Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Folha (Reuters), Valor Econômico, Estadão On-line, A Tribuna de Santos On-line e G1 Santos: Ventania afeta operações nos portos de Paranaguá e Santos
Os portos de Santos, Paranaguá e Antonina sofreram restrições nas operações ontem, ao longo do dia, por conta do ciclone extratropical que atingiu o Sul e Sudeste. Nos portos paranaenses as operações foram reduzidas desde quarta (12). Em Santos, a navegação no estuário, suspensa por volta das 9 horas, foi liberada pela CPSP às 14h30. Outros oito portos – São Francisco do Sul, Itajaí, Imbituba, Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas – tiveram as operações paralisadas, segundo a Antaq. O ciclone impactou também o funcionamento dos aeroportos de Congonhas e de Guarulhos, que tiveram rotas alteradas e voos arremetidos ao longo do dia. Íntegra para associados: Folha, Valor Econômico, Estadão On-line, A Tribuna de Santos e G1 Santos.
CNN Brasil: Governo planeja 100 novos aeroportos até o fim do mandato, diz Márcio França à CNN
O ministro Márcio França afirmou que o governo federal planeja instalar cem novos aeroportos até o fim do mandato, em 2026. Destacou o impacto ambiental positivo que essas instalações podem acarretar e voltou a falar sobre o programa de passagens aéreas a R$ 200. Indicou que o “Voa Brasil” vai operar a partir de um aplicativo e que os passageiros que se enquadrarem nos requisitos vão poder comprar quatro tickets por ano. Íntegra para associados.
Folha: ‘Fora da porteira’, apagão logístico é ameaça ao agronegócio
Na rodovia BR-163, por onde passa grande parte da safra de grãos do país, no Mato Grosso, o desperdício é visível a partir do milho que cai de caminhões que trafegam pela via, repleta de buracos e problemas de manutenção — mesma realidade de vários pontos do país. O Brasil chegou à supersafra de grãos antes do esperado. A de 2022/23 está projetada em 316 milhões de toneladas, previstas originalmente para 2028. Se já havia dificuldades para armazenagem, escoamento e exportação, o cenário complicou ainda mais. O crescimento maior da produção do que o avanço das condições logísticas dá novo peso ao transporte rodoviário, eleva custos e aumenta a necessidade de se usar estradas cada vez mais distantes e menos preparadas. Íntegra para associados.
Estadão: Brasil fecha contraproposta à União Europeia e aguarda aval de Lula para enviar resposta ao Mercosul
O governo brasileiro concluiu os debates internos sobre a contraproposta a ser enviada à União Europeia na negociação do acordo com o Mercosul. Aguarda apenas o aval do presidente Lula. Apesar do racha interno de visões sobre o tema, que opunha ministérios sobretudo em relação à necessidade de reabrir a discussão sobre compras governamentais, o texto base foi concluído em nível técnico. O documento vai incluir tanto a questão das compras públicas quanto as discussões sobre normas e metas ambientais. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
Santa Portal: Prévia de junho aponta quebra de recorde de cargas no Porto de Santos
A estatística prévia de movimentação de cargas no Porto de Santos apontou que junho de 2023 foi o melhor mês da história na movimentação de cargas, ultrapassando 15,6 milhões de toneladas. O recorde anterior também tinha sido registrado este ano, em março, com a marca de 15,32 milhões. Com o resultado de junho, o recorde para o 1º semestre também foi batido, superando o mesmo período do ano passado (recorde anterior) em 0,9%. Foram 81,4 milhões de toneladas, considerando os meses de janeiro a junho, contra 80,7 milhões no mesmo intervalo do ano passado. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos (artigo do economista, professor e coordenador do Centro de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, Gesner Oliviera): Reporto: candidato ao regime de transição
Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o texto da reforma tributária, a PEC 45/2019. Dessa forma, o projeto foi encaminhado para o Senado, onde deverá ser votado nos próximos meses. A ideia é refinar o texto atual, reduzindo incertezas e eliminando exceções desnecessárias. A simplicidade do texto também contribuirá para maior clareza sobre as regras do jogo e menor quantidade de contenciosos tributários no futuro. Levando-se em conta tais aspectos, um dos desafios será decidir que tipo de regime especial deve permanecer válido durante o regime de transição até 2033. Íntegra para associados.
