Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

10/08/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

G1 Nacional: Brasil bate recorde de movimentação nos portos

No primeiro semestre os portos públicos e privados do país movimentaram 616 milhões de toneladas, um crescimento de 6,38% em relação ao volume movimentado entre janeiro e junho de 2022, segundo a Antaq. O destaque ficou com os meses de março e maio, que registraram um avanço de 11,7% e 11%, respectivamente, na comparação com os mesmos meses do ano anterior. As commodities foram responsáveis por impulsionar o resultado. O minério de ferro, somou 172,8 milhões de toneladas movimentadas, alta de 6,73%. Na agricultura, a soja alcançou 87,8 milhões de toneladas (+21,6%) e o milho 13,28 milhões de toneladas (+40,7%). Os portos públicos movimentaram 213,35 milhões de toneladas, um aumento de 4%, com destaque ao Porto de Santos, com 63,3 milhões de toneladas, alta de 1,1% na mesma relação. Os TUPs registraram 402,7 milhões de toneladas, aumento de 7,67%. Íntegra para associados.

O Globo (Coluna Malu Gaspar): ‘Imutáveis no governo só o Lula e a Janja’, diz Márcio França sobre reforma ministerial

Entre os cotados para ter que entregar o cargo para um integrante do Centrão na próxima reforma ministerial, o ministro Márcio França afirma que não recebeu “nenhuma sinalização” do governo sobre o que será feito de sua pasta e diz que “a única coisa imutável no Lula é a Janja”. O ministro dos Portos e Aeroportos não é o único nessa situação. Desde que começaram as negociações para a reforma ministerial que vai incorporar o Centrão ao governo Lula, a lista de pastas a serem oferecidas aos partidos já variou tanto que não se sabe mais qual será a nova configuração da Esplanada dos Ministérios. A indefinição de Lula está causando picos de ansiedade nos cabeças do Centrão como também nos próprios ministros. Íntegra para associados.

Estadão On-line, Estadão (Editorial) e Folha de São Paulo: Indefinição sobre PAC a dois dias do lançamento causa apreensão em governadores

A equipe do ministro Rui Costa e da secretária-executiva Miriam Belchior corre para fechar a lista de ações do programa. O presidente Lula lançará o novo PAC amanhã no Rio de Janeiro. No mês passado, a estimativa no Ministério era de que seriam anunciadas 2 mil obras — 300 delas são pedidos de governadores e 1,7 mil do Executivo federal. É provável que haja alterações nesse número até o anúncio. Também há a incerteza sobre a nova regra fiscal. O projeto foi alterado no Senado e agora precisa de nova análise pela Câmara. A forma como o texto for aprovado influenciará diretamente a capacidade de investimento do Executivo. O governo quer descontar da meta fiscal R$ 5 bilhões em despesas de empresas estatais relacionadas a investimentos no plano. Íntegra para associados: Estadão On-line, Estadão (Editorial), Folha de São Paulo

O Globo: Governo federal fecha proposta para restringir voos do Santos Dumont e beneficiar Galeão

A solução jurídica, que deverá ser anunciada hoje pelo presidente Lula, prevê a edição de uma portaria que restringe as rotas a partir do aeroporto Santos Dumont a um raio de até 400 quilômetros. Dessa forma, suas operações ficarão restritas a Belo Horizonte, Congonhas e provavelmente Vitória. Os aeroportos internacionais que estão a essa distância, como Confins e Guarulhos, ficarão de fora, de modo que o Galeão volte a ser porta de entrada no país, atraindo voos internacionais à medida que aumente a capacidade de o terminal conectar passageiros a destinos de todo o Brasil. O governo também deverá enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei com pedido de urgência na tramitação para permitir que Brasília possa receber voos do Santos Dumont, sob alegação de que se trata do Distrito Federal. A expectativa é que a proposta seja aprovada ainda este ano para entrar em vigor em janeiro de 2024. Íntegra para associados.

Estadão (The Economist): Os investidores estão cada vez mais otimistas com o Brasil

Em uma pesquisa recente com 94 gestores de fundos e analistas brasileiros, apenas 44% tinham uma visão desfavorável do governo, ante 90% em março. A melhora da sorte do Brasil é em parte resultado de coisas fora do controle de Lula. A invasão da Ucrânia pela Rússia colocou em risco as exportações de dois dos maiores produtores de grãos do mundo. Até recentemente a China aumentou a demanda por alimentos tornando os grãos brasileiros mais procurados. Só as exportações de soja poderiam responder por um quinto do crescimento econômico este ano. Da mesma forma, as crescentes tensões entre os Estados Unidos e a China e a possibilidade de que os Estados Unidos reduzam as taxas de juros no próximo ano estão fazendo com que muitos investidores se voltem para os mercados emergentes como o Brasil. Por fim, também ajuda o fato de o BC do Brasil ser independente e de a condução da reforma tributária e da nova regra fiscal pelo ministro Fernando Haddad poderem colocar o país em uma base mais estável. Íntegra para associados.

