Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

21/07/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha, A Tribuna de Santos, Santa Portal e Boqnews: Governo Lula quer túnel Santos-Guarujá até 2028 e mesma tarifa da balsa

O plano para construir um túnel entre Santos e Guarujá ganhou novo capítulo nos últimos meses após a nova gestão da APS adotar a travessia submarina como sua principal prioridade. Sob o guarda-chuva do MPor, a autarquia corre para viabilizar a entrega da obra até o fim de 2028. A ligação das duas margens do estuário de Santos é considerada o maior gargalo no transporte de mercadorias e pessoas no país. Ontem, a autoridade portuária assinou um acordo de cooperação técnica com o Crea-SP. O primeiro objetivo da parceria é adaptar, com a ajuda dos engenheiros, um projeto que foi desenvolvido entre 2012 e 2014 pela Dersa. A estimativa é que a obra custe R$ 5,8 bilhões. O túnel teria um pedágio para veículos, e a intenção é garantir que o preço seja o mesmo que é cobrado pela balsa. O projeto também prevê uma linha de VLT e ciclovia. Íntegra para associados: Folha, A Tribuna de Santos, Santa Portal e Boqnews.

Portal Terra (Reuters): Governo lançará na próxima semana edital para retomar operações do porto de Itajaí em SC

O governo federal lançará edital para que uma nova empresa retome as operações do porto de Itajaí até a conclusão do processo de escolha do operador definitivo, informou o ministro Márcio França, conforme comunicado da pasta divulgado ontem. O edital transitório tem duração de até dois anos, segundo o MPor. O chamamento transitório para as instituições interessadas em explorar o terminal de contêineres será elaborado pela Antaq e publicado na próxima semana. Íntegra para associados.

CNN Brasil e Poder 360: Em meio a negociação por ministérios, Alckmin atua para sustentar Márcio França

Em meio a negociações políticas para a entrada de representantes do PP e do Republicanos no primeiro escalão do governo, o vice-presidente Geraldo Alckmin entrou em campo para sustentar a permanência de Márcio França – que é seu colega de partido – no MPor. Alckmin tem atuado, em conversas com o entorno do presidente Lula, em defesa da manutenção de França na pasta. O cargo é cobiçado por políticos do Centrão. Até o momento, o mais cotado para assumir o Ministério é o deputado André Fufuca. Ele é um aliado próximo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Em um dos desenhos cogitados pelo Palácio do Planalto para essa minirreforma, o próprio Alckmin deixaria o MDIC e cederia essa vaga para França. No entanto, França prefere continuar com a pasta. Ele ganhou o endosso de Alckmin para isso. França tem dois trunfos para as próximas semanas. Um é o programa “Voa Brasil”, previsto para agosto, e o outro é o túnel Santos-Guarujá. Íntegra para associados: CNN Brasil e Poder 360.

Folha On-line (Vaivém das Commodities): Brasil assume liderança mundial na exportação de farelo de soja

O Brasil assume neste ano mais uma liderança mundial no setor do agronegócio. Será, pela primeira vez, o maior exportador mundial de farelo de soja. O país retoma também a liderança mundial no milho neste ano. Esses dois produtos se somam a café, soja, açúcar, suco de laranja, celulose e carnes bovina e de frango. Tradicionalmente o segundo posto, o Brasil ocupará o lugar da Argentina, que, devido aos severos efeitos climáticos em suas lavouras, não conseguirá manter o patamar de exportações dos anos anteriores. Conforme dados da Abiove, o Brasil exportará 22 milhões de toneladas de farelo da oleaginosa neste ano. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos (p. A-7): Autoridades se reúnem para discutir filas

Representantes de órgãos públicos e de empresas portuárias se reuniram na tarde de ontem, na sede da Autoridade Portuária de Santos, para reduzir os transtornos causados pelo congestionamento de caminhões na Rodovia Cônego Domenico Rangoni com destino aos pátios reguladores, na Margem Esquerda do Porto de Santos. Houve uma sobrecarga de veículos no Ecopátio, em Cubatão, devido às chuvas. Participaram da reunião, membros da APS, da Artesp, da Polícia Militar Rodoviária e da concessionária Ecovias, que compõem o Plano de Gestão Integrada (PGI). Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Portos e Navios: Terminais esperam inserção do Reporto em regra de transição da Reforma Tributária