Capixaba News: Codesa: audiência debate impactos da privatização
Audiência pública marcada hoje debate o impacto econômico e social da privatização sobre os trabalhadores portuários no Espírito Santo. A desestatização da Codesa foi concluída em março de 2022, em leilão que captou R$ 106 milhões. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Concessão do canal em Paranaguá prevê empresas de dragagem com participação mínima de 15%
O modelo em discussão para a concessão do canal de acesso do Porto de Paranaguá prevê participação mínima de 15% de empresas de dragagem que desejarem concorrer na licitação, cujo edital deve ser lançado até 2024. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirmou que as empresas de dragagem são as principais interessadas, porém o modelo será aberto a fundos de investimentos e demais interessados. A execução do serviço deverá ampliar gradativamente o calado de acesso aos portos paranaenses de 12,5m para 15,5m. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Terminal de Paranaguá movimenta volume recorde de derivados escuros por caminhões em junho
O terminal aquaviário de Paranaguá, operado pela Transpetro, registrou movimentação recorde de derivados escuros por caminhões em junho de 2023. A unidade transportou mais de 83 mil toneladas, superando em 11% o recorde anterior, registrado em julho de 2015. A unidade também bateu recorde diário no dia 5/7, com descarga de 112 caminhões. O recorde anterior era de julho de 2015. Íntegra para associados.
BE News (p. 3): Porto do Itaqui espera iniciar operação STS em agosto
O Porto do Itaqui espera iniciar as operações ship to ship (STS) com granéis líquidos em agosto. Aguarda apenas a liberação da ANP, que deve ocorrer nos próximos dias. A estimava vem após a conclusão do primeiro teste nesse modelo, realizado na quarta (12). A operação STS no porto maranhense poderá aumentar em 50% a capacidade de atendimento de navios. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Porto de Imbituba projeta redução de emissões após adequação do berço 3
O Porto de Imbituba projeta que a adequação do berço 3 permitirá o recebimento dos novos navios capesize e, consequentemente, redução superior a 30% nos níveis de emissões de graneleiros. O presidente do Consad da SCPAR Porto de Imbituba, Marcelo Salles, relatou que o canteiro de obras já está instalado e possibilitará o reforço e aprofundamento, dos atuais 10,30 metros para 15 metros, com 14 metros de calado. Íntegra para associados.
Agência Porto: Uso de 5G no hub de veículos de Suape é case de sucesso em evento nacional
Identificação em tempo real de entrada e saída de automóveis no Pátio Público de Veículos por meio de utilização da inteligência artificial. Esse e mais alguns outros resultados da Prova de Conceito (PoC) da solução de Video Analytics conectada com 5G foram apresentados no MPN Forum, primeiro seminário nacional dedicado ao mercado de redes privativas móveis. O case de sucesso foi exibido pelo diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária de Suape, Nilson Monteiro, e pela diretora-executiva da Embratel, Maria Teresa Lima, na quarta (12). Íntegra para associados.
BE News (p. 5 – Coluna Espaço ABTRA): Pílulas de AFC – A nova Duimp
Primeiramente, vale registrar que o Portal Único de Comércio Exterior é estruturado por módulos. Além do Catálogo de Produtos, sobre o qual falamos na semana passada, hoje vamos tratar de outro módulo estratégico do novo processo de importação. A nova Duimp permite que o importador registre que uma determinada importação acaba de ocorrer e, com isso, os órgãos fiscalizadores já parametrizem os canais de controle aduaneiro para essa transação. Na antiga DI, a importação só podia ser registrada depois que a carga já desembarcada chegasse e fosse dada como “presença de carga” pelo recinto alfandegado. Agora na Duimp, se todos os canais de fiscalização forem definidos como “verde” e os impostos forem pagos, a mercadoria, mesmo estando ainda a bordo do navio em viagem ao seu destino, já será considerada como nacionalizada. Nas próximas doses de AFC falaremos de um processo chamado “despacho sobre águas”, que tem tudo a ver com a Duimp, e de outros módulos importantes do portal. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023