Destaques de hoje na imprensa nacional, regional e setorial.
CNN Brasil e Folha de São Paulo: Costa Filho descarta privatização em Santos, mas buscará atuar como “ponte” entre Planalto e Tarcísio
O futuro ministro Silvio Costa Filho acertou com o presidente Lula que a privatização do Porto de Santos não será rediscutida em sua gestão, mas deverá “criar pontes” entre a administração federal e o governador Tarcísio de Freitas, aproveitando o fato de que ele e Tarcísio são correligionários. Ao longo do fim de semana, Costa Filho telefonou para entidades portuárias e aeroportuárias e marcou reuniões para discutir as prioridades do setor. Amanhã ele se reúne com o titular da pasta, Márcio França, para iniciar o processo de transição. A posse do novo ministro está prevista para quarta-feira (13). Márcio França, por sua vez, vai assumir o Ministério das Micro e Pequenas Empresas. Íntegra para associados, CNN Brasil e Folha de São Paulo.
CNN Brasil e Metrópoles: Lula dá autonomia a novo ministro para nomeações na Infraero e em companhias docas
Costa Filho ganhou carta branca do Palácio do Planalto para mexer no comando das companhias docas e da Infraero. As estatais têm 27 cargos de diretoria, além de vagas em conselhos de administração e conselhos fiscais. Ele pretende avaliar com calma os atuais ocupantes dos cargos e não descarta manter nomes indicados por Márcio França. Mas já avisou, nos bastidores, que pretende mudar o comando do Porto de Santos. Íntegra para associados, CNN Brasil e Metrópolis.
Folha de São Paulo: Congonhas cresce e ultrapassa Guarulhos nas maiores rotas domésticas
O aeroporto de Congonhas passou a concentrar as principais rotas domésticas do mercado aéreo brasileiro que antes pertenciam, sobretudo, a Guarulhos. A informação é do levantamento feito com base em dados públicos da Anac sobre os cinco trechos domésticos com maior fluxo de passageiros nos sete primeiros meses de cada ano, no período de 2010 a 2023. Congonhas já encabeçava a lista nos anos anteriores com a ponte aérea que o liga ao Santos Dumont, mas em 2022 passou a ocupar também a terceira e a quinta colocação com as rotas cujos destinos são Porto Alegre e Brasília. Íntegra para associados.
O Globo e Veja (Editorial Marcos Fava): Por que as expectativas dos analistas para a economia brasileira estão tão distantes da realidade?
Nos últimos meses, os analistas de mercado precisaram de forma recorrente alterar suas previsões para importantes indicadores econômicos. O último exemplo do descompasso entre expectativa e realidade se deu na divulgação do PIB do segundo trimestre de 2023. O crescimento de 0,9% foi o triplo da mediana das projeções, desencadeando elevações nas expectativas para o fim do ano, de 0,8% para 2,56%, devendo se aproximar dos 3% nas próximas semanas. Entre os fatores por trás dos sucessivos erros estão certa subestimação da força do agro, reflexos ainda da pandemia e algum viés político nas projeções. Íntegra para associados; O Globo e Veja.
Imprensa Regional:
Santaportal: Autoridades da região comentam saída de Márcio França do Ministério dos Portos e Aeroportos
A substituição de Márcio França por Silvio Costa Filho no comando do Ministério de Portos e Aeroportos foi comentada por autoridades políticas e do setor portuário da região. O deputado Paulo Alexandre Barbosa destacou a redução das tarifas do Porto de Santos, a liberação de recursos para o aeroporto de Guarujá e para o projeto da ligação seca, que também recebeu a devida atenção com investimentos do PAC, além da cessão dos armazéns do Valongo para a Prefeitura de Santos e a destinação de recursos via APS para as obras do Parque Valongo. Já a deputada Rosana Valle disse que “É o Porto de Santos usado mais uma vez como moeda de troca, por um governo em busca de apoio no Congresso”, mas também deu um voto de confiança a Costa Filho. As entidades empresariais do setor, dentre elas a ABTRA, também destacaram que França estava realizando um bom trabalho à frente do Ministério e esperam que Costa Filho prossiga na mesma linha, em especial com atenção para os cargos técnicos. O diretor-executivo, Angelino Caputo, acrescentou que, de sua parte, o “setor empresarial tem maturidade suficiente para continuar produzindo e gerando empregos e riqueza para o país independente dos dirigentes políticos”. Íntegra para associados.
