Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão: Brasil ultrapassa marca de mil concessões e PPPs ativas e tem desafio de destravar projetos
Com dimensões continentais e limitações fiscais, o Brasil tem recorrido cada vez mais à iniciativa privada para lançar mão de projetos de infraestrutura. O País ultrapassou a marca de mil concessões e PPPs ativas, ou seja, que já tiveram os contratos iniciados e estão em andamento. Segundo levantamento da consultoria Radar PPP, até a metade de junho, 1.017 contratos já haviam sido iniciados, tanto de concessões como de PPPs. A maior parte desses contratos, feitos entre o governo e a iniciativa privada, é na área de água e esgoto (139), seguido por estacionamentos (111), unidades administrativas e serviços públicos (100) e cultura, lazer e comércio (96). Portos detém 45 contratos. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Novo PAC terá política para evitar ‘apagão’ de mão de obra
Com lançamento adiado para agosto, o Novo PAC terá um eixo dedicado à capacitação e recolocação profissional. O objetivo é evitar que se repita o “apagão” de mão de obra verificado nas edições anteriores do programa. O “Qualifica PAC” foi criado como mais uma das medidas institucionais do programa. Além dele, será retomada a Comissão de Inovações e Aquisições, que cuidará de políticas de priorização de conteúdo local do programa. Enquanto o anúncio oficial da lista de projetos não sai, equipes técnicas trabalham nos últimos detalhes. O número de eixos estratégicos do PAC foi remodelado e ampliado de sete para nove. Os eixos agora são: Transportes; Cidades Sustentáveis; Defesa; Inclusão Digital e Conectividade; Água para todos; Saúde; Transição e Segurança Energética; Educação, Ciência e Tecnologia, e Infraestrutura Social e Inclusiva. Íntegra para associados.
O Globo: Governo negocia com concessionárias de rodovias para destravar até R$ 100 bi em investimentos
O governo federal negocia contratos de concessão de rodovias que estão com problemas, como atrasos em obras previstas, numa forma de destravar investimentos na área de infraestrutura. Se todos os contratos forem alterados, é possível um adicional total de R$ 80 bilhões a R$ 100 bilhões em aportes em projetos estruturais e de modernização em estradas em diferentes regiões do país, disse ao GLOBO o ministro Renan Filho. Desse montante, R$ 40 bilhões seriam executados ainda durante o atual mandato do presidente Lula. O plano de investimentos do governo nas rodovias inclui recursos públicos, novos leilões e o reequilíbrio financeiro de concessões que estão com problemas, além da execução dos contratos saudáveis em vigor. Íntegra para associados.
Folha (Painel S.A.): Concessionárias de ferrovias querem desconto de outorga para renovação de frota
A MoveInfra e a Rumo Logística apresentaram ao Ministério dos Transportes uma proposta de incentivos para renovação de frota ferroviária. Mirando a redução de poluentes, um dos objetivos do governo Lula, eles sugerem que a Secretaria de Ferrovias avalie a possibilidade de dar descontos nas outorgas pagas anualmente para as empresas que trocarem suas locomotivas atuais, que funcionam à base de diesel, por máquinas flex (inicialmente). O acerto de contas seria feito via ANTT uma vez por ano. Íntegra para associados.
Correio Braziliense e Valor On-line: Governo pode dar benefício fiscal de até R$ 15 bi à indústria
O ministro Fernando Haddad anunciou que o governo pretende investir até R$ 15 bilhões em forma de benefícios fiscais a fim de incentivar a modernização da indústria brasileira em 2024. Por meio da chamada “depreciação acelerada”, os empresários terão a possibilidade de deduzir de forma mais rápida os valores gastos com investimentos no Imposto de Renda. Além da redução de impostos, é esperado que o setor tenha redução dos custos operacionais e aumento da rentabilidade. Íntegra para associados: Correio Braziliense e Valor On-line.
Imprensa regional:
Santa Portal: Prefeitura promove segunda audiência pública sobre as intervenções do Parque Valongo
A Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), juntamente com a APS, vai realizar a segunda audiência pública referente às intervenções do Parque Valongo e a ocupação dos demais armazéns do Porto de Santos amanhã (26), às 18h, na ACS. O Parque Valongo será implantado em área do Governo Federal, que inclui os armazéns 4, 5 e 6 do Porto de Santos, cedida ao Município. O equipamento prevê acesso dos visitantes ao canal do porto. Haverá espaços multiuso, com novo mobiliário, pisos e paisagismo, assim como áreas de contemplação e locais para eventos, atividades esportivas, de lazer e culturais. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Autoridade Portuária de Santos levanta orçamentos para desmontar navio Professor W. Besnard
Mesmo após o TJ-SP determinar a desmontagem do navio oceanográfico Professor W. Besnard, atualmente atracado entre os armazéns 5 e 6, no Porto de Santos, o início da operação de retirada da histórica embarcação é incerto. A Autoridade Portuária de Santos está levantando orçamentos para que a decisão judicial seja cumprida. Assim que o custo for estimado, os orçamentos serão enviados pela APS à Prefeitura de Ilhabela, que é a responsável pela embarcação e não contestou a decisão judicial, porém ainda não definiu o que será feito, como e de onde virão os recursos. Íntegra para associados.
