Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
Estadão e Exame: Restrição no Santos Dumont reduz atratividade do mercado nacional e afeta passageiros, diz Iata
A Associação do Transporte Aéreo Internacional solicitou que o governo reconsidere a decisão de restringir as ligações aéreas a partir do Santos Dumont a um raio de até 400 quilômetros a partir de janeiro de 2024. Alega que a medida gera incerteza, compromete a segurança jurídica e reduz a atratividade do mercado brasileiro. Diz ainda que a decisão está em desacordo com as regras internacionais. Aproximadamente 60% dos voos programados para o SDU são para outros destinos além de São Paulo e dificilmente serão transferidos na integralidade para o outro aeroporto, segundo a entidade. Íntegra para associados; Estadão e Exame.
Valor Econômico: Importações de aço avançam 78% em julho, segundo Aço Brasil
O Instituto Aço Brasil confirmou recuo de 8,4% nas vendas internas das siderúrgicas na comparação com o volume comercializado um ano atrás. O cenário se arrasta desde o início do ano, com as importações ganhando velocidade com a queda de preços no exterior, tornando viável a compra de material da China, Coreia do Sul, Rússia, Turquia e até do Japão. Elas cresceram 78,5% no mês passado ante um ano atrás, para 481 mil toneladas. No acumulado do ano, o volume de importações somou 2,69 milhões de toneladas, aumento de 48,4% sobre o mesmo período do ano passado. Íntegra para associados.
Estadão: Indústria e serviços avançam e mantêm PIB estável no segundo trimestre, diz FGV
O Monitor do PIB, do Ibre/FGV, aponta que, apesar dos juros elevados, o PIB cresceu 0,2% na passagem do primeiro trimestre para o segundo trimestre deste ano. Ele vinha de uma elevação de 2,0% no primeiro trimestre do ano, ante o quarto trimestre de 2022, turbinado pelo salto de 20,6% na agropecuária, ao passo que indústria (0,2%) e serviços (0,4%) tiveram resultados mais modestos. Já no segundo trimestre de 2023 em comparação com o primeiro trimestre do ano, a agropecuária caiu 8,0%, porque 90% da colheita de soja aconteceu até abril, enquanto a indústria cresceu 1,1%, e os serviços avançaram 0,3%. Íntegra para associados.
Valor Econômico: Tebet diz que é possível passar ‘pente-fino’ nos gastos sociais para atingir meta de zerar déficit
A ministra Simone Tebet falou sobre a possibilidade de passar um “pente-fino” em gastos sociais para atingir a meta de zerar o déficit público no próximo ano. Destacou que, além de elevar receitas por meio de taxação de offshores, JCP e fundos exclusivos, poderá analisar políticas que não estão sendo bem executadas no âmbito do Ministério de Desenvolvimento Regional, no cadastro único e na própria Previdência Social. Segundo Tebet, sua pasta está preparando “alguma coisa diferente” do que classificar precatórios como despesas financeiras, na intenção de resolver um rombo que pode chegar a R$ 200 bilhões a partir de 2027. Uma PEC para classificar precatórios como despesa financeira está em análise pelo governo. Íntegra para associados.
Folha de São Paulo: Seca grave no Panamá atinge indústria global de transporte marítimo
Uma grave estiagem no Panamá levou as autoridades a reduzir o número de travessias do Canal do Panamá e barrar a passagem de navios com cargas pesadas. Apesar da demanda reduzida de mercadorias, embarcações com cargas suficientemente leves para usar o canal estão enfrentando esperas que podem passar de duas semanas. Além disso, empresas de transporte marítimo, incluindo a Hapag-Lloyd, anunciaram sobretaxas em rotas que dependem do canal. O custo médio de enviar um contêiner de 40 pés da China para a Costa do Golfo dos EUA, passando pelo Canal do Panamá, subiu 36% desde o final de junho, para US$ 2.400. O fenômeno El Niño, que afeta o canal, também deverá prejudicar o transporte de alimentos da costa oeste da América do Sul para a Europa. Íntegra para associados.
Imprensa Regional:
A Tribuna de Santos: Com maior abrangência, Fundo da Marinha Mercante fomenta investimentos no setor portuário
Com a sanção da Lei 14.301/2022 (BR do Mar), o FMM pode também ser usado para fomentar investimentos em terminais arrendados e privados. No Porto de Santos, pode ser utilizado pelos terminais que já iniciaram obras ou estão planejando novos investimentos. Segundo especialistas na matéria, os interessados devem apresentar o pedido ao Ministério de Portos, sendo que, em leilões portuários, esses terminais já foram previamente qualificados pelo Programa de Parcerias de Investimentos e possuem prioridade na análise pelo Conselho Diretor do Fundo, presidido pelo secretário-executivo Roberto Gusmão. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos, SantaPortal, Diário do Litoral e BE News (p.5): Hidrovias são alternativa para dar impulso à relação Porto-Indústria na Baixada Santista
Ontem, a 9ª edição do seminário Hidrovia Já, Indústria & Porto, realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos, debateu o potencial das hidrovias na ampliação do escoamento da produção e do transporte de passageiros, e no impulso à relação Porto-Indústria na Baixada Santista. O secretário Fabrizio Pierdomenico destacou que as hidrovias são um compromisso do ministro Márcio França, tanto que prevê R$ 4,1 bilhões em investimentos atrelados ao novo PAC. Disse ainda que a secretaria trabalha com a Antaq na modelagem de um sistema de concessões das hidrovias para garantir investimentos privados no modal e que começará essas concessões a partir do ano que vem. O diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da APS, Eduardo Lustoza, acrescentou que é necessário conectar hidrovia e o Porto de Santos a condomínios industriais. Íntegra para associados; A Tribuna de Santos, SantaPortal, Diário do Litoral e BE News (p.5).