Diário do Litoral: Porto de Santos sobe uma posição no ranking mundial de portos
O Porto de Santos subiu do 40º lugar em 2021 para o 41º em 2022 no ranking mundial da Lloyd’s List de portos que movimentam contêineres. Também é o 2º da América Latina, superado pelo Porto de Colón, na margem atlântica do Canal do Panamá. Em relação a 2021, Santos trocou de lugar com o Porto de Al Jedah, na Arabia Saudita. A vantagem santista se deveu ao crescimento de 3,2% no ano, maior que o do porto saudita (1,6%). O total em Santos em 2022 foi de 4,98 milhões de TEU, enquanto no porto do Oriente Médio foi de 4,96 milhões de TEU. No ranking global, o primeiro colocado foi o Porto de Xangai, seguido de Cingapura e Ningbo-Zhoushan. Íntegra para associados.
A Tribuna de Santos: Associações cobram solução e afirmam que obras rápidas na Alemoa, em Santos, devem ser priorizadas
O presidente da ABTTC, João Ataliba de Arruda Botelho Neto, apontou que um acesso mais eficiente ao Porto de Santos depende de um projeto conjunto entre as três esferas de governo e lembrou que, há dois anos, a ABTTC e a AMA apresentaram à Prefeitura um projeto que prevê a construção de um viaduto simples, com um orçamento de R$ 40 milhões, mas que ainda não saiu do papel. As entidades também reclamam da interrupção das obras no Retão da Alemoa. Para o presidente executivo da ABTL, Carlos Kopittke, “São 280 metros de avenida que precisam ser recapeadas e a obra vai parar por cinco meses, mesmo havendo dinheiro, mas sem dotação orçamentária?”. Íntegra para associados.
Imprensa Setorial:
Portos e Navios: Supersafra nacional impulsiona aumento de 34% na movimentação do Porto de São Francisco
A movimentação de mercadorias no Porto de São Francisco do Sul chegou a 1,8 milhão de toneladas em agosto, aumento de 34% com relação a julho. As exportações, impulsionadas pelo milho (578 mil toneladas) e soja (531 mil toneladas), chegaram a 1,1 milhão de toneladas. Já a importação atingiu 727 mil toneladas, liderada pelos produtos siderúrgicos, como bobinas, barras e chapas de aço (400 mil toneladas), e fertilizantes (326 mil toneladas). Íntegra para associados.
Agência Porto: Porto de Cabedelo mantém ritmo de crescimento e operações de gasolina já somam alta de 26%
Entre janeiro e agosto de 2023, o porto de Cabedelo movimentou mais de 215 mil toneladas de gasolina, totalizando um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de 2023, já movimentou 857.241 toneladas de carga, sendo 569.807 toneladas de sólidos e 287.434 toneladas de líquidos. Para o mês de setembro, estão programadas movimentações de 124.352 mil toneladas, 46% a mais que o registrado em setembro de 2022. Íntegra para associados.
BE News (p.4): Financiamento de US$ 90 milhões é aprovado para obras do Hub de H2V no Pecém
As obras de infraestrutura necessárias para o Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CE) devem receber um aporte de US$ 90 milhões, aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do MDIC. A Autoridade Portuária do complexo vai entrar com US$ 10 milhões como contrapartida. Entre as obras previstas para a viabilização do hub estão a implantação de infraestrutura básica para corredores de utilidades e acesso do setor produtivo de H2V no Complexo do Pecém; a expansão do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) do Porto do Pecém, que receberá um novo berço de atracação; e a expansão do Píer 2 do terminal portuário para H2V e seus derivados. Íntegra para associados.
Jornalista, se você deseja mais informações sobre a ABTRA e o setor portuário no Brasil, entre em contato com a nossa equipe. (13) 2105-7300 | comunicacao@abtra.org.br
Entre em contato conosco©Todos os Direitos Reservados - ABTRA 2023