G1 Santos: Obras de reestruturação viária no acesso ao futuro aeroporto são iniciadas em Guarujá, SP
As obras de reestruturação viária para o acesso ao Aeroporto de Guarujá foram iniciadas ontem. Para esta primeira etapa, serão realizados serviços de drenagem, acessibilidade e pavimentação na Avenida Áurea Gonzalez de Conde. Após a conclusão deste trecho, as intervenções devem atingir a Avenida Presidente Vargas. O valor do investimento é de R$ 7,8 milhões. O recurso foi destinado pelo Governo Estadual e o restante oriundo de contrapartida municipal. As obras do Aeroporto estão avaliadas em R$ 21,3 milhões. Elas serão custeadas com verbas federais, sendo que R$ 8,1 milhões dependem de um termo de aditamento a ser providenciado pelo MPor. Íntegra para associados.
Zero Hora e Portos e Navios: Agência Nacional de Transportes Aquaviários divulga chamamento público para o porto de Arroio do Sal
A Antaq publicou no DOU de ontem o edital de autorização para construção e exploração do Porto Meridional, em Arroio do Sal (RS). De acordo com o documento, as empresas interessadas terão 30 dias para enviar propostas. O projeto inicial contempla um TUP do tipo onshore, com capacidade de recebimento estimada em 40 mil toneladas. O edital também prevê a implantação de terminal para movimentação de granéis sólidos, líquidos e gasosos, carga geral e contêineres. A obra incluirá um calado inicial de 17 metros que permitirá a recepção de embarcações de grande porte. A expectativa de investimentos é da ordem de R$ 6 bilhões, por meio da iniciativa privada. O montante se divide em R$ 1,3 bilhão para infraestrutura e R$ 4,7 bilhões para berços de terminais específicos. Íntegra para associados: Zero Hora e Portos e Navios.
Imprensa setorial:
Poder 360: BNDES financiará R$ 50 bi em 2023 em infraestrutura, diz Mercadante
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que o banco de fomento estatal terá R$ 50 bilhões para financiamento de projetos de infraestrutura neste ano. A declaração foi dada ontem. “O valor é o dobro em relação ao ano passado. Quanto ao setor privado, no formato de PPP, teremos mais uns R$ 100 bilhões. Mas a necessidade do país é de mais R$ 300 bilhões”, disse em conversa com jornalistas. Mercadante afirmou que a carteira de projetos do BNDES está “muito forte”, com crescimento de 207% em relação a novos projetos. Íntegra para associados.
BE News (p. 4): Portos RS realiza exercício de simulado no Porto de Rio Grande
A Portos RS realizou na última sexta (21) um exercício simulado integrado para treinamento das equipes de atendimento de emergência no Porto do Rio Grande. Segundo a Autoridade Portuária, para a realização da atividade foram previstos cenários de combate a incêndio, resgate de tripulante em embarcação e contenção de vazamento de óleo. As simulações são realizadas de forma periódica para possibilitar o preparo das equipes da Portos RS e dos operadores portuários, além de testar o tempo resposta desses integrantes para o atendimento de uma situação real. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Brado iniciará operação de trens de contêineres na Ferrovia Norte-Sul
Com a conclusão das obras executadas pela Rumo na Ferrovia Norte-Sul, nas próximas semanas a Brado iniciará as operações com contêineres no trecho que conecta Goiás ao Porto de Santos. A partir do Porto Seco Centro-Oeste, em Anápolis, serão atendidos por ferrovia os mercados de exportação de algodão, mineração, siderurgia e alimentos, incluindo açúcar, farelo de soja e grãos em contêineres, além de proteínas bovinas por meio das operações com contêineres reefer. Atualmente, estes mercados já movimentam cerca de 45 mil contêineres ao ano e mais de 65% têm como destino o Porto de Santos. Íntegra para associados.
BE News – p. 5 (Coluna Tecnologia & Inovação – artigo do gerente de planejamento logístico da APS, Roberto Paveck): Inovação e competitividade: o caminho da transformação no setor portuário brasileiro
A inovação desempenha um papel crucial para que as empresas possam se destacar em um ambiente competitivo. Além de impulsionar o crescimento e aumentar a eficiência, a inovação permite às empresas explorarem novas tecnologias, processos e estratégias, capacitando-as para enfrentar, de forma mais eficaz e sustentável, os desafios futuros. O setor portuário segue a mesma lógica. Portos são centros logísticos que possuem elevados requisitos em termos de custos, eficiência, segurança e sustentabilidade. Por isso, verifica-se nos portos mais avançados do mundo a adoção, cada vez mais intensiva, de soluções digitais da Indústria 4.0 e aplicativos inteligentes como forma de manter a competitividade frente aos concorrentes. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023