Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

14/08/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Valor Econômico e Informativo dos Portos: Grupo Ipiranga, Vibra e Origem Energia vencem leilão de portos

O leilão de terminais portuários, realizado na sexta-feira (11), encerrou com as vitórias da Vibra Energia, da Ipiranga e da Origem Energia. Cada uma das empresas conquistou um arrendamento no porto de Maceió para movimentar granéis líquidos – os chamados MAC 11A, MAC 11 e MAC 12. No total, as companhias deverão fazer R$ 105 milhões de investimentos nessas áreas e terão que desembolsar outorgas de R$ 208 milhões. Os novos contratos deverão substituir as operações existentes nas atuais duas áreas, que passarão a ser três. A ampliação da concorrência foi um dos objetivos do leilão, segundo Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq: “Vamos ter mais atores no porto, novos entrantes, que vão trazer alternativa para os usuários”. O governo federal também licitou o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), em Fortaleza. O contrato ficou com a Aba Infraestrutura e Logística, que fez uma oferta de R$ 100 mil, e terá que investir R$ 3,2 milhões. Íntegra para associados; Valor Econômico e Informativo dos Portos.

Estadão On-line: Ferrogrão entra no PAC 3 para estudo, e Marina fala em ‘senso de responsabilidade’

A Ferrogrão foi incorporada ao novo PAC para estudos de viabilidade. O ministro Rui Costa disse que um grupo de trabalho deverá fazer uma análise mais dedicada a obras sensíveis do ponto de vista ambiental. A ministra Marina Silva destacou: “não confundir obras que estão para estudo de viabilidade econômica, social e ambiental como se já fossem obras do PAC” e evocou o “senso de responsabilidade” do governo na adoção de projetos dessa natureza. Íntegra para associados.

Estadão: Produção de petróleo em alta consolida Brasil entre grandes exportadores e turbina balança comercial

O aumento da produção do petróleo tem feito com que o produto ganhe cada vez mais destaque na pauta de exportação brasileira. No ano passado, as exportações de óleos brutos de petróleo alcançaram o recorde de US$ 42,5 bilhões e representaram 12,7% de tudo o que o Brasil negociou para o exterior. Foi o segundo principal item vendido pelo País, atrás somente da soja (US$ 46,5 bilhões). O movimento deve continuar. Segundo a AEB, “À medida que a quantidade (produzida) sobe, e o preço não cai muito, a tendência é ampliar essa participação (na pauta exportadora)”. Em volume, a exportação de petróleo cresceu 1,7% em 2022 na comparação com o ano anterior, para 68,7 milhões de toneladas. Íntegra para associados.

Valor Econômico, Folha de São Paulo, Folha de São Paulo (Editorial Marcus Quintella) e O Globo: Com escassez de recursos, Lula lança PAC de R$ 1,7 tri

O novo PAC, anunciado na sexta-feira, em tudo se parece com os dois planos anteriores, salvo nas condições financeiras, agora mais hostis aos investimentos públicos do que foram entre 2007 e 2018. Os métodos do programa parecem ser os mesmos e, a rigor, é um ajuntamento de tudo o que pode vir a ser feito com tudo o que já vem sendo feito nos âmbitos federal, estadual e municipal, mais o desejo de obter investimentos privados da ordem de R$ 612 bilhões. A situação fiscal recomenda um programa mais focado e menos ambicioso. O governo pretende que o novo PAC movimente R$ 1,7 trilhão, sendo R$ 1,4 trilhão até o fim do mandato de Lula, em 2026. Os programas estão divididos em 9 eixos, mas dois deles — cidades sustentáveis e resilientes e transportes — consumirão R$ 969 bilhões, ou mais da metade do total previsto. O governo destinará R$ 371 bilhões do Orçamento Geral da União. Na atual gestão, serão R$ 60 bilhões por ano, mas essa despesa está condicionada à aprovação do novo regime fiscal, que voltou à Câmara dos Deputados e está sendo protelada pelo Centrão, que visa mais cargos e aguarda uma reforma ministerial. As empreiteiras alertaram o governo que o Novo PAC poderia fracassar, caso não houvesse mecanismos de financiamento da primeira etapa dos empreendimentos. A ideia apresentada ao Planalto foi acolhida. Decreto assinado pela presidência vai autorizar o uso de recursos do FGI/BNDES para destravar projetos de construção civil. Íntegra para associados; Valor Econômico, Folha de São Paulo, Folha de São Paulo (Editorial Marcus Quintella) e O Globo.

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos e G1 Santos: Com túnel Santos-Guarujá no PAC, Autoridade Portuária quer acelerar licenças ambientais

O projeto do túnel submerso Santos-Guarujá faz parte do novo PAC, lançado pelo Governo Federal na sexta-feira (11). Orçada em R$ 5 bilhões, a obra está entre prioritárias do plano. O presidente da APS, Anderson Pomini, disse que, com o projeto classificado como prioridade, a Autoridade Portuária poderá cobrar o pedido de renovação das licenças ambientais junto ao Ibama para atualizar a documentação e enviá-la ao TCU. Caberá à Corte analisar a PPP projetada pela União. O portal G1 elenca as 57 obras nas cidades da Baixada Santista e 18 arrendamentos portuários em Santos e Guarujá contemplados no novo PAC. Íntegra para associados; A Tribuna de Santos e G1 Santos.

