Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
O Globo On-line (Blog do Lauro Jardim): Ministério dos Transportes assina acordo com indígenas para destravar obra em rodovia
Por meio de um termo de ajustamento de conduta inédito que será assinado nesta quarta-feira com comunidades indígenas em Alagoas, o Ministério dos Transportes conseguiu destravar uma obra rodoviária que estava parada desde 2006. É a primeira vez na história que a pasta assina um TAC para uma obra rodoviária. O termo faz parte de um acordo entre o ministério, a Funai, representantes das comunidades indígenas e o Ministério Público Federal e permitirá a retomada da duplicação de 12 quilômetros da BR-101/AL. Íntegra para associados.
Valor On-line (Coluna do Valor em Genebra, Assis Moreira): Brasil continua avançando no comércio agrícola, mostra a OMC
A OMC acaba de publicar seu relatório ‘World Trade Statistical Review 2023’, no qual apresenta as tendências recentes do comércio internacional. E o que fica claro mais uma vez é que a potência do Brasil no comércio agrícola continua aumentando em meio à discussão global sobre segurança alimentar. O relatório confirma a posição do Brasil como terceiro maior exportador agrícola do mundo. Em termos de valor, sua fatia globalmente continua aumentando. Passou de 2,8% do valor total das exportações mundiais agrícolas em 2000 para 4,1% em 2005, evoluiu para 5,1% em 2021 e fechou em 6,4% no ano passado. O crescimento do comércio global permaneceu positivo, mas vários riscos negativos, desde as tensões geopolíticas até a possível instabilidade financeira, estão obscurecendo as perspectivas de médio prazo tanto para o comércio quanto para a produção geral, alerta a OMC. Íntegra para associados.
Estadão (The New York Times): Rússia ataca porto ucraniano que tem sido essencial para transporte de grãos
A Rússia atacou o porto de Izmail, no sul da Ucrânia, na madrugada de hoje, segundo autoridades ucranianas. O alvo era uma instalação ao longo do rio Danúbio que estava fornecendo uma rota alternativa crucial para o transporte de grãos, já que a Rússia bloqueou os portos no Mar Negro. Izmail é um dos vários pequenos portos que sobem o rio a partir do delta do Danúbio e que surgiram como uma salvação para contornar o bloqueio da Rússia aos principais portos ao longo da costa, incluindo o de Odesa. Íntegra para associados.
Imprensa regional:
A Tribuna de Santos: ANTAQ prepara projeto-piloto para fiscalizar dragagem nos portos; Santos deve ser contemplado
A Antaq prepara um projeto-piloto voltado à fiscalização de dragagem em portos públicos no próximo ano e Santos deve ser um dos contemplados. Serão analisados os contratos e as operações nos canais de navegação. O serviço consta no Plano Anual de Fiscalizações 2023 da agência, aprovado na última quinta-feira e que será publicado no DOU na próxima semana. O projeto-piloto será elaborado a partir das análises já em andamento no Porto de Itajaí e direcionará as fiscalizações de dragagem nos portos escolhidos, no ano que vem. Em nota à Reportagem, a APS diz efetuar estudos para avaliar a melhor modelagem dos futuros contratos de dragagem. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Sucesso do Porto de Santos transforma pátios reguladores em pilares da logística
O crescimento das exportações de grãos no Brasil fez com que a movimentação no Porto de Santos acompanhasse esse quadro na mesma proporção, com importante impacto econômico e trazendo à Baixada Santista caminhões e mais caminhões para o envio, ao exterior, do que é produzido nas safras. Contudo, mesmo sazonais, as filas de caminhões interferem na rotina de quem mora na região e utiliza as rodovias também a trabalho ou a passeio. Esse cenário forma um complexo desafio logístico, que mobiliza empresários e autoridades e torna os pátios reguladores peças fundamentais dessa engrenagem. Em nota, a APS informa que, desde 2013, está em funcionamento o sistema de agendamento de caminhões. Ele disciplina o recebimento dos caminhões pelos terminais portuários. Íntegra para associados.
Campo Grande NEWS: Receita Federal terá Porto Seco em Corumbá avaliado em R$ 149,2 milhões
A Receita Federal vai licitar nova permissão para construção de Porto Seco, em Corumbá ou Ladário, pelo prazo de 25 anos. A Audiência Pública está marcada para 15 de agosto. Conforme o Estudo Sintético de Viabilidade Técnica e Econômica, a área total útil para construção é de 142,3 mil m², podendo se estender a 170,4 m² depois de 11 anos. O investimento previsto é de R$ 149,2 milhões. Íntegra para associados.
