Mais de 35 anos de contribuição ao comércio exterior do Brasil

A ABTRA representa seus associados no apoio da logística de cargas do comércio exterior.

A ABTRA congrega empresas que movimentam e armazenam contêineres, carga solta e granéis.

A ABTRA inova em tecnologias para agilizar a liberação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

A ABTRA mantém cooperação técnica com órgãos anuentes para agilizar o fluxo de cargas que entram e saem do País.

A ABTRA é pioneira na criação de sistemas de comunidade portuária.

18/08/2023

Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.

Folha de São Paulo On-line, Folha de São Paulo, UOL e BE News: Mudança em ministério ameaça indicado de França no porto de Santos

A reforma ministerial do presidente Lula ameaça a permanência de Anderson Pomini no comando da APS, que deve ficar sob controle do Partido Republicanos. O MPOR deve ficar com o deputado Sílvio Costa Filho (PE), o que abre espaço para que o partido indique nomes para ocupar postos nos órgãos vinculados à pasta. Já o destino de Márcio França não está claro. O PSB vê a possibilidade de ocupar o Ministério da Ciência e Tecnologia como uma saída aceitável. O assunto foi tratado na quarta-feira (16), em reunião de Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira. Íntegra para associados; Folha de São Paulo On-line, Folha de São Paulo, UOL e BE News.

Valor Econômico: Brasil enfrenta ‘surto’ de importação de produtos químicos, com salto de 50%, alerta Abiquim

As importações brasileiras de produtos químicos seguem avançando mês a mês e, em julho, somaram US$ 5,1 bilhões, atingindo a marca de 5 milhões de toneladas, que não era registrada desde agosto do ano passado. Segundo a Abiquim, na comparação de julho com fevereiro, quando as importações totalizaram 3,3 milhões de toneladas, a alta chega a 50%, “sobretudo em produtos fabricados no Brasil e deslocados no próprio mercado interno por surtos de importações vindas de países asiáticos com competitividade artificialmente sustentada em matérias-primas russas adquiridas com preços favorecidos em razão da guerra no leste europeu”. Íntegra para associados.

O Globo, Estadão On-line, Estadão: Governo prepara mercado de carbono com teto para emissão de carbono a grandes poluidores

O Brasil criará um limite para as emissões de carbono para grandes empresas poluidoras como parte de uma iniciativa de transição verde destinada a ajudar o país a alcançar a neutralidade de CO2 até 2050, de acordo com um dos criadores do plano. O projeto incluirá a criação de um mercado regulado de carbono e medidas para acabar gradativamente com os subsídios aos combustíveis fósseis e estimular o uso de veículos elétricos no transporte público. O mercado regulado de carbono afetará 5.000 empresas que emitem anualmente mais de 25.000 toneladas de CO2 equivalente na atmosfera. Setores como siderurgia e cimento, indústria química e fabricantes de alumínio devem enfrentar os efeitos mais imediatos. Íntegra para associados; O Globo, Estadão On-line, Estadão.

CNN Brasil: Setor empresarial vai participar do encontro dos líderes dos cinco países do grupo, que acontece na África do Sul na semana que vem

Um grupo de 30 empresários brasileiros ligados à CNI vai levar uma lista com dez demandas para a Cúpula de Líderes dos Brics, que acontece em Johannesburgo, de 22 a 24 de agosto. Eles terão encontros e reuniões com os próprios líderes dos países, com representantes do Novo Banco de Desenvolvimento e do Brics Business Council. As demandas são de vários setores, entre eles transporte aéreo, portos, produção de fertilizantes inteligentes, desenvolvimento de mais energia limpa e investimentos em infraestrutura. Íntegra para associados.

UOL On-line: Porto de Suape movimenta mais de três mil veículos numa única operação

Entre embarque e desembarque de automóveis, o hub de veículos do Porto de Suape vai registrar de ontem até a madrugada de sábado a movimentação de 3.010 unidades de modelos e fabricantes diversos. A operação envolve o ro-ro Canadian Highway, de bandeira panamenha, que atracou em Pernambuco para desembarcar unidades importadas da Volkswagen Toyota e General Motors e, posteriormente, embarcar modelos do polo automotivo da Stellantis.

Suape registrou crescimento de 60% no primeiro semestre do ano comparado ao mesmo período do ano passado. Transitaram, até o momento, 50.800 automóveis, entre exportação e importação. Íntegra para associados.