Imprensa Setorial:
BE News (p.8): Desenvolvimento de hidrovias é um desafio para o Centro-Oeste
O painel “Desenvolvimento de corredores logísticos na região Centro-oeste”, do Fórum Centro-oeste Export e realizado na última terça-feira (8), em Sorriso (MT), também debateu a necessidade de desenvolver hidrovias para o escoamento da produção daquela região. O consultor Adalberto Tokarski destacou que uma das obras mais urgentes para destravar o modal que atende o Centro-Oeste é o derrocamento do Pedral de São Lourenço, no Rio Tocantins. A formação rochosa aflora em período de estiagem e impede a navegação no trecho. Ele também citou a urgência do derrocamento do Pedral de Nova Avanhandava, em São Paulo. Nesse caso, o contrato para a retomada da obra visa aprofundar o trecho na Hidrovia Tietê-Paraná e permitir o transporte de cargas até o Porto de Santos mesmo em tempos de estiagem. Íntegra para associados.
Informativo dos Portos: Portos de SC registram 6,8% de crescimento na movimentação de cargas no primeiro semestre
A movimentação de cargas nos portos de Santa Catarina avançou 6,87% no primeiro semestre de 2023 ante o mesmo período de 2022. Foi superior à média nacional de 6,38% e a maior entre os estados do Sul, PR (6,11%), SP (0,35%) e RS (2,61%). Segundo a Antaq, passaram pelos portos do estado 29,3 milhões de toneladas, 4,77% do total nacional. A movimentação de longo curso movimentou 21,2 milhões de toneladas, sendo 42,2% de importações e 57,8% exportações. A movimentação de 1,2 milhão de TEU de contêineres (21,7% do país) cresceu 3,12% em relação ao primeiro semestre de 2022. O estado manteve dois portos entre as maiores movimentações de contêineres do Brasil: Portonave em segundo lugar com 666.611 TEU e Itapoá, em quarto lugar, com 499.407 TEU. Íntegra para associados.
Portos e Navios: Multilog vence licitação e segue à frente da concessão de três portos secos no Rio Grande do Sul
Vencedora da concorrência pública na Receita Federal, a Multilog seguirá por mais 25 anos como concessionária responsável pelos portos secos de Jaguarão, Uruguaiana e Santana do Livramento, localizados no Rio Grande do Sul. A companhia antecipa que neste ano deverá inaugurar mais um porto seco, em Dionísio Cerqueira (SC). Ela responde por um grande volume da carga terrestre que transita pelos portos secos de fronteira brasileiros em direção aos países do Mercosul ou proveniente deles. Opera atualmente quatro unidades alfandegadas, sendo as três do Rio Grande do Sul e outra em Foz do Iguaçu, a maior da América Latina. Íntegra para associados.
Portos e Navios: TCP recebe novo serviço semanal que conecta Europa e Mediterrâneo ao Brasil
A partir de setembro, a gestora do Terminal de Contêineres de Paranaguá receberá uma nova linha dos armadores Cosco Shipping Lines/OOCL e ONE. A rota conecta a Europa, o Mediterrâneo e o Oriente Médio à costa leste da América do Sul. Com a nova linha, o TCP alcançará 19 escalas marítimas semanais, a primeira escala prevista para 23/09, com o navio “Xin Nan Tong”, da Cosco, com 4.200 TEU, que sairá do Uruguai, seguindo para Argentina, Brasil, Espanha, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Portugal e voltará pela Espanha, Brasil e Uruguai. O novo serviço contará com duas escalas semanais no terminal e movimentará especialmente um grande volume de exportação de cargas refrigeradas. Íntegra para associados.
Agência Porto: Congresso Nacional analisa projeto que abre crédito suplementar para a Autoridade Portuária de Santos
O PLN 20/23, em análise pelo Congresso Nacional, abre crédito suplementar de R$ 19,5 milhões no Orçamento de 2023 para a APS e para a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias, com o objetivo de adequar as dotações do Orçamento de Investimento das Empresas para assegurar o desempenho operacional e a consecução dos empreendimentos prioritários estabelecidos para o exercício de 2023. No caso do Porto de Santos, o dinheiro será usado em projeto de implantação da Avenida Perimetral, no trecho da Alemoa, permitindo a conclusão das obras de pavimentação e drenagem. Íntegra para associados.
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