JC Online (Blog do Jamildo): Porto de Suape anuncia crescimento de 5% nas operações no primeiro semestre, em comparação com 2022
O Porto de Suape encerrou o 1º semestre de 2023 com crescimento de 5% nas operações, em relação ao mesmo período de 2022. Ao todo, foram movimentadas 12,1 milhões de toneladas e faturamento bruto de mais de R$ 148 milhões. De acordo com o Anuário Estatístico da Antaq, os granéis líquidos e gases representaram 71,1% (8.657.205 toneladas) da movimentação no período, seguidos de cargas conteinerizadas (22,3% e 2.714.329 t), granéis sólidos (4,4% e 532.528 t) e carga geral solta (2,2% e 271.950 t). Íntegra para associados.
Imprensa setorial:
BE News (p.4): APS abre a 2° Jornada ESG do Porto de Santos
Teve início ontem a segunda edição da Jornada ESG do Porto de Santos, cujo objetivo é fomentar na comunidade portuária uma ampla discussão sobre o tema. No primeiro dia, a Jornada ESG foi realizada de forma presencial, com transmissão pelo portal BE News. Hoje e amanhã, os debates acontecem pela internet. “O tema tem relação direta com uma pauta principal defendida pela Autoridade Portuária, que é a integração porto-cidade. Ou seja, tudo o que nós organizamos deverá atender uma finalidade principal, que são as pessoas.”, disse o presidente da APS, Anderson Pomini, em seu discurso. Íntegra para associados.
BE News (p.4): Terminal da ADM em Santos bate recorde no 1°semestre
A ADM do Brasil bateu novo recorde no embarque de grãos em seu terminal no Porto de Santos. No primeiro semestre do ano foram movimentadas 4.207.604 toneladas contra 3.368.160 toneladas embarcadas no mesmo período do ano passado. O recorde anual do terminal de Santos na movimentação do embarque de grãos é de 6,1 milhões de toneladas, obtidos no ano passado. Com o número alcançado já no primeiro semestre de 2023, a empresa quer fechar o ano com aumento de quase 23%. Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto de Porto Alegre completa 102 anos de história
O Porto de Porto Alegre completou 102 anos ontem. Ao longo desses anos, o cais público vem passando por transformações, ligado às novas realidades do mercado, para continuar sendo um dos pilares do desenvolvimento do Rio Grande do Sul e das indústrias instaladas na região metropolitana. No primeiro semestre de 2023, movimentou 375.697 toneladas, divididas entre fertilizantes (217.186t), trigo (53.003t), cevada (47.783t), sebo bovino (34.774t), sal (22.732t) e carga geral (219t). Íntegra para associados.
Portos e Navios: Granéis sólidos puxam crescimento do transporte ferroviário
A produção ferroviária das concessionárias associadas à ANTF apresentou um crescimento de 7,2%, na comparação entre o 2º trimestre de 2023 e o mesmo período do ano passado. Os segmentos de granéis agrícolas e minério de ferro cresceram, respectivamente, 9,2% e 6,9%. No acumulado de janeiro a junho, a expansão destes dois segmentos de cargas foi de 2,4% sobre os seis primeiros meses de 2022. Entre os produtos que apresentaram maior avanço no semestre estão: açúcar (+22%), celulose (+14,9%), ferro gusa (+8%), produtos siderúrgicos (+4%) e o composto soja e farelo de soja (+3,1%). O levantamento consolida dados de produção das associadas Ferrovia Tereza Cristina, MRS Logística, Rumo, Transnordestina Logística, VLI Logística e Vale. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Rio Brasil Terminal conta com novo serviço que conecta a Europa e o Mediterrâneo à costa leste da América do Sul
A partir de setembro a Rio Brasil Terminal passa a contar com a escala de um novo serviço que conecta a Europa e o Mediterrâneo à costa leste da América do Sul. A empresa é parte integrante da ICTSI. O serviço é operado por uma joint da Cosco, ONE e OOCL, beneficiando principalmente clientes do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fazem parte do novo serviço os portos: Roterdã; London Gateway; Hamburgo; Antuérpia; Lisboa; Algeciras; Santos; Paranaguá; Rio de Janeiro; Itapoá; Montevidéu e Buenos Aires. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023