Representantes de terminais portuários defendem a inserção do Reporto na regra de transição prevista pela Proposta de Emenda Constitucional da Reforma Tributária (PEC 45/2019), aprovada na Câmara dos Deputados no começo do mês e que tramitará no Senado após o recesso parlamentar. A ABTP vem conversando com lideranças do legislativo propondo que a vigência do regime tributário especial para compra de equipamentos portuários seja estendida, pelo menos, até 2027, período de transição do novo regime fiscal. Pela vigência atual, o Reporto, criado em 2004 e que vem sendo renovado desde então, está previsto para expirar no final de 2023. Íntegra para associados.

BE News (p. 3) e Agência Porto: Gilmara Temóteo assume interinamente a presidência da Codeba

A diretora de Gestão Administrava e Financeira da Codeba, Gilmara Temóteo, assumiu ontem, provisoriamente, a presidência da empresa que administra os portos de Salvador, Ilhéus e Aratu-Candeias. Antônio Carlos Tramm, indicado para o cargo de forma definitiva, ainda não pôde assumir porque aguarda um parecer jurídico que analisa a complementação da documentação exigida para a função. Tramm não tem diploma de formação em curso superior, uma exigência presente no estatuto da autoridade portuária. Além de Gilmara, a nova diretoria executiva da Autoridade Portuária tomou posse. A Diretoria Empresarial e de Relação com o Mercado (DERM), será liderada pelo Diretor José Demétrius Silva Moura, e a Diretoria de Infraestrutura e de Gestão Portuária (DIP), ficará sob os cuidados de Luiz Humberto Lisboa Castro. Íntegra para associados: BE News e Agência Porto.

Informativo dos Portos: Portos sob gestão catarinense batem recordes históricos de carga no 1º semestre

Os portos de São Francisco do Sul e Imbituba, ambos sob gestão do Estado de Santa Catarina, fecharam o 1º semestre de 2023 com alta na movimentação e volumes históricos para o período, que somam a operação de mais de 11,2 milhões de toneladas. A movimentação de cargas no Porto de São Francisco do Sul atingiu o patamar inédito de 7,5 milhões de toneladas, avanço de 21% com relação ao primeiro semestre de 2022 (6,2 milhões de toneladas). Já Imbituba somou o recorde de 3,7 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a julho, crescimento de 6,4% na tonelagem total, se comparado ao realizado no mesmo período do ano passado (3,5 milhões de toneladas). Íntegra para associados.

Portos e Navios: TUP Enseada recebe nova autorização para movimentação de granéis sólidos

A Antaq autorizou a Enseada Indústria Naval a movimentar granel sólido nas instalações de TUP da empresa, localizado em Maragojipe (BA). A autorização, em caráter especial, é válida por 180 dias ou até a emissão de um novo termo de liberação de operação (TLO). O prazo é contato a partir de quinta (20), segundo decisão do colegiado da agência publicado ontem no DOU. A Antaq levou em consideração a continuidade da operação de movimentação de coque metalúrgico ou barrilha e a realização de uma operação teste para movimentação de soja, milho e farelo de soja. Íntegra para associados.

Agência Porto: ANTAQ inicia Tomada de Subsídios para Programa Navegue Simples

A ANTAQ realizará, no período de 20/7/2023 a 18/08/2023, uma tomada de subsídios 01/2023. Trata-se do recebimento de contribuições para o Programa Navegue Simples, que tem como objetivo modernizar a regulamentação do setor através da simplificação e desburocratização do setor portuário e aquaviário. O programa visa desburocratizar processos críticos que envolvam análise conjunta da SNPTA e ANTAQ que causem impacto na atividade econômica ou na atração de investimentos para o setor. As contribuições poderão ser dirigidas exclusivamente por meio e na forma do questionário eletrônico disponível em: https://forms.office.com/r/EwbjFBNtHT. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco