinge o estado. Até às 21 horas, o acesso continuava limitado. Hoje cinco navios possuem manobras previstas no canal, entre entradas e saídas. A Defesa Civil de Itajaí encontra-se em estado de monitoramento por conta do ciclone extratropical que atinge o estado associado a uma frente fria. Íntegra para associados: ND Mais e Portal Diarinho.
Folha do Litoral: Com reforço da importância logística do Paraná, Sul Export é encerrado com alta adesão em Curitiba
Na terça-feira (11), em Curitiba, o segundo dia do Sul Export contou com a presença do secretário Fabrizio Pierdomenico, do diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, do secretário de portos, aeroportos e ferrovias de Santa Catarina, Beto Martins, e do presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, entre outras autoridades e lideranças empresariais do Brasil, em dois painéis sobre avanços no setor portuário e logístico do estado nos últimos anos. O evento também incluiu com uma visita técnica ao Porto de Paranaguá na segunda-feira (10). Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios e Agência iNFRA: Frente parlamentar pede tempo para debater BR do Mar antes de decisão do governo
A coordenação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira, em audiência com o ministro Márcio França, entregou ofício pedindo para se manifestar sobre a regulação da BR do Mar antes de qualquer tomada de decisão por parte do governo federal. A frente pede a criação de um novo marco legal para o setor e pleiteia que o normativo estabeleça que a cabotagem seja feita com embarcações construídas no Brasil por empresas de bandeira nacional e tripulação brasileira. A lei do BR do Mar buscou flexibilizar a maior parte dessas exigências. Íntegra para associados: Portos e Navios e Agência iNFRA.
BE News (p. 3 – Coluna Hub): Itaqui
Ontem o Porto de Itaqui realizou um teste de atracação de navios a contrabordo para uma operação de abastecimento de combustíveis. O serviço conhecido como Ship to Ship (STS) foi feito pela Transpetro. A simulação foi feita com os navios Flagship Violet e o Nave Atria, no berço 106 do complexo marítimo maranhense. Com isso, fica liberado o abastecimento de embarcações dessa forma, ocupando apenas um berço, o que agiliza o atendimento dos cargueiros. Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Porto de Ilhéus terá descontos de até 65% nas operações
Ontem o Ministro Márcio França anunciou a redução tarifária de até 65% no Porto de Ilhéus. Segundo a Codeba, a tarifa de infraestrutura aquaviária é cobrada pelo porte bruto da embarcação, independentemente da quantidade de carga transportada, o que eleva as despesas de alguns usuários. A ideia é estabelecer condições de incentivo à exportação de granéis sólidos minerais pelo porto, instituindo descontos proporcionais à taxa de consignação de cargas a serem embarcadas. O Porto de Santos (SP), a PortosRio (RJ) e o Porto do Rio Grande (RS), também reduziram as suas tarifas. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Investimento de R$ 300 milhões projeta maior terminal de granéis líquidos de SC em Itajaí
O Estaleiro Itajaí terá um investimento de mais de R$ 300 milhões na implantação do Terminal de Granéis Líquidos (TGLI). Quando em plena operação, o TGLI vai potencializar o nascimento de um novo segmento econômico na cidade, resgatando a sua importância estratégica na distribuição de combustível para o estado de Santa Catarina. O projeto da obra será apresentado à comunidade local em audiência pública no dia 20 de julho. O terminal aproveitará parte da estrutura física que já existe no estaleiro. Serão quatro fases de implantação, com previsão de serem construídos até 17 tanques para armazenamento e distribuição de combustíveis, com capacidade estática de armazenagem de 117.924 m3. Íntegra para associados.
Agência iNFRA: TCU determina à ANTT reequilíbrio do contrato da FCA e cobrança de danos ambientais em malha abandonada
A devolução em 2012 de cerca de 770 quilômetros de estradas de ferro por parte da FCA (Ferrovia Centro-Atlântica), do grupo VLI, terá que gerar um cálculo de reequilíbrio de todo o contrato da companhia, que deve considerar os danos ambientais causados pelo abandono dos trechos. A decisão do TCU na semana passada terá impacto no processo de renovação antecipada da concessionária, que está em andamento, e ainda nos processos de devolução de trechos de toda a malha ferroviária do país, inclusive as já renovadas. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Primeiro navio do serviço FIL, da HMM, atraca no Porto Itapoá
O MV. Hyundai Shanghai ETA IOA atracou no último fim de semana, marcando o início da linha que terá escalas semanais no Porto Itapoá. Os próximos navios da linha a aportar em Itapoá serão o Hyundai Premium, previsto para dia 14/07, e o Hyundai Tacoma, previsto para o dia 22. O serviço conecta a América Latina a portos asiáticos como Busan (Coreia do Sul), Xangai (China), Singapura, Jacarta (Indonésia) e Kattupalli (Índia). Íntegra para associados.
Portos e Navios: Infra S.A. prevê poucas mudanças em modelo aprovado para Itajaí
O superintendente de projetos aquaviários da Infra S.A., Thilo Martin Zindel, disse que a empresa deverá mexer ‘o mínimo possível’ no processo de concessão do Porto de Itajaí, aprovado pelo TCU no começo do ano. Ainda está em discussão se os serviços de dragagem serão concedidos junto ou separadamente do direito de operação da área de contêineres do porto organizado. ‘Estamos revisitando o modelo com a premissa de reincluir a autoridade portuária pública, mas mantendo o máximo possível do modelo original, que tem como vertentes o terminal de contêineres e o canal de acesso’, concluiu. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023