Globo Rural: Atraso na colheita do milho deve encarecer o frete no Brasil

Os valores médios cobrados por motoristas e transportadoras devem ser maiores que os praticados no mesmo período de 2022, de acordo com projeções da Esalq-Log, porque a segunda safra de milho está atrasada, com apenas 64% da área colhida até o dia 3 de agosto. No mesmo período da safra passada, a colheita havia atingido 80%. Outro motivo para a expectativa de preços mais firmes que os registrados no mesmo período de 2022 é que as exportações de milho estão muito aquecidas. São 11,7 milhões de toneladas comercializadas com o exterior neste ano até julho. Nesse mesmo período de 2022 eram 10,4 milhões de toneladas. Nesse cenário, o preço médio em julho do frete para transporte de grãos entre Sorriso (MT) e Miritituba (PA), por exemplo, era de R$ 316,77 a tonelada. Para agosto, a previsão é que fique em R$ 336,10, mas para outubro deve cair para R$ 278,33 a tonelada. Íntegra para associados.

Estadão On-line: Desaceleração da China deve afetar exportações brasileiras de minério, mas poupar agro

O governo chinês tem reduzido investimentos em infraestrutura, o que deve inibir as compras de commodities metálicas, entre elas as de minério de ferro, usadas como insumos na produção de materiais básicos da construção civil. Em julho a China registrou deflação de 0,3%, as exportações chinesas recuaram 14,5%, em relação a julho do ano passado e no trimestre encerrado em junho a economia da China cresceu apenas 0,8%, levantando dúvidas sobre seus efeitos para outros países, como o Brasil, já que é o principal importador de produtos brasileiros. Íntegra para associados.

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos: Governo Federal vai regulamentar Marco Legal das Zonas de Processamento de Exportação

O MDIC criou um grupo de trabalho para regulamentar o Marco Legal das ZPEs, com base na Lei 14.184/2021, que modernizou a criação das zonas voltadas à exportação. O grupo, formado por representantes de dez órgãos, terá seis meses, prorrogáveis pelo mesmo período, para revisar quatro normativas que tratam do regime tributário, cambial e administrativo das ZPEs, do regimento interno do Conselho Nacional das ZPEs, das normas e diretrizes aplicáveis aos proponentes, administradoras e empresas autorizadas a se instalar nessas áreas, e orientar a condução das análises de impacto regulatório aplicáveis. Atualmente, o Brasil tem 11 ZPEs autorizadas a funcionar. A cidade de Santos também dispõe de zoneamento compatível com a implementação de ZPE, seja de iniciativa privada ou pública. Íntegra para associados.

SBT Interior: Hidrovia Tietê-Paraná bate recorde de movimentação de cargas no primeiro semestre

De acordo com o Departamento Hidroviário (DH), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), foram despachadas pela hidrovia Tietê-Paraná 810,7 mil toneladas entre janeiro e junho, aumento de 76% em comparação com o mesmo período do ano passado. Dentre os produtos com maior movimentação estão a soja e o farelo de soja, além de milho, madeira, areia e derivados da cana-de-açúcar. Íntegra para associados.

Imprensa Setorial

Canal Rural (ANTAQ): Cinco áreas portuárias em três estados vão a leilão no dia 11

O MPor e da Antaq  promovem amanhã, às 14 horas, na B3, em São Paulo, o leilão para o arrendamento de cinco áreas portuárias no Rio Grande do Sul (POA01), Alagoas (MAC11A, MAC11, MAC12) e Ceará (TMP). Os três terminais em Maceió (AL) e o de Porto Alegre (RS) são dedicados principalmente a movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais e granéis líquidos, especialmente combustíveis e petróleo; já o terminal de Fortaleza (CE) é voltado a movimentação de passageiros e atividades de entretenimento no Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), no Porto do Mucuripe. Íntegra para associados.

Agência Infra: Porto de Itajaí: concessão do canal será junto com arrendamento de terminal de contêiner

A SNPTA definiu que o processo de desestatização do porto de Itajaí terá a concessão da ampliação e manutenção do canal de acesso do porto em conjunto com o arrendamento do atual terminal de contêineres. O secretário Fabrizio Pierdomenico lembrou que o processo aprovado pelo TCU no início deste ano para a concessão integral do porto catarinense terá elementos a  serem aproveitados, mas que a manutenção de uma autoridade portuária pública e vinculada ao município para o qual o porto será delegado vai exigir a reabertura da fase de consulta pública e reanálise do tribunal antes do lançamento do edital. Íntegra para associados.

BE News (p. 4), AEN, O Informante: Governo Federal premia destaques do setor portuário em Brasília

A quarta edição do Prêmio Portos+Brasil, promovido pela SNPTA ontem à noite, no Clube Naval, em Brasília, foi anunciada pelo secretário Fabrizio Pierdomenico como o “Oscar do setor”. “O Portos+Brasil também é uma entrega de mais transparência, mais eficiência”, destacou e comemorou os resultados apresentados nos primeiros seis meses do ano.  O ministro Márcio França ressaltou a contribuição do setor para o crescimento do país. Entre os destaques da premiação estão o Terminal de Vila do Conde (PA), vencedor nas categorias Crescimento da movimentação total dos TUPs e Crescimento da movimentação granel sólido. A Companhia Docas da Paraíba ficou em primeiro lugar na categoria Execução de investimentos planejados. O Porto de Santos venceu na categoria Crescimento da movimentação carga geral. Em Gestão das Autoridades Portuárias (Igap), a Companhia Docas de São Sebastião ficou em primeiro lugar na categoria Avanço e a Portos do Paraná venceu pela quarta vez o ranking. Íntegra para associados: BE News (p. 4), AEN, O Informante.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco