Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

24/07/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico: Plano Plurianual terá métrica de resultado para 2024 a 2027

O Plano Plurianual para 2024 a 2027 será enviado pelo governo ao Congresso contendo cerca de 45 objetivos estratégicos atrelados a indicadores-chave nacionais de resultado (KNI, na sigla em inglês), que, por sua vez, terão metas anualizadas, com sistema de banda de tolerância para cumprimento, informou a Secretária Nacional de Planejamento, Leany Lemos, em entrevista ao Valor. Será a primeira vez que os objetivos estratégicos estarão atrelados a KNIs. O PPA 2024-2027 precisa ser enviado ao Congresso até 31 de agosto. O Plano trará 89 programas e deve prever quase 2 mil entregas e mais de 700 atividades normativas de caráter regulatório, de melhoria do ambiente de negócios ou de gestão. Os números podem mudar porque o documento ainda está sendo fechado. Íntegra para associados.

O Globo On-line: Três grupos manifestam interesse em operar linha de barco entre Santos Dumont e Galeão

Três grupos manifestaram interesse para operar uma linha aquaviária pela Baía de Guanabara entre os aeroportos o Santos Dumont e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão. As respostas da Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) — mecanismo previsto na legislação — em que um consórcio se propõe a realizar estudos sobre a viabilidade técnica e econômica do projeto, foram publicadas no DOU de sexta-feira (21). As empresas Technion Engenharia de Tecnologia, Ilha Open Mall e Netuno Transportes Marítimos têm 90 dias para desenvolver os estudos e submeter o resultado à prefeitura. O aviso público foi publicado, em junho, após a prefeitura receber a primeira proposta para operação da linha marítima. O objetivo é melhorar a mobilidade, já que o Tom Jobim passará a ter mais voos a partir de outubro, quando passará por um processo de redução no fluxo de passageiros. A medida foi proposta por autoridades fluminenses para enfrentar o esvaziamento do aeroporto internacional. Íntegra para associados. 

Folha On-line (Painel S.A): Decisão do TCU sobre Congonhas contradiz AGU

A decisão do ministro do TCU Walton Alencar Rodrigues em que nega a suspensão dos contratos da última rodada de privatizações de aeroportos contradiz a AGU, que barrou o uso de precatórios para o pagamento das outorgas dessas concessões. Como noticiou o Painel S.A., deputados do PT fizeram uma representação à corte de contas levantando suspeitas de irregularidades em três blocos de aeroportos leiloados e transferidos à iniciativa privada, inclusive o de Congonhas. Eles pediram uma medida cautelar para sustar os contratos. Uma das alegações foi a de que as três empresas que assumiram os terminais não tinham cumprido os prazos de pagamento da primeira parcela pactuada com o governo. Íntegra para associados.

Imprensa regional:

A Tribuna de Santos: Segurança da navegação é foco de acordo entre Governo Federal e Marinha

O MPor e a Marinha do Brasil firmaram um ACT para a realização de ações conjuntas, já a partir deste mês, que garantam a segurança das atividades portuárias e a preservação do meio ambiente.  O documento foi assinado pelo secretário, Fabrizio Pierdomenico, e pelo chefe do Estado-Maior da Armada da Marinha, almirante de esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, e já está publicado no DOU. Segundo o ministério, o texto prevê o intercâmbio de informações, com foco no cumprimento de medidas relacionadas à segurança da navegação, à preservação da vida humana nas águas e à segurança do tráfego aquaviário, além da prevenção da poluição hídrica causada por embarcações e instalações de apoio. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Colunistas de A Tribuna comentam eventual mudança no comando do Ministério de Portos

A eventual saída de Márcio França do comando do MPor causou alvoroço nas várias esferas da comunidade portuária. Ainda mais porque uma troca na pasta atingiria diretamente o Porto de Santos, já que o ministro tem ligação direta com a Baixada Santista e, com isso, relações e projetos importantes correriam o risco de ficar parados. A medida, caso colocada em prática, abriria as portas do Governo Lula para o Centrão. O assunto envolvendo o futuro de França à frente da pasta movimentou o setor e colunistas de Porto & Mar de A Tribuna comentaram sobre o tema. Nas palavras deles, diversas e importantes vertentes que convidam o leitor a mergulhar neste mundo que envolve gestão e política. Íntegra para associados.

Diário do Litoral: Para Guarujá, nova pista entre SP e Baixada Santista deve atrair investimentos

Um novo acesso ligando o Planalto à Baixada Santista deve trazer reflexos positivos para economia de Guarujá, principalmente com relação à área portuária. É o que aposta a Prefeitura após participação no “Workshop: Debate sobre uma nova ligação do Planalto à Baixada Santista”, que ocorreu no dia 19, no Instituto de Engenharia, em São Paulo. A partir de um amplo debate, o encontro abordou as plataformas logísticas do Rodoanel Leste, que podem configurar um novo corredor entre a cidade de Suzano e o Porto. O objetivo foi agregar soluções de alta tecnologia para a infraestrutura do século XXI. Íntegra para associados.

A Tribuna de Santos: Diretor executivo da ABAC fala sobre vantagens da cabotagem: ‘Mercado sempre foi atrativo

Realizada entre portos de um mesmo país ou de um bloco de nações, a navegação de cabotagem liga o Brasil, mas ainda busca reconhecimento. Em entrevista para A Tribuna, o diretor-executivo da Abac, Luis Fernando Resano, fala a respeito das comparações de custos, do cenário do mercado e do Programa BR do Mar. Íntegra para associados.

Rio Grande Tem: Portos Gaúchos registram aumento nas movimentações

Mais de 20 milhões de toneladas e mais de 1.800 embarcações recebidas: esses são apenas alguns dos números das movimentações dos portos do Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2023. O Porto do Rio Grande é o responsável pela maior parte das movimentações, com 19,0 milhões de toneladas. Na sequência, aparecem os Portos de Pelotas e de Porto Alegre, com 638.976 toneladas e 375.697 toneladas, respectivamente. Os granéis sólidos puxam a lista de cargas, que é seguida pelas cargas gerais e granéis líquidos. Íntegra para associados.

Imprensa setorial:

Agência iNFRA: Terminais vão dobrar investimento e antecipar conclusão para sextuplicar capacidade do porto de Aratu

A capacidade de movimentação dos terminais reservados a granéis vegetais e minerais no Porto de Aratu vai sextuplicar a partir do meio do próximo ano para atender à demanda do agronegócio da região. O crescimento se dará com investimentos já contratados de R$ 735 milhões em dois terminais arrendados no ano passado, o ATU12 e o ATU18. A ampliação dos pouco mais de 2 milhões de toneladas de cargas/ano para mais de 12 milhões será possível porque o volume de recursos aportados nos projetos foi mais que o dobro do que era previsto como mínimo no edital da concorrência, vencida no ano passado pela CS Portos, empresa do grupo Simpar. Íntegra para associados.

BE News (p. 3) e A Tribuna de Santos (p. A-8): PAM do Porto de Santos debate prevenção de incêndios na região portuária

O Plano de Ajuda Mútua do Porto de Santos (PAM) realizou na sexta-feira (21) a sua reunião mensal na sede da APS. Durante o encontro, foram debatidas providências para prevenir incêndios na região portuária, nas duas margens, em Santos e também em Guarujá. Segundo a APS, mais de 80 representantes de terminais portuários, da Defesa Civil e de outros órgãos participaram da reunião, mantendo diálogo permanente sobre o PAM. O plano pode ser acionado pelo Corpo de Bombeiros ou por qualquer um de seus associados em caso de ocorrência que possa atingir áreas além do próprio local, ou quando houver a necessidade de disposição de recursos adicionais para o controle e mitigação da emergência. Íntegra para associados: BE News e A Tribuna de Santos.

Informativo dos Portos: Porto do Itaqui faz convênio com Fundación Valenciaport

O Porto do Itaqui formalizou, na última semana, contrato para cooperação técnica com a Fundación Valenciaport, com o objetivo de elaborar o Plano de Descarbonização do porto público do Maranhão. A instituição é referência global em programas de descarbonização e o Porto de Valência foi um dos primeiros no mundo a estabelecer a meta zero para emissão de gases de efeito estufa até 2030. O trabalho conjunto começará com um mapeamento inicial das emissões de gases de efeito estufa, abrangendo caminhões e veículos que circulam na poligonal do porto, navios e todos os equipamentos portuários. Com base nesse estudo será elaborado o plano de descarbonização, instrumento que vai orientar ações e investimentos com base em um direcionamento mais preciso, objetivo e estratégico. Íntegra para associados. 

Portos e Navios: Novos armazéns aumentam capacidade estática no Porto de Paranaguá

A movimentação de açúcar ensacado e carga geral contará com novos espaços para armazenagem no Porto de Paranaguá. O Grupo FTSpar passou a administrar uma área com 23 mil m², sendo 5 mil m² de área construída, com capacidade estática de 18 mil toneladas. Com o investimento de R$ 4 milhões, o complexo passa por obras de reforma, ampliação e modernização. Contando com a estrutura do Porto Ponta do Félix em Antonina, também administrado pelo grupo, o objetivo é chegar a 150 mil toneladas de capacidade estática. Íntegra para associados.

BE News (p. 3 – Coluna Hub): Cargas de Santos

A Prefeitura de Itajaí se reuniu na sexta-feira (21) com representantes de categorias portuárias para debater a retomada da movimentação no porto da cidade. E um dos temas foi a recente visita técnica que uma comitiva do município fez ao Porto de Santos. No mês passado, o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, propôs como medida emergencial a transferência de algumas cargas do complexo paulista para o catarinense. Durante a reunião, a Prefeitura explicou que desistiu da ideia, pois entendeu que a parceria poderia trazer incertezas para os dois portos. Íntegra para associados.

Agência iNFRA: Setor aquaviário critica pressa do legislativo no debate sobre regulação da praticagem

A apreciação do PL 877/2022, conhecido como PL da Praticagem, no Congresso Nacional, tem sido alvo de críticas de armadores e terminais portuários. O setor defende que o Legislativo acelerou o processo no Senado e tenta fazer o mesmo na Câmara sem a devida discussão. Na Câmara, assim como no Senado, foi apresentado um requerimento de urgência com previsão de discussão terminativa em comissão temática. A regulação econômica da praticagem é debatida por diferentes governos há anos. Isso porque armadores e terminais portuários alegam abusividade no preço da praticagem e monopólio do serviço. As alegações são negadas pelos práticos. Após a rápida votação do projeto em caráter terminativo na Comissão de Infraestrutura, do Senado Federal, ele aguarda deliberação pela Câmara dos Deputados. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco