Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Valor Econômico, Portal Veja (Blog Radar) e Valor On-line: Novo PAC deve ter R$ 60 bi de investimento público ao ano, diz ministro a jornal
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o novo PAC deve contar com investimentos públicos de R$ 60 bilhões por ano, fora concessões e PPPs. Em entrevista ao jornal “O Globo” publicada ontem, Costa disse ainda que o plano é a prioridade do governo federal no próximo semestre e deve ser lançado até o fim de julho. O chamado Novo PAC deve ser dividido em sete grandes eixos: Transportes, Infraestrutura Urbana, Água para Todos, Inclusão digital e Conectividade, Transição e Segurança Energética, Infraestrutura Social e Defesa. A carteira de investimentos públicos e privados do Ministério dos Transportes no PAC é estimada em R$ 300 bilhões. Íntegra para associados: Valor Econômico, Portal Veja e Valor On-line.
Folha On-line: Falta de verba pública e de interesse privado travam expansão de ferrovias
Mesmo com a pressão global pela transição energética e pela redução de poluentes, a expansão das ferrovias no Brasil deve seguir bem atrás dos projetos de estradas nos próximos anos. Atualmente, segundo a ANTT, há seis projetos de concessões de trilhos em andamento no país por parte do governo federal. Ao mesmo tempo, há 21 de concessões de estradas sendo preparados. Um levantamento da Abdib aponta que há 19 leilões de infraestrutura previstos no Brasil para 2023 e 2024, e apenas um deles é ferroviário. Em entrevista ao Valor Econômico, em junho, o ministro Renan Filho, estimou que haverá cerca de R$ 70 bilhões para investimentos públicos em estradas e ferrovias nos próximos quatro anos. Renan disse que a maior fatia desse dinheiro será direcionada para as estradas, pois a maior parte das ferrovias deve ser construída com recursos privados. Íntegra para associados.
Estadão: Governo de SP encontra R$ 200 milhões em obras não concluídas em programa de construção de estradas
A Secretaria de Agricultura do governo de SP entregou ao TCE-SP um relatório em que aponta “graves irregularidades” no programa Melhor Caminho, de construção de estradas rurais, entre os anos de 2021 e 2022. Segundo o documento, foram pagos cerca de R$ 200 milhões por obras que não foram concluídas. Outros R$ 300 milhões foram gastos, conforme a análise da gestão de Tarcísio Freitas, sem passar pelo protocolo de processos internos que garantem a qualidade das obras. Os atos aconteceram nas gestões de João Doria e Rodrigo Garcia. Ao todo, 420 obras foram paralisadas, canceladas ou nem iniciadas, o que corresponde a mais de 2,4 mil km de estradas. Íntegra para associados.
Estadão On-line e Folha On-line: Voa Brasil: ministro confirma programa de passagens aéreas a R$ 200 para fim de agosto
O ministro Márcio França confirmou ao Estadão/Broadcast que o Voa Brasil, programa de passagens aéreas a R$ 200, será lançado no fim de agosto. A iniciativa oferecerá 1,5 milhão de passagens mensalmente. Em um primeiro momento, o programa beneficiará aposentados e pensionistas que não voaram nos últimos 12 meses. Cada pessoa poderá comprar quatro trechos por vez. O programa deve oferecer passagens em “períodos de ociosidade”, como os meses de março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro. Íntegra para associados: Estadão On-line e Folha On-line.
Valor Econômico: Plano de Transição Ecológica do governo terá seis eixos
Aposta do governo para colocar o Brasil como destaque na agenda ESG, o Plano de Transição Ecológica desenhado pelo Ministério da Fazenda deverá ter seis grandes eixos, apurou o Valor. O conjunto de medidas pode chegar a mais de cem ações, que serão anunciadas oficialmente em agosto. Os seis eixos serão os seguintes: finanças sustentáveis; adensamento tecnológico do setor produtivo; bioeconomia; transição energética; economia circular; e nova infraestrutura e serviços públicos para adaptação ao clima. Parte das medidas precisará de alterações em leis, por isso passará pelo Congresso, e parte poderá ser feita de maneira infralegal. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: Setor portuário luta pela inclusão do Reporto no regime de transição da reforma tributária
Lideranças do setor portuário estão mobilizadas pela inclusão do Reporto no regime de transição da reforma tributária, previsto para ir até 2033. Assim, o benefício fiscal às empresas e indústrias seria preservado, sem afetar investimentos em infraestrutura já comprometidos. Hoje, sua vigência está garantida somente até 31/12//2023. Aprovada pela Câmara dos Deputados em duas votações, nos dias 6 e 7/7, a PEC 45/2019, que trata da reforma tributária, foi enviada ao Senado, onde também será votada em dois turnos a partir de agosto. Diante disso, a iniciativa privada articula conversas no Congresso para garantir a prorrogação do regime de incentivo. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Após receber sugestões, Ministério de Portos e Aeroportos elabora regulamentação do BR do Mar
Sancionada há um ano e seis meses, a Lei Federal 14.301/2022, que institui o Programa BR do Mar, ainda não foi regulamentada pelo Governo Federal. Aguardada pelo setor portuário, a medida é necessária para tornar efetivos os benefícios do texto sancionado em 7/1/2022. A proposta de regulamentação tramita no MPor e, assim que ficar pronta, será enviada à Casa Civil da Presidência da República. Contudo, ainda não há uma data para isso. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Antaq estuda concessão interestadual da Hidrovia Tietê-Paraná, diz diretor-geral
A expansão de hidrovias no Brasil para equilibrar a matriz de transportes, reduzir custos e obter ganho ambiental é pauta prioritária para a Antaq, que enviará ao MPor até o fim do mês o documento final do plano geral de outorgas de exploração das vias navegáveis. Em entrevista exclusiva, o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, falou sobre a importância do modal e adiantou que a agência estuda a concessão interestadual dos rios Tietê e Paraná. Ele vê na Hidrovia Tietê-Paraná potencial para escoar grãos e minério de ferro até o Porto de Santos. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos On-line: Colunistas de A Tribuna opinam: temporada de cruzeiros gera expectativa no setor portuário
A temporada de cruzeiros 2023/2024 começa no fim de outubro, mas a expectativa é grande desde já. O assunto envolvendo os cruzeiros marítimos movimentou a semana e colunistas de Porto & Mar de A Tribuna comentam o tema. O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, disse que “A ABTRA está com ótimas expectativas sobre a temporada de cruzeiros 2023/2024. Como associado da ABTRA, o Concais, responsável pelo Terminal de Passageiros, usa em sua operação alguns sistemas tecnológicos comunitários oferecidos pela associação, o que representa uma modesta contribuição nossa para auxiliar na complexa operação dos navios, que envolve muita segurança e a entrada e saída de pessoas e veículos nas áreas alfandegadas. Nosso desejo é que as temporadas tragam cada vez mais e maiores navios e também que se estendam por períodos maiores até que um dia, quem sabe, possam deixar de ser temporadas e se tornem linhas permanentes de turismo, usando como hub principal o Porto de Santos e cobrindo todo o litoral”. Íntegra para associados.
NSC Total: Porto de Imbituba terá linha internacional para contêineres em agosto
O terminal de contêineres do Porto de Imbituba volta a ter uma linha de transporte marítimo internacional a partir de agosto, que vai conectar o terminal com portos da América Central. Operadora do Tecon, a Santos Brasil fechou contrato com o armador CTM – Corporación de Transportes Marinos, do Panamá, por meio da agência marítima Poseidon Container Shipping. O terminal é tradicional na movimentação de granel, com destaque para coque e madeiras, além de operar linha de cabotagem com cargas de contêineres de empresas do Sul do Estado. Desde 2019, quando tinha uma linha para a Ásia, que o Tecon Imbituba não conta com linha direta internacional. Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
Portos e Navios: Prêmio de gestão terá ranking com movimentações de portos públicos e TUPs
O secretário Fabrizio Pierdomenico disse, durante participação no fórum Sul Export, que apresentará, em agosto, o ranking de portos públicos e de TUPs que movimentaram mais em cada um dos principais tipos de carga. A lista será conhecida durante a premiação anual que avalia e destaca os melhores gestores de portos do país, com base no IGAP, criado em 2018. A premiação anual tem 15 indicadores e busca incentivar os gestores portuários a procurem aumentar a eficiência. Ele acrescentou que, nesta edição, haverá um indicador de desempate para que somente uma instalação portuária ocupe o primeiro lugar do ponto de vista de gestão e governança. Ao todo, serão 9 prêmios – mesma quantidade do ano passado. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Complexo portuário de Itajaí movimenta 1,4 milhão de toneladas em junho
O Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu registrou, no mês de junho, 1,4 milhão de toneladas na movimentação total de cargas. Deste montante, 729.609 foram de exportação e 688.823 toneladas de importação. Em relação ao mesmo período do ano passado, em junho, a importação foi menor, sendo registrados 536.939, o que demonstrou crescimento de 8%. No acumulado do ano, houve a soma de 7,8 milhões de toneladas. Em contêineres em TEU, houve movimentação de 123.949 TEU, representando um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o número havia sido de 113.285. No acumulado do ano, a soma foi de 684.876 TEU desde o início de 2023. Íntegra para associados.
Portos e Mercados: Mais de 110 mil animais são embarcados no porto do Rio Grande em 2023
Turquia e Egito são os dois principais destinos dos carregamentos de gado realizados no Porto do Rio Grande no ano de 2023. De janeiro a junho, foram exportados para o país do Oriente Médio 70.235 cabeças, número que corresponde a mais de 85% do total que é de 78.348 animais. Para o Egito já foram exportados 8.713 animais. Os carregamentos realizados durante os seis meses de 2023 já ultrapassaram em 600% as operações efetivadas ao longo de todo o ano passado, quando elas atingiram 10.720. Íntegra para associados.
BE News (p. 3): CS Portos planeja investir R$ 700 milhões no Porto de Aratu
A CS Portos, empresa controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, planeja investir nos próximos três anos R$ 700 milhões em melhorias e infraestrutura no Porto de Aratu. A companhia completou, em junho, um ano de operação à frente dos terminais ATU-12 (granéis sólidos/fertilizantes) e ATU-18 (granéis sólidos vegetais). Neste período, investiu R$ 70 milhões em obras de modernização. A expectativa é que, com as melhorias, a capacidade de movimentação passe de 2 milhões para 12,5 milhões de toneladas por ano. Já a produtividade dos terminais deve sair de 300 para 2 mil toneladas/hora por berço. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023