A Tribuna de Santos: Transição energética é foco de plano estratégico no Porto de Santos

A APS incluiu a transição energética em seu plano estratégico e a oferta de descontos de até 12% em tarifas para navios menos poluentes. A mesma tabela também prevê abatimentos gradativos de até 65%, conforme o número de escalas de um mesmo navio de longo curso ou de cabotagem. A APS é uma das 30 empresas brasileiras que aderiam ao Grupo de Trabalho de Negócios Oceânicos do Pacto Global, criado há duas semanas pelo Instituto Rede Brasil da ONU. “Projetos em nível executivo deverão passar por um processo cuidadoso envolvendo o levantamento e o estudo integrado de soluções aplicáveis e viáveis ao Brasil, incluindo o hidrogênio verde, e deverão envolver diversos atores públicos e privados”, afirmou o presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini. Outra matéria da A Tribuna de Santos informa que de acordo com o pré-levantamento do Pacto Global da ONU aponta que nenhum porto brasileiro tem estrutura pronta para combustíveis alternativos. Íntegra para associados; A Tribuna de Santos e A Tribuna de Santos.

Diário do Litoral (versão impressa): Nona edição do ‘Hidrovia Já’ acontece nesta terça

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos promoverá amanhã a 9ª edição do ‘Hidrovia Já’ para discutir a regularização desse modal na região da Baixada Santista e potencializar o desenvolvimento industrial integrado com o Porto de Santos. A abertura do evento, às 8h30, contará com a participação do ministro Márcio França, que falará sobre investimentos hidroviários e industriais para a região. Para participar é necessário a inscrição gratuita através do site aeas.com.br/cursos/. Mais informações na secretaria da AEAS (13) 3288-1110. Íntegra para associados.

Imprensa Setorial

Informativo dos Portos: Novo PAC projeta R$ 69,1 bilhões para os setores de portos, aeroportos e hidrovias

O eixo “transporte” do novo PAC, no qual se enquadra o MPOR, prevê um aporte de R$69,1 bilhões em três subeixos: portos (137), aeroportos (95) e hidrovias (131). No total, os 137 empreendimentos do setor portuário contemplados pelo novo plano somam R$54,8 bilhões em novos investimentos, incluindo novos acessos terrestres aos portos, construção de cais e molhes, dragagem, sistemas tecnológicos de gestão portuária, novos arrendamentos e TUPs. Para o setor aéreo, o total anunciado é de R$10,2 bilhões em investimentos públicos e privados, dos quais R$9,2 bilhões estão relacionados aos 49 aeroportos já concedidos à iniciativa privada. O setor hidroviário reúne 131 empreendimentos e investimento previsto em R$4,1 bilhões. Entre as principais ações estão os derrocamentos de trechos dos rios Tocantins (PA) e Tietê (SP), com previsão de R$1,4 bilhão em recursos. O programa traz ainda a aplicação de R$900 milhões na construção e recuperação de 20 instalações portuárias públicas de pequeno porte (IP4). Íntegra para associados

Portos e Navios: Santos Brasil aumenta em 24% a capacidade do Clia Santos com novo armazém verticalizado

A Santos Brasil ampliou em 24% a capacidade do seu Centro Logístico Industrial Aduaneiro em Santos, com a entrada em operação de um armazém totalmente remodelado e verticalizado e a implantação de novos sistemas e processos de gestão que garantem maior nível de eficiência e segurança. Os investimentos somam R$ 30 milhões. Com a remodelação, o Clia Santos – que conta com cinco armazéns – passa de 5.500 para 6.800 posições paletes (17 mil posições dinâmicas ao mês). Íntegra para associados

BE News (p.7): Sistema integrado da VLI inicia embarques da safra de milho para exportação

A VLI começou a realizar em agosto os embarques para exportação da safra recorde de milho prevista para 2023 a partir do Terminal de Produtos Diversos (TPD) do Complexo de Tubarão, em Vitória. O escoamento dos polos produtores de Minas Gerais e Goiás é feito pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que atende à demanda dessas regiões pelo corredor Leste. De acordo com a Conab, a produção total de milho no Brasil na atual safra será de 125,5 milhões de toneladas, um aumento de 12,4 milhões de toneladas em relação à safra anterior, sendo 50 milhões para exportação. Íntegra para associados

Comex do Brasil: Portal Único reduz burocracia no comércio exterior e é prioritário para o PAC

Durante a cerimônia de apresentação do Novo PAC, na sexta-feira (11), o Programa Portal Único de Comércio Exterior foi reconhecido como medida institucional com grande impacto para a melhoria do ambiente de negócios e de investimentos, devido ao seu potencial reflexo no aumento do PIB (US$ 130 bilhões a mais até 2040) e na maior fluidez do comércio exterior, reduzindo prazos e custos para o setor privado e aprimorando a gestão pública. A implementação do Portal está sendo feita em módulos desde 2014 e a conclusão final do projeto, com desenvolvimento de soluções residuais, está prevista para 2026. Íntegra para associados

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