Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil e BoqNews: Megaterminal de celulose será inaugurado no Porto de Santos nesta segunda
O terminal de celulose EBLog, da Eldorado Brasil, está sendo inaugurado hoje no Porto de Santos. Está instalado em um terreno de 52.900 m², com área de armazenagem de 50.000 m² e capacidade anual de 3 milhões de toneladas de celulose. O foco da Eldorado Brasil é o mercado Asiático e, para triplicar o escoamento da produção, investiu R$ 500 milhões no megaterminal. Entre os convidados confirmados estão o ministro Márcio França e o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. Também estarão presentes o prefeito Rogério Santos, empresários e outras autoridades. Íntegra para associados: CNN Brasil e BoqNews.
Globo Rural: Rumo e CHS unem forças no transporte ferroviário de grãos em Tocantins
A Rumo e a CHS Agronegócio Brasil criaram uma empresa para desenvolver e operar um terminal multimodal de armazenagem e transbordo de grãos em Alvorada (TO), com capacidade de movimentar 1,5 milhão de toneladas ao ano. A estrutura, que levará soja, milho e, posteriormente, farelo para o porto de Santos, será a primeira do gênero que a Rumo instalará na Malha Central em Tocantins. Íntegra para associados.
Estadão On-line: Governo vai lançar novo sistema de controle de cargas aéreas para baratear importações da indústria
Hoje o ministro Fernando Haddad anunciará o novo sistema CCT (Controle de Carga e Trânsito) de cargas aéreas para desburocratizar e baratear as importações de produtos de alto valor agregado. A meta, segundo a Receita Federal, é reduzir em 80% o tempo médio de liberação nos aeroportos e em até 90% a quantidade de intervenções físicas. O sistema busca adequar as regras brasileiras de desembaraço aos padrões estabelecidos pela OMC, intensificando o uso de informações antecipadas e informatizadas. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Avanços nas condições das rodovias estão a caminho
O orçamento do Ministério dos Transportes inclui R$ 10 bilhões para investimento nas estradas, sendo a maior parte, R$ 8 bilhões, destinada a obras de manutenção. Com isso, vai destravar cerca de mil contratos que estavam paralisados ou em ritmo lento. Alguns dos destaques em reparos nos corredores importantes para o agronegócio foram a entrega de 15 km de duplicação da BR-116 no Rio Grande do Sul e de 11 km da BR-135 no Maranhão. O estado geral da malha rodoviária brasileira piorou em 2022, segundo a 25ª edição da pesquisa da CNT de Rodovias. Dos 110.333 km avaliados, 66% foram classificados como regulares, ruins ou péssimos. Em 2021, eram 61,8%. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Exportações do setor agropecuário são recordes
Segundo a Secex, até junho os embarques de soja em grão somaram 62,8 milhões de toneladas,18,4% acima das quantidades de janeiro a junho de 2022. As vendas externas de milho atingiram 11,7 milhões de toneladas, mais de 134% em relação aos primeiros seis meses do ano passado. O Brasil exportou no primeiro semestre 87,7 milhões de toneladas de grãos, 18,2% acima dos 74,2 milhões de toneladas de janeiro a junho de 2022. Além da soja e do milho, destacaram-se os 2,3 milhões de toneladas de trigo, produto com previsão de produção recorde de 10,6 milhões de toneladas. Segundo projeções de mercado, as exportações seguirão firmes até o fim do ano. Íntegra para associados.
Valor On-line: Fretes se estabilizam nas rotas de comércio entre Brasil e China
Mesmo com a proximidade da temporada de pico, a perspectiva do mercado é que não haverá salto nos preços nas rotas de comércio marítimo do Brasil com a Ásia. Segundo a Solve Shipping, a rota de importação da Ásia para o Brasil chegou a julho em US$ 2.700 por contêiner de 40 pés, no mercado de curto prazo — mais elevado do que os preços de 2019, que giravam em torno de US$ 1.300, porém, muito abaixo dos picos vistos no auge do caos logístico, em que os preços alcançaram a casa dos US$ 12.000. Já os preços de exportação do Brasil para a Ásia, menos impactados durante a pandemia, chegaram a julho em um nível bastante baixo para a média histórica, em US$ 500 por contêiner de 40 pés, no mercado de curto prazo. Íntegra para associados.
O Globo On-line (The New York Times): Rússia ataca outro terminal de grãos, intensificando campanha contra portos da Ucrânia
As forças russas atacaram, no sábado (29), um terminal de grãos na cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, gerando uma dúvida sobre a capacidade de Kiev de enviar grãos para o mundo. Desde que desistiu de um acordo, na semana passada, que permitia à Ucrânia embarcar seus grãos apesar da guerra, Moscou atingiu portos ucranianos quase diariamente. Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: “Estamos focados em tornar o Porto de Santos mais sustentável”, diz diretor da Autoridade Portuária
Em entrevista ao jornal, o diretor de infraestrutura da APS, Carlos Magano, fala dos planos para tornar o Porto de Santos mais sustentável, incluindo a implementação de projeto para utilização de hidrogênio verde e melhorias na gestão de resíduos, implantar um segundo acesso rodoviário ao porto, melhorar a infraestrutura viária na Perimetral da Margem Direita e estruturar a Perimetral da Margem Esquerda. Íntegra para associados.
G1 Santos e A Tribuna de Santos: Gestão Tarcísio aposta na inclusão de três obras de São Paulo em lista do governo federal para o novo “PAC”
O túnel entre Santos e Guarujá estará entre as obras do novo PAC, que será lançado pelo Governo Federal em 11 de agosto. O ministro Rui Costa também confirmou o projeto do Túnel Santos-Guarujá no “novo PAC” via Parceria Público-Privada (PPP), com aporte de recursos públicos e concessão à iniciativa privada. O custo total da obra deverá variar entre R$ 5 bilhões e R$ 7 bilhões, com duração de até 44 meses. O governo de São Paulo diz ter um projeto executivo certificado para a construção do túnel. A estrutura de blocos pré-moldados seria feita por escavação e ficaria sob o estuário de Santos. O governo de São Paulo prevê incluir também no novo programa as obras do Trem Intercidades São Paulo-Campinas (TIC) e a extensão da linha-2 Verde do Metrô. Íntegra para associados: G1 Santos e A Tribuna de Santos.
A Tribuna de Santos: Linha Verde: Nova ligação rodoferroviária para o Porto de Santos pode custar R$ 12 bilhões
O custo do corredor rodoferroviário que ligará a Baixada Santista ao Planalto, criando uma alternativa ao Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), é de R$ 12 bilhões, segundo o Instituto de Engenharia de Santos (IE). A linha Verde prevê a construção de uma rodovia com oito pistas e uma ferrovia com duas linhas ligando a Grande São Paulo à Baixada Santista. A Secretaria de Parcerias em Investimentos de São Paulo informou que a possibilidade de construção de uma terceira via “ainda está em avaliação” pela pasta. No setor portuário, a ligação alternativa vem sendo cada vez mais cobrada, dada a possibilidade de saturação da Via Anchieta até 2035. Outra matéria da A Tribuna de Santos informa que a implantação da Linha Verde vai exigir obras complementares, como adotar uma declividade menor do que 6%, facilitando a descida dos caminhões, e um complemento rodoviário de acesso às duas margens do Porto de Santos. Íntegra para associados: A Tribuna de Santos 1 e A Tribuna de Santos 2.
Imprensa setorial:
Informativo dos Portos e BE News (P.3, Coluna Hub): Mpor assume papel de agente indutor de investimentos com foco na eficiência e competitividade dos portos públicos
O Governo Federal tem reforçado o papel do Estado como agente indutor de desenvolvimento do setor portuário, que cresceu 4,4% nos primeiros cinco meses do ano em comparação ao mesmo período de 2022, movimentando 495,8 milhões de toneladas de cargas. O grande destaque do primeiro semestre foi a assinatura de seis novos contratos de adesão de TUPs, nos estados do Rio Grande do Norte, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia e Mato Grosso do Sul, somando R$ 8,2 bilhões. Oito termos aditivos também foram assinados com portos dos estados do Maranhão, Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas, com aporte de R$ 628,4 milhões. O MPOR anunciou ainda a redução tarifária nos Portos de Santos, Rio, Ilhéus e Rio Grande, além da suspensão dos projetos de desestatização dos portos de Santos, Itajaí, Codeba e São Sebastião. A pasta divulgou outro balanço do primeiro semestre, o do setor de aviação. Foram investidos R$ 526,3 milhões em terminais do país — R$ 426 milhões vieram da iniciativa privada e R$ 100,3 milhões destinados à aviação regional. Íntegra para associados: Informativo dos Portos e BE News.
Portos e Navios: Hub de Veículos de Suape cresce 59% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2022
De janeiro a junho passaram pelo Porto de Suape 42.123 unidades automobilísticas, em operações de exportação, importação e de transbordo, contra 26.542 no mesmo período de 2022. Neste ano, o mês com maior registro de movimentação de veículos foi abril, com 11.707 unidades. Íntegra para associados.
BE News (P.4): Porto de Vitória realiza primeira operação de exportação de lítio verde no Brasil
O Porto de Vitória realizou na quinta-feira (27) a inédita operação no Brasil de exportação de lítio verde de uma empresa do Vale do Jequitinhonha. O embarque foi acompanhado por autoridades como o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ao todo foram exportadas 15.000 toneladas de lítio sustentável de alta pureza para baterias (“Lítio Verde”) e 15.000 toneladas de seus rejeitos ultrafinos de alta pureza sem produtos químicos e empilhados a seco (“Rejeitos Verdes”), produzidos pelo projeto Grota do Cirilo. O destino do material foi a China. Íntegra para associados.
Agência Infra: CADE indica não haver riscos concorrenciais se porto de Itajaí for operado por grupos ligados a grandes armadores
Nota Técnica da SG/Cade, divulgada na quinta-feira (27), indicou que não há riscos concorrenciais que necessitem de restrições prévias na competição pela gestão do porto de Itajaí. O documento foi feito a pedido da Antaq, seguindo a recomendação do TCU de não avançar com o processo de desestatização sem ouvir a posição do conselho sobre os riscos concorrenciais inerentes ao negócio. O órgão de defesa, no entanto, diz que o fato de entender que a verticalização não é suficiente para indicar efeitos concorrenciais negativos não significa que o mercado não será acompanhado, especialmente os acordos operacionais entre os armadores para que um transporte carga do outro. Íntegra para associados.
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