Gazeta do Povo: Porto de Antonina realiza primeira exportação de açúcar VHP a granel

O Porto de Antonina concluiu a primeira exportação de açúcar a granel. Ao todo, foram exportadas 16 mil toneladas de açúcar VHP produzido no estado de São Paulo com destino à Venezuela. A produtividade no carregamento do navio Irvine Bay foi de 457 toneladas/hora e aproximadamente 11 mil toneladas/dia. O açúcar VHP é usado como matéria-prima para o tipo refinado que é conhecido e comercializado em supermercados em todo o mundo. Íntegra para associados.

Imprensa Regional:

A Tribuna de Santos: Plataformas de dados: um caminho para a eficiência portuária no Brasil

O lançamento da tecnologia Port State Control (PSC) Submission API, projetada para compartilhar dados entre as plataformas RightShip e NYK, promete revolucionar a forma como os gerentes de navios e proprietários gerenciam suas operações. Como este tipo de tecnologia permite a integração direta do sistema ERP do gerente de navios na plataforma, é possível economizar centenas de horas de trabalho manual, tornando os processos mais fluidos e eficientes. Íntegra para associados.

ND+: Carga de madeira milionária da Amazônia apreendida em SC é doada para prefeituras

Segundo o Ibama, o carregamento tem 830 m3, vale cerca de R$ 3,5 milhões e iria para armazéns dos portos de Itajaí, Navegantes e Itapoá, e depois exportada para os Estados Unidos e União Europeia. A Operação Retaguarda interceptou a madeira em Santa Catarina nas primeiras semanas de agosto. Cerca de 560 foram doados para prefeituras locais. Íntegra para associados.

Imprensa Setorial:

BE News (p.5): Terminais cobram aprofundamento do canal do Porto de Santos

Representantes de terminais do Porto de Santos cobraram urgência na realização da obra que prevê aumentar a profundidade do canal de acesso de 15 metros para 17 metros, em duas etapas. O tema foi discutido no VI Congresso Brasileiro de Direito Marítimo e Portuário, promovido pela ABDM e pela Universidade Santa Cecília, ontem, em Santos. O evento segue nesta sexta-feira, com encerramento às 18h30. Íntegra para associados.

Portos e Navios: Complexo Portuário de Itajaí movimenta 1,3 milhão de toneladas em julho

O Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu registrou, no mês de julho, 1.356.731 toneladas na movimentação total de cargas. Na movimentação de contêineres, o complexo movimentou 113.291 TEU. De janeiro a julho somou 9.190.644 toneladas movimentadas e 798.167 TEU. Na Portonave, foram registradas de janeiro a julho 8.852.032 toneladas movimentadas e 797.791 TEU, e no Porto de Itajaí (berços 01 e 02 e berços 03 e 04) foram registradas de janeiro a julho 209.755 toneladas e 334 TEU. Íntegra para associados.

Monitor Mercantil: Alíquota para importar borracha sobe no Brasil

O Brasil elevou a alíquota da importação de borracha natural de 3,2% para 10,8%. A aprovação do aumento pelo governo federal ocorreu em reunião do Camex na terça-feira (15). A taxa maior vai vigorar pelo período de 24 meses. De acordo com o ministério, a heveicultura brasileira enfrenta dificuldades conjunturais em razão das quedas acentuadas no preço internacional do elastômero e da consequente perda de competitividade frente aos produtos importados pelo Brasil de países do Sudeste Asiático. No começo deste ano, o Brasil já havia retomado a taxação de pneus importados, algo que havia sido retirado no governo anterior. Íntegra para associados.

Informativo dos Portos: Transporte interior bate recorde histórico no primeiro semestre de 2023

De janeiro a junho deste ano, o transporte de carga por vias interiores no país foi de 66,46 milhões de toneladas, segundo o Estatístico Aquaviário da Antaq. Comparado ao mesmo período de 2022, o número representa um aumento de 13,3%. O recorde foi impulsionado pelo transporte de soja e milho. Ao todo, foram mais de 26,6 milhões de toneladas de soja transportadas, representando uma variação positiva 33% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já o milho foi a mercadoria que apresentou maior crescimento percentual entre janeiro e junho, com aumento 57% em comparação ao mesmo período de 2022. Ao todo, foram 4,6 milhões de toneladas da mercadoria transportadas. Íntegra para associados.

Gerência de Comunicação

Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br

Entre em contato conosco